Marcel Firefighter escreveu:A respeito desse lance de competição de defesa pessoal, não seria uma parada tipo as competições de kata que tem no judo, onde se avalia o timming, perfeição de forma, etc? Só conjecturando...
Uma curiosidade minha: Eu sou um cara mais velho, tenho 45 anos, comecei no jiu jitsu a 16 anos atrás,influenciado pelo Royce e pelo UFC. Devido à profissão, que me fez colocar o jiu jitsu à prova, inumeras vezes e a trabalhar com formação, eu gosto muito do aspecto de defesa pessoal, além de preferir o treino sem kimono.
Minha pergunta é, quantos aqui ou quem aqui começou ou buscou o jiu jitsu pelo aspecto esportivo? Tipo, viu as competições de pano ou submission e falou "que maneiro, vou treinar essa parada!" e quantos foram por conta da propalada eficiencia em combate?
jamais
o grande comercial do jj é a sua eficiencia para a porrada
o boom do jj no Brasil aconteceu logo depois das lutas do royce no ufc
mas assim que as academias bombaram os campeonatos começaram a bombar tambem
aí a coisa mudou de rumo
a primeira vez que eu entrei numa academia de jj foi na NU na primeira sede
isso em 1997
luciano andrade faixa marrom
charuto treinava lá
shaolin recente preta
splinter faixa roxa
marcelino freitas faixa verde
andre motta faixa roxa
o treino ja era focado na parte de chao
mas tinha dia com treino em pé
e o pessoal que lutava vale tudo...acho que tinha treino separado
depois todas as academias por onde passei o foco sempre foi chão
nao tinham nada de defesa pessoal, zero
apenas 1 cara que é ligado ao rickson é que passava defesa pessoal legal mesmo
tirava 1 treino inteiro só pra defesa pessoal
tinha treino com luva,entrada de queda,clinche....
era interessante pq tinha faixa azul que se saía melhor do que faixa roxa, marrom...
dava pra ver que alguns graduados eram cegos nessa parte de porrada
ate mesmo de postura
agora temo seguinte tb
o treino de defesa pessoal levado a sério machuca
por esse lado acho que se a coisa nao for bem feita pode ser um tiro pela culatra
nao adianta apenas mostrar a tecnica da defesa pessoal e depois nao ficar treinando isso,nao treinar situaçoes reais....
um erro desses treinos de defesa pessoal com simulação de realidade que passei foi o cara com a luva nao medir força e o outro estar sem protetor de cabeça, bucal...
acho que o certo é a coisa ser progressiva
e nao sair mandando meter a porrada e o outro se vira
o cara que vai dar soco tem que moderar pro outro pegar o jeito,o tempo,treinar a tecnica...evai graduando a força e a dificuldade conforme o outro vai evoluindo
mas naquela epoca nao era assim nao
essas dificuldades em colocar em prática fazia com que esse tipo de treino fosse esporádico