Ácido Lático
-
- Contato:
Ácido Lático
Quando consigo manter uma rotina de treinos(musculação), sempre tenho dormência nos braços quando durmo, o que acaba atrapalhando meu sono (a dormência passa um pouco quando fico com os braços esticados). Sempre atribuí essa sensação ao acúmulo de ácido lático. Pesquisando para diminuir as concentrações do ácido, vi um artigo (http://pt.wikihow.com/Reduzir-o-Ac%C3%B ... 3%BAsculos" onclick="window.open(this.href);return false;) que tem a seguinte informação:
"Compreenda que o ácido láctico não causa dores musculares após um exercício. O ácido láctico normalmente é acusado erroneamente de ser o responsável pela dor muscular que surge de 1 a 3 dias depois de um exercício duro. Porém, novas pesquisas demonstram que o ácido láctico (que opera como fonte de combustível temporária durante atividades físicas intensas) some do sistema dentro de uma hora após o final dos exercícios. Portanto, ele não pode ser o responsável pela dor alguns dias depois.
As últimas teorias sugerem que essa dor muscular – também conhecida como aparição atrasada de dor muscular – resulta do dano às células musculares durante exercício. Isso causa inflamações, inchaços e maciez enquanto os músculos se consertam. [1]
Para reduzir a dor muscular após os exercícios, é necessário fazer aquecimentos apropriados. Isso desperta os músculos e os prepara para as atividades físicas. Também é importante evitar passar muito do seu limite físico, aumentando a intensidade do treino gradativamente."
Como treino no fim da tarde/início da noite e só durmo próximo da meia noite, além de sentir essa dormência todos os dias, então não seria efeito do ácido lático, de acordo com o artigo. Tem um pessoal aqui que estuda a fundo o lado químico da prática esportiva, então gostaria de saber se concordam com o artigo e, em caso de concordância, qual seria então a possível causa dessa dormência.
"Compreenda que o ácido láctico não causa dores musculares após um exercício. O ácido láctico normalmente é acusado erroneamente de ser o responsável pela dor muscular que surge de 1 a 3 dias depois de um exercício duro. Porém, novas pesquisas demonstram que o ácido láctico (que opera como fonte de combustível temporária durante atividades físicas intensas) some do sistema dentro de uma hora após o final dos exercícios. Portanto, ele não pode ser o responsável pela dor alguns dias depois.
As últimas teorias sugerem que essa dor muscular – também conhecida como aparição atrasada de dor muscular – resulta do dano às células musculares durante exercício. Isso causa inflamações, inchaços e maciez enquanto os músculos se consertam. [1]
Para reduzir a dor muscular após os exercícios, é necessário fazer aquecimentos apropriados. Isso desperta os músculos e os prepara para as atividades físicas. Também é importante evitar passar muito do seu limite físico, aumentando a intensidade do treino gradativamente."
Como treino no fim da tarde/início da noite e só durmo próximo da meia noite, além de sentir essa dormência todos os dias, então não seria efeito do ácido lático, de acordo com o artigo. Tem um pessoal aqui que estuda a fundo o lado químico da prática esportiva, então gostaria de saber se concordam com o artigo e, em caso de concordância, qual seria então a possível causa dessa dormência.
L'État, c'est moi
Luis XIV de França, O Rei Sol, um dos primeiros esquerdopatas conhecidos
Re: Ácido Lático
Eu voltei a treinar essa semana, o treino de segunda-feira foi Costas+Trapézio+Bíceps... só senti esses músculos "doloridos" ontem e hoje.
Terça feira treinei perna, por enquanto não estou sentindo nada, acredito que amanhã eu sinta.
Enfim, isso não é de agora, já percebi que sempre sinto "dor" 2 ou 3 dias depois do treino.
No teu caso, você só sente os braços dormentes ? Independente do grupo muscular que foi treinado ?
Eu acho estranho você sentir "dormência", mesmo que não seja o ácido lático, acho que o normal seria sentir o músculo "dolorido".
Terça feira treinei perna, por enquanto não estou sentindo nada, acredito que amanhã eu sinta.
Enfim, isso não é de agora, já percebi que sempre sinto "dor" 2 ou 3 dias depois do treino.
No teu caso, você só sente os braços dormentes ? Independente do grupo muscular que foi treinado ?
Eu acho estranho você sentir "dormência", mesmo que não seja o ácido lático, acho que o normal seria sentir o músculo "dolorido".
não seria fadiga muscular?Amâncio Siqueira escreveu:Quando consigo manter uma rotina de treinos(musculação), sempre tenho dormência nos braços quando durmo, o que acaba atrapalhando meu sono (a dormência passa um pouco quando fico com os braços esticados). Sempre atribuí essa sensação ao acúmulo de ácido lático. Pesquisando para diminuir as concentrações do ácido, vi um artigo (http://pt.wikihow.com/Reduzir-o-Ac%C3%B ... 3%BAsculos" onclick="window.open(this.href);return false;) que tem a seguinte informação:
Dormência eu achei tenso. Se não fosse isso eu iria fazer uma pergunta besta, mas, vou fazê-la: você realiza um alongamento de uns quinze minutos após seus treinos?
-
- Contato:
Acho que não me fiz entender: não é ao voltar a treinar: é quando me mantenho treinando com regularidade. Quando passo dois ou três meses treinando ao menos três vezes por semana.bacana escreveu:Eu voltei a treinar essa semana, o treino de segunda-feira foi Costas+Trapézio+Bíceps... só senti esses músculos "doloridos" ontem e hoje.
Procurando pra ver se é normal, achei um tópico criado por Zarbon em 2008 no finado: http://forum.portaldovt.com.br/forum/in ... opic=82146" onclick="window.open(this.href);return false;
Muitos responderam que é normal, só que não chegaram a um consenso sobre a causa. Sei que quando passo um tempo sem treinar não sinto isso: passei quase um ano e meio sem musculação e dormia tranquilo, voltei há uns três meses e comecei a sentir isso.
L'État, c'est moi
-
- Contato:
Talvez seja. Só acho estranho porque só sinto quando estou deitado, como se houvesse uma alteração na circulação, ou alguma substância estranha nos músculos.Birita escreveu:
não seria fadiga muscular?
L'État, c'est moi
-
- Contato:
Meu alongamento não é tão longo assim. Acho que me alongo uns cinco minutos só. Só estranho porque é todas as noites, e não apenas nos dias de treino. Talvez os músculos demandem uma circulação maior e não dê pra ficar com eles dobrados.Jaraqui escreveu:Dormência eu achei tenso. Se não fosse isso eu iria fazer uma pergunta besta, mas, vou fazê-la: você realiza um alongamento de uns quinze minutos após seus treinos?
L'État, c'est moi
Eu entendi o que você colocou, só dei meu exemplo pra mostrar que comigo existe esse tempo de 2 ou 3 dias pra vir a dor.
Mas você não respondeu se a dormência é só nos braços, independente do gurpo muscular treinado.
E pelo que você colocou ai, que só acontece quando deita, acho muito estranho isso.
Mas você não respondeu se a dormência é só nos braços, independente do gurpo muscular treinado.
E pelo que você colocou ai, que só acontece quando deita, acho muito estranho isso.
-
- Contato:
É só nos braços. É quando eles ficam dobrados muito tempo, o que acontece só quando vou dormir ou uma vez ou outra quando dirijo por muito tempo.bacana escreveu:Eu entendi o que você colocou, só dei meu exemplo pra mostrar que comigo existe esse tempo de 2 ou 3 dias pra vir a dor.
L'État, c'est moi
-
- Contato:
Vou adicionar bananas na alimentação, pra ver se é falta de potássio.
L'État, c'est moi
- RicardoBJJ
- Contato:
minha mulher sentiu dormência nos braços após fazer musculação. No caso dela, ela puxou muita carga no legpress, e afetou a coluna, causando a dormência. Tome cuidado com o excesso de peso e quanto a postura, se for o caso.

Boa parte do ácido lático é convertido em fenilalanina via hepática.
Pode estar passando por episódios de parestesia. Talvez até parestesia crônica.
Pode estar passando por episódios de parestesia. Talvez até parestesia crônica.
-
- Contato:
Li sobre parestesia nesse link aqui http://www.copacabanarunners.net/parestesia.html" onclick="window.open(this.href);return false; e pelo jeito estou com a temporária, quando há pressão sobre algum nervo por algum tempo. Talvez com a musculação os nervos fiquem mais suscetíveis à pressão quando durmo com os braços dobrados. Tenho que achar um jeito de dormir com os braços estendidos.
L'État, c'est moi
Vim pra responder exatamente isso, mas vi que já achou a resposta. haha
Já aconteceu comigo, e as veeezes ainda acontece.
Corrija a sua posição de dormir, eu tento dormir sempre de barriga pra cima e com os braços esticados, pode ser estranho no começo se você dormir de outra forma, mas depois acostuma. Eu costumava me mexer bastante enquanto dormia e acabava ficando em cima do braço ocasionando a dormência, chegava a acordar com o braço dolorido no meio da noite. As vezes acordava sem estar em cima do braço, mas provavelmente estava antes e ao sair começava a dormência.
Reveja a sua alimentação antes de dormir também se voce costuma ficar agitado ao dormir. Como por exemplo cafeína, pré treinos, ou dormir com o "bucho cheio".
Abraços!
Já aconteceu comigo, e as veeezes ainda acontece.
Corrija a sua posição de dormir, eu tento dormir sempre de barriga pra cima e com os braços esticados, pode ser estranho no começo se você dormir de outra forma, mas depois acostuma. Eu costumava me mexer bastante enquanto dormia e acabava ficando em cima do braço ocasionando a dormência, chegava a acordar com o braço dolorido no meio da noite. As vezes acordava sem estar em cima do braço, mas provavelmente estava antes e ao sair começava a dormência.
Reveja a sua alimentação antes de dormir também se voce costuma ficar agitado ao dormir. Como por exemplo cafeína, pré treinos, ou dormir com o "bucho cheio".
Abraços!
[img]http://i.imgur.com/SX9sOx9.png[/img]