Como salvar o nosso futebol - Vamos debater sensatamente

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Blue Ocean
Contato:

Como salvar o nosso futebol - Vamos debater sensatamente

Mensagem por Blue Ocean » 21 Jun 2015 16:10

Temos, entre nós foristas, uma paixão quase que em comum, que é o Futebol. E que agoniza em uma crise crônica.
A Seleção e o seu futebol, antes admirada pelo mundo afora, hoje é motivo de chacota.
As novas safras não convencem, ou parecem ser muito aquém daquilo que um dia já produzimos.
Evitando brigas clubísticas, na opinião de vocês, quais os fatores responsáveis pela "derrocada" da qualidade de nosso futebol?
E quais as reformas necessárias para elevá-la novamente ao nível de onde não deveria ter saído?
Por uma questão matemática, a quantidade de praticantes dentro de um universo de mais de 220 milhões de habitantes já é fator natural para pintar talentos em abundância, o que não está sendo aproveitado.

Vou elencar alguns pontos que possam servir de debate:

1. O amadorismo da gestão dos clubes que se sustentam com o aval e apoio à CBF
2. Clubes que não apostam em formação de novos jogadores
3. Jovens indo cada vez mais cedo para outros países
4. Qualidade dos treinadores brasileiros
5. Empresários x olheiros x técnicos
6. Falta de comprometimento dos atletas com seus clubes e a Seleção, qdo são convocados

...

Como vocês enxergam nossa situação? Tem saída?
Abs
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Tarantino
Contato:

Re: Como salvar o nosso futebol - Vamos debater sensatamente

Mensagem por Tarantino » 21 Jun 2015 16:23

Bom tópico.

Nem vou comentar de seleção, pois nunca gostei e só vejo os jogos durante a copa do mundo.

Acho que soluções simples teriam bons efeitos.

Acabar com os estaduais ou então fazer que os estaduais sejam a quinta ou sexta divisão do brasileiro. Acho inadmissível que em 2015 tenhamos um modelo arcaico que só serve para apequenar times grandes e fazer times pequenos ganhar um troco.

Os estaduais servem mais para empresários e dirigentes marginais. Além da criação de dezena de centenas de times que não servem para nada. Imaginem que em Brasília uma época tinha 3 divisões. Um local onde a primeira divisão deve ter média de 2 mil espectadores, um lugar onde praticamente não existe a cultura de futebol.

Acabando com os estaduais melhoraria outro ponto, a quantidade de clássicos que os times disputam. Lembro que antigamente Vasco vs Flamengo era o jogo que eu mais aguardava, hoje em dia se eu perder o jogo desse mês, no próximo tem outro. Sei que antigamente também tinha estadual e nacional, mas de alguma forma essa magia foi se perdendo. Se tivesse só dois clássicos por ano, o público daria muito mais valor e lotaria os estádios.

A divisão das cotas de tv tinham que ser melhor dividida, acho que os times que dão mais audiência devem receber mais que os demais, mas a disparidade não pode ser tão grande.

Tem vários outros pontos que deviam ser mudado

lekodf
Contato:

Mensagem por lekodf » 21 Jun 2015 16:23

um dos principais problemas na minha opinião é a má formação de técnicos no brasil

ao contrario da europa onde existem cursos de alto nível, e vc pra ser treinador tem q ter certificado desses cursos, aqui no brasil nao tem isso, qualquer um pode ser técnico sem nenhuma base teórica

jogadores brasileiros são mal formados na base, e à exceção daqueles bons q já tem um talento e se mandam pra fora, temos uma quantidade imensa de pernas de pau

outro problema é exatamente o êxodo de jogadores mto jovens dos seus clubes (phillipe coutinho, willian, douglas costa, só pra citar alguns), já que os clubes estão quebrados e preferem dinheiro rápido

oq leva ao outro problema: dirigentes incompetentes e corruptos, quebram seus clubes, os deixando sem capacidade de segurar jovens revelações, vendem a base para os empresários (enfim, uma coisa puxa a outra)

praticamente não existe fiscalização governamental em relação a isso tudo, já q o futebol é "atividade privada", com essa desculpa, dirigentes de clubes e federações continuam mandando e desmandando no futebol, roubando e quebrando os clubes. tudo isso com aval da TV Globo

resumindo: êxodo dos melhores jogadores com pouca idade, clubes quebrados, dirigentes incompetentes e corruptos, técnicos sem formação q são verdadeiros imbecis, e por aí vai

lekodf
Contato:

Mensagem por lekodf » 21 Jun 2015 16:27

pra mim não existe solução a curto prazo

faço uma analogia com a reforma política do congresso nacional: quem é cria do sistema, não vai derrubar esse sistema e criar outro em que não tenha protagonismo

deveriam mudar a forma como se elegem presidentes de federações e da CBF, democratizando e abrindo pra mais pessoas, talvez representantes de atletas, dos clubes da série B, e até de torcedores pq não... e também democratizar a gestão dos clubes, permitindo os sócios a votarem e a participarem ativamente dos clubes

qual a chance disso acontecer? zero. ainda mais q existe uma bancada no congresso q é subserviente a CBF e dirigentes do futebol brasileiro

a chance mínima de acontecer é, digamos, a seleçao brasileira entrar em crise, aí começa a pressão da Globo, empresários, e também claro se cair o Del Nero, uma junção desses fatores pode fazer com q algo de positivo aconteça no futebol brasileiro

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 21 Jun 2015 16:36

lekodf escreveu:pra mim não existe solução a curto prazo

faço uma analogia com a reforma política do congresso nacional: quem é cria do sistema, não vai derrubar esse sistema e criar outro em que não tenha protagonismo

deveriam mudar a forma como se elegem presidentes de federações e da CBF, democratizando e abrindo pra mais pessoas, talvez representantes de atletas, dos clubes da série B, e até de torcedores pq não... e também democratizar a gestão dos clubes, permitindo os sócios a votarem e a participarem ativamente dos clubes

qual a chance disso acontecer? zero. ainda mais q existe uma bancada no congresso q é subserviente a CBF e dirigentes do futebol brasileiro

a chance mínima de acontecer é, digamos, a seleçao brasileira entrar em crise, aí começa a pressão da Globo, empresários, e também claro se cair o Del Nero, uma junção desses fatores pode fazer com q algo de positivo aconteça no futebol brasileiro
Não diria que não existe solução a curto prazo. Diria que todos aqui vão morrer e o futebol brasileiro continuará sem solução

E concordo com o seu outro post, a má formação dos jogadores é algo absurdo. Se não tivessemos sorte de nascerem tantos bons jogadores, nós seríamos um Paraguai da vida. Não tem treino sério, jogadores, como o Jean do Fla, não aprendem o básico nas bases.

Nossos técnicos são uma vergonha, salvam uns 5%, os demais são atrasados tecnicamente, putinha de torcida, putinha do craque do time, putinha de dirigente, não sabem perder, colocam a culpa nos outros, enfim uns merdas

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 21 Jun 2015 16:38

Tarantino escreveu:Bom tópico.

Nem vou comentar de seleção, pois nunca gostei e só vejo os jogos durante a copa do mundo.

Acho que soluções simples teriam bons efeitos.

Acabar com os estaduais ou então fazer que os estaduais sejam a quinta ou sexta divisão do brasileiro. Acho inadmissível que em 2015 tenhamos um modelo arcaico que só serve para apequenar times grandes e fazer times pequenos ganhar um troco.

Os estaduais servem mais para empresários e dirigentes marginais. Além da criação de dezena de centenas de times que não servem para nada. Imaginem que em Brasília uma época tinha 3 divisões. Um local onde a primeira divisão deve ter média de 2 mil espectadores, um lugar onde praticamente não existe a cultura de futebol.

Acabando com os estaduais melhoraria outro ponto, a quantidade de clássicos que os times disputam. Lembro que antigamente Vasco vs Flamengo era o jogo que eu mais aguardava, hoje em dia se eu perder o jogo desse mês, no próximo tem outro. Sei que antigamente também tinha estadual e nacional, mas de alguma forma essa magia foi se perdendo. Se tivesse só dois clássicos por ano, o público daria muito mais valor e lotaria os estádios.

A divisão das cotas de tv tinham que ser melhor dividida, acho que os times que dão mais audiência devem receber mais que os demais, mas a disparidade não pode ser tão grande.

Tem vários outros pontos que deviam ser mudado
Pois é, tem cidade do tamanho de um ovo que mantém, ou tenta manter, um clube de futebol, que é caro pra caramba e não se sustenta, até por causa dos desvios de dinheiro. Poderiam investir em atletismo ou outras formas de esporte com custo menor, o que geraria melhor exposição da cidade, dos patrocinadores e permitiria transformar o esporte como meio efetivo de inclusão de crianças e jovens.

Os Estaduais se sustentam pela mística do passado, e creio que dificilmente um dia sairão do calendário das Federações.

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 21 Jun 2015 16:40

lekodf escreveu: a chance mínima de acontecer é, digamos, a seleçao brasileira entrar em crise, aí começa a pressão da Globo, empresários, e também claro se cair o Del Nero, uma junção desses fatores pode fazer com q algo de positivo aconteça no futebol brasileiro
Quem sabe essa implosão na CBF não sirva para alguma coisa positiva, não é Lekodf?

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 21 Jun 2015 16:45

Zanca escreveu:A parada é o seguinte, não tem renovação! A mulecada de hj em dia quer Playstation + face + ostentação.
Os campinhos de futebola morreram.
Na minha época a gente jogava bola até com monte de jornal enrolado em fita.

Na própria facu, só se interessava bater uma pelada depois da aula os caras mais velhos, a geração novinha ficavam de viadagem falando que tinham que acordar cedo sendo que quem trabalhava de verdade eram os mais velhos.
Mudou muito mesmo.
Molecada se interessa mais em fazer final de PS e XBox do que final de pelada em campinho, que praticamente não existe mais.
Há quem curta mesmo jogar bola, mas aí entra em questão o que o pessoal falou: falta escolinha boa, falta preparo sério para quem tem potencial ou quer evoluir nesse mercado.
Sem desmerecer a Sérvia, mas se compararmos a história, a tradição e o tamanho dos países e sua respectiva paixão pelo esporte, é lógico não conseguirmos fazer um gol em mais de 90 min?

Se olharmos que não conseguimos ganhar uma medalha de ouro em olimpíadas, onde falamos de jovens, isso não escancara uma realidade?
No time "adulto" muitos jogadores são talhados na Europa, o que equilibra um pouco as forças. Ou seja, a escola brasileira, nesse caso, é empírica, não tem modelo, não tem padrão, depende de lapsos de genialidade. inexiste.

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 21 Jun 2015 17:09

lekodf escreveu:pra mim não existe solução a curto prazo

:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Tudo isso que vão falar à exaustão aqui sobre calendário, juvenil, seleção, etc, não vai servir pra nada.

O futebol brasileiro está mergulhado em corrupção até o pescoço, ou mais. Nada se faz aqui que não seja pra ganhar dinheiro ilícito. Presidentes de Clubes, Federações, salários de técnicos, essa conversa fiada de demite um aqui e contrata ali, tudo são formas de se ganhar dinheiro, aí o técnico tal ganha 500 mil huezis por mês e divide com uma carrada de corrupto.

O futebol brasileiro é a cara do Huezil, corrupção em níveis estratosféricos e sem volta.
Editado pela última vez por Queixodevidro em 21 Jun 2015 17:12, em um total de 1 vez.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 21 Jun 2015 17:12

O problema do nosso futebol provém de uma estrutura arcaica, tudo de ruim é derivado disso.

Quem conhece a estrutura dos clubes brasileiros sabe como são feudos medievais e podres de corruptos, CBF e FIFA são apenas o topo, isso tudo resulta no que vemos hoje: corrupção, falta de interesse em evoluir, $$ em frente a qualquer a qualquer interesse. Se algum dia fizerem alguma investigação série não vai sobrar 1 clube no brasil.

O problema é que esse sistema é grande, globo, cbf e federações de outro, empresários sem vergonha, jogadores criados nessa cultura, imprensa conivente e omissa.

Para consertar o futebol brasileiro eu implodiria o sistema todo, não tem conserto, acabaria com a estrutura dos clubes atuais, dirigente roubar é cadeia na certa e levar tudo isso a fundo, porque os clubes hoje são um covil de sujeira e corrupção em cima da paixão dos brasileiros.

Repasses, patrocínios e qualquer dinheiro que o clube movimentasse teria que ser tudo aberto e público e não essa auditórias de hoje, já que eles tem muitas benesses e ajuda do governo.

Mas o problema não é só do futebol e sim da nossa sociedade que precisa de um "reset para configurações de fábrica".
Tapirus terrestris

Lobo Branco

Mensagem por Lobo Branco » 21 Jun 2015 17:24

Bom, falando do futebol dentro do gramado agora, que é um lixo. Não to exagerando, o brasileirão é um lixo sim, só assistimos porque nosso time de coração ali joga, porque o nível técnico é horrível.
E isso vem desde a base, vemos a base do Barcelona, que é considerada a melhor do mundo, desde cedo os molequinhos aprendem sobre formações táticas e organização no campo.
Já aqui no Brasil os olheiros da base dão mais valor a um moleque que faça umas firulas, abaixe a cabeça e seja só correria do que um que mate a bola no peito e levante a cabeça. Quem acompanhou a copinha notou isso, um futebol completamente horrível onde os tais "dibradores" deitam e rolam, mas quando chegam no profissional passam vergonha ou até dão uns lampejos aqui no Brasil e depois vão pra Europa e somem... Casos tipo os "craques" da base como Lulinha, Negueba, Malcom, Boquita etc... Tenho certeza que caras como Fábregas, Xavi, Iniesta, Busquets, Modric quando crianças aqui no Brasil seriam rejeitadas em várias peneiras. Afinal, são jogadores com muito talento, mas acima disso, são jogadores que possuem um QI de futebol acima dos demais, e isso precisa ser trabalhado, ninguém vira expert nisso da noite pro dia, e os tais professores daqui não tem paciência quanto a isso.

Essa é a razão de não revelarmos mais grandes jogadores, tenho a certeza que o Brasil é o lugar com mais jogadores talentosos do mundo. Mas o futebol mudou porra, esses fdpta's tem que entender que não é mais o mesmo tempo de Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho onde é só pegar um moleque com talento e jogar ele no campo que vai fazer milagres, somente talento hoje em dia não resolve. E o pior é que desde a base quando um moleque é diferenciado, a mídia e os próprios treinadores tratam como se fosse um Deus, com salários astronômicos, chuteiras diferentes, etc. Dai o mlk mimado acha que já é uma lenda por dar uns lampejos na base e não precisa treinar e quando encara a verdadeira realidade se fode...
Pra mim esse é grande problema de atualmente o Brasil não revelar mais grandes jogadores, graças a Deus temos a Europa, onde os jogadores se desenvolvem a aprendem realmente a jogar futebol, porque se fosse obrigado a chamar atletas daqui pra denfender a seleção, estaríamos mais fodidos do que já estamos...

Dai tem o fato da CBF, o câncer do futebol brasileiro. Corrupção e mais corrupção que atrapalha demais o andamento do futebol.

Outros fatores como os calendários brasileiros que são simplesmente um LIXO sem organização, técnicos ultrapassados demais, e outras coisas clichê.

Outro fato é que os próprios jogadores daqui não dão mais valor a nosso futebol, antigamente qual era o sonho de toda criança? Virar jogador e defender seu time de coração e a seleção brasileira. Hoje em dia o sonho dos mlk é virar jogador pra ir jogar na Europa e tão pouco se lixando pro lixo da seleção. Claro que eles não tem total culpa, afinal, ninguém quer jogar aqui com a merda da CBF por trás...

ilicosttite

Mensagem por ilicosttite » 21 Jun 2015 17:30

Só parar com a europerização dos jogadores da base que iniciou com corinthians e são paulo no final da década de 90 e início de 2000.

São paulo tinha um projeto superatleta em que moleques com menos 1,80 nem jogavam. Como kaká virou melhor do mundo saindo da base do são paulo (mesmo sendo banco a carreira inteira, o que comprova que os titulares eram fakes), tiveram aquilo como modelo a ser seguido.

Começaram a criar brucutus em prol de meninos talentosos só porque eram mais magros ou mais baixos.

Assim o Brasil virou maior exportador de jogadores do planeta nos últimos 15 anos, mas em compensação, só fabrica jogadores medianos, para abastecer o futebol europeu e asiático. Nada fora de série. Em vez de levarmos jogadores para inter, milan, real, barcelona, enviamos para times medianos como Tottenhans, valencias, Ossassunas, Lazios, e isso quando não vão para grécia, uzbequistão, ucrânia, emirados árabes.

São paulo é o exemplo claro de como isso gera lucro. Ninguém mais fatura fortunas do que ele vendendo jogadores. Mas com exceção do kaká que era banco da base, todos são fraquíssimos e medianos. Porque europerizaram jogador. O importante é ter físico, força e não se lesionar.

Perdemos o que tínhamos de diferencial que era a criatividades e o poder de quebrar marcações através da individualidade dos dribles e da técnica. Viramos fabricantes de brucutus para agradar os "economistas" dirigentes que só pensam em grana.

Por sinal, a base que ganhou tudo pelo são paulo lá pelos anos 2005 - 2008 era quase inteira do goiás danilo, grafite e compnhia e jogadores externos como lugano, luisão e o melhor jogador era o Ceni que não era da época do projeto super atleta. A base "promissora" nunca vingou. E o jogador mais "talentoso" surgido nos últimos anos foi o lucas (que nem é tão talentoso quando se espera) só foi contratado porque era famoso na base do corinthians.

E sem contar os empresários que mandam nos clubes. Quem não lembra o luxemburgo vetando neymar no Santos, só porque o pai dele não quis fechar com o "pofexô"? E ainda disse que neymar era filé de borboleta e não podia jogar e tinha que voltar para as categorias de base?
"If you don't have ability you end up playing in a rock band”
Buddy Rich

https://www.youtube.com/watch?v=9esWG6A6g-k" onclick="window.open(this.href);return false;

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 21 Jun 2015 17:32

Eu particularmente estou gostando do fracasso do futebol brasileiro, é bom para o país aprender que nem o futebol nosso é bom kkkk quando eu era criança a cada final de campeonato brasileiro havia uma debandada de jogadores para o exterior e agora não se vê jogadores saindo para os grandes times da Europa no máximo para China e para o Leste Europeu de vez enquando.

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 21 Jun 2015 17:33

Boa matéria para mostrar a inoperância dos nossos técnicos.

http://esporte.band.uol.com.br/futebol/ ... es-centros" onclick="window.open(this.href);return false;

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 21 Jun 2015 18:14

Não li o tópico ainda, se me lembrar de outras coisas ou achar interessante a opinião de alguém posto depois:

-Divisão de forma menos desigual das cotas de TV;
-Edição de uma lei de responsabilidade fiscal no futebol, onde o clube q passar do teto estipulado de gastos poderia sofrer penas que iriam variar de multas até impedimento de participar de competições futuras;
-Criação de mais uma divisão para q clubes menores tenham calendário
-Manutenção dos estaduais em formato de copa do mundo e os clubes que não participassem de nenhuma serie jogariam fases qualificatórias no 2° semestre do ano anterior a fase final pra ter calendário;
-Fim das torcidas organizadas;
-Investimento pesado em segurança nos estádios com a criação de um banco de dados onde todas as pessoas que forem no estádio pelo menos uma vez façam parte dele, e qualquer merda q a pessoa no estádio ou em nome do time nos arredores do estádio façam com q seja suspensa ou banida em definitivo dos estádios;
-Exigência de formação teorica mínima para o exercício da função de treinador

Responder