Iniciar no Jiu Jitsu após os 30 anos é muito tarde?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Godfather
Contato:

Re: Iniciar no Jiu Jitsu após os 30 anos é muito tarde?

Mensagem por Godfather » 22 Mar 2015 21:22

Marcel Firefighter escreveu:Eu comecei com 29...Não tinha Jiu na minha cidade e nem na região. Quando o Rodrigo Feijão passou a dar aulas em Maringá eu comecei.

E fazia assim: Sou bombeiro e trabalho 24x48, dai eu pegava minha folga, deixava a moto véia na policia rodoviária e encarava 80km de carona!! Treinava cedo, a tarde e a noite, depois pegava carona pra voltar.

Fiz isso por 08 anos. Peguei a faixa preta com 40 anos - levei 11 pra pegar -. Depois disso montamos nossa turma aqui, mas continuo indo, porém menos, pra Maringá.

Não fui um grande competidor, mas deu pra ganhar umas medalhinhas sim...O Jiu me ajudou mesmo foi no meu trabalho, pegando suicida, vitima agressiva, drogado, etc...O artezinha eficiente!!

To com 43 e pretendo parar de treinar aqui e com meu mestre só qdo for a hora de fazer umas aulinhas com Mestre Hélio!!

Estou passando por essa mesma situação. Sem bjj na minha cidade, estou indo numa cidade perto a 80km uma vez por semana onde tem um professor e os outros dias monto o tatame e treino com +2 ou 3.. E faço musculação nas outras horas!!! Tem que se virar, tenho muita facilidade em aprender e outra coisa melhor, força de vontade... Muita mesmo!!!
Fico desgraçado da vida quando vejo alguém com academia boa pra treinar e fica de corpo mole e cheio de manha..pqp.. Tem tudo na mão e fica de putaria..
Vou na marra me graduando.. Nessa leva já estou na roxa.. Com muito orgulho!!! Desde 2009 idas e vindas e dificuldades... Já era pra estar na preta, mas não vai ser isso que vai me desmotivar.

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 23 Mar 2015 13:54

Godfather escreveu:

Estou passando por essa mesma situação. Sem bjj na minha cidade, estou indo numa cidade perto a 80km uma vez por semana onde tem um professor e os outros dias monto o tatame e treino com +2 ou 3.. E faço musculação nas outras horas!!! Tem que se virar, tenho muita facilidade em aprender e outra coisa melhor, força de vontade... Muita mesmo!!!
Fico desgraçado da vida quando vejo alguém com academia boa pra treinar e fica de corpo mole e cheio de manha..pqp.. Tem tudo na mão e fica de putaria..
Vou na marra me graduando.. Nessa leva já estou na roxa.. Com muito orgulho!!! Desde 2009 idas e vindas e dificuldades... Já era pra estar na preta, mas não vai ser isso que vai me desmotivar.
Po eu comecei c 16 (um pouco antes) se contar o judô 87...(achei graça que achei minha carterinha da federação do estado da guanabara...hahahahaa nem tinha a CF/88 na época..kkk
hj estou c 35 longe da preta...(rs), tive N problemas tais quais, na época que vim pro sul não tinha tanta academia, serviço não deixava, mudanças de cidade, escala de serviço x faculdade, ajudar a cuidar de familiar doente alguns acidentes meio graves de serviço..
Mas aprendi a não reclamar..vamos tirando proveito da situação como dá..ou nos adaptando a ela.
hoje (2012)finalmente cheguei na roxa, e brinco que quando a minha filha tiver uns 15 anos pego a marrom, e quando for avô talvez pegue a preta...grau na preta? faixa rubro negra? só post mortem..rs
Isso não me desmotiva em nada, sempre que posso gosto de competir, assistir campeonatos, inclusive quando estou machucado, muitas x vou assistir o treino só p olhar, o ambiente me faz bem.
Ao mesmo tempo que achei que comecei numa época boa e no lugar certo, presenciando e vivendo coisas maneras devido a arte suave, penso que poderia ter tido outra vida, feito outra coisa, mas cada escolha e decisão nos coloca em alguns rumos diferentes..
pra mim a faixa seria mais ou menos como um filho que não se programou, quando vier vai ser bem recebido se não vier..o que vale é a jornada...nunca me liguei em faixa (acho que as x tem até a negação) qndo falram que eu ia ganhar a roxa pensei ué mais pq? será q mereço..e já me vem a preocupação do dia em que vier a marrom (ou cogitarem)
vai por mim, qndo se começa mais velho, percebo que não se tem tanta cobrança e vc vai na "alegria" da parada, nas amizades, nas conversas pós tatame..enfim na jornada
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Crosss
Contato:

Mensagem por Crosss » 23 Mar 2015 19:13

https://www.youtube.com/watch?v=FGk_urw1_hA" onclick="window.open(this.href);return false;

Assisti esse vídeo outro dia, é em inglês, e nele Rick e Rener falam sobre como treinar depois dos 40 anos. Galera não gosta deles pq são mercenários, marqueteiros, falam merda pra caralho da Cyborg, mas enfim, é inegável que eles tem uma didática boa nos vídeos deles e conhecem jiu-jitsu.

O vídeo é longo, e fala basicamente que para conseguir treinar depois dos 40, quando os reflexos, o gás, a massa muscular e o preparo físico começam a cair, vc deve encarar o treino de jiu-jitsu de maneira diferente de quando era mais novo.

Vc deve passar a treinar sem aquela preocupação de matar ou morrer. Aquele garotão que há 10 anos atrás você escovava com facilidade e era um azul de 16, 17 anos, agora é faixa marrom ou preta, virou um cavalo de forte, treina todo dia, e se vc que agora tem mais de 40, nao tem mais rotina de atleta, já tem o corpo castigado por lesões, quiser treinar com esse cara como se o seu prato de comida dependesse do resultado do treino, vão acontecer duas coisas: você vai se fuder, pq nao vai aguentar o ritmo do mais novo e vai aumentar o risco de se machucar; e o mais importante, se vc não tiver uma cabeça boa pra aceitar esse fato e dominar o próprio ego, vai acabar parando de treinar e de ter os benefícios do jiu-jitsu na sua vida.

Então eles dizem que a sua expectativa com relação aos treinos tem que mudar: se antes o seu objetivo era pegar todo mundo, agora deve ser não ter sua guarda passada, não ser finalizado, enfim, vc tem que treinar pensando apenas na sua própria evolução, e seus parâmetros tem que se adequar à sua realidade.

E falam que o Mestre Hélio, com 90 anos, já sem nenhuma pujança física, sem a menor condição de finalizar ninguém no treino, chamava caras mais fortes para o rola, mandava montarem nele e tentar finalizar. Passava 3 minutos, com o velho se defendendo e sem o oponente conseguir finalizar, o velho dizia: se manda! O treino tinha acabado, e o Mestre levantava felizão, se sentindo vitorioso como se tivesse finalizado um gigante.

Edit: não sei colocar a porra do vídeo no tópico, se alguma alma caridosa puder, ajude por favor

Leco_BJJ
Contato:

Mensagem por Leco_BJJ » 24 Mar 2015 00:31

Crosss escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=FGk_urw1_hA

Assisti esse vídeo outro dia, é em inglês, e nele Rick e Rener falam sobre como treinar depois dos 40 anos. Galera não gosta deles pq são mercenários, marqueteiros, falam merda pra caralho da Cyborg, mas enfim, é inegável que eles tem uma didática boa nos vídeos deles e conhecem jiu-jitsu.

O vídeo é longo, e fala basicamente que para conseguir treinar depois dos 40, quando os reflexos, o gás, a massa muscular e o preparo físico começam a cair, vc deve encarar o treino de jiu-jitsu de maneira diferente de quando era mais novo.

Vc deve passar a treinar sem aquela preocupação de matar ou morrer. Aquele garotão que há 10 anos atrás você escovava com facilidade e era um azul de 16, 17 anos, agora é faixa marrom ou preta, virou um cavalo de forte, treina todo dia, e se vc que agora tem mais de 40, nao tem mais rotina de atleta, já tem o corpo castigado por lesões, quiser treinar com esse cara como se o seu prato de comida dependesse do resultado do treino, vão acontecer duas coisas: você vai se fuder, pq nao vai aguentar o ritmo do mais novo e vai aumentar o risco de se machucar; e o mais importante, se vc não tiver uma cabeça boa pra aceitar esse fato e dominar o próprio ego, vai acabar parando de treinar e de ter os benefícios do jiu-jitsu na sua vida.

Então eles dizem que a sua expectativa com relação aos treinos tem que mudar: se antes o seu objetivo era pegar todo mundo, agora deve ser não ter sua guarda passada, não ser finalizado, enfim, vc tem que treinar pensando apenas na sua própria evolução, e seus parâmetros tem que se adequar à sua realidade.

E falam que o Mestre Hélio, com 90 anos, já sem nenhuma pujança física, sem a menor condição de finalizar ninguém no treino, chamava caras mais fortes para o rola, mandava montarem nele e tentar finalizar. Passava 3 minutos, com o velho se defendendo e sem o oponente conseguir finalizar, o velho dizia: se manda! O treino tinha acabado, e o Mestre levantava felizão, se sentindo vitorioso como se tivesse finalizado um gigante.

Edit: não sei colocar a porra do vídeo no tópico, se alguma alma caridosa puder, ajude por favor

Muito bom!!!! O problema é que geralmente a molecada vem que nem louco para nos finalizar, tem alguns que parecem que estão disputando a final do mundial, e nessas horas que corremos os riscos de se machucar, isso é o que geralmente me preucupa. Mas já estou adotando essa mentalidade, o importante é resistir e não ser finalizado e o que vier o resto é lucro!!!
Leco_BJJ
Imagem

"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar - Socrates"

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 25 Mar 2015 15:57

Tenho 44 anos, faixa-marrom, estou parado a um bom tempo e sempre adiando a minha volta.

Já aplicava esta "técnica" de sobrevivência, pois sabia de que não tinha mais condições de treinar de igual para igual com a molecada, quando digo molecada é faixa roxa ou marrom competidor, faixa azul de 120kg , etc.

É complicado, você ter de honrar a faixa e segurar o rojão, os caras vem com a faca nos dentes, louco para carimbar a sua faixa e ai de você se deixar escapar um braço ou pescoço, eles não vão ter dó, pode ter certeza.

É como se perguntassem o que este cara AINDA está fazendo aqui?

A agilidade e força já não são mais as mesmas, o gás então nem se fala, mas ainda tenho esperança de conseguir conciliar os treinos a minha rotina.

GBcomp72
Contato:

Mensagem por GBcomp72 » 25 Mar 2015 16:43

Amigo, retornei ao BJJ em 2013 após 15 anos parado, e com pouco tempo de treino ja fui conquistando medalhas, nunca é tarde! grande abraço!
Imagem
Provérbios 21.31

Codeço
Contato:

Mensagem por Codeço » 25 Mar 2015 16:56

GBcomp72 escreveu:Amigo, retornei ao BJJ em 2013 após 15 anos parado, e com pouco tempo de treino ja fui conquistando medalhas, nunca é tarde! grande abraço!
Boa GB!!!
É noix no geri-jitsu!
Imagem

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 27 Mar 2015 14:35

Bom... 50 anos e treinando... Tamos aí :assassin: :enhancedwheelchair: :punk:

Mas é aquilo né... Dá trabalho! Já malhei pesado hoje, perna/ombro/braço, terceiro treino da semana. Treinei Jiu-Jitsu segunda e quarta e se der, hoje de novo! Zero de álcool! Dieta fodida! Meu whey, frango e batata estão aqui do meu lado, só esperando dar umas 15:30!

É desse jeito, senão não vai, hehehe!

Não desanimem!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Washington
Contato:

Mensagem por Washington » 27 Mar 2015 14:57

27 anos e começando na arte suave...
Imagem

Leco_BJJ
Contato:

Mensagem por Leco_BJJ » 30 Mar 2015 06:01

LAWYER escreveu:Bom... 50 anos e treinando... Tamos aí :assassin: :enhancedwheelchair: :punk:

Mas é aquilo né... Dá trabalho! Já malhei pesado hoje, perna/ombro/braço, terceiro treino da semana. Treinei Jiu-Jitsu segunda e quarta e se der, hoje de novo! Zero de álcool! Dieta fodida! Meu whey, frango e batata estão aqui do meu lado, só esperando dar umas 15:30!

É desse jeito, senão não vai, hehehe!

Não desanimem!

E isso ai, Mestre...

Que esse seu exemplo sirva de inspiração para nós quando nos sentimos velhos após tomar sufoco da molecada mais jovem que vem a mil nos rolas, e nos sentimos que não damos mais para o negocio. Espero chegar aos 50 se Deus quizer com a minha faixa preta e treinando com a mesma disposição. Musculação e primordial para evitar lesões correto?

Abraço
Leco_BJJ
Imagem

Leco_BJJ
Contato:

Mensagem por Leco_BJJ » 30 Mar 2015 06:07

Pessoal,

Vejam esse video para servir de inspiração um judoca de 64 anos, treino sinistro!!!

http://www.youtube.com/watch?v=3ulCWZoMEuE" onclick="window.open(this.href);return false;
Leco_BJJ
Imagem

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 30 Mar 2015 08:08

phpBB [video]

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 30 Mar 2015 08:09

phpBB [video]

CaioBJJ
Contato:

Mensagem por CaioBJJ » 30 Mar 2015 13:24

Godfather escreveu:

Maneiro esse exemplo de vcss que moram longe da academia e treinam, e pensar que tem uma galera que fica com preguiça de treinar...

Thiago Marques
Contato:

Mensagem por Thiago Marques » 07 Abr 2015 18:05

phpBB [video]
Imagem

"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói

Responder