Então, mas é isso que eu não concordo. Eu definitivamente não acho que o Aldo deveria se movimentar mais nessa possível luta, o que ele já faz em termos de jogo de pernas, é perfeito. Não precisa mudar absolutamente nada. Ele defende a imensa maioria das quedas com jogo de pernas, simplesmente não concedendo o ângulo, não concedendo a distância para o oponente entrar em queda. Ele angula, sai do raio de ação e retorna contra golpeando. Se ele se movimentasse pra cacete como tu disse, ele se limitaria a sair do raio de ação mas não puniria seus oponentes com maestria como faz com seus ângulos curtos. Eu acho o jogo dele simplesmente perfeito.Jimmy Luckless escreveu:
Foi isso que eu disse.Disse que ACHO que para o Aldo, exclusivamente nessa luta, se movimentar mais seria melhor por achar que casa melhor com o jogo do Chandler. Acho que ele diminuiria as chances de ser quedado (é uma desgraça explodir em queda com um oponente que não sossega e cisca o tempo todo, uma DESGRAÇA). Você não acha, Nobre?
No mais, excelente discussão, principalmente sobre o Dillashaw. Só revi uma vez a luta dele com o Barão, mas não lembro de a movimentação dele te-lo colocado em risco. Mas deve ter sido só minha falta de olho clinico pra isso.
Quanto ao Dillashaw, é o que eu disse. Ele é extremamente rápido e se vale muito disso para se movimentar na longa, por isso não se viu muito em apuros. Ele tem velocidade suficiente para se deslocar muitas vezes errado e não ser punido por isso. Assim como acontece com o Edgar.
Então Axe, concordo e discordo ao mesmo tempo. É bem isso que tu disse, mas na verdade o que permite a ele contra golpear as quedas é o seu jogo de pernas. Se ele simplesmente contra golpeasse com golpes como tu disse, o wrestler engoliria o golpe mas finalizaria a queda. E quando o wrestler mantém a distância como tu disse, na verdade quem o está fazendo não é o wrestler e sim o próprio Aldo. O wrestler fica relutante em tentar uma queda porque ele simplesmente não consegue achar a brecha para tal e não por medo de um contra golpe em si. É claro que ele também tem medo de ser contra golpeado, mas te garanto que o maior problema é ele não achar a distância para entrar em queda e que se ele achasse que seria contra golpeado mas conseguiria o ângulo, ele entraria mesmo assim.Axe_Spartan escreveu:Independente do peso, seja nos penas ou nos leves, vejo um favoritismo grande em favor do Aldo nessa luta, vou explicar o motivo.
Aldo geralmente tem suas melhores performances contra wrestlers, ainda mais os que o atacam, ele tem um dos melhores jogos de anti-wrestling do esporte. O brasileiro contra-ataca perfeitamente com joelhada ou upper quando o oponente abaixa para tentar quedá-lo ou até socá-lo (Manny Gamburyan, Chad Mendes, Rolando Perez), e quando o oponente fica relutante para quedá-lo por causa disso e mantém a distância o Aldo o arrebenta nos leg kicks (Urijah Faber) ou se fica simplesmente perdido, acontece o que aconteceu com o Mike Brown. Aldo é como se fosse o Anderson Silva ao contrário, as melhores performances desse último foram contra caras que não o tentavam quedar, daí ele poderia ficar com uma base mais estreita, dançar e boxear como contra o Griffin, Belfort e Okami.
Outra coisa que pesa a favor do Aldo é a agressividade do Chandler, que vai para cima sem medo, o brasileiro é MUITO melhor jogando no contragolpe do que tomando a iniciativa atacando, dá pra ver isso na performance dele contra o Lamas, que apesar de ele ter dominado a luta e vencido pelo menos 4 rounds daquela luta, economizou bastante nos golpes enquanto o Lamas ficava inativo, não o atacava.
O problema do Aldo é quando ele inicia o ataque, ficando aberto para counters e é por isso que o maior problema para o brasileiro não seria um wrestler agressivo como o Chandler ou o Mendes (apesar disto o Mendes tem muitas chances de surpreender visto o nível de seu boxing, seu poder de nocaute assustador e o gás) mas um striker que joga no contra-ataque e que com o jogo de pernas forçaria o Aldo a tomar a iniciativa (McGregor?).
O grande segredo do Aldo contra wrestlers é exatamente o mesmo contra os strikers, seu ótimo jogo de pernas. Ele jamais concede ângulos para ser quedado, jamais se coloca em uma distância na qual seu oponente pode explodir em queda. Ele controla a distância com maestria o tempo inteiro e simplesmente não concede brechas. E discordo que ele se expõe quando tá buscando o jogo, hoje em dia o jogo do Aldo tecnicamente falando, não tem brechas. Seu único problema é sempre morrer no gás. Mas concordo que o McGregor é o cara que tem mais chances de vencê-lo, justamente por também saber se movimentar muito bem. E é por isso que eu disse que o Chandler se quisesse vencer, teria que jogar clinchando. Colocando a luta na grade, desgastando o Aldo e tal..
Não sei se o Aldo o quedaria não viu, cara. E não acho que o fato dele plantar o pé para dar peso ao golpe o prejudicaria contra um wrestler, porque ele como o Aldo defende quedas com seu jogo de pernas. Ele também raramente concede um ângulo ou permite que o oponente ache a distância para entrar em queda, é por isso que se dá ao luxo de plantar o pé para dar mais impacto aos golpes, por sempre o fazer em uma distância segura e é por isso que sempre o tentam quedar do clinche. Ele realmente se expõe um pouco a chutes, mas não acho que seja um problema crônico. Acho que é algo perfeitamente corrigível. E discordo que ele se expõe tanto a golpes limpos quanto falam, ele tem é muita confiança em seu queixo e em seu poder de contra golpe. Por isso joga tão agressivamente, buscando tanto o combate. Não acho que seja uma falha técnica e sim excesso de confiança mesmo.Garfield escreveu:Aldo leva exatamente pelo que o axe falou.
Mas eu não vejo o irlandês a altura do Aldo. Comeria muito LK com perdendo sua movimentação... Fora que o Aldo quedaria ele algumas vezes durante o combate.
Me descepicionei muito com ele na última luta. Achei que em alguns momentos jogou muito peso nos golpes o que contra um cara com timing de queda é fatal.