Powerlifting - junte-se ao lado negro da força dos tiozões

ilicosttite

Re: Powerlifting - junte-se ao lado negro da força dos tiozõ

Mensagem por ilicosttite » 17 Jul 2015 13:01

Jaraqui escreveu:
De acordo com o "Livro de Regras Técnicas da International Powerlifting Federation" (http://www.powerlifting-ipf.com/fileadm ... e_2011.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;), vigoram as seguintes categorias:

***CATEGORIAS POR IDADE***
Aberto: do dia em que completar 14 anos em diante (não é necessário aplicar restrições à categoria)
Pré-juvenil: do dia em que completar 14 anos e durante todo o calendário do ano em que completar 18 anos.
Juvenil: de 1 de Janeiro do calendário anual em que completar 19 anos e durante todo o calendário do ano em que completar 23 anos.
Master I: de 1 de Janeiro do calendário anual em que completar 40 anos e durante todo o calendário do ano em que completar 49 anos.
Master II: de 1 de Janeiro do calendário anual em que completar 50 anos e durante todo o calendário do ano em que completar 59 anos.
Master III: de 1 de Janeiro do calendário anual em que completar 60 anos e durante todo o calendário do ano em que completar 69 anos.
Master IV: de 1 de Janeiro do calendário anual em que completar 70 anos em diante.

***CATEGORIAS POR PESO***
Categoria até 59,0 kg: até 59,0 kg
Categoria até 66,0 kg: de 59,01 até 66,0 kg
Categoria até 74,0 kg: de 66,01 até 74,0 kg
Categoria até 83,0 kg: de 74,01 até 83,0 kg
Categoria até 93,0 kg: de 83,01 até 93,0 kg
Categoria até 105,0 kg: de 93,01 até 105,0 kg
Categoria até 120,0 kg: de 105,01 até 120,0 kg
Categoria + 120,0 kg: de 120,01 em diante

Face ao exposto vem a minha dúvida: de cada 10 competidores destas categorias 9 são tiozinhos massudos e obesos?
Ou você estaria se referindo às categorias 120 e 120+?

Eu vejo da seguinte forma: há sim, no powerlifting, nas categorias 120 e 120+, independente da categoria de idade, alguns competidores obesos. No entanto não vi distinção de tais físicos para alguns vistos nas categorias pesado e pesadíssimo do BJJ e na categoria 100+ do judô.
Quanto à idade não há só tiozinhos, como se pode ver, há "vôzinhos", "filhinhos" e até "netinhos" também. Penso que este esporte seja bem inclusivo e abrangente neste sentido.

Não estou falando de prós ou competidores e sim do amadorismo. Ninguém aqui deve ser fisiculturista competidor e debatemos a parte amadora dos treinos físicos e melhoria dos mesmos. Com exceção dos que tem a necessidade de bater peso e criam sistemas para perda de peso ou manutenção de peso, o que mais vejo em todos locais que já treinei são adeptos do powerlifting com físicos bem destoantes e "massudos", mais próximos dos tank abbots da vida.

Cintura larga, parede abdominal dilatada, dorsal proeminente, grande quantidade de tecido adiposo no queixo e regiões peitoral e serratil.
"If you don't have ability you end up playing in a rock band”
Buddy Rich

https://www.youtube.com/watch?v=9esWG6A6g-k" onclick="window.open(this.href);return false;

Jaraqui
Contato:

Mensagem por Jaraqui » 17 Jul 2015 15:34

Mas o que seria um pró do powerlifting?

O powerlifter que participa de eventos da ANF, IPF em categoria raw é uma pessoa como outra qualquer, que está ali, do lado da gente, treinando na academia. Eu não participo por causa de uma fratura na tíbia da qual estou me recuperando. Mas assim que eu voltar a fazer minhas séries com mais cargas não vejo problema algum.

Uma pessoa que não participa de um evento raw no qual lhe seja pedido para tentar três vezes executar agachamento, supino e terra... e se diz powerlifter... é no mínimo estranho. Ainda que não participe por querer gerar impacto logo em sua estréia, tal pessoa planeja participar. Há somente uma ressalva: uma coisa é o cidadão pegar seu buzumba, hospedar-se num hotel, competir, ir pra pizzaria e voltar pra casa. Esse cara está primeiramente querendo validar suas marcas "caseiras". Quer oficializar que se superou. Outra coisa "docaralhamente" diferente e o caboclo participar de tais competições saindo dali em uma das três primeiras colocações. Portanto, como já mencionei no post anterior, o PL é um esporte inclusivo do qual todos podem participar. Todos.

Agora, você chama de powerlifter um cara que fica zanzeando pela academia, pedindo pra dar tapa nas costas na hora do agachamento, entope as costas de giz, faz estardalhaço pra fazer uma repetição de levantamento terra com 150 kg? Agacha uma vez com 120 kg "noventa graus" com adução de joelhos, joga a barra na gaiola pra fazer barulho? E que se diz powerlifter e não participa de eventos? Aí eu vou precisar concordar com você. No entanto, tal perfil, insisto, não é típico somente desse time aí comentado. Quando insisti em tentar e manter nas lutas eu ia pra uns treinos de horários mais "exóticos": começavam às 23:30 e terminavam lá por 1:00h. O cheiro de gelol era sentido lá das escadas e tudo gordaço. Mais conversávamos do que treinávamos. Isso no jiu-jitsu e no karatê. Futebol suíço? pfff sem comentários...

No powerlifting, ao contrário de alguns outros esportes, é extremamente complicado o cutting ao estilo, por exemplo, do spider, do Hunt, que cortam seus 30 kg por aí. Vejo pessoas de 125 baixarem pra 118 pra competirem na 105+, até pessoas de 90 baixando pra 83. Mais do que isso o cara perde suas cargas.

Participo de um grupo de powerlifting. Há mais de 40 participantes. Destes, eu e mais um somos gordos com esse perfil aí que você comentou. E eu estar gordaço nada tem a ver com o PL e sim com o fato de eu ter ficado muito tempo sem regras pra comer e beber. Pelo contrário, mandei pra vala 25 kg exatamente por fazer dieta e praticar o PL sem aeróbios. Mas mesmo sem esses 25 eu ainda preciso perder mais.

E, por fim, de profissionais competidores quem vejo são pessoas engajadas profissionalmente: donos de academias, personal trainners direcionados a este esporte, enfim, gente que vive disso.

Respondi a você agora, colega, pois uma associação possivelmente equivocada está sendo feita com a prática da atividade esportiva e o físico do praticante, isso tudo mesclado a um grupo de pessoas que se dizem powerlifters e que sequer pisaram numa plataforma em suas vidas.

MMATAQUE
Contato:

Mensagem por MMATAQUE » 21 Jul 2015 20:18

jaraqui, quais seriam as marcas pra um iniciante em competição?
é muito complicado achar dados sobre o esporte

Jaraqui
Contato:

Mensagem por Jaraqui » 22 Jul 2015 11:00

Essa é uma das perguntas simples cujas respostas acabam se dividindo em dois grupos: 1) o grupo dos caras que querem se superar, validar seus movimentos e saberem que oficialmente ergueram tais cargas nos três grandes movimentos; e 2) o grupo dos caras que querem ganhar ou subir no pódium desde sua estreia.

Se o objetivo é participar como um representante do grupo (1), eu insisto fervorosamente: participe com as cargas que você trabalha, não importa o que o vizinho erga. Uma vez tendo participado do campeonato e validado as cargas, é hora de se preparar para mais outro evento a ser especulado no calendário daqui a, digamos, três meses. E, em tal futuro campeonato, um desafio que ajude a manter a integridade física, é aumentar 2 kg no supino e 4 kg no agacho e terra. Exemplo que isso deu certo: um piá, lá pela metade de 2014, pediu dicas sobre um método chamado "5/3/1". Aparentemente não conhecia o powerlifting. Deram pra ele as dicas, ele se filmou fazendo, foi recebendo correçõe dos colegas que conheciam os paranauês e passou a executá-los corretamente, todos com cargas bem baixinhas e, do nada, inscreveu-se num torneio da cidade dele no começo desse ano. Medalha de bronze.

Se o objetivo é participar como um representante do grupo (2), aí começam as especulações, visitar sites da IPF, verificar a quantas andam os recordes raw (sem equipamentos), participar de grupos pra saber o quanto em média os concorrentes da mesma categoria estão erguendo, etc. Um colega de internet comentou em um post umas marcas baseadas em um índice usado em powerlifting chamado wiks.
De posse dessa informação, eu fiz um post sobre o assunto lá no finado:
http://forum.portaldovt.com.br/forum/in ... try5430152" onclick="window.open(this.href);return false;
A atualização que eu faria deste post é que a fórmula para RM1 pode ser calculada de forma mais simples:
RM1 = carga + 0,0333 * reps * carga.
Logo, com base neste post, pra pódium, categoria estreantes, acho que daria pra se arriscar chegando lá com 350 wilks.

Pra os dois grupos: é preciso conhecer as regras da IPF ou da ANF de trás para frente. Geralmente, o supino e agachamento são muito exigidos em uma série de requisitos que precisam ser cumpridos pelos competidores.

MMATAQUE
Contato:

Mensagem por MMATAQUE » 22 Jul 2015 18:46

valeu!! minha meta é chegar a 350 ate o final do ano, não sei se consigo, mas to indo... devagar e sempre, treino de 5x5
não tenho pretençoes de competir, só mesmo pra marca pessoal
só de ter uma base em wilks, já me ajuda muito!!
obrigado, camarada!!

bom... fui fazer meu "wilks"
não cheguei nem em 280
acho que não chego mesmo a 350... vou tentar perder uns kgs nesse processo

Responder