Roberto Leitão lembra polêmica com Carlson:Não levou o braço

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Old Logan
Contato:

Roberto Leitão lembra polêmica com Carlson:Não levou o braço

Mensagem por Old Logan » 08 Out 2014 13:13

Roberto Leitão lembra polêmica com Carlson Gracie: "Não levou o braço"
Primeiro personagem da série "O Sensei", mestre da luta olímpica destaca importância do esporte no MMA e quer ver o "império da inteligência" reinar
Por SporTV.com
Rio de Janeiro

Videoa aqui: http://sportv.globo.com/site/programas/ ... braco.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Grande incentivador e desenvolvedor da luta olímpica no Brasil, Roberto Leitão foi o primeiro personagem da série "O Sensei", que homenageia os grandes mestres das lutas no Brasil. No último sábado, o Sensei SporTV exibiu a estreia do quadro e, entre muitos ensinamentos, Roberto Leitão lembrou de uma polêmica com o amigo Carlson Gracie, quando os dois faziam um treino na academia, e o grande nome do jiu-jítsu brasileiro teria "pego" o braço de Leitão. O homenageado, entretanto, fez questão de explicar a situação (assista ao vídeo).
- A luta com o Carlson foi o seguinte: ele tentou me cinturar. Mas, cá entre nós, está para nascer o cara que vai me cinturar. Mas eu tenho muita força aqui e sou leve, então o cara me empurra, mas não consegue me cinturar. Então, ele veio, tentou por uns oito minutos me cinturar e não conseguiu. E, como ele já ficou nervoso por não conseguir me cinturar, ele colocou a mão por fora dos meus braços e quis "quebrar" minha cintura. E eu botei a mão no ilíaco dele, por dentro. Quando ele forçou, eu soltei e dei um hane gochi de esquerda e ele caiu no chão. Naquele embalo, passei a guarda dele cinco vezes. Aí deu 24 minutos de treino, parou. Só que eu fui ingênuo e perguntei: "Deixa eu ver como é o Carlson passando a minha guarda?". E ele, claro, passou minha guarda com facilidade, igual eu tinha feito com ele - disse Roberto Leitão, para em seguida concluir:
- Aí é que a tal história do "peguei". Ele pegou meu braço e, quando ele pegou, eu saí pelas costas dele e levantei. Começamos de novo. E os garotos gostam de brincar com isso. Ele pegou, mas não levou meu braço. Ele segurou e eu saí - lembrou.
Os "garotos" a quem Roberto Leitão se refere, são os lutadores da Nova União, equipe de MMA de Dedé Pederneiras, que também comentou como acontece a "pilha" com o Mestre.
- Carlson Gracie tinha vindo no braço dele, tentando atacar o braço e, antes dele terminar a frase, os garotos, que gostam de "pilhar", já falam que ele bateu. E o Roberto Leitão se defende, falando que não. Ele fica doido se defendendo e os garotos colocando "pilha" - comentou Dedé.

Imagem
Mestre da Luta Olímpica no Brasil, Roberto Leitão explica luta com Carlson Gracie (Foto: Reprodução SporTV)

Aos 77 anos, Roberto Leitão gosta dessa interação com os lutadores mais jovens. Para ele, sempre é possível aprender na luta, mesmo quando o atleta não tem uma capacidade técnica tão apurada. Fundador da primeira federação de luta olímpica no Brasil, em 1979, com a Federação de Lutas do Estado do RJ, o Mestre lamenta que sua iniciativa tenha sido com 50 anos de "atraso", mas faz questão de destacar a importância do "wrestling" nas artes marciais mistas.
- Todo mundo tem que saber tudo. Cada um empurra para o seu setor. Agora, quem é o fiel da balança? A luta olímpica. A luta olímpica é quem diz se a luta vai ser em pé ou no chão. Não adianta ser o maior campeão do mundo de boxe se o cara vai nas minhas pernas e coloca a luta no chão. Pronto, acabou. E não adianta eu ser muito bom no chão, se eu não consigo colocar o outro no chão. Então, o fiel da balança é o wrestling - falou Roberto Leitão.
Professor de engenharia da PUC-RJ, o Mestre explicou também que, ao contrário do que possa parecer, a luta olímpica não tem nada a ver com a força bruta. Roberto Leitão revelou sua expectativa pela implementação de um "império da inteligência" nos praticantes do esporte.
- Tem outra coisa a se analisar, quando se usa uma alavanca na luta, que é a condição de vida dessas peças. Eu tenho que tomar cuidado e não montar uma alavanca que me cause dor. É o que eu chamo de "bio-alavanca", ou seja, uma alavanca feita de coisas vivas. E isso foi para sair do "império da força", já que quem fazia luta era remador, alterofilista, estivador, só caras muito fortes. Eu cheguei fraco, leve, e contrabalançeava as coisas através da inteligência. E, hoje, quero criar o "império da inteligência" - concluiu o Mestre Roberto Leitão.

Imagem

Fonte: http://sportv.globo.com/site/programas/ ... braco.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Roberto Leitão mostra técnica para o lutador do UFC Antonio "Cara de Sapato" (Foto: Reprodução SporTV)

Forum: http://sportv.globo.com/site/programas/ ... braco.html" onclick="window.open(this.href);return false;
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

NelsaoJJ
Contato:

Re: Roberto Leitão lembra polêmica com Carlson:Não levou o b

Mensagem por NelsaoJJ » 08 Out 2014 13:18

sensacional...
Gracie Barra Pantanal Campo Grande MS

Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 08 Out 2014 14:16

Nao sabia que ele era professor de engenharia na PUC.

Eh um cara que devemos sempre parar pra ouvir.
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 08 Out 2014 15:25

logan_rj escreveu:
- Todo mundo tem que saber tudo. Cada um empurra para o seu setor. Agora, quem é o fiel da balança? A luta olímpica. A luta olímpica é quem diz se a luta vai ser em pé ou no chão. Não adianta ser o maior campeão do mundo de boxe se o cara vai nas minhas pernas e coloca a luta no chão. Pronto, acabou. E não adianta eu ser muito bom no chão, se eu não consigo colocar o outro no chão. Então, o fiel da balança é o wrestling - falou Roberto Leitão.
Prl
É uma pena a luta olímpica não começar a ser difundida e desenvolvida há algumas décadas atrás com esta sendo agora.Poderíamos ser o numero 1 do mundo ou pelo menos disputar em igualdade com os EUA, não só ter campeões mais ter vários top 10 em cada categoria no MMA.Agora é olhar pro futuro
Imagem

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 08 Out 2014 15:28

com o boom do mma nas academias pelo brasil a fora, a tendencia é cade vez mais a luta olímpica ser difundida pelo brasil a fora.
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 08 Out 2014 16:33

O cara sabe muito..
Mas ele ficou mais p LL esportiva com o João Ricardo, e o filho dele ficou na olimpica.

Lembro que o Anselmo da Carlson (que veio de Manaus) e tinha trocentos titulos de greco ficava puto pq ele nunca punha o titulo nacional dele em jogo..

Só uma coisa que acho foda..(tanto ele como o diabo loiro) resolvem falar que venceram, que foi isso e foi aquilo qndo o cara (Carlson) morreu..
nem p admitir q tomou no braço..po..
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

paulgb72
Contato:

Mensagem por paulgb72 » 08 Out 2014 16:51

magrinho escreveu:O cara sabe muito..
Mas ele ficou mais p LL esportiva com o João Ricardo, e o filho dele ficou na olimpica.

Lembro que o Anselmo da Carlson (que veio de Manaus) e tinha trocentos titulos de greco ficava puto pq ele nunca punha o titulo nacional dele em jogo..

Só uma coisa que acho foda..(tanto ele como o diabo loiro) resolvem falar que venceram, que foi isso e foi aquilo qndo o cara (Carlson) morreu..

depois que o carlson morreu, sempre aparecem faixas pretas formados por ele e caras que o venceram
Pain is just weakness leaving the body!!!
Imagem

Dano Cardoso

Mensagem por Dano Cardoso » 08 Out 2014 16:56

magrinho escreveu:O cara sabe muito..

Magrin vou criar um topico agora com uma entrevista do Carlson que aparece o Anselmo e uma galera q tu conhece, só pra não desvirtuar esse!!
Imagem

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 08 Out 2014 19:12

tópico bem maneiro

A luta com o Carlson foi o seguinte: ele tentou me cinturar. Mas, cá entre nós, está para nascer o cara que vai me cinturar.

Que marra do coroa kkk
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 09 Out 2014 20:52

BrunoJJ escreveu:tópico bem maneiro

A luta com o Carlson foi o seguinte: ele tentou me cinturar. Mas, cá entre nós, está para nascer o cara que vai me cinturar.

Que marra do coroa kkk
Imagem
Imagem

Responder