Aos 32 anos, Michelle Nicolini já não tem mais desafios no Jiu Jitsu esportivo.Dona sete títulos mundiais na faixa preta, sendo a única peso pluma a vencer o absoluto, além de medalhas de ouro em Panamericanos, Brasileiros, Europeus, World Pro e ADCC, a atleta da Checkmat venceu tudo que disputou com e sem kimono, e é sem dúvida uma das maiores lutadoras de Jiu Jitsu da história.
Por outro lado, trocando o kimono pelas luvas de MMA, Michelle ainda dá os primeiros passos de uma promissora carreira. O cartel de duas vitórias por finalização no primeiro round e nenhuma derrota foi suficiente para atrair atenção dos promotores do Legacy FC, evento onde lutam grandes nomes como Jorge Patino Macaco e Leonard Garcia, além dos campeões mundiais de Jiu Jitsu Léo Leite e Rafael Lovato.

Prestes a estrear no evento nesta sexta feira, na 36ª edição do Legacy FC, contra a americana Norma Rueda Center, Michelle tirou alguns minutos para conversar com o BJJ Fórum sobre sua preparação, estratégia de luta, adaptação do Jiu Jitsu esportivo ao MMA dentre outras coisas! Confira a entrevista abaixo!
BJJF – Michelle, fale um pouco sobre como foi seu camp pra essa estreia no Legacy FC. Você fez toda sua preparação em Santos?
Michelle – Meu camp foi sim feito todo em Santos, na academia The House Fight Company/Checkmat onde treino.
No Jiu jitsu você sempre teve como grande arma sua guarda aberta, trabalhando bastante com o pé no bíceps das adversárias e buscando oportunidades de finalização. Como tem sido essa transição do Jiu Jitsu de competição para o MMA? Houve muita mudança no seu jogo, já que vemos hoje cada vez menos lutadores querendo ficar de costas no chão no MMA?
Eu uso sim bastante guarda aberta no jiu de kimono, mas já sou adaptada ao jiu sem kimono onde uso bastante guarda de gancho ou borboleta. A transição não foi feita especificamente para esta luta, pois já venho treinando o jiu para MMA faz um tempo. Tive que adaptar bastante coisa, porque algumas técnicas realmente não funcionam no MMA. Mas meu jogo eh bem diversificado, gosto de fazer varias coisas e minha favorita eh finalizar, e isso se encaixa bem com kimono, sem kimono e também no MMA.
Você vai enfrentar uma wrestler experiente, a americana Norma Rueda, que disse em uma entrevista recente que você “não pode finalizá-la se não conseguir colocá-la no chão”. Você acha que isso indica que a estratégia dela vai ser manter a luta em pé e respeitar seu Jiu Jitsu? E pode falar um pouco sobre a sua estratégia pra luta?
Ela pode ter feito a estratégia dela, eu tenho sempre a mesma estratégia, e treinei muito para chegar onde quero na luta. Ela é conhecida por querer segurar muito a luta na grade e ganhar na decisão, derrubando e ganhando os pontos das quedas. Mas eu quero mesmo é que ela me derrube, que aí que começa o meu jogo. Treinei o que meus técnicos pediram, não a vi lutar, só eles que viram. Eu não tenho nada decorado do que fazer, acho que já tenho um instinto de ir atrás da luta do jeito que eu quero.
Você tem lutado MMA na categoria peso palha, até 52kg. Tem sido tranquilo pra você bater esse peso? No jiu jitsu você competiu durante muitos anos entre os plumas, batendo 53kg de kimono e pesando minutos antes de lutar. Com alguns grandes eventos como o Bellator criando o peso palha, até 48kg, você acha que conseguiria descer de categoria no futuro? Ou seria um corte de peso muito drástico?
É verdade, lutei até 2010 no peso pluma no Jiu, mas eu era bem mais nova. Agora já com 32 anos não é tão fácil baixar de peso. Eu geralmente ando entre 56-58kg, descer para 54kg é fácil. Os 2 últimos quilos já são mais sofridos, quando faço um trabalho de desidratação. Então não tenho intenção de lutar até 48kg, seria muito desgaste e perderia a graça tanto sofrimento.
E seu plano agora é focar 100% no MMA, ou ainda te veremos competindo no Jiu Jitsu? Ano que vem tem ADCC aqui no Brasil hein...
Eu ainda vou competir no Jiu. Este ano ainda pretendo lutar 2 Open na Europa, Munich Open e o Madrid Open, já que estarei por lá até Janeiro. Em janeiro luto o Europeu e aí volto para o Brasil. Vou tentar conciliar, focar, defender meu título no ADCC em 2015. Tenho muito prazer ainda em treinar jiu jitsu e competir. Se eu fico de fora de um treino só assistindo, já fico me coçando para colocar o kimono e entrar (risos). Não tem como parar… não por enquanto. Mas não ligo mais se tiver que treinar para uma luta de MMA e não puder participar de um mundial por exemplo. Já tive os títulos que quis, hoje compito mesmo porque gosto, por prazer!
Pra fechar, todo mundo pergunta quem são os melhores lutadores de Jiu Jitsu da história nas entrevistas, mas ninguém lembra de perguntar sobre as meninas! Nós aqui não temos esse machismo! Pra você, quem são as melhores lutadoras de Jiu Jitsu da história?
As melhores lutadoras da historia na minha opinião foram: Leca Vieira, Polyana Lago, Hannette Stack, Luana Alzuguir, Michelle Tavares, Bianca Bastos… algumas que vem como mulheres brabas na minha cabeça agora, rs. Algumas quando eu comecei a treinar já eram as top do momento..
O Bjj Fórum agradece pela entrevista, Michelle! Algum agradecimento? E boa sorte na sua luta!
Obrigada BJJ Fórum pelo espaço, espero que estejam na torcida por mim nesta sexta feira. A luta será aqui em Albuquerque, estado do Novo México, nos Estados Unidos. Estarei no card principal do Legacy 36, que será transmitido pela AXS TV ao vivo, a partir das 17 hs local.
Gostaria de agradecer a toda galera da The House Fight Company, aos professores Thiago Abreu e Gabriel Rollo, Roger Clavijo, Plazza Fight Team, Paulinho Petty de coração, me ajudou muito nos treinos, ao meu manager Stefano Sartori, que organizou tudo para eu estar nesse evento, ao professor Alexandre Rocha, fisioterapeuta Bruno Brito, meus patrocinadores Labrada Nutrition, Tatami Fight Wear, meu time Checkmat, minha família e a todos vocês que estão me acompanhando e torcendo por mim!! Vou dar o meu máximo e trazer essa vitória para nós!!
E pra ir aquecendo, confira abaixo as duas (rápidas) finalizações de Michelle em suas lutas de MMA!