Aprenda sobre Luta livre brasileira

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
viniciusfs
Contato:

Re: Aprenda sobre Luta livre brasileira

Mensagem por viniciusfs » 14 Nov 2014 12:37

Muito legal. Só tinha visto o primeiro episódio, obrigado por compartilhar.
Eu nunca treinei sem luta livre mas acho que no dia que fizer vou gostar.
Imagem

choketriangulo
Contato:

Mensagem por choketriangulo » 07 Dez 2014 19:12

hugo duarte episodio 4

phpBB [video]

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 12 Dez 2014 14:51

Eu já havia alertado esse francês sobre essa árvore, na verdade, copiaram muita coisa minha sem nunca ter me perguntado nada. Existe muita coisa que não esta correta, que falta maior pesquisa de informação.
Abaixo estão alguns pontos que eu levantei e nunca foram respondidos por nenhuma dessas pessoas que levantaram essa árvore genealógica, quem quiser contestar com algum argumento, será muito bem vindo.

1- Eu não sei como o Sinhozinho pode ser considerado “Mestre” do Roberto Leitão, de acordo com o mesmo, começou a treinar Judô em 1953, também disse ter feito o aniversário do Sinhozinho em 1969 em sua Academia, nessa época Sinhozinho já estava muito debilitado fisicamente devido á bebida e fumo, morreu em 1971. Seu foco em ensinar Luta Livre foi nos início dos anos 30, onde mantinha uma Academia ensinando os estilos Cath e Luta Romana. Existe uma biografia farta de sua vida como professor, muitos dados para pesquisa, depois dos anos 40 ele se foca no ensino da Capoeira até sua aposentadoria. Não existe registro de que ele tenha mantido uma escola de Luta Livre nessa época, repito, não achei nada que comprovasse sua ligação com a Luta Livre depois dos anos 30 e 40, Leitão entra pro Judô em 1953, ainda bem garoto, então não pude fazer essa ligação entre os dois.

2- Takeo Yano se dedicava ao ensino do Judô, Luta Livre era profissão, se ensinou algo de Luta Livre, deve ter sido pouca coisa, Yano era um sujeito inquieto, lutou em todas as partes do Brasil, estou montando uma cronologia de seus passos, era praticamente um cigano, por isso acho que pode ter influenciado, mas colocar como Mestre já é outros quinhentos, minha opinião é que, os verdadeiros professores do Leitão, são todos oriundos diretamente do Judô. Leitão chegou a atingir o quarto Dan de Judô, naquela época não era pouca coisa não, poucos tinham essa condições. Deus uns treinos no Carlson Gracie na década de 60...

3- Colocar o Marco Ruas como aluno direto do João Ricardo é apagar o passado, Marco Ruas sempre treinou Luta Livre no Boqueirão com os Brunocilla. Começou com o pai Fausto, depois continuou com o filho Carlinhos. É lá que o Ruas treina para o desafio contra o Pinduka em 1984. Sua ida para o Budokan só acontece na METADE dos anos 1990, devido ao Carlinhos não aceitar os treinos avulsos do Marco no Jiu-jitsu. Só em 1995 é que vemos o Leitão no UFC 07, orientando o Marco Ruas. Apagaram todo um passado do Marco Ruas para torna-lo Budokan. :rolleyes:

4- Colocar o Leitão como professor do Fausto Brunocillas chega a ser hilário, isso devido a muitas datas incompatíveis. Fausto foi aluno de Tatu, assim como o Carlinhos. No final de 1950 o Fausto já estava treinando com os primeiros alunos do Tatu, no início da década seguinte, já era sparing de caras como o Waldemar Santana, isso pra ver o nível do sujeito, nos anos seguintes continua lutando e dando aulas em vários lugares. Sua relação com Tatu durou anos, eram grandes amigos, Tatu morreu em 84, o Fausto em 86. Pra curiosidade, era um grande lutador de Boxe.

5- João Ricardo jamais poderia ser professor do Carlinhos Brunocilla por vários motivos, primeiramente, os dois tem quase a mesma idade, Carlinhos morreu esse ano com 61, o João Ricardo tem 67, é uma diferença bem pequena. Para que o João fosse professor do Carlinhos, ele deveria ter começado na Luta Livre bem cedo, muito novo mesmo, mas esse não é o caso, o João Ricardo era KARATECA. Dava aulas de Karatê, e foi professor por muitos anos da arte, é daí que vem o nome BUDOKAN. Ele começou a aprender Luta Livre bem tarde. Seus primeiros passos na Luta Livre são dados com pai do Johil de Oliveira, que era seu sócio na Academia, só mais tarde é que conhece o Leitão. Outro detalhe importante, em 1979 o Carlinhos já era campeão BRASILEIRO de Luta Livre, o João Ricardo só se tornaria campeão CARIOCA em 1983. Carlinhos já decolava na Luta Livre enquanto o João Ricardo era um iniciante. :smoke:

6- Colocar o Hugo Melo como aluno do Carlinhos na década de 1980 é um absurdo, Hugo Melo já era campeão amador de Luta Livre em 1947, aluno direto do Tatu. Carlinhos era um bebê nessa época...assim como o João Ricardo.

7- Outro erro grotesco, colocar o Tatu e o Leitão na mesma linha do tempo (1960). Tatu começou a lutar em campeonatos amadores em 1933, o Leitão nem era nascido cacete! Só duas linhagens se mantém vivas desde 1930, a linhagem do Hélio através de seus filhos, sobrinhos e netos, e a linhagem do Tatu, através do Fausto e o Carlos e seus alunos. :giveup:

Motaro

Mensagem por Motaro » 13 Dez 2014 19:01

Elton, mas você tem alguma entrevista do Brunocilla dando pau nessa suposta apropriação do Mestre Leitão?

Devo lhe dizer uma coisa, realmente, na Europa o Leitão é considerado o Helio Gracie da LLE...

GiorNogi
Contato:

Mensagem por GiorNogi » 14 Dez 2014 00:25

Excelentes videos

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 14 Dez 2014 07:45

"Elton, mas você tem alguma entrevista do Brunocilla dando pau nessa suposta apropriação do Mestre Leitão?"

Tem sim, o Leitão escreveu uma "observação" em uma árvore genealógica da Revista Tatame de 2008, nela afirmava que o Carlinhos era aluno de seu aluno, no caso, o João Ricardo, que o Fausto o teria levado bem pequeno para o João Ricardo o treinar...
Quando o Carlinhos leu essa matéria mandou uma resposta pra Tatame na hora rebatendo algumas afirmações como essa de ser aluno do João Ricardo, deu muita treta na época. Acho que o pessoal da Revista Tatame deve ter isso disponível em algum arquivo...não deve ser difícil de se localizar, o ano é de 2008.

"Devo lhe dizer uma coisa, realmente, na Europa o Leitão é considerado o Helio Gracie da LLE..."

Na Europa e América Latina, acho que cada um construiu sua história, cabe a nós que debatemos observar os fatos. Essa conversa de "império da força" antes de 1960 é meio que a "alavanca criada por Hélio"...eu achava a história do BJJ nebulosa, depois que comecei a estudar a Luta Livre, vi que o BJJ é bem mais fácil de se entender...uma coisa é certa, muita, mas muita gente foi apagado da história.

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 14 Dez 2014 07:56

"Existe alguma diferença entre a luta livre do Leitão / Budokan para a linhagem do Brunocilla?"

O pessoal das antigas dizem que o treino no Boqueirão era sinistro comparado ao treino da Budokan, que era bem mais hard, pelo menso foi o que a maioria dos que entrevistei afirmou, que no Carlinhos o pau cantava, até mesmo por que eram os caras que batiam de frente com o Jiu-jitsu na época, o pessoal do Budokan não participava diretamente dessa rixa...tem caras das antigas que se emociona até hoje de lembrar daquela época, dizem que o Carlinhos era sinistro como professor. Eu tento ver a coisa de modo imparcial, um observador, mas imagina a tensão que deveria ser naquela época, os caras do Jiu e da Luta Livre só andavam em grupo, e mesmo assim a coisa esquentava em tudo que era lugar, então acho que por essas razões os caras de lá deveriam ser cascudo mesmo. Quando o Ruas deu um treino no Carlson, dizem que o Carlson ficou doidinho pra pegar o Ruas pra treinar, o próprio Hélio já havia elogiado o chão do Ruas em 84. Tecnicamente hoje é tudo meio parecido, só muda algumas particularidades que só quem treina conhece, eu não posso te dizer isso, não pratico em nenhuma das duas escolas...mas seria uma honra treinar em qualquer uma com certeza...

choketriangulo
Contato:

Mensagem por choketriangulo » 17 Dez 2014 11:46

Elton escreveu:Eu já havia alertado esse francês sobre essa árvore, na verdade, copiaram muita coisa minha sem nunca ter me perguntado nada. Existe muita coisa que não esta correta, que falta maior pesquisa de informação.
Abaixo estão alguns pontos que eu levantei e nunca foram respondidos por nenhuma dessas pessoas que levantaram essa árvore genealógica, quem quiser contestar com algum argumento, será muito bem vindo.

1- Eu não sei como o Sinhozinho pode ser considerado “Mestre” do Roberto Leitão, de acordo com o mesmo, começou a treinar Judô em 1953, também disse ter feito o aniversário do Sinhozinho em 1969 em sua Academia, nessa época Sinhozinho já estava muito debilitado fisicamente devido á bebida e fumo, morreu em 1971. Seu foco em ensinar Luta Livre foi nos início dos anos 30, onde mantinha uma Academia ensinando os estilos Cath e Luta Romana. Existe uma biografia farta de sua vida como professor, muitos dados para pesquisa, depois dos anos 40 ele se foca no ensino da Capoeira até sua aposentadoria. Não existe registro de que ele tenha mantido uma escola de Luta Livre nessa época, repito, não achei nada que comprovasse sua ligação com a Luta Livre depois dos anos 30 e 40, Leitão entra pro Judô em 1953, ainda bem garoto, então não pude fazer essa ligação entre os dois.

2- Takeo Yano se dedicava ao ensino do Judô, Luta Livre era profissão, se ensinou algo de Luta Livre, deve ter sido pouca coisa, Yano era um sujeito inquieto, lutou em todas as partes do Brasil, estou montando uma cronologia de seus passos, era praticamente um cigano, por isso acho que pode ter influenciado, mas colocar como Mestre já é outros quinhentos, minha opinião é que, os verdadeiros professores do Leitão, são todos oriundos diretamente do Judô. Leitão chegou a atingir o quarto Dan de Judô, naquela época não era pouca coisa não, poucos tinham essa condições. Deus uns treinos no Carlson Gracie na década de 60...

3- Colocar o Marco Ruas como aluno direto do João Ricardo é apagar o passado, Marco Ruas sempre treinou Luta Livre no Boqueirão com os Brunocilla. Começou com o pai Fausto, depois continuou com o filho Carlinhos. É lá que o Ruas treina para o desafio contra o Pinduka em 1984. Sua ida para o Budokan só acontece na METADE dos anos 1990, devido ao Carlinhos não aceitar os treinos avulsos do Marco no Jiu-jitsu. Só em 1995 é que vemos o Leitão no UFC 07, orientando o Marco Ruas. Apagaram todo um passado do Marco Ruas para torna-lo Budokan. :rolleyes:

4- Colocar o Leitão como professor do Fausto Brunocillas chega a ser hilário, isso devido a muitas datas incompatíveis. Fausto foi aluno de Tatu, assim como o Carlinhos. No final de 1950 o Fausto já estava treinando com os primeiros alunos do Tatu, no início da década seguinte, já era sparing de caras como o Waldemar Santana, isso pra ver o nível do sujeito, nos anos seguintes continua lutando e dando aulas em vários lugares. Sua relação com Tatu durou anos, eram grandes amigos, Tatu morreu em 84, o Fausto em 86. Pra curiosidade, era um grande lutador de Boxe.

5- João Ricardo jamais poderia ser professor do Carlinhos Brunocilla por vários motivos, primeiramente, os dois tem quase a mesma idade, Carlinhos morreu esse ano com 61, o João Ricardo tem 67, é uma diferença bem pequena. Para que o João fosse professor do Carlinhos, ele deveria ter começado na Luta Livre bem cedo, muito novo mesmo, mas esse não é o caso, o João Ricardo era KARATECA. Dava aulas de Karatê, e foi professor por muitos anos da arte, é daí que vem o nome BUDOKAN. Ele começou a aprender Luta Livre bem tarde. Seus primeiros passos na Luta Livre são dados com pai do Johil de Oliveira, que era seu sócio na Academia, só mais tarde é que conhece o Leitão. Outro detalhe importante, em 1979 o Carlinhos já era campeão BRASILEIRO de Luta Livre, o João Ricardo só se tornaria campeão CARIOCA em 1983. Carlinhos já decolava na Luta Livre enquanto o João Ricardo era um iniciante. :smoke:

6- Colocar o Hugo Melo como aluno do Carlinhos na década de 1980 é um absurdo, Hugo Melo já era campeão amador de Luta Livre em 1947, aluno direto do Tatu. Carlinhos era um bebê nessa época...assim como o João Ricardo.

7- Outro erro grotesco, colocar o Tatu e o Leitão na mesma linha do tempo (1960). Tatu começou a lutar em campeonatos amadores em 1933, o Leitão nem era nascido cacete! Só duas linhagens se mantém vivas desde 1930, a linhagem do Hélio através de seus filhos, sobrinhos e netos, e a linhagem do Tatu, através do Fausto e o Carlos e seus alunos. :giveup:
maneiro as informacoes obrigado, mas voce se focaliso muito da arvore, "esse frances" como vc falo q se chama nicolas renier realiso as reportagems para levantar o nome da LL fazer descubrir essa arte, a ideia e essa se a erros na arvore pode ter a certeza q nao foram propositados, se quizer ajudar a melhorar o trabalho acho q sera bem recebido o cara e apaixonada de Luta livre e tudo o q ele faz e em prol da arte.

mais uma fez obrigado pelo seu comentario espero q tenha gustado das reportagems ja q pelos vistos a arvore nao esta o seu gosto :)

Ballackk
Contato:

Mensagem por Ballackk » 17 Dez 2014 13:54

mto boas contribuições elton!!

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 18 Dez 2014 12:44

"maneiro as informacoes obrigado, mas voce se focaliso muito da arvore, "esse frances" como vc falo q se chama nicolas renier realiso as reportagems para levantar o nome da LL fazer descubrir essa arte, a ideia e essa se a erros na arvore pode ter a certeza q nao foram propositados, se quizer ajudar a melhorar o trabalho acho q sera bem recebido o cara e apaixonada de Luta livre e tudo o q ele faz e em prol da arte."

O problema não esta em gostar ou não, esta em perpetuar mitos, não procuram pessoas imparciais, que pesquisam sem ter "lados" na história, eu não sou da Luta Livre, nem pretendo ser, meu lance é história, então se A ou B diz uma coisa, eu vou atrás para confrontar aquilo dizem, não se pode simplesmente vir ao Brasil e procurar apenas uma parte para fazer uma pesquisa como essa, isso é ser parcial, é escolher um lado, e isso eu já havia dito a você. Não tenho nada contra ou a favor, mas enxergo de fora, não pertenço a nenhuma "religião", essa deve ser a missão de um bom historiador, de um pesquisador, a árvore é pobre, peca em informações básicas, e isso já circula por toda Europa, ajuda a espalhar os mitos que tanto tentamos "derrubar". Veja esse pessoal do documentário do Sheik, que estão fazendo sobre a luta agarrada em todo mundo, estiveram no Japão, na Rússia e a poucas semanas atrás no Brasil, tua acha que vão contar a verdadeira história? Claro que não, vai sair lá que o Leitão criou a "bio alavanca", que antes dele era tudo marmelada, império da força e outras papagaiadas...e nego vai acreditar nesse monte de coisas sem nunca questionar o passado...a história da Luta Livre é uma mentira, e você sabe disso.

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 18 Dez 2014 12:47

Eu faço meu trabalho como pesquisador, e quem não gostar, que argumente com dados, simples assim.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 18 Dez 2014 16:29

Oq mais me impressionou referente à luta livre, eh q o George Gracie(q nao esta na arvore) foi um dos grandes mestres.

Elton
Contato:

Mensagem por Elton » 18 Dez 2014 17:02

Todo mundo só lembra do George na hora de contar vantagem, ele foi o Gracie mais completo da primeira geração, colocaria ele, depois o Carlson e por último o Rolls, o problema do George era sua personalidade instável, com toda certeza do mundo ele era o mais completo. Também era o mais cabeça dura.
George era uma figuraça, ele certa vez deu um "perdido" na galera, marcou uma luta e geral esperava pelo George, o oponente já dentro do ringue, estádio lotado, daí chega a notícia que o George não lutaria por estar doente, uma grande decepção para todos, mas o pior estava por vir, descobriram que o George estava na paria, isso mesmo, a figura na praia curtindo a vida, enquanto todos os esperavam no estádio para a luta, esse era o nosso querido George, figuraça!

choketriangulo
Contato:

Mensagem por choketriangulo » 10 Fev 2015 03:41

episode 5: https://www.youtube.com/watch?v=19BNtF4hVAw" onclick="window.open(this.href);return false;

choketriangulo
Contato:

Mensagem por choketriangulo » 02 Jun 2015 17:39

episode 6: RFT

phpBB [video]
Editado pela última vez por choketriangulo em 17 Out 2015 02:15, em um total de 2 vezes.

Responder