Concentração das torcidas brasileiras vs resto do mundo
Concentração das torcidas brasileiras vs resto do mundo
Uma coisa que sempre penso quando falam que aqui é o país do futebol. Tá, beleza que isso de lotação tem várias desculpas etc etc, mas vocês já perceberam que aqui o mais comum de acontecer é o grande quase sempre por mais torcida que os pequenos mesmo jogando fora? mesmo que esse seja la na pqp pelo norte/nordeste?
Aí tu ve os times da Europa e o Gijón tem 80% da torcida no seu estádio contra o Real, os times da serie z da Inglaterra tem mais torcida que um Manchester United etc quando jogam em seu campo. Isso porque muitas vezes os times são muito identificados com seu bairro/cidade. Aqui já é raro alguém torcer SÓ para o time pequeno, quanto mais ter maioria contra um time grande.
Eu não sei se isso se deve as transmissões da tv, talvez seja. Mas tb deve ter relação com os times de fora serem bem mais velhos...e não tenho conhecimento sobre o resto da américa do sul, mas acho que o Brasil é um dos piores nesse quesito. Eu NUNCA vi um time de fora ter mais torcida que o mandante na Europa.
Eu preferia bem mais vários times pequenos~médios com forte identificação do que isso que falam que o Brasil tem "mais de 10 times grandes".
Aí tu ve os times da Europa e o Gijón tem 80% da torcida no seu estádio contra o Real, os times da serie z da Inglaterra tem mais torcida que um Manchester United etc quando jogam em seu campo. Isso porque muitas vezes os times são muito identificados com seu bairro/cidade. Aqui já é raro alguém torcer SÓ para o time pequeno, quanto mais ter maioria contra um time grande.
Eu não sei se isso se deve as transmissões da tv, talvez seja. Mas tb deve ter relação com os times de fora serem bem mais velhos...e não tenho conhecimento sobre o resto da américa do sul, mas acho que o Brasil é um dos piores nesse quesito. Eu NUNCA vi um time de fora ter mais torcida que o mandante na Europa.