Como salvar o nosso futebol - Vamos debater sensatamente

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Blue Ocean
Contato:

Re: Como salvar o nosso futebol - Vamos debater sensatamente

Mensagem por Blue Ocean » 21 Jun 2015 18:29

Esses 3 ultimos itens aí ainda não tinham sido abordados no tópico, peudoria. Gostei do penultimo, q seria até passível de serem implantado nos estadios mais modernos, onde vão as principais e maiores torcidas.
Para a função de treinador já existe algum tipo de formação, não tem? Como será que é, comparado com o que acontece lá na Europa?
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 21 Jun 2015 18:31

Aliás, falando da qualificação de nossos treinadores, existe alguma metodologia de formação de treinadores no exterior, que seja muito diferente e eficiente do que aqui?
Quando se fala na baixa qualidade de nossos técnicos, o que falta a eles para que melhorem?

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 21 Jun 2015 18:35

Blue Ocean escreveu:
Pois é, tem cidade do tamanho de um ovo que mantém, ou tenta manter, um clube de futebol, que é caro pra caramba e não se sustenta, até por causa dos desvios de dinheiro. Poderiam investir em atletismo ou outras formas de esporte com custo menor, o que geraria melhor exposição da cidade, dos patrocinadores e permitiria transformar o esporte como meio efetivo de inclusão de crianças e jovens.

Os Estaduais se sustentam pela mística do passado, e creio que dificilmente um dia sairão do calendário das Federações.
Sou contra o fim dos estaduais.Uma medida destruiria muitos clubes com tradição local. Sem falar que os estaduais servem de vitrine pra revelar muitos jogadores que as vezes não tiveram a oportunidade nem de passar pelas divisões de base de clubes de maior porte

O ideal pra mim seria realizar estaduais de menor duração(pra reduzir o inchaço do calendários dos grandes) e bolar um calendário que permita clubes de menor porte a ter jogos durante todo o ano

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 21 Jun 2015 18:42

Blue Ocean escreveu:Aliás, falando da qualificação de nossos treinadores, existe alguma metodologia de formação de treinadores no exterior, que seja muito diferente e eficiente do que aqui?
Quando se fala na baixa qualidade de nossos técnicos, o que falta a eles para que melhorem?

Eu tô meio por fora disso, mas acredito que alguns países pedem carga horária mínima teórica e prática pra poder exercer a função de treinador. Me lembro inclusive q a globo fez uma reportagem com o seedorf mostrando q quando ele jogava ainda no botafogo, tava fazendo um estágio em um clube de menor porte do rio pra ter como experiência mínima pra assumir o milan

Vou dar uma pesquisada depois e se achar essa reportagem posto aqui

EDIT: Encontrei a reportagem http://globotv.globo.com/rede-globo/esp ... a/3088328/" onclick="window.open(this.href);return false;

Ele teve q fazer esse estágio pra pegar o certificado do curso de treinador feito na holanda
Editado pela última vez por peudoria em 21 Jun 2015 18:55, em um total de 1 vez.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 21 Jun 2015 18:46

Esse tópico veio a calhar, semana passada estava conversando com um amigo e falei se era utopia minha acreditar que os clubes farão um congresso algum dia e todos assinarão um protocolo para salvar a base, coisas como proibir essa viadagem de cabelo estilo Neymar, essas chuteiras coloridas, moderação em redes sociais e etc...

Esses são jogadores de futebol são um nojo, mimados ao extremo, eu não consigo torcer mais pela seleção pois o líder dessa geração selfie de língua de fora é o principal jogador da seleção.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 21 Jun 2015 19:06

[quote="peudoria"][/quote]

Valw pelo link :punk:

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 21 Jun 2015 19:09

Tony Fla escreveu:Esse tópico veio a calhar, semana passada estava conversando com um amigo e falei se era utopia minha acreditar que os clubes farão um congresso algum dia e todos assinarão um protocolo para salvar a base, coisas como proibir essa viadagem de cabelo estilo Neymar, essas chuteiras coloridas, moderação em redes sociais e etc...

Esses são jogadores de futebol são um nojo, mimados ao extremo, eu não consigo torcer mais pela seleção pois o líder dessa geração selfie de língua de fora é o principal jogador da seleção.
Infelizmente sabemos que o debate aqui não chegará a quem tem poder de fazer alguma coisa, mas não deixa de ser uma iniciativa que aprimora nossa forma de analisar soluções, e permite aumentar o nível de nossos argumentos em nossas rodas particulares. Todo grande movimento nasce de pequenas ações, mesmo que isoladas, mas visando um benefício em comum.

Fedor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Fedor » 21 Jun 2015 19:50

Alguns pontos que ajudariam:
  • Campeonatos organizados pelos clubes
  • Fim das federações estaduais
  • Calendário europeu, para minimizar a saída de jogadores
  • Incentivo a clubes formadores de atletas
  • Maior enfase na parte técnica nas categorias de base, em detrimento da parte tática e física
  • Respeito a tal data FIFA
Fogo em naziliberal

WALLYSON

Mensagem por WALLYSON » 21 Jun 2015 19:58

Pra mim a lei Pelé tem q ser revista o clube formador precisa de mais incentivo na formação de jogadores!

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 21 Jun 2015 20:25

Coloca o Flag de Mello na presidência e o fut tupiniquim estará salvo à longo prazo.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

bicolor
Contato:

Mensagem por bicolor » 21 Jun 2015 22:05

Convocando o Yago Pikachu
Abraços.

ironbrun
Contato:

Mensagem por ironbrun » 22 Jun 2015 00:31

Acho que o maior problema é que o futebol brasileiro quis imitar fisicamente o futebol europeu com todos os jogadores.Pra mim fica o exemplo do Toró.Joguei contra ele(pelada) e o vi muito jogar na base pois tinha amigos que são da mesma faixa etária dele e um jogava com ele, o maluco era gênio!Agil e habilidoso pra cacete, visão de jogo!Quando subiu pro profissional do fluminense fizeram um trabalho muscular e o cara esqueceu como joga bola!Ficou forte e menos agil e aí teve problema e foi para o flamengo onde o Joel Santana enterrou o cara.Fez o cara ficar mais forte, colocou como cabeça de área e acabou com a carreira do cara.No mesmo fluminense da base ele tinha um parceiro chamado Okocha e um amigo meu chamado Diogo Rosa, o Okocha disseram que era muito magro e leve e foi dispensado(Jogava pra caraleo) e meu amigo Diogo desistiu porque foi pro banco para "um jogador menos talentoso mas que corria mais atrás do lateral e pressionava a defesa intensamente" segundo o treinador dele.O cara era sinistro, mas era marrento, só corria com a bola.O inter chamou ele e chegando lá tinha que assinar um contrato com um empresário que pedia até a alma e ele desistiu quando treinador falou que ele era muito "clássico e não ia durar no profissional se não ficasse mais forte para marcar melhor.Fora um maluco que joguei 3 anos o interestadual aqui no rio, o nome dele era Alex.PQP!!!O cara não profissional mais foda que já vi!Joguei salão e campo contra ele e não parecia fazer diferença.Ala no salão e meia(camisa 10) no campo.Fui humilhado varias vezes, eu e todo mundo, mas nem ficávamos putos, a gente sempre dizia que aquele moleque ia ser profissional e dos tops.Foi pro inter e começou na meia, centralizado, depois o técnico começou a imitar i esquema do Boca do Riquelme com 2 linhas de 4 e ele foi pra meia esquerda.Depois colocaram o cara na lateral, depois no banco porque era habilidoso mas era lento e hoje é vendedor de carros!Uma vez encontrei ele e ele disse que ficou puto que o titular corria e era forte, mas não dava um passe certo, um dominio, um cruzamento, não era habilidoso, mas no tiro de 100mts era foda.Nos já profissionais eu vejo o Robinho que surgiu no santos o de hoje ainda é habilidoso mas parece que joga com freio de mão puxado.Ficou forte e matou metade do seu futebol.uma das poucas formas de ganhar do nosso futebol era usar a força, pois tecnicamente sobrávamos, quisemos imitar o jogo físico, mas esquecemos que nosso futebol não é assim.Por isso eu acho que a culpa são dos técnicos, profissionais e da base, e dos dirigentes que pensam na venda e não no talento.Se a mentalidade não mudar estamos fudidos!

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 22 Jun 2015 00:39

ironbrun escreveu:Acho que o maior problema é que o futebol brasileiro quis imitar fisicamente o futebol europeu com todos os jogadores.Pra mim fica o exemplo do Toró.Joguei contra ele(pelada) e o vi muito jogar na base pois tinha amigos que são da mesma faixa etária dele e um jogava com ele, o maluco era gênio!Agil e habilidoso pra cacete, visão de jogo!Quando subiu pro profissional do fluminense fizeram um trabalho muscular e o cara esqueceu como joga bola!Ficou forte e menos agil e aí teve problema e foi para o flamengo onde o Joel Santana enterrou o cara.Fez o cara ficar mais forte, colocou como cabeça de área e acabou com a carreira do cara.No mesmo fluminense da base ele tinha um parceiro chamado Okocha e um amigo meu chamado Diogo Rosa, o Okocha disseram que era muito magro e leve e foi dispensado(Jogava pra caraleo) e meu amigo Diogo desistiu porque foi pro banco para "um jogador menos talentoso mas que corria mais atrás do lateral e pressionava a defesa intensamente" segundo o treinador dele.O cara era sinistro, mas era marrento, só corria com a bola.O inter chamou ele e chegando lá tinha que assinar um contrato com um empresário que pedia até a alma e ele desistiu quando treinador falou que ele era muito "clássico e não ia durar no profissional se não ficasse mais forte para marcar melhor.Fora um maluco que joguei 3 anos o interestadual aqui no rio, o nome dele era Alex.PQP!!!O cara não profissional mais foda que já vi!Joguei salão e campo contra ele e não parecia fazer diferença.Ala no salão e meia(camisa 10) no campo.Fui humilhado varias vezes, eu e todo mundo, mas nem ficávamos putos, a gente sempre dizia que aquele moleque ia ser profissional e dos tops.Foi pro inter e começou na meia, centralizado, depois o técnico começou a imitar i esquema do Boca do Riquelme com 2 linhas de 4 e ele foi pra meia esquerda.Depois colocaram o cara na lateral, depois no banco porque era habilidoso mas era lento e hoje é vendedor de carros!Uma vez encontrei ele e ele disse que ficou puto que o titular corria e era forte, mas não dava um passe certo, um dominio, um cruzamento, não era habilidoso, mas no tiro de 100mts era foda.Nos já profissionais eu vejo o Robinho que surgiu no santos o de hoje ainda é habilidoso mas parece que joga com freio de mão puxado.Ficou forte e matou metade do seu futebol.uma das poucas formas de ganhar do nosso futebol era usar a força, pois tecnicamente sobrávamos, quisemos imitar o jogo físico, mas esquecemos que nosso futebol não é assim.Por isso eu acho que a culpa são dos técnicos, profissionais e da base, e dos dirigentes que pensam na venda e não no talento.Se a mentalidade não mudar estamos fudidos!
Um amigo jogou um campeonato contra o Toro, quando ele era infanto ou juvenil e ele falou a mesma coisa. "Toro é um monstro, nunca vi ninguém mais habilidoso que ele".

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 22 Jun 2015 01:01

ironbrun escreveu:Acho que o maior problema é que o futebol brasileiro quis imitar fisicamente o futebol europeu com todos os jogadores.Pra mim fica o exemplo do Toró.Joguei contra ele(pelada) e o vi muito jogar na base pois tinha amigos que são da mesma faixa etária dele e um jogava com ele, o maluco era gênio!Agil e habilidoso pra cacete, visão de jogo!Quando subiu pro profissional do fluminense fizeram um trabalho muscular e o cara esqueceu como joga bola!Ficou forte e menos agil e aí teve problema e foi para o flamengo onde o Joel Santana enterrou o cara.Fez o cara ficar mais forte, colocou como cabeça de área e acabou com a carreira do cara.No mesmo fluminense da base ele tinha um parceiro chamado Okocha e um amigo meu chamado Diogo Rosa, o Okocha disseram que era muito magro e leve e foi dispensado(Jogava pra caraleo) e meu amigo Diogo desistiu porque foi pro banco para "um jogador menos talentoso mas que corria mais atrás do lateral e pressionava a defesa intensamente" segundo o treinador dele.O cara era sinistro, mas era marrento, só corria com a bola.O inter chamou ele e chegando lá tinha que assinar um contrato com um empresário que pedia até a alma e ele desistiu quando treinador falou que ele era muito "clássico e não ia durar no profissional se não ficasse mais forte para marcar melhor.Fora um maluco que joguei 3 anos o interestadual aqui no rio, o nome dele era Alex.PQP!!!O cara não profissional mais foda que já vi!Joguei salão e campo contra ele e não parecia fazer diferença.Ala no salão e meia(camisa 10) no campo.Fui humilhado varias vezes, eu e todo mundo, mas nem ficávamos putos, a gente sempre dizia que aquele moleque ia ser profissional e dos tops.Foi pro inter e começou na meia, centralizado, depois o técnico começou a imitar i esquema do Boca do Riquelme com 2 linhas de 4 e ele foi pra meia esquerda.Depois colocaram o cara na lateral, depois no banco porque era habilidoso mas era lento e hoje é vendedor de carros!Uma vez encontrei ele e ele disse que ficou puto que o titular corria e era forte, mas não dava um passe certo, um dominio, um cruzamento, não era habilidoso, mas no tiro de 100mts era foda.Nos já profissionais eu vejo o Robinho que surgiu no santos o de hoje ainda é habilidoso mas parece que joga com freio de mão puxado.Ficou forte e matou metade do seu futebol.uma das poucas formas de ganhar do nosso futebol era usar a força, pois tecnicamente sobrávamos, quisemos imitar o jogo físico, mas esquecemos que nosso futebol não é assim.Por isso eu acho que a culpa são dos técnicos, profissionais e da base, e dos dirigentes que pensam na venda e não no talento.Se a mentalidade não mudar estamos fudidos!
Ainda tem empresários, que fazem a farra nos clubes.

Ainda sobre o Toró ..

Conheço um que era da base, e jogava nela junto com o Toró no Fluminense, eu acho. Norat, o sobrenome dele. Era promissor, mas tomou voltas de empresário, e hoje já abandonou a carreira, pelo que parece, e dá aula de treino funcional na praia com um grande brother meu(vira e mexe aparece o nome da aula deles na globo.com até).

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

nimbus
Contato:

Mensagem por nimbus » 22 Jun 2015 13:47

Como alguns foristas já comentaram, acho que a grande saída pra salvar nosso futebol é voltarmos a atenção pra base. Hoje o tipo de jogador que mais valorizamos é o do volante marcador que sabe sair jogando. Não fazemos mais camisas 10. Valorizamos apenas os moleques com bom preparo físico já nos primeiros anos de juvenil. Só isso já valeria um tópico próprio, rs. Às vezes acho que a gente realmente vive uma entressafra zoada e que o único jeito é agradecer que apareça um marcador que minimamente saiba passar bem e armar o jogo. Lembro de 2002, no banco tinha o Luizão de reserva no ataque. Alex, França e Juninho Pernambucano nem foram. Po, qualquer um desses hoje disputaria fácil uma vaga de titular.

Acho que deveríamos nos concentrar no que a Alemanha fez depois da copa de 2002, quando depois de resultados ruins e eliminações repensou seu estilo de jogo. O processo demorou mais de 10 anos pra dar frutos, mas fizeram uma boa copa já em 2010, tiveram os dois finalistas da champions de 2013, e foram campeões ano passado aqui na banânia. Reus, Gotze, Muller, Kroos, Ozil...todos ótimos jogadores longe daquele estigma antigo de futebol alemão de apenas força.

Outra coisa, também tentando encontrar um bom modelo a se seguir, quase uma utopia aqui no huezil, é fazer com que o time principal seja um espelho da forma de se jogar da base, como no Barça. Toque de bola, tática, estilo de jogo...a base deveria ser preparada pra alimentar o time principal e não pra salvar a economia do time. Vemos jogadores saindo sem praticamente nem os vermos nos times principais. Claro que quando surge alguém um pouco fora da curva, como o Lucas do SP, ou alguém de fato com possibilidade de ser um futuro craque, como o Neymar, o assédio é grande e as propostas são irrecusáveis. Ainda assim, nesses casos pelo menos esses jogadores ficaram mais que 1, 2 temporadas. Hoje nós temos que lidar com a realidade que dificilmente teremos aqueles esquadrões que de tempos em tempos apareciam até o fim da década de 90. São Paulo de Telê, Palmeiras da Parmalat...hj provavelmente não durariam mais q 1 ano.

A coisa é tão desorganizada aqui que é difícil acontecer uma 'espanholização' com Flamengo e Corinthians se alternando como campeões por conta das cotas de TV maiores. Mas certo que uma distribuição mais justa iria trazer mais qualidade pra competição. Não precisava ser um 'draft', mas com uma cota fixa e outra variável de acordo com audiência/ torcida que não tornasse tão desigual a disputa.

Sei lá, são vários problemas. Certo que em várias camadas, a não profissionalização, o dinheiro vazando e sendo mal investido favorece muitos. Eu gosto muito de futebol, e é triste terminar de ver a champions ou uma Premier League e ver um jogo do brasileiro depois. Parece quase outro esporte.

Responder