Filipe escreveu: ↑10 Fev 2019 10:44Esse palmar se nunca tinha visto.
Cara, nunca tinha pensado sobre o vício motor que pode adquirir com a luva de mão aberta. Eu costumo usar pq ela aumenta o arrasto e me obriga a fazer mais força. Mas vou começar a usar uma ou duas vezes por semana só, pra evitar o vício.
Sobre os estilos, mestre. Eu costumo só fazer crawl e peito. Na minha cabeça são os mais utilizáveis na vida real. Deixo o borboleta sempre de fora. Até pq n vejo tanta aplicabilidade dele na vida real. Qual a sua opinião sobre ele em relação ao condicionamento? Pro gás, tu acha que ele ajuda?
Qualquer palmar que permita voce ficar de dedos fechados serve bem. Nos preferiamos algo que ficasse preso por elasticos, porque depois de 8km voce ja nem lembrava mais dos dedos... Algo assim como nessa foto. O unico inconveniente que lembro era quando sem querer sua bracada batia no braco de outra pessoa vindo na direcao oposta na raia adjascente. Dependendo da velocidade, era dolorido...

Borboleta eh um estilo com algumas caracteristicas proprias:
1) Primeiramente, depende de explosao, ja que para nada-lo propriamente voce precisa da impulsao dos dois bracos e 1 pernada simultaneamente. Se voce estiver sem energia... ja viu... no final de 2 locomotivas de borboleta, a "equipe brasileira" parecia um bando de iniciantes "se afogando"..
2) Se voce tentar fazer 2 x 1, uma bracada respirando, uma sem respirar, com a cabeca dentro d'agua, e a terceira respirando, com era o protocolo para desenvolver resistencia, voce drena a sua energia bem mais rapidamente que fazendo 3 x 1 com crawl. Isso porque em crawl voce eh muito mais balanceado na distribuicao de energia. Em borboleta as explosoes sao concentradas.
3) Borboleta fica muito mais facil para pessoas que tem boa flexibilidade nos ombros. Voce precisa ficar com os cotovelos sempre mais altos que o resto do braco...ambos cotovelos simultaneamente... Tem muita gente com pouca flexibilidade de ombros que comeca a nadar borboleta com os bracos quase retos. O que na verdade cansa mais (pensa no momento (fisica 101) necessario para mover uma distancia de alavanca mais comprida ao inves de uma alavanca mais curta). Voce pode fazer exercicios de flexibilidade com corda onde voce segura um pedaco de barbante de um tamanho que te permita pega-lo com as duas maos na frente do corpo, e passar por cima da cabeca ate traze-lo para as costas sem largar o barbante. Vais sentir os ombros se "contorcendo" para permitir... quando comecar a ficar facil, apos algumas semanas, voce da um no no barbante, o que diminui o tamanho alguns milimetros.. e continua fazendo o condicionamento... apos alguns meses, voce vai ter diminuido consideravelmente o comprimento do barbante e aumentado substancialmente a flexibilidade dos ombros e alongamento do peitoral. O que facilitara enormemente nadar borboleta se cansando menos. Tinha alguns nadadores, acho que o Ricardo Roffman e o Romulo Arantes, que seguravam uma mao na outra na frente do corpo e as levavam ate as costas por cima da cabeca...
Se eu acho que deves nadar borboleta? Depende de voce.... Nao eh necessario para ganhar resistencia cardio vascular. Mas se voce precisar fazer um treino mais curto, coloque borboleta no meio que voce deve obter o mesmo resultado que precisaria de mais tempo usando crawl. E tambem serve como medidor dos seus ganhos.. fazer algumas series de borboleta a cada X semanas te permitira comparar seu folego a medida que o tempo vai passando. Me lembro e comento ate hoje com minha familia, que o meu ponto alto de satisfacao foi num dos ultimos treinos que fiz antes de parar de vez, num sabado de manha. Era uma serie de 20 tiros de 100m de borboleta a cada 1:30min (ou 1:20?). La pelo decimo quinto eu estava nos 75 m, meio que vigiando os colegas nas raias dos lados (todo mundo competia o tempo todo durante os treinos), e me dei conta que nao estava nem um pouco cansado... foi uma realizacao momentanea que ficou comigo o resto da vida, como uma das minhas maiores satisfacoes.
Nado de peito eh mais complicado para ganhar resistencia cardio vascular, porque usar bloqueio eh meio estranho. Mas em compensacao, posso te dizer que para homens, eh o estilo que acho que da o melhor fisico em termos de upper-body. Mais que borboleta. Eu nadava crawl e borboleta mas a minha pernada de peito era muito ruim. Entao depende do que voce quer conseguir com o treino.
Boa sorte.