SALINHO escreveu:
Eu não tenho um segundo time, não tenho camisa de nenhum outro time, mas tenho minhas preferências. E note que essas preferências todas estão ligadas ao Ceará (ou por ser time irmão como o Papão e o ABC, ou por essa divisão dos amigos gaúchos torcerem Gaymio e Bostaleza).
Além disso, tem o fato do Ceará ter perdido o título da Copa do Brasil de 1994 pro Grêmio/Godoi.
Mas sobre essa história de misto eu tenho uma opinião sobre isso: ser misto é um fenômeno socio cultural (não é simplemente ter simpatia pro outros clubes).
Isso é um processo que aconteceu porque antigamente os jogos locais (Norte/Nordeste/CentroOeste) não eram transmitidos na TV, e as grandes redes (principalmente a Globo) só passava futebol do Sudeste, principalmente do RJ.
Por isso que a maioria das pessoas mais velhas que moram no Nordeste torcem Bahia e São Paulo, Fortaleza e Flamengo, etc. Note que não há nordestino torcendo por Inter, Grêmio, Cruzeiro ou Atlético/MG. A grande torcida aqui é por times do RJ e SP (principalmente RJ).
Hoje em dia isso praticamente acabou, já que os jogos dos times locais são transmitidos e a imprensa daqui dá muito mais espaço aos nossos times. Por isso a maioria dos jovens já torcem apenas (ou principalmente) por seus times locais.
O engraçado é que agora esse fenômeno está acontecendo, mas em todo Brasil, em relação aos times do exterior. Agora o cara que torce Flamengo, Vasco, Corinthians, etc, além do seu time local está também torcendo por times europeus.
Então o cara é Flamengo ou Palmeiras, mas tem grande simpatia pelo Barcelona ou Real Madrid ou Chelsea, etc.
Acho que vai ter uma pivetada agora que vai torcer mais Barcelona que Corinthias ou Flamengo, etc.
p.s.: já o meu caso não tem nada a ver com isso, pois há uma relação direta dos outros clubes que tenho simpatia com o MEU clube.