Minha experiência com a dieta Cetogênica

sickus
Contato:

Re: Minha experiência com a dieta Cetogênica

Mensagem por sickus » 10 Mar 2015 06:48

Não li todo o tópico então perdão se vou repetir algo já dito.

Dietas cetogênicas são excelentes para um período final de uma dieta padrão, é um tipo de choque que o corpo recebe muito bem para um esforço final na queima de gordura.

Pesquisem sobre Protein Pulsing, não é algo novo mas é pouquissimo difundido no Brasil. É um trabalho que te ajuda a manter uma glicemia extremamente baixa e sem grandes sacrifícios como a cetose induzida pela gordura saturada como principal fonte de alimento.

Sagramor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Sagramor » 10 Mar 2015 10:26

sickus escreveu:Pesquisem sobre Protein Pulsing, não é algo novo mas é pouquissimo difundido no Brasil. É um trabalho que te ajuda a manter uma glicemia extremamente baixa e sem grandes sacrifícios como a cetose induzida pela gordura saturada como principal fonte de alimento.
Isso se chama Low Carb/High Fat. E é bem difundida no Brasil sim.

sickus
Contato:

Mensagem por sickus » 10 Mar 2015 11:01

Não amigo, indução à cetose com carbo baixissimo e gordura alta é bem difundido, o protein pulsing que não é.

Sagramor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Sagramor » 10 Mar 2015 14:47

sickus escreveu:Não amigo, indução à cetose com carbo baixissimo e gordura alta é bem difundido, o protein pulsing que não é.
Bom, entendi que você estava dizendo que eram sinônimos.

Enfim, se puder, traga alguma informação pra gente. Pesquisei sobre isso mas só achei sites de venda de suplementos e aqueles artigos bem superficiais de sites fitness.

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Birita » 10 Mar 2015 16:25

Sagramor escreveu:
Bom, entendi que você estava dizendo que eram sinônimos.

Enfim, se puder, traga alguma informação pra gente. Pesquisei sobre isso mas só achei sites de venda de suplementos e aqueles artigos bem superficiais de sites fitness.

tb fiquei curioso

sickus
Contato:

Mensagem por sickus » 10 Mar 2015 16:49

Essa matéria aqui é um bom começo:

https://www.t-nation.com/diet-fat-loss/ ... -plus-diet" onclick="window.open(this.href);return false;

Sagramor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Sagramor » 12 Mar 2015 10:02

sickus escreveu:Essa matéria aqui é um bom começo:

https://www.t-nation.com/diet-fat-loss/ ... -plus-diet" onclick="window.open(this.href);return false;
O foda são esses artigos de dietas especiais onde o segredo está justamente no produto que se quer vender.

Não tem nada mais abrangente e genérico, sem ser propaganda de suplemento?

LGVB
Contato:

Mensagem por LGVB » 12 Mar 2015 10:15

Adotei a dieta cetogênica já há uns dois meses e mantenho como estilo de vida. Me dou muito bem com ela.
Float like a butterfly, sting like a GGG.

I'd like to take this chance and apologize... to absolutely NOBODY!

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 27 Mar 2015 14:15

Vou postar algo que vale ouro na net. Um post do usuário Sieger, que não sei pq diabos, não deu as caras no BJJForum (ou veio pra cá e não sei?). Ano passado eu estava precisando cortar uns 4 kg em pouco tempo, e resolvi adotar a dieta cetogênica (low carb/high fat). Nosso amigo mandou muito bem e posto isso aqui:
Postado por Sieger no fórum do PVT em 2014

"Olha Ricardo, em relação a bater o peso é quase garantido que você consegue. Só a diminuição das reservas de glicogênio e da água intracelular associada, aliada à diminuição da água extracelular que ocorre na restrição de carboidratos já seriam responsáveis por uma perda de pelo menos 3 kg. E no decorrer do mês não seria difícil perder mais 2 kg de gordura. O problema é que, como tinha falado nos posts anteriores, há um período de adaptação a dietas low-carb, de aproximadamente 3-4 semanas, durante o qual o desempenho físico pode ficar prejudicado. Ou seja, voce pode sentir uma queda de rendimento nos treinos durante esse período, principalmente durante a primeira semana.
Feita essa ressalva, acredito que a composição da dieta está adequada. Só teria dos reparos a fazer: 1. acho que a quantidade de carboidratos está elevada, pois fica muito próxima do limite de 50 gramas, que é o máximo que normalmente se pode comer sem sair do estado de cetose. Se voce errar um pouco na medida da comida e passar de 50 gramas (para 60-70), voce entra naquela faixa de 50-150 gramas de carboidratos/dia, na qual o corpo parece não ter um desempenho físico satisfatório. É melhor limitar os carbos a 30 gramas/dia. Assim voce fica com uma margem para erro. 2. Para alguém com o seu nível de atividade física (treino 5x/semana), estou achando a quantidade de calorias um pouco baixa. Faça o seguinte: adicione 50 gramas de manteiga e 200 mL de leite de coco à dieta que você já montou. Isso dará aproximadamente 700 calorias a mais por dia, com a vantagem adicional de que tanto a manteiga quanto o leite de coco contêm ácidos graxos de cadeia média, que são obrigatoriamente oxidados pelo corpo (nossa gordura corporal não contém esses lipídeos). A oxidação dos mesmos aumenta a produção de corpos cetônicos, melhorando o suprimento energético do cérebro. Recomendo que tome o leite de coco aproximadamente 3 horas antes do treino. Dessa maneira o cérebro vai usar uma maior quantidade de corpos cetônicos durante o treino, aumentando a quantidade de glicose disponível para a anaerobiose muscular. A manteiga voce pode usar para gratinar os vegetais que vai comer (ficam bem melhores). Se for preciso, depois você pode voltar a diminuir as calorias.

Outras recomendações gerais:

1. Potássio: Se possível, faça os vegetais no vapor. Quando os mesmos são cozidos na água, quase todo o potássio sai na água do cozimento. Quando fizer carne, tem de se beber todo o caldo, pois quase todo o potássio da carne também sai no caldo.

2. Sódio: Com a diminuição dos níveis de insulina, o corpo excreta quantidade apreciável de sódio e líquido. Nos primeiros dias da dieta isso pode causar episódios de hipotensão postural. Isso pode ser evitado ou pelo menos minimizado com a ingestão de grande quantidade de água e suplementação de sódio. No seu caso, que treina, seria interessante ingerir pelo menos 5 litros/dia. O sódio deve ser"
" suplementado na quantidade de 5 gramas por dia (aproximadamente 12 gramas de sal de cozinha - NaCl), sendo que 1 grama de sódio deve ser consumido 30 minutos antes de se iniciar a atividade física. Isso ""puxa"" água para dentro da circulação sanguínea, evitando sintomas de má-perfusão devido à hipotensão postural. O jeito mais prático de fazer essa suplementação é comprar aqueles sachês de sal de 1 grama, e consumir 12 deles por dia, sendo 2 sachês e meio antes do treino. Outro jeito, menos prático, é usar uma balança de cozinha para pesar 12 gramas de sal. De qualquer forma, se mesmo com essas medidas (5 litros de água e 5 gramas de sódio) voce ainda tiver sintomas de hipotensão postural - uma sensação de tonteira, cabeça leve ou escurecimento do campo visual quando se levanta rapidamente ou se faz movimentos bruscos -, é sinal de que a ingestão de água está insuficiente e deve ser aumentada.

3. Falando em balança culinária, você vai precisar de uma. Estimar a quantidade de comida sem balança leva a muitos erros. Hoje há balanças baratas, até por menos de 50 reais.
Como os primeiros dias da dieta são os piores, seria recomendável iniciá-la na sexta-feira. Assim você tem dois dias para se adaptar sem ter de treinar.

4. Para consultar a composição nutricional dos alimentos, recomendo o seguinte site, da Unifesp:

http://www.unifesp.b...servicos/nutri/" onclick="window.open(this.href);return false;

Ele usa a base de dados do Departamento de Agricultura dos EUA, o qual é considerado a fonte mais confiável para dados nuticionais.

Se voce utilizar os dados do site acima, lembre-se de subtrair a quantidade de fibras do total de carboidratos, para obter a quantidade de carboidratos líquidos, que é a que importa para o somatório diário. Em outras palavras, a dieta low-carb deve conter menos de 50 gramas de carboidratos líquidos por dia. As fibras não entram nessa contagem, apesar de serem carboidratos também, e de um percentual delas efetivamente ser digerido no nosso cólon. É assim pois a digestão de fibras (por bactérias do cólon) não gera monômeros de glicose, mas sim ácidos graxos de cadeia curta, também chamados de ácidos graxos voláteis. Um pequeno off: essa digestão é a mesma que ocorre no rúmen da vaca e dos ruminantes em geral. Ou seja, as vacas e os ruminantes que comem apenas pasto, na verdade comem uma dieta low-carb!!!. Mas diferentemente dos humanos, não entram em cetose, pois seus cérebros não são tão dispendiosos energeticamente, de modo que não há necessidade de corpos cetônicos para abastecê-los. A cetose na vaca só ocorre em condições patológicas (na vaca a cetose é uma doença, que ocorre geralmente durante a lactação). Fiz essa digressão para reforcar um ponto que já havia desenvolvido em posts "
"anteriores, o de que a cetose nos humanos e em animais de cérebros grandes não é uma doença, mas sim um processo evoluído para abastecer o cérebro em momentos de escassez de carboidratos, sem espoliar demais as reservas de proteína do corpo.

Um último lembrete: se voce for voltar a ingerir carboidratos em grande quantidade, após atingir o peso e antes da luta, lembre-se que vai ganhar pelo menos 1,5 kg, correspondentes ao glicogênio muscular e água associada. "

http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

LGVB
Contato:

Mensagem por LGVB » 29 Mar 2015 11:47

Excelente post desse Sieger. Sempre o leio!
Float like a butterfly, sting like a GGG.

I'd like to take this chance and apologize... to absolutely NOBODY!

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Birita » 30 Mar 2015 17:51

Excelente post. Cadê esse cara? Muito conhecimento!

sickus
Contato:

Mensagem por sickus » 01 Abr 2015 06:27

É uma introdução á dieta. No corpo da matéria estão os estudos científicos que a guiaram e em nenhum deles foi usado o mag10 que o t-nation vende.

Responder