Uma Pergunta para a galera mais antiga sobre Guarda
Uma Pergunta para a galera mais antiga sobre Guarda
Assistindo ontem a luta o Paulo na copa podio lembrei de algo. Como eu detesto essa questão do carrinho duplo, dois caras com a bunda no chão. Quando eu comecei no JJ a mais ou menos 10 anos atrás, lembro do meu primeiro professor falar sobre o orgulho dentro do tatame. Se um kara te puxa para a guarda você DEVE passar a guarda dele a não ser que ele desista de fazer guarda e venha passar e nesse caso você DEVE raspar ele. Fico vendo hoje competidores que entram no tatame primeiramente pensando em não perder para depois pensar em ganhar. Várias vezes, poderiam subir fazer a passagem mas ficam naquela enrolação de ataques falsos no pé para evitar tomar punição. Claramente se vê que muitos dos ataques são falsos, é complicado isso ficar vendo dois karas com o cú no chão se debatendo e nada mais. Engraçado que quando o arbitro volta a luta para o meio eles nem se quer voltam em pé. Voltam arrastando o cu no chão com preguiça de andar.
Agora vou dizer algo que muitos não vão concordar. Kennan Cornelius está dando um exemplo de mudança de jogo. Ele percebeu o quão horrivel era aquele jogo dele até a faixa marron e depois que foi treinar com o Galvão, está passando guarda, fazendo quedas. Claro que ele ainda tem aquela wormguard que trava todo o jogo mas se der brecha ele sobe e passa. Não vjo essa atitude na maioria dos leves brasileiros de qualquer faixa. O que gera sabem o que? Comentários do estilo da minha namorada: "O que é isso que eles estão lutando? Isso não parece JJ, vou comprar uma pomada para assaduras para eles pois vão precisar!"
Agora vou dizer algo que muitos não vão concordar. Kennan Cornelius está dando um exemplo de mudança de jogo. Ele percebeu o quão horrivel era aquele jogo dele até a faixa marron e depois que foi treinar com o Galvão, está passando guarda, fazendo quedas. Claro que ele ainda tem aquela wormguard que trava todo o jogo mas se der brecha ele sobe e passa. Não vjo essa atitude na maioria dos leves brasileiros de qualquer faixa. O que gera sabem o que? Comentários do estilo da minha namorada: "O que é isso que eles estão lutando? Isso não parece JJ, vou comprar uma pomada para assaduras para eles pois vão precisar!"
- RodrigoSilva
- Contato:
Re: Uma Pergunta para a galera mais antiga sobre Guarda
Cara isso é relativo. Meu mestre me diz sempre que vê uma luta atual que antigamente as lutas começam praticamente com as pegadas no quimono ou na nuca para submission. Esse tipo de "tradição" que se perdeu não é culpa dos lutadores, simplesmente NADA proíbe que eles façam o contrário. E não estou falando de 10 ou 20 anos atrás, é de 40~50 anos.
O jiu-jitsu tem que ser preservado e as regras repensadas. Está tudo muito interpretativo, isso que complica os árbitros!
O fato é que essa nova modalidade chamada de BJJ que é o Jiu-Jitsu esportivo (ou "de competição") vai contra o JJ de defesa pessoal, mas sinceramente, tem que ir a favor? Ninguém ta preocupado se vai levar um soco se fizer tal guarda na hora da luta, apenas fazem, pois sabem que não pode tomar socos em torneios e fo**-se o que acontecer na rua.
Quando você se torna faixa-preta, não é somente de JJ para competição ou somente de JJ para defesa pessoal, então acho que grande parcela do cenário atual é culpa dos professores que não ensinam DF para seus alunos.
Oss
O jiu-jitsu tem que ser preservado e as regras repensadas. Está tudo muito interpretativo, isso que complica os árbitros!
O fato é que essa nova modalidade chamada de BJJ que é o Jiu-Jitsu esportivo (ou "de competição") vai contra o JJ de defesa pessoal, mas sinceramente, tem que ir a favor? Ninguém ta preocupado se vai levar um soco se fizer tal guarda na hora da luta, apenas fazem, pois sabem que não pode tomar socos em torneios e fo**-se o que acontecer na rua.
Quando você se torna faixa-preta, não é somente de JJ para competição ou somente de JJ para defesa pessoal, então acho que grande parcela do cenário atual é culpa dos professores que não ensinam DF para seus alunos.
Oss
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport
✰ 1987 ✰ 2008
✰ 1987 ✰ 2008
Não tenho nada conta o JJ esportivo. Do qual eu gosto e acho que as novas posições são uma evolução para esporte, as vezes bom as vezes ruim. Berimbolo, 50/50, dentre tantas outras, se usadas de forma certa são posições muito interessantes de se ver. O que me mata de raiva é que os competidores entram querendo não perder para depois tentar ganhar por vantagens. E passa a luta toda fingindo ataques falsos nos pés. Porque será que todo mundo gosta de ver o Garry Tonon e Kron lutarem? Porque eles lutam para ganhar buscando a finalização sempre em vez de fingir. Poxa as vezes o kara pode ganhar os pontos da raspagem ir para uma passada de guarda e fica lá rastando o cu no chão fingindo americana no pé. E isso é algo que parece geral nos pesos mais leves. Quando vejo o buchecha e o rodolfo usando berimbolo, fico todo alegre pensando: "Olha ai como se usa a posição para chegar em uma melhor e finalizar."
- RodrigoSilva
- Contato:
A questão é: É ilegal fingir ataques para ganhar vantagens?
Não é, então não temos porque discutir isso. Como eu disse, as regras estão muita interpretativas, sempre deixam alguma brecha para ser usada para travar as lutas.
Não é, então não temos porque discutir isso. Como eu disse, as regras estão muita interpretativas, sempre deixam alguma brecha para ser usada para travar as lutas.
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
✰ 1987 ✰ 2008
✰ 1987 ✰ 2008
O bonito e feio são bem relativos. Caras tradicionalistas, como o Reyson Gracie acham feio chamar pra guarda. Tem que derrubar. Pensamento bastante válido. Mas alguém duvida que a puxada pra guarda tem o seu valor? Uma emendando com a finalização ou já raspando?
O berimbolo tem o seu valor, permitiu aos Miyao terem sucesso competitivo, até nos absolutos. Agora não dá pra aceitar o carrinho duplo, dois ao mesmo tempo querendo berimbolar. Nesse caso pune a falta de combatividade, elimina os dois na reincidência.
O berimbolo tem o seu valor, permitiu aos Miyao terem sucesso competitivo, até nos absolutos. Agora não dá pra aceitar o carrinho duplo, dois ao mesmo tempo querendo berimbolar. Nesse caso pune a falta de combatividade, elimina os dois na reincidência.
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch (2014).Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
-
- Contato:
O que não dá é pra achar que vai puxar de la riva sentado com um Myao e achar que vai acabar nas costas dele. No pior dos casos, ele sobe pra passar, como tem feito nas últimas competições.
- RodrigoSilva
- Contato:
Agrega ao tópico:
http://www.tatame.com.br/fernando-pindu ... ederacoes/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.tatame.com.br/fernando-pindu ... ederacoes/" onclick="window.open(this.href);return false;
✰ 1987 ✰ 2008
✰ 1987 ✰ 2008
- Dano Cardoso
Muito boa observação, essa luta do Myiao foi disparada a pior luta que eu já vi, galera que acompanhou no wazup comigo aqui, viu que eu tava puto kkkkkk, muita gente fala como esse fosse o jiu-jitsu moderno, pra mim jogo moderno quem faz é o Buchecha e o Lo, tanto fazem guarda como passam muito bem, eu posso falar tranquilamente que não acredito que 50/50 seja guarda e pra mim isso nem existe, o double pull já treinei com faixa roxa bem mais leve em academia de um amigo, começou o treino e eu puxei pra guarda naturalmente por ser mais leve e menos graduado, em vez do cara tentar passar ele se jogou pra trás pra tentar fazer guarda dentro da minha guarda??????? então fui pra cima e passei, é isso que eu não consigo entender, não é questão de jiu-jitsu ser moderno ou antigo, mas cara se alguém te puxar pra guarda, vai lá e passa, simples, se for raspado foda-se raspa de volta!!!!
- gui_bernard
- Contato:
Basta usar a lógica pra se concluir acerca do quão ridículo é o double pull e a 50/50. É amarração pura e simples. A lógica seria quedar/passar a guarda e ir evoluindo as posições até a finalização do oponente.
Eu entendo que os caras não competem apenas por hobby e para evoluírem seu jiu jitsu. Estão em jogo patrocínios, nome, equipes, etc. Trata-se do sustento do cara, presente e futuro, sendo que muitos vão dar aula depois de um tempo e dependem da construção de um nome para se firmar e atrair alunos e mídia.
Ao mesmo tempo, toda essa preocupação em não se arriscar e perder, não pode ofuscar a beleza do jiu jitsu ofensivo e objetivo. Particularmente, eu prefiro perder uma luta passando a guarda e depois eventualmente sendo raspado e finalizado, do que ganhar em vantagens sem sequer ter oferecido perigo real pro adversário. Por isso gosto tanto de ver lutar caras como André Galvão, Rodolfo Vieira, Buchecha, etc...
QUEM FAZ PONTO É COSTUREIRA !
Eu entendo que os caras não competem apenas por hobby e para evoluírem seu jiu jitsu. Estão em jogo patrocínios, nome, equipes, etc. Trata-se do sustento do cara, presente e futuro, sendo que muitos vão dar aula depois de um tempo e dependem da construção de um nome para se firmar e atrair alunos e mídia.
Ao mesmo tempo, toda essa preocupação em não se arriscar e perder, não pode ofuscar a beleza do jiu jitsu ofensivo e objetivo. Particularmente, eu prefiro perder uma luta passando a guarda e depois eventualmente sendo raspado e finalizado, do que ganhar em vantagens sem sequer ter oferecido perigo real pro adversário. Por isso gosto tanto de ver lutar caras como André Galvão, Rodolfo Vieira, Buchecha, etc...
QUEM FAZ PONTO É COSTUREIRA !
"The worst thing I can be is the same as everybody else. I hate that."
#CacarotoTeam