Uma faixa preta vale tanto quanto um diploma?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
gbraga
Contato:

Re: Uma faixa preta vale tanto quanto um diploma?

Mensagem por gbraga » 29 Mar 2016 14:27

Acho que não tem nada a ver essa comparação. E explico porque.

Uma graduação, mestrado ou doutorado é um título conquistado.
A faixa preta também é um título conquistado.

Mas a sua pergunta é : "Uma faixa preta vale tanto quanto um diploma?"

E eu respondo: "Vale para quem ?????"

Para cada um de nós que conseguiu esses títulos, eles tem um significado único - de determinação, superação, conquista, etc...
Para uns, uma faixa preta pode significar o esforço de metade de uma vida e vale mais do que tudo.
Para outros, se formar em uma faculdade pode ser o sonho de uma vida sofrida.

Mas para "fora de nós", ou seja, para os outros, para o mercado de trabalho, uma coisa não tem nada a ver com a outra...

Como comparar um médico de um advogado de um professor doutorado em arquitetura de um faixa preta de jj. Simplesmente não tem como comparar... vai comparar com o que ? Com o número de horas dedicadas por cada um ? Talvez seja a única forma (absurda e sem sentido) de comparação.
O quanto vale uma faixa preta no exercício de uma carreira de médico ? o quanto vale um doutorado em direito num mundial de JJ ? Vê como essas coisas não tem sentido ?

São títulos em áreas muito distintas.

Ser faixa preta pode te habilitar profissionalmente a lecionar a modalidade, isso sim.
Mas não queira comparar alhos com bugalhos.

Parece-me que você está tentando se convencer, ou convencer seu pai, ou seja lá quem for, que seus treinos de jiu jitsu equivalem à uma faculdade.

Se esse for o caso, eu sugiro repensar esse raciocínio... pois viver de jiu jitsu (ou de qualquer esporte) no brasil é muito, mas muito difícil. A realidade da maioria dos professores é ter outra profissão além de lecionar jj; justamente pela baixa renda obtida.
Se esse não for o caso, desculpe.

abraços
Imagem

Jorginic
Contato:

Mensagem por Jorginic » 29 Mar 2016 14:49

Na minha opinião são coisas distintas,

Via de regra, a faixa preta tem mais a ver com desafio e realização pessoal (o que dependendo do ponto de vista pode valer tanto quanto ou até mais)

Já o diploma esta ligado com a vida profissional da pessoa, perante a sociedade e o principal, é a maneira de se sustentar...

Imagino que sua pergunta seja no sentido de tentar conciliar as duas coisas, mas pelo que vejo são poucos que conseguem ganhar a vida com o JJ. Sendo que está longe de ser fácil ou simples. Não recomendaria abrir mão de uma carreira profissional pra viver exclusivamente de Jiu, mas vai de cada um... Afinal, a vida é feita de escolhas.

Os pretas do fórum podem falar com mais propriedade hehe
Imagem

Mr Torres
Contato:

Mensagem por Mr Torres » 30 Mar 2016 11:33

Sou engenheiro químico e sinceramente não tenho idéia de onde está meu diploma... nem o da facu e nem o do MBA...rs

Já o meu diploma de faixa preta, está em um quadro na parede do escritório...

Engenharia + MBA: 7 Anos

Faixa Preta: 15 anos, exatamente metade da minha vida! (entre idas e vindas, sem deixar de pensar no jiujitsu um único dia durante todo esse período, inclusive no qual tive que parar)

Hendo BJJ
Contato:

Mensagem por Hendo BJJ » 02 Abr 2016 08:14

Eu nao tenho faculdade. Fiz uma escolha na época na minha vida que foi o Jiu Jitsu. Trabalhava o dia todo e não tinha tempo pra fazer os dois. Escolhi fazer o que eu gostava. No final das contas tem sido o meu ganha pão ha 4 anos. Agora pretendo fazer alguns cursos e se possível ate uma faculdade se for possível fazer a distancia. Na época que tentei eu precisava estar presente na faculdade por volta de pelo menos 3 xs ao ano. Estou vendo se consigo algo pra estar apenas uma. Se Der eu consigo mais um diploma. Mas hoje em dia sou muito grato a minha faixa preta e ao meu diploma da ibjjf.
"One World. One Fight."

Imagem

Responder