Karamazov escreveu:
Mas tu tem que considerar outros aspecto, q é o de que Grêmio e Inter na história foram times muito mais parelhos em termos de conquista q Cruzeiro e Galo. Só agora o Galo tá respirando. Acho que isso deve contar para a rivalidade, que não é só entre torcidas.
Não acho que isso tenha muita influência, porque dentro do estado mesmo o Cruzeiro não sobra. O Atlético tem mais vitórias no confronto direto e muito mais campeonatos mineiros que o Cruzeiro. No clássico mesmo, essa diferença não se faz presente. E o atleticano é diferente, ele não tem essa relação com títulos como os outros clubes grandes do país. Ele se adaptou a dura realidade que viveram durante tantos anos, acho que por isso a torcida é tão fanática. O cruzeirense valoriza os títulos e o atleticano a torcida. Outra coisa, o Cruzeiro só passou a sobrar no quesito títulos da década de 90 pra cá, antes era parelho. Me corrija se eu tiver enganado, mas nesse sentido o Inter também deu uma equiparada nos últimos anos, com a geração do Fernandão e tal. Antes o Grêmio tinha muito mais títulos e tradição fora do Rio Grande. O Inter teve a época do Falcão e depois ficou meio no limbo até retornar em meados da década de 2000. Não?
De qualquer forma, eu acho que é perfeitamente possível rivalidades com grande diferença no quesito títulos entre as equipes. Sou brasileimão, nasci na Alemanha, filho de brasileiro com alemã e tenho uma ligação muito forte com ambos os países e lá eu torço para o VFB Stuttgart e nosso principal rival é o Karlsruher SC, time que não tem nem 1/10 da grandeza do VFB e mesmo assim, a rivalidade é bem acirrada e não diminuiu pela queda brusca do Karlsruher. Tudo bem que ali tem um fator extra que é o fato de representarmos Württemberg, enquanto eles representam Baden e a rivalidade extrapola o futebol. Mas ainda assim, é um exemplo de forte rivalidade futebolística sendo um clube muito maior que o outro. O que não é o caso de Cruzeiro e Atlético.
E no Brasil sou Flamengo e todos os outros times do Rio são nossos fregueses. Temos muito mais títulos, muito mais torcida e levamos vantagem no confronto direto sobre todos eles e isso não impede que tenhamos rivalidade. Acho que ela só é diluída porque é Flamengo vs todos os outros. Se só houvesse Flamengo e mais um, a tendência é que a rivalidade fosse super acirrada, mesmo com a discrepância entre os clubes.
Mas entendi teu ponto e faço questão de frisar que eu não quis desmerecer a rivalidade entre Grêmio e Inter.