Mensagem
por elemento » 11 Abr 2015 17:37
Infelizmente não tive o privilégio de ver o Rei jogar. Mas é incrível quando você conversa com o pessoal mais velho, o brilho nos olhos deles quando falam do Pelé. Os velhos falam com o mesmo entusiasmo de que se tivessem falando de um filho, de um neto. É muito legal. Isso me faz ter respeito pelo negão, apesar de achá-lo um merda completo como pessoa. Mas como aqui a análise é baseada em futebol, foda-se o que ele fez/faz na vida real.
Dos que eu vi jogar, os que mais me encheram os olhos foram (sem ordem específica) :
Maradona - polêmico, drogado, bocudo e chato como 90% dos argentinos, mas foi um gênio canhoto incomparável. O que ele fez com a perna esquerda foi algo surreal, mágico, que só quem viu tem ideia. Na Argentina e no Napoli ele é um Deus e com certeza merece o rótulo.
Transformou um time pobre do sul da Itália em potência, quando Juve e Milan eram superpotências intocáveis na Europa. Deu uma Copa pra Argentina protagonizando a maior performance já vista em uma Copa do Mundo. É o cara que você vê brincando com a bola e sabe que ele nasceu pra fazer aquilo.
R9 - Detestável, perdeu status de ídolo depois de se meter na política (e com travecos tsc), mas não dá pra esquecer o que ele fez no auge. É o maior 9 da história da seleção brasileira - talvez do futebol mundial - e não houve na história do futebol um 9 mais dominante e imparável no auge. R9 nos seus melhores anos (principalmente Barça/Inter) foi a coisa mais absurda que eu já vi no futebol em termos de combinação de velocidade/controle/potência/técnica . Um freak total que brilhava com a camisa da seleção e em Copas.
Infelizmente teve a carreira prejudicada por inúmeras lesões.
R10 - Baladeiro, talvez não tenha conseguido 50% do que poderia por falta de ética de trabalho, mas foi o maior representante do futebol arte moderno. Aliava técnica e genialidade com a força/velocidade requeridas para fazê-lo no futebol moderno.
Era o cara que você matava aula ou qualquer outro compromisso pra assistir e todo jogo era uma jogada de gênio nova, um drible, um gol, um passe, um verdadeiro show. Uma pena o auge dele não ter durado tanto por fatores extra-campo. Não jogou 50% do que jogou no Barcelona com a camisa da seleção, mas a genialidade dele no Barça foi algo espetacular que merece respeito.
Zidane - Brasil treme só de ouvir o nome do Maestro. Cansou de dar surra de pau mole no Brasil e foi, não só o maior expoente da melhor geração francesa de todos os tempos, como também um dos maiores jogadores europeus da história.
Um gênio com técnica, classe, elegância, que jogava com a cabeça erguida o tempo todo e tinha um controle de bola incomparável. Vê-lo jogar era como ver o Mestre Federer jogando tênis ou ver o Barry Sanders num campo de futebol americano. De longe meu jogador Europeu favorito.
Denis Bergkamp - Minha escolha "under the radar". Não aparece na grande maioria das listas dos colegas. Foi um gênio silencioso, que não fazia alarde, mas foi um dos maiores jogadores da PL de todos os tempos. Um dos jogadores mais inteligentes que eu vi jogar. Tinha frieza, controle de bola, visão, passe, finalização.
Era um prazer assistir o Arsenal naquela época, com Bergkamp, Henry, Pires e Viera. Depois que o Mestre se aposentou o Arsenal virou um Guarani da vida e o Wenger um Muricy com grife.
SPFC
San Antonio Spurs
Baltimore Ravens
Málaga FC