[LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão prontas
- Krlos Eduardo
- Mensagens: 3100
- Registrado em: 07 Dez 2014 08:28
- Contato:
[LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão prontas
Quase um ano após o início da Copa, uma derrota diferente daquelas sofridas pelo Brasil em campo é visível nas 12 cidades-sede do evento: ao menos 35 obras de transporte coletivo e de aeroportos ainda não estão concluídas.
Orçadas em R$ 11 bilhões quando lançadas, em 2010, elas estão atrasadas, paradas ou nem foram iniciadas. Em alguns casos, investigações estão sendo feitas por suspeita de corrupção.
E não são só problemas com estádios, que além de tudo caminham em parte para virar "elefantes brancos", como em Brasília e em Cuiabá.
O setor de transporte urbano, vendido pelo governo como o principal legado do torneio, só tem 21,4% das obras de grande porte previstas em 2010 concluídas, segundo levantamento da Folha e checado in loco em Fortaleza (CE) e em Cuiabá (MT), onde estão as obras com mais problemas.
Essas obras foram definidas para a instalação de três tipos de meios de transporte: BRTs (ônibus especiais em corredores), VLTs (trens leves sobre trilhos) e monotrilhos.
O pacote inicial, de 2010, previa 48 obras de mobilidade urbana e 25 em aeroportos. A composição foi alterada. Em 2013, na última lista oficial, havia 51 projetos de mobilidade e 23 em aeroportos.
Os atrasos encarecerão as obras. O preço de projeto (que não considera a inflação) com que elas foram contratadas depois de 2010 já era, em média, 33% superior ao previsto no lançamento do pacote.
Mas o valor vai subir mais. No caso de um VLT em Cuiabá, o projeto começou em R$ 700 milhões, passou na licitação para R$ 1,5 bilhão e deve alcançar os R$ 2,5 bilhões.
Quarenta trens foram encomendados e pagos, ao custo de R$ 500 milhões. Como não há trecho pronto do VLT de mais de 22 km, os veículos estão parados num pátio.
Quase 90% do financiamento de R$ 1,1 bilhão já foi liberado. Uma CPI foi aberta para descobrir para onde foi o dinheiro, já que a obra tem menos de 50% de avanço.
O monotrilho da Linha 17-Ouro, em São Paulo, quando lançado para a Copa, custaria R$ 2,9 bilhões. O valor está em R$ 4,7 bilhões, e a conclusão, prevista para março de 2013, pulou para 2017.
Dificuldades com desapropriações, alta de custos, projetos mal concebidos e falta de recursos são motivos apontados pelos especialistas para o fracasso da empreitada.
AEROPORTOS
No caso dos aeroportos, a estatal Infraero não conseguiu entregar 12 obras previstas para a Copa. O concessionário do aeroporto de Campinas também não concluiu a ampliação do novo terminal.
Doze projetos ficaram prontos –os maiores ficaram sob a responsabilidade de concessionários que assumiram os aeroportos em 2012.
http://f.i.uol.com.br/folha/mercado/images/15157224.gif
O aeroporto de Fortaleza tinha previsão de um novo terminal, para junho de 2013. A obra começou e foi abandonada com 16% realizados.
Nos estádios, a vocação para "elefante branco" não é mais o único problema. Os custos a mais pelos erros e atrasos começam a aparecer.
A Arena Pernambuco foi estimada em R$ 532 milhões. A Odebrecht Properties, que a administra, diz que teve prejuízos por mudanças no cronograma e quer R$ 257 milhões a mais. O Estado não aceitou pagar, e o caso foi parar na Justiça.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... =facefolha
sou vira-lata
neymar
feijoada
Orçadas em R$ 11 bilhões quando lançadas, em 2010, elas estão atrasadas, paradas ou nem foram iniciadas. Em alguns casos, investigações estão sendo feitas por suspeita de corrupção.
E não são só problemas com estádios, que além de tudo caminham em parte para virar "elefantes brancos", como em Brasília e em Cuiabá.
O setor de transporte urbano, vendido pelo governo como o principal legado do torneio, só tem 21,4% das obras de grande porte previstas em 2010 concluídas, segundo levantamento da Folha e checado in loco em Fortaleza (CE) e em Cuiabá (MT), onde estão as obras com mais problemas.
Essas obras foram definidas para a instalação de três tipos de meios de transporte: BRTs (ônibus especiais em corredores), VLTs (trens leves sobre trilhos) e monotrilhos.
O pacote inicial, de 2010, previa 48 obras de mobilidade urbana e 25 em aeroportos. A composição foi alterada. Em 2013, na última lista oficial, havia 51 projetos de mobilidade e 23 em aeroportos.
Os atrasos encarecerão as obras. O preço de projeto (que não considera a inflação) com que elas foram contratadas depois de 2010 já era, em média, 33% superior ao previsto no lançamento do pacote.
Mas o valor vai subir mais. No caso de um VLT em Cuiabá, o projeto começou em R$ 700 milhões, passou na licitação para R$ 1,5 bilhão e deve alcançar os R$ 2,5 bilhões.
Quarenta trens foram encomendados e pagos, ao custo de R$ 500 milhões. Como não há trecho pronto do VLT de mais de 22 km, os veículos estão parados num pátio.
Quase 90% do financiamento de R$ 1,1 bilhão já foi liberado. Uma CPI foi aberta para descobrir para onde foi o dinheiro, já que a obra tem menos de 50% de avanço.
O monotrilho da Linha 17-Ouro, em São Paulo, quando lançado para a Copa, custaria R$ 2,9 bilhões. O valor está em R$ 4,7 bilhões, e a conclusão, prevista para março de 2013, pulou para 2017.
Dificuldades com desapropriações, alta de custos, projetos mal concebidos e falta de recursos são motivos apontados pelos especialistas para o fracasso da empreitada.
AEROPORTOS
No caso dos aeroportos, a estatal Infraero não conseguiu entregar 12 obras previstas para a Copa. O concessionário do aeroporto de Campinas também não concluiu a ampliação do novo terminal.
Doze projetos ficaram prontos –os maiores ficaram sob a responsabilidade de concessionários que assumiram os aeroportos em 2012.
http://f.i.uol.com.br/folha/mercado/images/15157224.gif
O aeroporto de Fortaleza tinha previsão de um novo terminal, para junho de 2013. A obra começou e foi abandonada com 16% realizados.
Nos estádios, a vocação para "elefante branco" não é mais o único problema. Os custos a mais pelos erros e atrasos começam a aparecer.
A Arena Pernambuco foi estimada em R$ 532 milhões. A Odebrecht Properties, que a administra, diz que teve prejuízos por mudanças no cronograma e quer R$ 257 milhões a mais. O Estado não aceitou pagar, e o caso foi parar na Justiça.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... =facefolha
sou vira-lata
neymar
feijoada
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront
O pessoal não entende que as obras estão previstas para 2022, ou seja, para a Copa do Catar...
Filmes Trash - http://filmelixo.blogspot.com.br/
- Gangster Silva Pelé
- Mensagens: 1140
- Registrado em: 23 Nov 2014 21:19
- Contato:
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront

I'm just a kid o rapá!!!
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront

Soul Rebel....
Vá em frente, eu não faço compra aqui. (Cobra, Stallone)
Vá em frente, eu não faço compra aqui. (Cobra, Stallone)
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront

Soul Rebel....
Vá em frente, eu não faço compra aqui. (Cobra, Stallone)
Vá em frente, eu não faço compra aqui. (Cobra, Stallone)
- rei gabiru
- Mensagens: 5139
- Registrado em: 08 Set 2014 13:33
- Contato:
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront
Lula e Dilma assassinos....feijoada.
Aqui em P. Alegre os tais BRTs se arrastam e a extensao da pista do aeroporto foi pro saco.
Caipirinha.
Aqui em P. Alegre os tais BRTs se arrastam e a extensao da pista do aeroporto foi pro saco.
Caipirinha.
Team Tabajara
Rei Gabiru, o "Maldito"
Rei Gabiru, o "Maldito"
- JackmAtAll
- Admin
- Mensagens: 27028
- Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
- Contato:
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront
Alguém tem que ganhar muito dinheiro e provavelmente não somos nós que trabalhamos todos os dias.Urso_Verde escreveu:Este metrô que vai de congonhas até o estádio do São Paulo é uma aberração.
Ele poderia ir facilmente de congonhas até a estação de trem na marginal, e o metrô da vila Sônia poderia ter uma extensão até o Panetone Rosa. Seria algo de 2 km se muito...
Mas os caras escolhem o projeto mais difícil e caro
Tapirus terrestris
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront
E quem entrava no finado e criticava a Copa quando houve o anúncio? O mais comum era ser chamado de pessimista. Daí, para receber o rótulo de fascista era um pulo. Agora aguenta a trolha.
Faltam seringas nos hospitais públicos, mas tem obra bilionária abandonada.
Faltam seringas nos hospitais públicos, mas tem obra bilionária abandonada.
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront
Uma pergunta: No caso das obras para a Copa, todas são custeadas e supervisionadas pelo Governo Federal ou elas são de incumbência dos governos estaduais?
OBS: Todos os partidos são um lixo completo.
OBS: Todos os partidos são um lixo completo.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."
Re: [LEGADOHUENEWS] 1 ano após copa 35 obras não estão pront
Feijoada caipirinha
Bruno Korea
Bruno Korea
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: jiuhu e 43 visitantes