Anthony Bourdain sobre o jiu jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
frenault
Contato:

Anthony Bourdain sobre o jiu jitsu

Mensagem por frenault » 15 Out 2015 17:40

É longo mas achei um relato muito bacana especialmente para quem não é mais um garoto. Está traduzido no Google translator então se possivel recomendo a leitura no original. Se tiver tempo dou uma polida na tradução.
---
Varra o pé, JOHNNY!

Tenho 59 anos de idade e um viciado em jiu jitsu brasileiro.

Eu costumava pendurar em torno de escadas frias primeira coisa na parte da manhã à espera de droga. Agora eu pendurar em torno de escadas frio à espera de Jiu jitsu.

Todos os dias eu estou em casa, em Nova York ... .. todos os dias, eu cabeça para baixo para o vestiário adega do Renzo Gracie Academy e colocar no meu kimono. Em seguida, os pés descalços e pronto para cumprir o meu destino, eu dirija-se para as esteiras. Normalmente, eu levo uma hora de duração aula particular com o meu diretor instrutor, Igor Gracie, seguido por um longo classe hora com a população geral de cintos mistos ensinadas por John Danaher. Cerca de meia hora de técnicas e de perfuração, então, a última meia hora de aula é gasto sparring. Quatro cinco minutos rodadas com 60 segundos entre elas.

Invariavelmente eu não "ganhar" essas rodadas, ou seja, eu não "tocar" qualquer um. Por mais que eu gostaria de, eu não comprimir o pescoço de alguém, de tal forma a restringir o fluxo de sangue oxigenado para o cérebro (causando-lhes, assim, a apresentar ou passar para fora). Estou quase sempre sem êxito ao tentar dobrar um braço, ombro ou extremidade de uma forma que Deus não tinha a intenção. Em vez disso, eu lutar tão duro quanto eu puder para adiar o inevitável - para afastar os meus parceiros de treino - mais jovem, muitas vezes maiores chested e mais musculoso - quase sempre mais qualificado - de passar a minha guarda, esmagando minhas costelas no controle lateral, ficando um braço debaixo da minha cabeça e pressionando seu ombro no meu queixo. A cada segundo, a cada minuto que eu posso impedir que isso aconteça é uma vitória para mim.

Quando eu não estou em Nova York, quando estou na PARTS disparo estrada desconhecida, eu vou a qualquer ginásio local, estúdio de ioga, garagem, porão alega a ensinar Jiu Jitsu - lugares onde o termo "partes desconhecido" pode realmente aplicar. Até que eu a pé na porta, eu não tenho idéia do que estou indo para enfrentar; o que o costume local é sobre técnicas como face-manivelas, ganchos salto, abridores de lata, joelho-on-pescoço, o que o nível aceitável de agressão é, se os meus parceiros de treino será cintos azuis amáveis, gigante faixas brancas eslavos com 10 anos de experiência wrestling, ou enorme, ilhas do Pacífico pesadamente tatuados - nenhum dos quais ainda me lembro de ter um pescoço. Será que a "facilidade" ser, um dojo austero estilo japonês, uma garagem congelamento, um sem ar, 110 graus armário, uma base militar, um ringue de boxe? Eu tenho treinado em todos esses lugares: Glasgow, Maui, Istambul, Beirute, Budapeste, Kuching, Kuala Lumpur, Okinawa, Marselha - e em todo os EUA.

Como eu disse no início deste episódio, como eu gravaria minhas dedos (na vã esperança de que poderia atenuar a osteoartrite e nódulos de Heberden associada a luta grip), eu nunca vou ser um faixa preta. Eu nunca vou competir com êxito contra adversários semelhante classificados metade da minha idade, eu nunca vou ser grande em jiu jitsu brasileiro. Há uma urgência para a minha formação, porque eu tenho certeza como a merda não ficando mais jovem, ou mais flexível. Eu certamente não estou ficando mais rápido. E como eu cabeça para baixo a estrada em minha viagem jiu jitsu, a probabilidade de as rodas vêm fora o carro fica mais forte a cada dia.

Mas estou decidido a sugar menos nessa coisa de jiu jitsu todos os dias se eu puder.

Foi para este fim que eu escolhi para fazer um show San Francisco.

Sim, eu sei: A área de San Francisco Bay é impressionante. É um restaurante meca. Mas este não é um "Best of San Francisco" episódio. Ao longo dos anos, tenho feito muitas horas de televisão na área da baía e espero fazer muito mais. Este episódio é mais sobre o que São Francisco está em perigo de perder, o que algumas pessoas estão fazendo sobre isso, o que está pendurado sobre, o que está desaparecendo e que poderia ser o próximo. Agora, há uma luta pela alma da cidade acontecendo como batalhões de techies, ingurgitadas com dólares tecnologia invadir, rendas subir e infundindo perfeitamente bom café com sabor de abóbora. É um padrão que vemos quase todos os lugares onde a comida é boa, os pontos de vista de beleza única: pessoas de substituir outros lugares as pessoas que fizeram o lugar desejável e impressionante no primeiro lugar. Se isso é um processo ou algo natural, inevitável e irresistível de ser combatido com unhas e dentes continua a ser visto. Pessoalmente, eu sou pessimista. Tempo e mudança - como eu me sinto, literalmente, em meus ossos todos os dias após o treino - são como o oceano, eles lavam em cima de você, eventualmente, lavar-lo afastado completamente.

Eu quero estipular na frente, no entanto, que este episódio em particular, é uma empresa egoísta. É tudo sobre mim, eu, eu - e eu estou correndo contra o tempo.

Eu queria treinar na Ralph Gracie Academy de San Francisco com a sua faixa preta lendária, Kurt Osiander - e eu construímos todo esse episódio maldição em torno dessa ambição.

Não foi uma decisão casual. Ralph Gracie (Renzo irmão 's) é notório por seus extenuantes warm-ups. De volta a Nova York, ele tinha me levado seis meses para chegar até a velocidade o suficiente fisicamente para ser capaz de manter-se com os exercícios de relaxamento pré-instrução em classes de cinto branco. Mas de Ralph, todo mundo com quem falei me disse, era pior. As faixas pretas no Renzo de sorria com pena quando eu lhes disse que eu estaria indo para treinar lá por uma semana.

"Você não está indo para desfrutar os warm ups", eles diziam, descrevendo um regime perto de meia hora de polichinelos, agachamento, burpees, alastra, flexões, abdominais, sprints, bombeiro carrega, para a frente e para trás rolos, macaco e urso rasteja, perna elevadores, e outras estratégias diabólicas para esgotar completamente o corpo humano - antes do treino ao vivo envolvendo seis 6 minutos rodadas - com 30 quebras de segundo entre eles. (Ralph, armado com uma espada prática kendo, foi conhecido durante estas pausas curtas para exigir "Dê-me vinte!" De seus alunos, exigindo uma rápida 20 flexões antes de sparring contínuos).

Enquanto todo esse episódio foi um meio cínico para cumprir meus sonhos jiu jitsu, eu, necessariamente tem que aparecer na câmera, e eu não queria parecer com aquele cara, cansou e sentado contra a parede, enquanto o resto da classe fazer hip escapa outro lado da sala.

Então, um mês antes do show, eu tomei a vomitar indução de força e treinamento de resistência de volta a Nova York - apenas para que eu pudesse fazê-lo após os warm ups na Ralph. (Como se viu, eles não foram, durante as aulas diurnas de qualquer maneira, tão ruim quanto eu tinha sido dito).

A maioria de vocês lendo isso terá pouca ou nenhuma idéia do que jiu jitsu brasileiro é. Compreendo. Até um par de anos atrás, a idéia de rolar no chão em uma mancha de suor humano foi de cerca de uma noção tão estrangeiro como qualquer coisa poderia ser. Quando digo às pessoas que eu treino, muitas vezes eles fazem um movimento de corte pouco com as mãos que cada praticante teve que suportar em silêncio sem corrigir (não há marcante, muito menos cortar, em jiu jitsu). Assim, no topo do episódio, meu professor Igor Gracie, e seu irmão Rolles demonstrar os princípios básicos. Esperemos que isto irá ajudá-lo a evitar constrangimento - e tão importante quanto, vai impedi-lo de se juntar os meatheads em vaiar próxima vez que uma luta no UFC vai para o chão.

Jiu Jitsu me deixa muito feliz - independentemente de quão bom ou ruim eu sou para ele - e como dim minhas perspectivas de sempre primando nisso. Tornou-se uma tradição da família: minha esposa faz isso muito bem como uma profissão, procurando rasgar joelhos e tornozelos off pessoas - ou ocasionalmente, ajudando a ensinar os outros a fazer o mesmo. Minha filha faz isso porque é divertido - e porque cada jovem, se possível, deve ser livre de nunca ter sido intimidados fisicamente por um garoto (eu tenho pena o primeiro menino que empurra a minha filha para o chão).
crédito esquerdo foto: Ottavia Bourdain, crédito foto da direita: Jeff Chu

Eu faço isso porque é difícil. Porque é a coisa mais difícil que eu já fiz. E porque nunca termina. Todos os dias me presenteia com uma série de problemas que eu passar o resto do dia pensando em como eu poderia resolver - ou, pelo menos, desbastar. No dia seguinte mesmo. E no dia seguinte.

É como ser o mais novo, pior cozinheiro na cozinha tudo de novo, olhando para cima a curva de aprendizagem impossivelmente íngreme até a estação de frangos de corte. Eu gostei desse sentimento então. Eu gosto dele agora.

O primeiro dia, todos aqueles anos atrás, quando meu chefe me dirigiu pelo nome no final do turno, foi um momento de ouro.

Quando eu comecei recentemente a minha faixa azul, depois de mais de dois anos de treinamento, foi, além do nascimento de minha filha, praticamente o maior dia da minha vida. Esse cinturão não significa que eu sou bom em qualquer jiu jitsu, por sinal. Significa apenas que eu trabalhei muito, muito duro em alguma coisa. E que, presumivelmente, eu chupar a ele um pouquinho menos.

Tradução:https://translate.googleusercontent.com ... 6ImakYEKeQ
Texto orginal em inglês:https://medium.com/parts-unknown/sweep- ... 004ad77ec1
Zaganelli Jiu Jitsu - Vitoria - ES
Imagem

frenault
Contato:

Re: Anthony Bourdain sobre o jiu jitsu

Mensagem por frenault » 16 Out 2015 09:00

Também foi essa parte que me chamou a atenção.
Cuca escreveu:Boa cara....agora mesmo havia lido na Gracie Mag e já ia colocar lá no tópico dos faixas branca. Eu, a poucas semanas de completar 43 anos, achei muito bacana o relato dele, a consciência da idade, das limitações e mesmo assim o quanto pode ser engrandecedor pra ele praticar jiu jitsu.

Essa parte me chamou atenção:

" Invariavelmente eu não “ganho” essas rounds, ou seja, eu não finalizo ninguém. Por mais que eu gostaria, eu não consigo comprimir o pescoço de alguém de tal forma a restringir o fluxo de sangue oxigenado para o cérebro (causando-lhes, assim, bater ou desmaiar). Quase sempre não obtenho êxito ao tentar dobrar um braço, ombro ou extremidade de uma forma que Deus não tenha tido a intenção. Em vez disso, eu luto tão duro o quanto eu puder para adiar o inevitável – para afastar os meus parceiros de treino – mais jovem, muitas vezes maiores e mais musculosos – e quase sempre mais qualificados – de passar a minha guarda, esmagando minhas costelas no cem quilos, deixando um braço debaixo da minha cabeça e pressionando seu ombro no meu queixo. A cada segundo, a cada minuto que eu posso impedir que isso aconteça é uma vitória para mim. É como ser o mais novo, pior cozinheiro na cozinha novamente.

Eu nunca vou ser um faixa preta. Eu nunca vou competir com êxito contra adversários com metade da minha idade , eu nunca vou ser grande no Jiu-Jitsu. Eu tenho certeza que não estou ficando mais jovem , ou mais flexível . Eu certamente não estou ficando mais rápido. Mas estou decidido a ficar “menos pior” no Jiu-Jitsu todos os dias que eu puder.”

Achei show mesmo.

Oss
Zaganelli Jiu Jitsu - Vitoria - ES
Imagem

Responder