Mensagem
por Jaraqui » 07 Mar 2015 11:04
Bom, com essas proporções que você postou, vou fazer alguns comentários, meramente opiniões de leigo, ok?
cetose é um estado em que o corpo produz energia a partir das gorduras ao invés dos carboidratos. Seguidores de dietas LCHF (low-carb high fat) entram nesse estado. Diabéticos que não controlam ou não conseguem mais controlar seus níveis de açúcar no sangue também entram nesse estado na chamada cetoacidose. Mas vou comentar sobre o primeiro caso, do LCHF. Como nesse tipo de dieta o consumo de carboidratos é abaixo de 50-60 g/dia, a energia vem de uma transformação chamada gliconeogênese. Praticantes de musculação não têm queixas. Entretanto alguns praticantes de esportes de endurance (ciclismo, corrida, etc), sentem uma falta de energia. Um colega que segue esse método costuma utilizar uma pequena dose de carboidratos momentos antes do treino para não sentir esse efeito. Enfim, estale os dedos e aparecerá um exército de seguidores deste método, pois é muito aceito, principalmente entre nós, homens. Imagine você acordar comendo ovos fritos, bacon e um filé mignon? Iria reclamar? hehehe...
Mas, há outros caminhos, entre eles o "tradicional", da chamada dieta balanceada. Se seu interesse for optar por este caminho, suas taxas estão um pouco alteradas. Vamos a elas.
1. Seu consumo de proteína está na faixa de 3 g/kg. Essa taxa ou até valores acima disso normalmente são consumidos pelos colegas que utilizam "suco" (steroids), devido a serem (alguns deles) capazes de assimilar tais quantidades. Já os naturebas acabam não necessitando disso: 1,6 a 2,0 g/kg é o mantra repetido por dezenas de estudos e livros já consagrados na área. Logo, no seu caso dão no máximo 160 g. Se quiser manter essa taxa alta fique de olho no consumo de água e realize depois ou preferivelmente antes um exame parcial de urina pra ver sua ureia. Esse indicador serve de base pra sabermos o quanto estamos eliminando pela urina o nitrogênio (o qual por sua vez depende do consumo das proteínas).
2. Gorduras totais: você não postou, mas comento aqui. A Emma Leigh, uma guruzinha fisiologista australiana, presente no forum bodybuilding.com, recomenda alguns valores que eu não lembro de cabeça. Mas garanto a você o seguinte: está dentro da faixa que ela recomenda valores entre 0,8 a 1,0 g/kg. Logo, no seu caso seriam no máximo 80 a 85 g, preferivelmente distribuídos ao longo das refeições, pois a gordura é responsável por manter a saciedade por períodos entre 3 a 4 horas. Atente para o fato de que não é qualquer tipo de gordura a que faz funcionar nossa máquina bem. Gorduras "boas" podem ser consideradas: azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, banha de porco, amêndoas (castanha do pará, nozes, pistache, etc). Importante serem evitados se possível os óleos derivados de grãos (canola, soja, milho, etc).
3. Carboidratos. É uma quantia regulável que precisa estar acima de 100 g para evitar a cetose. É regulável porque depende do volume de atividades que você realiza. Eu, por exemplo, preciso que meu consumo fique na faixa dos 2,5 a 3,0 g/kgMM (eu uso kg de massa magra por estar gordo). Abaixo disso eu me sinto fraco. No seu caso você está margeando os 2 g/kg. Se eu consumisse somente esta quantidade a barra ia bater no meu peito no supino e eu ia ficar com ela lá. Inclusive já aconteceu isso. Eu fui ajustando essa taxa na tentativa e erro até chegar a esse valor. Logo, observe se você não irá se sentir fraco depois de seguir fielmente a dieta após a primeira semana. Se acontecer, eu apostaria minhas fichinhas nesse consumo de carboidratos, que pra mim está baixo, principalmente por se tratar de uma pessoa que pratica atividade física e ainda atividade de força. Pessoalmente, pra mim, carboidrato simples só serve para me dar mais fome. Eu, pessoalmente, repito, prefiro fontes de carboidratos complexos.
4. Achei sua dieta bem restritiva, sem hortaliças, sem legumes e com poucas fibras. Talvez você corra o risco de enjoar do esquema lá no começo da 2a semana. Mas, se manter o foco, siga o que você acredita. Multivitamínico seria muito importante usar porque as fontes de vitamina normalmente vem de coisas que não estão aí nessa sua dieta.