Tudo o que eu disse lá não é pra invalidar o Messi ou CR7 como possíveis GOAT'S, como também não dá pra invalidar o nome do Pelé como possível GOAT.Iron Man escreveu: ↑06 Out 2017 15:15Concordo em partes.
Em representatividade histórica, vejo Pelé como o maior pelo menos aqui no Brasil. Em muitos lugares da Europa e na Argentina, Maradona é muito maior. E para muitos, Messi já é o maior.
Mas vi aqui muitos falarem em Pelé MELHOR, além de maior.
No quesito MELHOR, Messi está a anos luz do Pelé.
E como já falaram, antigamente, por ser um esporte amador, havia um espaço enorme para se sobressair sobre os demais.
Royce Gracie é um exemplo clássico. Hoje, jamais um atleta de 70kg teria qualquer chance contra um de 115kg, até o proprio Royce no auge teria dificuldades tremendas contra atletas de 70kg de hoje. Mesmo treinando muita trocação desde menino.
Acha mesmo justo que Royce seja considerado o MAIOR só por ter se sobressaído muito mais que qualquer outro lutador da história, desconsiderando o amadorismo do esporte da época?
Na natação, Mark Spitz realmente não ganharia nem campeonato paulista de natação com os tempos que tinha, e nas condições e treinamentos de hoje, acredito que dificilmente ele conseguiria algo nos mundiais e olimpíadas por questões de anatomia. E mesmo com números impressionantes, não acho ele maior que um Ian Thorpe, atleta de carreira curtíssima.
Nadia Comaneci tiraria quanto hoje com a série nota 10 dela? Seria ela capaz de chegar ao nível medalhista de outro olímpico de hoje?
Acho que nesta balança aí deve-se considerar que se sobrassair como Messi e CR7 fazem hoje é infinitamente mais difícil que se sobressair na década de 60.
Também acho que Títulos são conquistas coletivas e devem pesar menos sobre méritos individuais. CR7 NUNCA terá uma copa do mundo na vida, nem por isso ele é pior que qualquer outro jogador que tenha conquistado este título.
Eu só acho que o argumento sobre o melhor da história não pode ser "como será que o Pelé jogaria hoje", mas simplesmente analisar o que ele fez em sua época, seus gols, seus títulos, a importância dele no mundo do esporte. Isso comparado com o Messi, Maradona, CR7...