Não foi só isso que mudou muito. Assistindo qualquer jogo desses da década de 60 e 70 qualquer um que já não esteja acostumado estranha a maneira bizarra (não pra época, mas sim pra agora) que os zagueiros costumeiramente chegavam nos atacantes, se jogando de maneira estranha, dando carrinhos as vezes há uns 3 metros de distância da bola, etc (claro que a atuação deles passava muito longe de se resumir a isso, mas era frequente, muito mais do que hoje). Os dribles, por parte de alguns jogadores, estão agora muito mais incrementados e imprevisíveis. Enfim, dá pra perceber várias diferenças individuais gritantes, o que não tem nada de anormal, na verdade. Anormal é querer negar até isso.Baden escreveu:Se você observarem, o que realmente mudou é que os jogadores- aprimorando o velho estilo europeu- correm o tempo todo em campo, pra marcar e se posicionar, obedecendo a esquemas táticos.
Em termos individuais, a coisa não mudou muito. Domínio de bola, visão de jogo, habilidade pra driblar, mesmo explosão e velocidade... precisão pra chutar, cobrança de faltas, de pênaltis. Os craques nesses quesitos, ao menos no futebol, são ainda os craques de todas as épocas. Apareceu alguém que humilhe Garrincha nos dribles? Que humilhe Pelé nas cabeçadas? Que humilhe Gerson nos lançamentos de longa distância? Que humilhe Zico na visão de jogo e assistências sensacionais?
O Messi por acaso, na época do superfutebol defendido pelos imediatistas, chega a ter tanta intimidade com a bola como essa aqui do Maradona? O que falta ainda ao pokemon pra conseguir evoluir direito?
Seria heresia dizer que humilha, mas que me perdoe Garrincha, a habilidade de um Ronaldinho Gaucho ao driblar ao menos pra mim é muito mais impressionante, por mais que isso seja injusto uma vez que, como disse, os dribles estão muito mais incrementados e imprevisíveis (aliás, nesse quesito, Ronaldinho é GOAT na minha opinião).
Sobre a "intimidade" de Messi com a bola.