História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fechadas
Re: Duelo entre Hélio Gracie e Kimura para o Rio em 51
Que o braco quebrou eh fato. Kimura confirmou
Meu amigo, claro q Kimura foi superior, acho q ninguém questiona isso.PHDookie escreveu:Fui procurar mediante a informação dos colegas daki e transcrevi o texto do jornal da época para cá. Não quero desmerecer ninguem mas è impressionante que mesmo puxando para o lado do Brasil o jornal descreve como o Kimura foi superior a luta inteira. Não sou niguem no jiu jitsu mas acho que não foi apenas a força ou diferença de peso(coisa que sempre é ressaltada em vez da grande habilidade do japones), Helio ja tinha lutado com caras bem maiores. tenho a impressão pelo que li que Hélio so se defendeu não esboçou nada. Acho que Kimura era melhor não só fisicamente mas tecnicamente. Apenas me interesso pela história não quero desmerecer o grande homem que foi Helio Gracie nem qualquer outro, nem tenho sindrome de vira-lata. A história da luta dos dois é fantastica digna de filmes e repercusão pela história.
Ele era O CARA na época.
Eh um dos maiores Judocas de todos os tempos!
E na época o judo era beeeem mais próximo do JJ de hojem
Kimura era muito versado em newaza. Participou de torneios de Kosen Judo na sua juventude.
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch (2014).Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Exato. Não tem como contestar esse fato, e acho que ninguém contesta mesmo.ska4fun escreveu: Certamente, se os Gracies não mantivessem a independência em 1950, estaríamos nas regras toscas do Judo olímpico. Mas isso foi constestado alguma vez aqui???
E também acho que esse fato é o bastante para que o respeito seja máximo
Quando Hélio assumiu o comando técnico, Carlos já não estava mais na ativa.
Não quer dizer que ele 'nunca foi lutador de ringue', ou que fazia marmeladas.
Usar as palavras de Hélio contra Carlos me parece totalmente despropositado.
A ''ativa'' de Carlos foi contra Manual Rufino. Teve a demonstração contra Geo Omori, que foi colocada como luta no duro, cujo objetivo era aumentar a popularidade do jiu-jitsu em SP. Por sinal Omori foi a convite de Carlos.Marcial escreveu:
Exato. Não tem como contestar esse fato, e acho que ninguém contesta mesmo.
E também acho que esse fato é o bastante para que o respeito seja máximo
Quando Hélio assumiu o comando técnico, Carlos já não estava mais na ativa.
Não quer dizer que ele 'nunca foi lutador de ringue', ou que fazia marmeladas.
Usar as palavras de Hélio contra Carlos me parece totalmente despropositado.
Infelizmente Hélio disse a verdade... A hemeroteca virtual esta à sua disposição, pode pesquisar a vontade. A última vez que ele disse isso foi na época do lançamento do livro da Reila.
Despropositado é chamar George Gracie de marmeleiro, quando ele lutava em qualquer regra, com ou sem kimono, diferente dos irmãos. Se o filho dele resolver comprar o resgate que está sendo feito da imagem do pai, vcs vão ver o maior lutador com o sobrenome Gracie ter o devido reconhecimento.
Dutch (2014).Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Ainda não encontrei nada sobre a 'demonstração' com Omori. O colega poderia indicar as matérias que trazem essa versão?ska4fun escreveu: A ''ativa'' de Carlos foi contra Manual Rufino. Teve a demonstração contra Geo Omori, que foi colocada como luta no duro, cujo objetivo era aumentar a popularidade do jiu-jitsu em SP. Por sinal Omori foi a convite de Carlos.
Infelizmente Hélio disse a verdade... A hemeroteca virtual esta à sua disposição, pode pesquisar a vontade. A última vez que ele disse isso foi na época do lançamento do livro da Reila.
Despropositado é chamar George Gracie de marmeleiro, quando ele lutava em qualquer regra, com ou sem kimono, diferente dos irmãos. Se o filho dele resolver comprar o resgate que está sendo feito da imagem do pai, vcs vão ver o maior lutador com o sobrenome Gracie ter o devido reconhecimento.
Na Internet, ao contrário, tem outros haters que dizem que Omori deu várias quedas violentas, quase nocauteando o Gracie.
Também não vi muito material do fim da década de 20, quando Carlos viveu a consolidação do mercado de lutas no Brasil.
Mas é simplesmente injusto negar que, nessa época amadora, Carlos Gracie tenha sido um Lutador, na acepção da palavra.
Não só foi lutador como também foi, no papel de 'manager', a figura-chave para a dissociação do judô, nacionalizando a arte.
Repito: se dependesse de Yano, Omori e os irmãos Ono (que Serrano chama de Quarteto Fantástico), não existiria o BJJ hoje.
Poderia ser outra coisa qualquer, um outro estilo, sabe-se lá com qual afiliação ou influência da Kodokan, mas não seria BJJ.
Sobre George, não soube de nenhum Gracie que o chamou de 'marmeleiro'. Diziam que ele aceitava lutar com caras do marmelo.
Para Carlos, isso seria um desserviço à imagem que ele projetava para a arte/negócio da família. Convenhamos, ele estava certo.
George foi lutador top dos tops, como Hélio, mas acho que cabe aqui reconhecer a liderança de Carlos nesse processo histórico.
Posso. Estão em Geo Omori - Guardião Samurai. Lembrando que essa obra só vale a pena pelas colagens.
Na internet vc encontra as versões mais populares. Quem era Geo Omori na internet em 2009?
Hélio Gracie foi o mais aguerrido na separação do BJJ do Judo, pois falava com propriedade de lutador de ringue, conhecido por todos. Inclusive a maioria das entrevistas na época da separação são dele.
Jovem se não houvesse OMORI, por exemplo, nunca haveria BJJ na acepção atual. Se Omori não tivesse ido ao socorro de Carlos em SP, nem sei como eles iriam continuar no ramo.
Em relação a chamar George de marmeleiro: Hélio, Carlos e inclusive o Carlson o desmereceu em uma entrevista antiga no RJ, ao ser questionado sobre ''um tal de George Gracie que era uma fera''. O que podemos criticar em George é a sua vida boemia. Todavia, para por aí, pois trata-se de um campeão de pelo menos duas modalidades, BJJ e LLEB. O mesmo vale pra qualquer tentativa, mesmo que sutil, de desmerecimento de Takeo Yano e dos irmãos Ono.
Na internet vc encontra as versões mais populares. Quem era Geo Omori na internet em 2009?
Hélio Gracie foi o mais aguerrido na separação do BJJ do Judo, pois falava com propriedade de lutador de ringue, conhecido por todos. Inclusive a maioria das entrevistas na época da separação são dele.
Jovem se não houvesse OMORI, por exemplo, nunca haveria BJJ na acepção atual. Se Omori não tivesse ido ao socorro de Carlos em SP, nem sei como eles iriam continuar no ramo.
Em relação a chamar George de marmeleiro: Hélio, Carlos e inclusive o Carlson o desmereceu em uma entrevista antiga no RJ, ao ser questionado sobre ''um tal de George Gracie que era uma fera''. O que podemos criticar em George é a sua vida boemia. Todavia, para por aí, pois trata-se de um campeão de pelo menos duas modalidades, BJJ e LLEB. O mesmo vale pra qualquer tentativa, mesmo que sutil, de desmerecimento de Takeo Yano e dos irmãos Ono.
Sabe o ano dessa entrevista?(se tiver fonte tb, agradeceria), pq já vi em um vídeo o Carlson falando que o "tio George" foi o(ou um dos) mais talentoso da família no MMA.ska4fun escreveu:e inclusive o Carlson o desmereceu em uma entrevista antiga no RJ, ao ser questionado sobre ''um tal de George Gracie que era uma fera''.
Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.
Grow your beard against melanoma #project60.
Mas na hemeroteca não há nada? Só nas colagens do livro do Serrano? O que diz lá? É só o testemunho do Omori?ska4fun escreveu:Posso. Estão em Geo Omori - Guardião Samurai. Lembrando que essa obra só vale a pena pelas colagens.
Pela sua argumentação aqui, parece que há provas irrefutáveis de que foi uma 'demonstração'. Queria muito saber.
Hélio sempre foi mais aguerrido, e acho que não se discute o papel dele como campeão, para a separação do judô.
Mas acho que é ingenuidade ou má-fé ignorar a influência de Carlos sobre Hélio e sobre todo o curso dessa história.
Não se trata, obviamente, de desmerecer o 'quarteto fantástico' do Serrano, nem de George Gracie e outros Mestres.
Todos tiveram sua importância, e é uma grande alegria que seus feitos sejam lembrados e devidamente considerados.
Mas ainda não vi pesquisa com elementos suficientes para questionar a primazia de Carlos e Hélio na consolidação do BJJ.
- viniciusfs
- Contato:
Se o Hélio tinha entre 63kg, quanto tinha o Carlos?
Os relatos dizem que o Hélio era magro e fraco, tinha até saúde frágil antes do jiu-jitsu mas nas fotos ele parece maior do que o Carlos.
Os relatos dizem que o Hélio era magro e fraco, tinha até saúde frágil antes do jiu-jitsu mas nas fotos ele parece maior do que o Carlos.
Segundo uma matéria de um jornal que eu li(do post do Dumog, que foi excelente post, por sinal), Carlos pesava 59kg.viniciusfs escreveu:Se o Hélio tinha entre 63kg, quanto tinha o Carlos?
Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.
Aí vai: A noite - 10/05/1953 - Mesa redonda com Hélio Gracie.Marcial escreveu:
Mas na hemeroteca não há nada? Só nas colagens do livro do Serrano? O que diz lá? É só o testemunho do Omori?
Pela sua argumentação aqui, parece que há provas irrefutáveis de que foi uma 'demonstração'. Queria muito saber.
Hélio sempre foi mais aguerrido, e acho que não se discute o papel dele como campeão, para a separação do judô.
Mas acho que é ingenuidade ou má-fé ignorar a influência de Carlos sobre Hélio e sobre todo o curso dessa história.
Não se trata, obviamente, de desmerecer o 'quarteto fantástico' do Serrano, nem de George Gracie e outros Mestres.
Todos tiveram sua importância, e é uma grande alegria que seus feitos sejam lembrados e devidamente considerados.
Mas ainda não vi pesquisa com elementos suficientes para questionar a primazia de Carlos e Hélio na consolidação do BJJ.
Carlos era manager, conselheiro. Luta, ringue, desafios, eram coisas de George, Osvaldo e Hélio. Não menos importante, mas devidamente reconhecido.
Lembro não jovem. Vi a uns 4 anos atrás.Molecula escreveu:
Sabe o ano dessa entrevista?(se tiver fonte tb, agradeceria), pq já vi em um vídeo o Carlson falando que o "tio George" foi o(ou um dos) mais talentoso da família no MMA.
Abraço!
Editado pela última vez por ska4fun em 25 Out 2014 13:56, em um total de 1 vez.
Meio offtopic.
Uma coisa que muito se via na época relacionado aos Gracies(segundo as matérias do jornais) era o desafio do Hélio ao Joe Louis.
Abraço!
Uma coisa que muito se via na época relacionado aos Gracies(segundo as matérias do jornais) era o desafio do Hélio ao Joe Louis.
Abraço!
Consultei agora. Na hemeroteca, a edição do Jornal A Noite nº 14396 é de 9/5/1953, e a edição seguinte, nº 14397, é de 11/05/1953...ska4fun escreveu: Aí vai: A noite - 10/05/1953 - Mesa redonda com Hélio Gracie.
Carlos era manager, conselheiro. Luta, ringue, desafios, eram coisas de George, Osvaldo e Hélio. Não menos importante, mas devidamente reconhecido.
Em nenhuma delas há essa mesa redonda com Hélio. Considerando que 10/5/1953 era um domingo, havia circulação do jornal nesse dia?
Tem certeza dessa data?
Sim. Domingo, com a chamada pra mesa-redonda no outro domingo, 17/05/1953.