jitsunaja escreveu: ↑06 Abr 2022 08:57
O caso da 10th planet é algo bizarro mesmo.. os cara tão há quase 25 anos com uma academia que só treina sem kimono, é focada em competição, é provavelmente uma das maiores redes de BJJ dos EUA (os caras tem MUITA academia, e a maioria tem uma porrada de aluno competidor) e mesmo assim não conseguem ganhar os maiores títulos na faixa preta. Acho que o Eddie não formou 1 campeão mundial na faixa preta, que dirá um campeão do ADCC. Os melhores da 10th planet são bons, mas não chegam ao top 5 da categoria. Até a Gracie Barra que virou McDojo revela anualmente muitos mais atletas de ponta do que a 10th planet.
Tem até aqui na minha cidade, ta espalhada pelos EUA e Canada inteiro, já era pra ter alguma coisa e eles não tem nada além de um monte de pegadinhas sem kimono, falta volume, falta aspectos basicos do bjj e os atletas são condicionados a ficar tentando twists, buggy chokes e coisas que o eddie re-inventa sem kimono com um novo nome...
Buggy choke mesmo, nao foi "inventada" por ele mas por "gringos" e é uma daquelas tecnicas de desespero qndo alguem passa tua guarda que funciona 1 em 100 vezes e nas outras 99 tu tem a guarda passada, por isso atleta de ponta geralmente não usava mas ai funciona uma vez e os gringos já pegam pra eles
O Hell hook, po.. todo mundo já sabia disso e todo mundo sabia pq ng treinava isso, ai aparece o Gordon e ele que inventou esse estilo...
Toquinho já tinha 10 anos de leglock no MMA qndo o Gordon "re-inventou" a tecnica...
Eu acho que os gringos são mais marketing do que força humana, qndo eles tiverem academias cheias que nem ai no Brasil que os manos da G13 botam 3 mil lutador pra fazer graduação eu acredito neles, não tem isso nos EUA e como eu disse eles não batem o Brasil em quantidade e tão longe ainda de bater em qualidade...
Gordon vai ficar treinando 10 anos alguem que seja extremamente talentoso sem kimono pra aparecer um BR que treina sem kimono por 3 semanas e faz frente ao aluno dele...
É isso que vai acontecer no futuro...
pra mim treinar só sem kimono é um erro completamente subestimado, Eddie Bravo é meu primeiro exemplo junto com a turma do Jake Shields e a turma do Gordon vai ser o segundo, já tancaram com a ideia de ir pra Costa Rica e criar uma cena lá, foram pro Texas agora... e não acho que a cena do Texas vai ser maior que a da Costa Oeste dos EUA,
E Danaher como o Meregali disse "eu achava que ele era só marketing mas não é" ... eu ainda acho que é só marketing e acho que o Nicolas ia brilhar sem kimono mesmo sem ajuda deles... mas certas coisas só o tempo vai dizer né... essa é a minha aposta
Abssss!!!