Faixa verde em adulto no RJ????

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Chander
Contato:

Re: Faixa verde em adulto no RJ????

Mensagem por Chander » 01 Abr 2015 09:09

Jupiter JJ escreveu:Não vou citar especificamente nome de academia, mas quem treina e/ou já treinou em Teresópolis, sabe que essa é uma prática recorrente.
Muitas vezes um camarada não se adapta tão bem à arte, ou simplesmente não é um talento nato ou só pode treinar uma vez ou outra na semana e chega na graduação de fim de ano ele sabe que não está pronto para a azul. Pensando em não desmotivar o aluno, o professor dá a verde pra ele.
Nesse caso, eu até acho válido. Mas este vai competir de branca.

Estranho, mas pode ser isso mesmo... mas como disseram antes, pra isso servem os graus.

Nem questiono essa questão de cor de faixa, o que questiono é usar uma faixa que não é reconhecida pela Federação do estado. Como alguns disseram aqui em MG existe a faixa amarela e concordando ou não ela é reconhecida pela Federação, ou seja, é uma graduação reconhecida, já essa faixa verde a própria federação do Rio não reconhece... agora academia começar inventar ordem de graduação aí já é demais né.
[img]http://i.imgur.com/vbXdqhR.png[/img]

Jupiter JJ
Contato:

Mensagem por Jupiter JJ » 01 Abr 2015 13:19

Tony Fla escreveu:

Acho que os graus servem pra isso, motivar.
De acordo com sua opinião.
Eu tbm não concordo com isso, inclusive cheguei a treinar um tempo em uma academia da área (muito famosa por sinal), que possui essa prática. Eu ficaria puto se ganhasse a verde, mas quem treina lá sabe da prática da academia e tacitamente concorda, ou sai fora. Mas se pensarmos que um camarada pega uma faixa azul em 2 anos, vai dar um grau a cada 6 meses?

E outra: É sabido que o maior índice de desistentes da arte é composto por gente que se encontra na faixa azul, coincidentemente a faixa onde mais se demora a graduar a outra. Nesse caso, nem mesmo os graus seguram os alunos e/ou motivam, ainda que a consequente "estagnação" do jogo também tenha grande parcela de culpa pelas desistências.
"Empty your mind, be formless. Shapeless, like water. If you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle and it becomes the bottle. You put it in a teapot it becomes the teapot. Now, water can flow or it can crash. Be water my friend." (Bruce Lee)

"Shungo Oyama, Shungo Oyama...Eu vou quebrar a sua cara, Shungo Oyama. Você parace até uma mulé." (Ryan Gracie)

Vasco da Gama - Gracie Jiu-Jitsu - Real Madrid

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 01 Abr 2015 14:34

nunca vi isso em sp na adulto, isso n existe...

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 01 Abr 2015 16:52

Gardenal_JJ escreveu:nunca vi isso em sp na adulto, isso n existe...
2
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Crosss
Contato:

Mensagem por Crosss » 01 Abr 2015 18:12

Nunca vi isso na vida, na moral, acho um absurdo adulto com amarela, verde na cintura. Porra, que viagem é essa de federação estadual ficar reconhecendo faixa que a IBJJF não chancela?

Treino desde 1993, o jiu-jitsu tinha acabado de chegar na minha cidade. Eu tinha 16 anos, meu primeiro professor me deu a azul com 4 meses, graduou a mim e mais um monte de gente que treinava. Lógico que eu não merecia, eu tomava pau de todo mundo, apesar de estarmos todos iniciando no jiu-jitsu eu era o mais fraco, vivia tomando passada de carro nos treinos. Uns dois anos depois, eu treinava 6 vezes na semana, já estava bem mais duro, era o melhor azul do estado (não que isso significasse alguma coisa, era todo mundo muito ruim), e fui passar 2 semanas treinando no Rio, que era a meca mundial do jiu-jitsu.

Fui treinar com o Mestre Paulo Strauch, na Barão de Ipanema, e tomei um carro fudido de um azul do meu peso. Eu não tinha adversário na minha terra, achava que era o melhor faixa azul do mundo, fiquei abismado com o nível da galera no Rio. Treinei essas 2 semanas igual louco, o Strauch é fora de série, não consegui ganhar nunca desse azul que me atropelou no primeiro dia, mas já conseguia endurecer bastante com ele. Era tão pilhado pra treinar que eu anotava os golpes e como executar num caderninho, para treinar depois.

Quando voltei, meu professor queria me dar a roxa, eu ia ser o primeiro roxa do meu estado. Pensei: porra, eu to tomando carro dos caras do Rio que são faixa azul, os roxas vao me atropelar. Cheguei para o meu mestre e falei que achava melhor esperar mais um pouco, que eu estava longe do nível dos caras do Rio. Um ano depois, voltei para o Rio para uma nova temporada de treinos, e já estava fazendo pau a pau com os roxas, tanto que minha roxa quem deu foi o mestre Strauch.

O que eu quero dizer com tudo isso? Porra velho, o cara já treina jiu-jitsu, que é a luta mais foda que existe, que traz inúmeros benefícios para o praticante, dentro e fora do tatame, faz vc conhecer gente de tudo o que é tipo, prepara vc para situações de porrada na rua (se bem que hj em dia nem tanto), melhora seu shape, sua saúde, e o cara vem me falar que mesmo com tudo isso ainda tem que ganhar faixinha e grauzinho para se motivar?????????

Putakelparil mermão, a vontade que dá mandar um fresco desse ir se fuder brother! "Ah, não fui graduado, não brinco mais!" Graças a Deus não dou mais aulas, eu era super rígido para graduar os alunos, tinha que saber quedas, raspagens, passagens, defesas de golpes, defesa pessoal, história do jiu-jitsu, não ser um pela saco fanfarrão no treino, tinha que agregar com a equipe, ou seja, eu avaliava vários aspectos do cara para dar uma faixa. Eu dizia: "não sou eu que dou a faixa, vocês é que conquistam o direito de usar ela na cintura". Então, se o cara não pegava a faixa a culpa era só dele. Nunca que eu ia me adaptar a isso de grauzinho e faixinha para motivar.

Hoje em dia fico de cara em ver que só de ir treinar, com um número "x" de aulas o cabra já ganha grau. Putakelparil, que porra é essa? Aí vc vai treinar com um cara desse e ele bate no joelho na barriga, não sabe cair, não sabe sair de uma gravata lateral...

Jupiter JJ
Contato:

Mensagem por Jupiter JJ » 01 Abr 2015 21:42

Crosss escreveu:Nunca vi isso na vida, na moral, acho um absurdo adulto com amarela, verde na cintura. Porra, que viagem é essa de federação estadual ficar reconhecendo faixa que a IBJJF não chancela?

Treino desde 1993, o jiu-jitsu tinha acabado de chegar na minha cidade. Eu tinha 16 anos, meu primeiro professor me deu a azul com 4 meses, graduou a mim e mais um monte de gente que treinava. Lógico que eu não merecia, eu tomava pau de todo mundo, apesar de estarmos todos iniciando no jiu-jitsu eu era o mais fraco, vivia tomando passada de carro nos treinos. Uns dois anos depois, eu treinava 6 vezes na semana, já estava bem mais duro, era o melhor azul do estado (não que isso significasse alguma coisa, era todo mundo muito ruim), e fui passar 2 semanas treinando no Rio, que era a meca mundial do jiu-jitsu.

Fui treinar com o Mestre Paulo Strauch, na Barão de Ipanema, e tomei um carro fudido de um azul do meu peso. Eu não tinha adversário na minha terra, achava que era o melhor faixa azul do mundo, fiquei abismado com o nível da galera no Rio. Treinei essas 2 semanas igual louco, o Strauch é fora de série, não consegui ganhar nunca desse azul que me atropelou no primeiro dia, mas já conseguia endurecer bastante com ele. Era tão pilhado pra treinar que eu anotava os golpes e como executar num caderninho, para treinar depois.

Quando voltei, meu professor queria me dar a roxa, eu ia ser o primeiro roxa do meu estado. Pensei: porra, eu to tomando carro dos caras do Rio que são faixa azul, os roxas vao me atropelar. Cheguei para o meu mestre e falei que achava melhor esperar mais um pouco, que eu estava longe do nível dos caras do Rio. Um ano depois, voltei para o Rio para uma nova temporada de treinos, e já estava fazendo pau a pau com os roxas, tanto que minha roxa quem deu foi o mestre Strauch.

O que eu quero dizer com tudo isso? Porra velho, o cara já treina jiu-jitsu, que é a luta mais foda que existe, que traz inúmeros benefícios para o praticante, dentro e fora do tatame, faz vc conhecer gente de tudo o que é tipo, prepara vc para situações de porrada na rua (se bem que hj em dia nem tanto), melhora seu shape, sua saúde, e o cara vem me falar que mesmo com tudo isso ainda tem que ganhar faixinha e grauzinho para se motivar?????????

Putakelparil mermão, a vontade que dá mandar um fresco desse ir se fuder brother! "Ah, não fui graduado, não brinco mais!" Graças a Deus não dou mais aulas, eu era super rígido para graduar os alunos, tinha que saber quedas, raspagens, passagens, defesas de golpes, defesa pessoal, história do jiu-jitsu, não ser um pela saco fanfarrão no treino, tinha que agregar com a equipe, ou seja, eu avaliava vários aspectos do cara para dar uma faixa. Eu dizia: "não sou eu que dou a faixa, vocês é que conquistam o direito de usar ela na cintura". Então, se o cara não pegava a faixa a culpa era só dele. Nunca que eu ia me adaptar a isso de grauzinho e faixinha para motivar.

Hoje em dia fico de cara em ver que só de ir treinar, com um número "x" de aulas o cabra já ganha grau. Putakelparil, que porra é essa? Aí vc vai treinar com um cara desse e ele bate no joelho na barriga, não sabe cair, não sabe sair de uma gravata lateral...
Cross, eu mesmo não saberia me expressar melhor a respeito disso. Parabéns ^:)^
Concordo em gênero, número e grau. Vc deve ser da mesma geração que eu (tenho 28), quando as coisas eram feitas de outra forma. Não tinha essa de "agradar" aluno pra ele não meter o pé da academia depois de tomar uma passada de carro ( e isso acontece aos montes, tenho certeza do que estou falando). Mas com a "expansão" do Jiu-Jitsu, as academias acostumaram-se a ter muitos alunos, e hj isso se reflete no medo de um mestre perder um aluno pro sedentarismo ou vê-lo se tornar um creonte, acredito eu.
Não concordo, mas existe. E o pior: Na situação que vi onde isso ocorre, o Mestre é famoso, faixa coral (vermelha e preta), campeão mundial, formador de gente que já lutou no UFC e etc. Se eu ganhasse a faixa verde dele, como afirmei antes, ficaria muito puto, mas seria muito difícil de contestá-lo.
"Empty your mind, be formless. Shapeless, like water. If you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle and it becomes the bottle. You put it in a teapot it becomes the teapot. Now, water can flow or it can crash. Be water my friend." (Bruce Lee)

"Shungo Oyama, Shungo Oyama...Eu vou quebrar a sua cara, Shungo Oyama. Você parace até uma mulé." (Ryan Gracie)

Vasco da Gama - Gracie Jiu-Jitsu - Real Madrid

BM8
Contato:

Mensagem por BM8 » 01 Abr 2015 22:12

Crosss escreveu:Nunca vi isso na vida, na moral, acho um absurdo adulto com amarela, verde na cintura. Porra, que viagem é essa de federação estadual ficar reconhecendo faixa que a IBJJF não chancela?

Concordo!

Mas o sistema de gestão de presença existe apenas para organizar as escolas com 200, 300 a 500 alunos. É difícil você memorizar a fisionomia de alguém dentro dessa quantidade de alunos. Até pelo motivo de uma escola ter diversos horários de aula e os alunos poderem frequentar qualquer horário.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 01 Abr 2015 23:11

Excelente Cross!
Octacampeão Brasileiro

CaioBJJ
Contato:

Mensagem por CaioBJJ » 02 Abr 2015 08:46

Nunca vi faixa verde adulto aqui no RJ, amarela,laranja, verde é para infantil/juvenil

Crosss
Contato:

Mensagem por Crosss » 02 Abr 2015 11:25

BM8 escreveu: Concordo!

Mas o sistema de gestão de presença existe apenas para organizar as escolas com 200, 300 a 500 alunos. É difícil você memorizar a fisionomia de alguém dentro dessa quantidade de alunos. Até pelo motivo de uma escola ter diversos horários de aula e os alunos poderem frequentar qualquer horário.
Não é bem assim BM8. O sistema de gestão de presença é usada em várias equipes hoje em dia, e em todas as GB, não só as que tem 200, 300 ou 500 alunos. Aliás, quantas academias no mundo tem mais de 200 alunos? Digo 200 treinando no mesmo tatame sob a orientação do mesmo professor.

Eu quando dava aula tinha mais 2 marrons que me auxiliavam. Cheguei a ter 120 alunos, e tratava cada um deles pelo nome. E exigia que meus instrutores fizessem o mesmo. Não tinha esse negócio de "fera", "campeão", porra nenhuma. Tinha que chamar pelo nome. Se algum aluno me falasse no treino que tinha uma prova importante na semana que vem, ou que o pai estava doente, ou estava sentindo dor no ombro, ou que tinha que fazer uma palestra no dia seguinte, após o treino eu anotava tudo isso e no treino seguinte eu perguntava: e aí, como foi a prova? Seu pai melhorou? E esse ombro, como é que tá?

Tudo isso para criar um relacionamento com o cara que fosse além do tatame era esse tipo de atitude que prendia o cara. E fazia isso com TODOS os 120 alunos. Nunca precisei de planilha nem cartão, nem nada disso. E se algum aluno se sentisse "esquecido" na época da graduação, se achasse que merecia trocar de faixa, eu dava toda liberdade de me falarem e submetia o cara a um exame. SE ele passasse, mudava de faixa tb. Poucas vezes isso foi necessário, e quando aconteceu, geralmente o aluno não merecia mudar de faixa e se conformava.

Fazia tudo isso e volta e meia dava um esporro em uns e outros no treino, principalmente no treino de competição. Vai dar um grito com um aluno hoje no tatame, o cara não volta nunca mais. Meus amigos que treinavam no Carlson falavam dos famosos esporros dele, podia ser a qualquer momento e em qualquer um que estivesse fazendo merda.

Quanto a esse sistema de organização das aulas, com conteudo definido e padronizado, quem me explicou foi o Renzo. Ele me disse que tinha bolado esse sistema, pq tinha constatado que de cada hora de treino, o aluno passava 36 minutos à toa, e apenas 24 realmente treinando. Então ele desenvolveu o sistema de aulas que hoje é padrão na GB, na época ele ainda estava com o CArlinhos.

O aquecimento é leve mas trabalha todo o corpo, já segue sem interrupção para as técnicas do dia, e no final tem o tempo reservado para os rolas, tudo meio que cronometrado e numa intensidade não muito elevada. isso fez com que as aulas fossem mais dinâmicas e mais gente aguentasse fazer. Ele padronizou tb o conteúdo, e fez tb esse sistema de graus. Para ele, que tem uma academia com 1400 alunos foi uma sacada sensacional. Tanto que o modelo hoje é replicado no mundo todo por várias equipes. A maioria dos professores que segue esse sistema GB de ensino está muito satisfeito, pq realmente o número de alunos cresceu bastante.

Daí eu perguntei para ele: Mestre, e a galera que compete? Como fica com esse treino que nao é exigente? Ele falou que a equipe de competição tem que treinar em outro horário, separado dos alunos "normais". Perfeito, concordo com tudo. Para ele, que tem uma equipe formada, e para as equipes mais antigas que já tem um time de competição isso se aplica facilmente.

Mas aí o cara vai e abre uma academia em Arapiracolândia do Oeste, onde ninguém nunca ouviu falar de jiu-jitsu. A academia começa a encher, trabalhando com esse modelo de gestão. Treinando dessa maneira mais branda, quando essa equipe vai formar competidores? É o que eu vejo em algumas GB de amigos meus, simplesmente só tem praticantes que não competem.

Nada contra, cada um tem um objetivo ao treinar jiu-jitsu e todos devem ser respeitados. Mas vejo esse fato como a origem desse afrouxamento nos critérios para graduação, com essa enxurrada de graus e faixas. Por mais que esse sistema de gestão seja bem construído, nunca alguém me convencerá que após "x" aulas o aluno necessariamente deve pegar um grau, isso para mim é inadmissível. Porra, independente do cara mostrar que realmente sabe, só por ele ter ido aos treinos tem que pegar grau? ou adulto usar faixa de criança????

Responder