parabéns pelo post Dilan, você pode me sugestionar algum exercício para o joelho, sexta feira eu estava com um armlock da guarda encaixado e o cara pulou e não sei como o meu joelho estralou e agora está inchado e estou com dificuldade para andar, agradeço desde já a atenção.Dillan Grau escreveu:Gurizada, uma coisa que ajuda bastante é conhecer o próprio corpo, alguns vão achar besteira, mas faz uma diferença incrível você saber quais articulações, ligamentos e músculos estão ali, o que eles fazem em conjunto e separadamente, ou seja a real função. Ás vezes um músculo que parece insignificante pode afetar todo um conjunto.
Não estou falando de consciência corporal e sim de anatomia e fisiologia, todo mundo sai ganhando conhecendo um pouco mais o próprio corpo. Se o cara não tem 10 min por dia para conhecer um pouco seu corpo está fadado a cair nos "contos do Vigário" que estão por aí.
Coisas que uso diariamente são:
- Método McKenzie: funciona para 95% das lesões na coluna envolvendo hérnias.
- Testes Musculares: 100% das vezes mostra onde está a causa do problema e não apenas o local da lesão. A partir destes testes vejo os melhores exercícios.
Esses métodos acima vcs acham facilmente em livros pdf, dá uma lida, vai ver que fará diferença e o principal, vai mostrar como evitar algumas lesões. E também, vai te fazer poupar dinheiro e tempo quando cair na mão de um profissional ruim da área da saúde. Não caiam no papo de muitos cursos, títulos, experiência profissional, a anatomia não mudou e a função dos músculos tb não, se ignoram os princípios básicos de funcionalidade virem as costas.
Se quiserem gastar uma grana, esse nunca achei em pdf, tem o livro do Mark Dutton, Fisioterapia Ortopédica 2ª ed, com tudo o que precisam para tratar qualquer lesão músculo esquelética. Nele vcs vão encontrar a anatomia, fisiologia, testes e a intervenção.
Lesões no Jiu Jitsu. Prevenção, tratamentos, etc...
Re: Lesões no Jiu Jitsu. Prevenção, tratamentos, etc...
- Dillan Grau
- Admin
- Contato:
Minhoca,minhoca escreveu:parabéns pelo post Dilan, você pode me sugestionar algum exercício para o joelho, sexta feira eu estava com um armlock da guarda encaixado e o cara pulou e não sei como o meu joelho estralou e agora está inchado e estou com dificuldade para andar, agradeço desde já a atenção.
Se o joelho ainda está inchado, com edema, é melhor fazer o protocolo RICE ou PRICE, que envolvem gelo, descanso e elevação. Qualquer exercício específico de joelho nesta fase pode mascarar o real problema, mas fazer plantiflexões pode ajudar, funcionam como bomba muscular e com sorte drenam um pouco do edema.
Depois de diminuir o edema é que vai começar a ver os desequilíbrios musculares no joelho, se houver, nos movimentos de flexão, extensão e rotação nesta articulação. Os testes são simples, assim que melhorar do edema dá um toque que coloco aqui os testes.
Fala Dillan, valeu pela resposta, no que tange a elevação, é só deixar a perna apoiada na parede? Como são feitas essas plantiflexões? putz mano dá uma medo essas lesões no joelho, sempre tentei ser cuidadoso com eles, fico andando na grama para não sobrecarregá-los, será que fazer pilates pode ajudar em algo? abraço e agradeço mesmo pela ajuda irmão, osssDillan Grau escreveu:Minhoca,
Se o joelho ainda está inchado, com edema, é melhor fazer o protocolo RICE ou PRICE, que envolvem gelo, descanso e elevação. Qualquer exercício específico de joelho nesta fase pode mascarar o real problema, mas fazer plantiflexões pode ajudar, funcionam como bomba muscular e com sorte drenam um pouco do edema.
Depois de diminuir o edema é que vai começar a ver os desequilíbrios musculares no joelho, se houver, nos movimentos de flexão, extensão e rotação nesta articulação. Os testes são simples, assim que melhorar do edema dá um toque que coloco aqui os testes.
- Dillan Grau
- Admin
- Contato:
Fala Minhoca, a elevação pode ser na parede, mas tb pode usar uma cadeira com algumas almofadas embaixo, o negócio é deixar o joelho mais alto, e as plantiflexões é aquele exercício de fica na ponta dos pés, em pé, fazer algumas vezes ajuda.minhoca escreveu:Fala Dillan, valeu pela resposta, no que tange a elevação, é só deixar a perna apoiada na parede? Como são feitas essas plantiflexões? putz mano dá uma medo essas lesões no joelho, sempre tentei ser cuidadoso com eles, fico andando na grama para não sobrecarregá-los, será que fazer pilates pode ajudar em algo? abraço e agradeço mesmo pela ajuda irmão, osss
Eu não sou fã de Pilates para quem prática esporte, acho que musculação vai dar mais força e estabilidade, e vc vai poder trabalhar todos os tipos de contração com os mais variados pesos. Abraço
valeu Dillan, vou seguir as suas sugestõesDillan Grau escreveu:Fala Minhoca, a elevação pode ser na parede, mas tb pode usar uma cadeira com algumas almofadas embaixo, o negócio é deixar o joelho mais alto, e as plantiflexões é aquele exercício de fica na ponta dos pés, em pé, fazer algumas vezes ajuda.
Eu não sou fã de Pilates para quem prática esporte, acho que musculação vai dar mais força e estabilidade, e vc vai poder trabalhar todos os tipos de contração com os mais variados pesos. Abraço