Concentração das torcidas brasileiras vs resto do mundo
Concentração das torcidas brasileiras vs resto do mundo
Uma coisa que sempre penso quando falam que aqui é o país do futebol. Tá, beleza que isso de lotação tem várias desculpas etc etc, mas vocês já perceberam que aqui o mais comum de acontecer é o grande quase sempre por mais torcida que os pequenos mesmo jogando fora? mesmo que esse seja la na pqp pelo norte/nordeste?
Aí tu ve os times da Europa e o Gijón tem 80% da torcida no seu estádio contra o Real, os times da serie z da Inglaterra tem mais torcida que um Manchester United etc quando jogam em seu campo. Isso porque muitas vezes os times são muito identificados com seu bairro/cidade. Aqui já é raro alguém torcer SÓ para o time pequeno, quanto mais ter maioria contra um time grande.
Eu não sei se isso se deve as transmissões da tv, talvez seja. Mas tb deve ter relação com os times de fora serem bem mais velhos...e não tenho conhecimento sobre o resto da américa do sul, mas acho que o Brasil é um dos piores nesse quesito. Eu NUNCA vi um time de fora ter mais torcida que o mandante na Europa.
Eu preferia bem mais vários times pequenos~médios com forte identificação do que isso que falam que o Brasil tem "mais de 10 times grandes".
Aí tu ve os times da Europa e o Gijón tem 80% da torcida no seu estádio contra o Real, os times da serie z da Inglaterra tem mais torcida que um Manchester United etc quando jogam em seu campo. Isso porque muitas vezes os times são muito identificados com seu bairro/cidade. Aqui já é raro alguém torcer SÓ para o time pequeno, quanto mais ter maioria contra um time grande.
Eu não sei se isso se deve as transmissões da tv, talvez seja. Mas tb deve ter relação com os times de fora serem bem mais velhos...e não tenho conhecimento sobre o resto da américa do sul, mas acho que o Brasil é um dos piores nesse quesito. Eu NUNCA vi um time de fora ter mais torcida que o mandante na Europa.
Eu preferia bem mais vários times pequenos~médios com forte identificação do que isso que falam que o Brasil tem "mais de 10 times grandes".
- Michael Scofield
- Ombudsman
- Contato:
Re: Concentração das torcidas brasileiras vs resto do mundo
De novo isso cara? É muito vira-latismo.
Parece que está começando a ir embora a questão do vírus - Micto, Bolso. 12/04/2020
Vc tem razão, Pegaso... torcedor de futebol no Brasil tem pouco apego aos times locais.
Agora o ponto chave nisso, na minha opinião, é a extensão territorial do Brasil em comparação com a Europa, cuja maioria dos países tem o tamanho de estados brasileiros.
Explico: Cada "estado" de um país europeu, tem no máximo 1 ou 2 times de expressão, o que acaba polarizando a torcida do povo local entre um desses dois. Ainda existe uma pequena parcela dessa população local que acaba não torcendo pra nenhum dos dois, torce pra um dos grandes do país e acaba "simpatizando" um dos outros clubes "do bairro" de menor expressão e adotando como seu clube local.
Aqui no RJ era bem comum isso até alguns anos atrás, sendo o Bangu e América os "líderes" no quesito segundo time, sendo que muitos torciam somente por eles, semelhante a Guarani e Ponte em SP. Acredito que no interior de SP isso se repita com outros clubes... de forma semelhante ao que acontece com grande parcela dos torcedores nordestinos, que costumam ter seu time local e seu time "grande".
Antes, essa galera costumava prestigiar os jogos de seus times locais, mas ae a gente cai novamente naquela história da lotação dos estádios aqui no Brasil. Se nem os times que concentram maior número de torcedores lotam seus jogos, imagina os pequenos!
Agora o ponto chave nisso, na minha opinião, é a extensão territorial do Brasil em comparação com a Europa, cuja maioria dos países tem o tamanho de estados brasileiros.
Explico: Cada "estado" de um país europeu, tem no máximo 1 ou 2 times de expressão, o que acaba polarizando a torcida do povo local entre um desses dois. Ainda existe uma pequena parcela dessa população local que acaba não torcendo pra nenhum dos dois, torce pra um dos grandes do país e acaba "simpatizando" um dos outros clubes "do bairro" de menor expressão e adotando como seu clube local.
Aqui no RJ era bem comum isso até alguns anos atrás, sendo o Bangu e América os "líderes" no quesito segundo time, sendo que muitos torciam somente por eles, semelhante a Guarani e Ponte em SP. Acredito que no interior de SP isso se repita com outros clubes... de forma semelhante ao que acontece com grande parcela dos torcedores nordestinos, que costumam ter seu time local e seu time "grande".
Antes, essa galera costumava prestigiar os jogos de seus times locais, mas ae a gente cai novamente naquela história da lotação dos estádios aqui no Brasil. Se nem os times que concentram maior número de torcedores lotam seus jogos, imagina os pequenos!
A maioria dos Brasileiros não gosta de esporte, gosta de ganhar. Então só apoia um time ou atleta que tenha alguma chance.
- kyo_spirit
- Aprendiz
- Contato:
No campeonato argentino 14 times eram de Buenos Aires. E todos com sua torcida fiel comparecendo ao estádio; ao invés da capital inteira se dividir entre os grandes, todos tem seu público.Pegaso escreveu:Uma coisa que sempre penso quando falam que aqui é o país do futebol. Tá, beleza que isso de lotação tem várias desculpas etc etc, mas vocês já perceberam que aqui o mais comum de acontecer é o grande quase sempre por mais torcida que os pequenos mesmo jogando fora? mesmo que esse seja la na pqp pelo norte/nordeste?
Mesma coisa o q vc citou da INglaterra: eles colocam a rodada de sábado com dezenas de jogos ao mesmo tempo de várias divisões e mesmo os times da quinta divisão tem sua torcida lá.
Isso, na minha opinião, é realmente gostar de futebol e ser torcedor. Aqui no Brasil as pessoas só passam a torcer por algum time se percebem que esse time tem chance d título- até qd vão acompanhar campeonatos gringos o comportamento se repete. É digno de desprezo neguinho q vem dizer q torce pra Real, Barcelona etc etc.....pq não foi torcer pro Alaves?

Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).
- adauto_mma
- Aprendiz
- Contato:
Eu mesmo sou assim, torço pro SP, mas como time ta uma draga, tenho acompanhado o Real Madrid, na NBA sempre torcia pro Chicago Bulls, mas desde 2015 acompanho o Warriors, eu torcia pelo Guga, depois dei um tempo, depois Djokovic, agora que ele só está perdendo tbm dei um tempo, pra nós brasileiros esporte é diversão e ficar só perdendo não nos diverte nem um pouco!gus77 escreveu:A maioria dos Brasileiros não gosta de esporte, gosta de ganhar. Então só apoia um time ou atleta que tenha alguma chance.
Acho que construir um bom futuro, estudando, trabalhando e investindo, me parece ser o que realmente importa, os europeus são fanáticos porque estão com a vida ganha...
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)
(William Wallace)
-
- Contato:
Não discordo de nenhuma linha do que você escreveu.adauto_mma escreveu:Eu mesmo sou assim, torço pro SP, mas como time ta uma draga, tenho acompanhado o Real Madrid, na NBA sempre torcia pro Chicago Bulls, mas desde 2015 acompanho o Warriors, eu torcia pelo Guga, depois dei um tempo, depois Djokovic, agora que ele só está perdendo tbm dei um tempo, pra nós brasileiros esporte é diversão e ficar só perdendo não nos diverte nem um pouco!
Acho que construir um bom futuro, estudando, trabalhando e investindo, me parece ser o que realmente importa, os europeus são fanáticos porque estão com a vida ganha...
Aqui os maiores times sempre estão nas capitais. Não existe um time grande do interior. Aparecem equipes esporádicas que têm um curto destaque, mas depois desaparecem: Bragantino, Inter de Limeira, São Caetano e outros poucos, mas depois desaparecem. Esse fenômenos ocorre mais em São Paulo. Time grande fora das capitais, só recordo do Santos, que já foi uma cidade rica e importante politicamente no passado. Ponte Preta e Guarani seriam exemplos de times fora das capitais que conseguem alguma projeção, mas raramente vencem campeonatos. Santos e Campinas ficam ao lado de São Paulo. Na Europa, as pessoas acabam se identificando com a equipe local. Em alguns países, as distâncias são curtas e o sistema de transportes é eficiente. Isso ajuda o torcedor que quer acompanhar e torcer pelo time.
- RodrigoSilva
- Contato:
O brasil é o país do futebol devido outras coisas, não tem nada a ver com lotação de estádio.Pegaso escreveu:Uma coisa que sempre penso quando falam que aqui é o país do futebol. Tá, beleza que isso de lotação tem várias desculpas etc etc, mas vocês já perceberam que aqui o mais comum de acontecer é o grande quase sempre por mais torcida que os pequenos mesmo jogando fora? mesmo que esse seja la na pqp pelo norte/nordeste?
E de onde você tirou que os times de grande massa no Brasil bota mais torcida que os times do norte/nordeste?
Puxa ai jogos lotados onde Fortaleza, Sport, Bahia, Vitoria, Ceará, Santa Cruz, etc.. tenha tido menor quantidade de torcida do que um time do sudeste.
"Eu NUNCA vi um time de fora ter mais torcida que o mandante EM RECIFE."
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport
✰ 1987 ✰ 2008

— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport
✰ 1987 ✰ 2008