Mensagem
por Jaraqui » 03 Mar 2015 11:10
Birita, você percebeu que eu não usei a fatídica sigla IIFYM? Pois é, eu não sigo este método. Sim, eu diferencio não só os carboidratos, mas também as proteínas e as gorduras.
Pães e farináceos: como eles são à base de glúten, em mim, psicologicamente falando, eu sinto somente o maldito efeito de querer comer mais quando eu como uma porção. Logo eu evito. Prefiro outros carbs, sim, complexos. Pra mim eles aumentam a saciedade.
Proteínas: dou preferência àquelas de origem animal com maior percentual por porção e alto valor biológico.
Gorduras: dou preferência às polinsaturadas, insaturadas e saturadas de origem animal. Evito: gorduras trans, gorduras hidrogenadas, etc.
Origem dos alimentos: quando posso alimento-me somente daqueles que sofram poucas interferências industriais. Alguns não há como evitar, como queijo, por exemplo.
Como faço em 1 (um, uma unidade) dia da semana? Aí sim, eu sigo a IIFYM como muitos meninos fazem propaganda por aí. Corto três a quatro refeições pra chegar no final do dia e pedir uma pizza, comer dois a três pedaços e tomar 500 ml de vinho. E o total disso? Macros sem serem ultrapassados. Peso na segunda? Posso até não ter perdido devido à alta taxa de sódio das iguarias, mas na terça a coisa começa a mostrar que nada de ruim aconteceu.
Se você se refere àquele tópico sobre a verdade dos carboidratos, convido o colega a reler o que lá escrevi, pois eu me opus à ideia. Como sofro de compulsão, comer carbos simples pra mim é letal....hehehe.
Edit: exemplo da desgraça. Estava lá eu, indo pra cozinha, com o arroz, feijão, alcatra, tudo calculadinho, etc e, me entra pela por ele.... um saco de pães brancos. Passei pela mesa e, sem encostar, senti o calor. Eram pãezinhos que acabaram de sair da forma. Como eu tinha colocado a alcatra pra esquentar, resolvi beliscar um biquinho do pão. Mano, foi botar na boca aquele pão branco e meu olhos se transformaram para aqueles olhos de serpente, que fica só o filete. Peguei a mantei e passei na outra parte do pão. A manteiga desceu, derretendo. A alcatra esquentou, o prato estava pronto e eu? Já estava com quatro pães franceses dentro do bucho. Por isso comigo não dá certo. Pizza, pão, etc, só em dias do lixo mesmo.