Obrigado, respondeu minha perguntaorlandomagic escreveu:
Vc falou pra pesquisar. Eu ainda to esperando algum jornalista da época q escolheu o Jairzinho como melhor da Copa de 70.
Sua pergunta mostra desconhecimento e tb n considera o contexto em vários casos. Pelé começou no banco em 58 e só tinha 17 anos. Em 62, no seu auge, se machucou no segundo jogo. Acho q ele seria o artilheiro daquela Copa (deixou o dele e foi o melhor do jogo no primeiro jogo), já q os artilheiros só fizeram 4 gols e ele tava no auge. 66 estava machucado. 70 já estava mais velho e mais armador, tanto q recuava mais do que o Messi.
Taça Brasil? O Santos jogava bem menos partidas (geeralmente 4) q os outros times pq entrava na semi. Mas mesmo assim ele ainda conseguiu ser artilheiro em algumas edições. Tb foi artilheiro da Libertadores uma vez. Vc desmerece o paulista pq tá usando criterio de hj em dia. Naquela época e até mto tempo depois, ganhar o paulista talvez fosse mais importante do q ganhar competições internacionais. Rivelino só ganhou carioca no fluminense e ng reclamava, achavam o máximo. Até a Libertadores, os torcedores não se importavam tanto. Só depois do Sp em 92 é q libertadores passou a ser obsessão dos clubes brasileiros. Geral não se importava tanto com isso. O estadual, principalmente o carioca e o paulista, era a grande glória e é o melhor parâmetro para comparação de números de gols daquela época (sempre os mesmos times, grande número de jogos, etc).
Artilheiros do campeonato paulista:
1955 Del Vecchio Santos FC 23
1956 Zezinho São Paulo FC 16
1957 Pelé Santos FC 17
1958 Pelé Santos FC 58
1959 Pelé Santos FC 44
1960 Pelé Santos FC 34
1961 Pelé Santos FC 47
1962 Pelé Santos FC 37
1963 Pelé Santos FC 22
1964 Pelé Santos FC 34
1965 Pelé Santos FC 49
1966 Toninho Guerreiro Santos FC 27
1967 Flávio Corinthians 21
1968 Téia Ferroviária 20
1969 Pelé Santos FC 26
1970 Toninho Guerreiro São Paulo FC 13
1971 César SE Palmeiras 18
1972 Toninho Guerreiro São Paulo FC 17
1973 Pelé Santos FC 11
1974 Geraldão Botafogo Futebol Clube 23
Quem é o ponto fora da curva aí? Se o brasileiro Altafini, mto pior q o Pelé, teve os números q teve na Itália e Europa (tinha o recorde de gols numa Copa Europeia de Clubes até Messi e CR7 quebrarem). Imagina o Pelé.
E Pelé nunca foi centroavante. Era o 10. Sempre teve dois pontas e um centroavante mais avançados q ele no Santos. Na seleção, só tinha um ponta e um centroavante mais adiantados pq Zagallo e Rivellino jogavam mais recuados. Messi joga/jogou mais avançado na carreira no Barça do q o Pelé jogava.
Pelé foi rei no futebol amador
Quando tiver mais tempo postos a opinião de grandes jornalista do mundo , não somente do Brasil dizendo que messi já eh maior
Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk