O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
jiujitsufederal
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Nov 2017 09:23
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por jiujitsufederal » 21 Dez 2017 11:20

Enfim, a parte mais cinzenta da história é sobre GASTÃO e seus conteporÂneos da época, e se KONDE KOMA realmente ensinou carlos gracie ou foram pouco tempo de contato sendo o restante do conhecimento adquirido com outros mestres?! Konde koma foi o pioneiro a chegar aqui ou existiam outros japoneses conteporaneos ?

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por Gardenal_JJ » 21 Dez 2017 14:25

VagabondMusashi escreveu:
21 Dez 2017 11:27
Cara isso não é mistério nenhum... Carlos não treinou muito tempo com o Conde Koma, e havia outros japoneses no Brasil ensinando a arte sim!
Sim, mas com quem ele aprendeu entao?

Avatar do usuário
Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 207
Registrado em: 14 Jul 2014 12:17
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por Marcel Firefighter » 21 Dez 2017 14:49

Gardenal_JJ escreveu:
21 Dez 2017 14:25
Sim, mas com quem ele aprendeu entao?
MINHA teoria:

O Mestre Carlos Gracie aprendeu sim com o Maeda. Mas como era um guri de 14 anos, não vai ser facil achar registro disso. Eu comecei a treinar judo quando tinha 09 anos...Eu lembro dos meus senseis, mas raramente um deles lembra de mim. Imagina no inicio do seculo XX.

Outra parada que pode ter acontecido é de o Carlos ter aprendido com algum dos instrutores do Maeda, tipo o Jacintho Ferro. O que não inviabiliza a coisa e é um padrão até hoje por ai: Num seminario do Rolker ele se referiu a mim como aluno do Dedé..eu nunca vi o Dedé na vida, sempre fui aluno do Feijão. Mas é normal referenciar assim...inclusive meus alunos eu considero como alunos do Feijão.

Quanto ao que ele aprendeu, acredito que foi, basicamente, defesa pessoal. Aquela parte que os Gracie usam no vale tudo. Quando você le a história do Maeda, vê que ele, devido aos desafios contra catch wrestlers, era adepto do pisão/baiana tb...

E como disseram ai acima, continuou aprendendo nos intercambios com os outros professores japoneses ou não. Inclusive parece que a academia de 1925 na realidade, tinha como instrutor principal o George Omori. Os Gracie nunca foram dogmaticos como os japoneses...pode ver que a caracteistica do Jiu Jitsu é justamente incorporam tudo que pode te ajudar a vencer. Olha o Rolls e o Rickson com o Sambo e a galera de hj com as chaves de pé, que eram condenadas.

O que eu acredito é que o Carlos era mais liderança mesmo, sendo o pica da familia o George, que foi o cara que correu o Brasil lutando e treinando. Inclusive em material antigo você ve que, quem treinava o Hélio era, basicamente, ele. E o George treinou com todo mundo tb: Loanzi, Tatu, Dudu, Yano e a Japaiada toda.

O Hélio,por sua vez, treinava com todo mundo. Participava até de eventos na colonia japonesa. No livro do Kimura ele se refere ao Hélio como um professor 6° Dan de judo.

Não sei é porque tanta polemica...Acho inclusive que o correto é isso mesmo: ir incorporando experiências e evoluindo, lapidando...Parece que tem gente que fica meio que querendo que o Carlos Gracie fosse o Daniel San ou o Frank Dux -referencia aos filmes - que aprenderam com os "super mestres invenciveis."

Quanto ao livro do Marcial, conheço ele, me dou bem com ele...Mas discordo das teorias dele pq vejo um certo bairrismo, misturado com mágoa e conspiracionismo.

Mas conhecimento é isso ai..dialética.
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
Imagem

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por Gardenal_JJ » 21 Dez 2017 15:10

Marcel Firefighter escreveu:
21 Dez 2017 14:49
MINHA teoria:

O Mestre Carlos Gracie aprendeu sim com o Maeda. Mas como era um guri de 14 anos, não vai ser facil achar registro disso. Eu comecei a treinar judo quando tinha 09 anos...Eu lembro dos meus senseis, mas raramente um deles lembra de mim. Imagina no inicio do seculo XX.

Outra parada que pode ter acontecido é de o Carlos ter aprendido com algum dos instrutores do Maeda, tipo o Jacintho Ferro. O que não inviabiliza a coisa e é um padrão até hoje por ai: Num seminario do Rolker ele se referiu a mim como aluno do Dedé..eu nunca vi o Dedé na vida, sempre fui aluno do Feijão. Mas é normal referenciar assim...inclusive meus alunos eu considero como alunos do Feijão.

Quanto ao que ele aprendeu, acredito que foi, basicamente, defesa pessoal. Aquela parte que os Gracie usam no vale tudo. Quando você le a história do Maeda, vê que ele, devido aos desafios contra catch wrestlers, era adepto do pisão/baiana tb...

E como disseram ai acima, continuou aprendendo nos intercambios com os outros professores japoneses ou não. Inclusive parece que a academia de 1925 na realidade, tinha como instrutor principal o George Omori. Os Gracie nunca foram dogmaticos como os japoneses...pode ver que a caracteistica do Jiu Jitsu é justamente incorporam tudo que pode te ajudar a vencer. Olha o Rolls e o Rickson com o Sambo e a galera de hj com as chaves de pé, que eram condenadas.

O que eu acredito é que o Carlos era mais liderança mesmo, sendo o pica da familia o George, que foi o cara que correu o Brasil lutando e treinando. Inclusive em material antigo você ve que, quem treinava o Hélio era, basicamente, ele. E o George treinou com todo mundo tb: Loanzi, Tatu, Dudu, Yano e a Japaiada toda.

O Hélio,por sua vez, treinava com todo mundo. Participava até de eventos na colonia japonesa. No livro do Kimura ele se refere ao Hélio como um professor 6° Dan de judo.

Não sei é porque tanta polemica...Acho inclusive que o correto é isso mesmo: ir incorporando experiências e evoluindo, lapidando...Parece que tem gente que fica meio que querendo que o Carlos Gracie fosse o Daniel San ou o Frank Dux -referencia aos filmes - que aprenderam com os "super mestres invenciveis."

Quanto ao livro do Marcial, conheço ele, me dou bem com ele...Mas discordo das teorias dele pq vejo um certo bairrismo, misturado com mágoa e conspiracionismo.

Mas conhecimento é isso ai..dialética.
Também acho que a história da família Gracie tenha sido nessa sua linha de raciocínio. Os irmãos eram estudiosos das lutas e iam aperfeiçoando até desenvolver a que fosse mais eficiente, aprenderam com um pouco de cada.

Acho que dessa galera que critica, o motivo principal é o fato da família gracie sempre dizer ter aprendido com o Maeda, e o fato do Helio dizer que aprendeu sozinho assistindo.

Avatar do usuário
Marcial
Mensagens: 1499
Registrado em: 11 Set 2014 12:20
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por Marcial » 21 Dez 2017 15:36

Marcel Firefighter escreveu:
21 Dez 2017 14:49
MINHA teoria:

O Mestre Carlos Gracie aprendeu sim com o Maeda. Mas como era um guri de 14 anos, não vai ser facil achar registro disso. Eu comecei a treinar judo quando tinha 09 anos...Eu lembro dos meus senseis, mas raramente um deles lembra de mim. Imagina no inicio do seculo XX.

Outra parada que pode ter acontecido é de o Carlos ter aprendido com algum dos instrutores do Maeda, tipo o Jacintho Ferro. O que não inviabiliza a coisa e é um padrão até hoje por ai: Num seminario do Rolker ele se referiu a mim como aluno do Dedé..eu nunca vi o Dedé na vida, sempre fui aluno do Feijão. Mas é normal referenciar assim...inclusive meus alunos eu considero como alunos do Feijão.

Quanto ao que ele aprendeu, acredito que foi, basicamente, defesa pessoal. Aquela parte que os Gracie usam no vale tudo. Quando você le a história do Maeda, vê que ele, devido aos desafios contra catch wrestlers, era adepto do pisão/baiana tb...

E como disseram ai acima, continuou aprendendo nos intercambios com os outros professores japoneses ou não. Inclusive parece que a academia de 1925 na realidade, tinha como instrutor principal o George Omori. Os Gracie nunca foram dogmaticos como os japoneses...pode ver que a caracteistica do Jiu Jitsu é justamente incorporam tudo que pode te ajudar a vencer. Olha o Rolls e o Rickson com o Sambo e a galera de hj com as chaves de pé, que eram condenadas.

O que eu acredito é que o Carlos era mais liderança mesmo, sendo o pica da familia o George, que foi o cara que correu o Brasil lutando e treinando. Inclusive em material antigo você ve que, quem treinava o Hélio era, basicamente, ele. E o George treinou com todo mundo tb: Loanzi, Tatu, Dudu, Yano e a Japaiada toda.

O Hélio,por sua vez, treinava com todo mundo. Participava até de eventos na colonia japonesa. No livro do Kimura ele se refere ao Hélio como um professor 6° Dan de judo.

Não sei é porque tanta polemica...Acho inclusive que o correto é isso mesmo: ir incorporando experiências e evoluindo, lapidando...Parece que tem gente que fica meio que querendo que o Carlos Gracie fosse o Daniel San ou o Frank Dux -referencia aos filmes - que aprenderam com os "super mestres invenciveis."

Quanto ao livro do Marcial, conheço ele, me dou bem com ele...Mas discordo das teorias dele pq vejo um certo bairrismo, misturado com mágoa e conspiracionismo.

Mas conhecimento é isso ai..dialética.
Muito boa avaliação, Marcel. Depois de pesquisar sobre o assunto, tenho o mesmo ponto de vista. O treinamento de Carlos com Maeda pode até continuar sendo objeto de debate, mas eu entendo que isso tem pouca relevância para a discussão sobre a importância do patriarca Gracie na gênese da arte marcial que hoje chamamos de jiu-jitsu. Carlos tinha uma personalidade complexa, era um líder natural, metido com misticismo, e ainda tinha aquela ideia fixa de formar um clã de lutadores, no que foi absolutamente bem sucedido. De acordo com os recortes de jornal da época, era ele quem estava à frente das negociações dos desafios que fizeram a fama de George e Hélio, atuando como mentor, empresário e treinador. De fato, o jiu-jitsu brasileiro evoluiu absorvendo tudo que podia para se tornar a arte mais eficaz em um combate no solo, seguindo a filosofia de que quase toda briga real acaba se desenrolando no chão, em algum momento. Essa filosofia marcial, de certa forma, foi aos poucos sendo relegada a um segundo plano pelos mestres japoneses fiéis a Kodokan, ao ponto de se tornarem artes distintas.

Sobre o meu homônimo serrano, só li trechos na Internet, mas não me empolguei de comprar o livro. O ressentimento parece contaminar de tal forma a pesquisa, a ponto de comprometê-la. Acho que a crítica e a relativização da "história oficial" poderiam ser adequadas e muito mais bem recebidas se fossem feitas com todo o respeito que o assunto merece.

Avatar do usuário
Chet Baker
Mensagens: 145
Registrado em: 04 Out 2014 11:28
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por Chet Baker » 07 Set 2018 17:58

phpBB [video]


No final dessa reportagem há mais um recorte de jornal da época que apresenta Donato Pires como o professor de jiu jitsu dos Gracies.
Imagem

Avatar do usuário
Leco_BJJ
Mensagens: 132
Registrado em: 23 Out 2014 08:57
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por Leco_BJJ » 13 Set 2018 09:17

Alguem tem o link desse livro?
Leco_BJJ
Imagem

"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar - Socrates"

jiujitsufederal
Mensagens: 18
Registrado em: 08 Nov 2017 09:23
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por jiujitsufederal » 14 Out 2018 14:40

Ué pelo que entendi então o Mestre Carlos finalizou e o quiseram voltar a luta e por isso ele n voltou ?

Avatar do usuário
viniciusfs
Mensagens: 1829
Registrado em: 03 Jul 2014 12:42
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por viniciusfs » 15 Out 2018 10:40

Gardenal_JJ escreveu:
21 Dez 2017 15:10
Também acho que a história da família Gracie tenha sido nessa sua linha de raciocínio. Os irmãos eram estudiosos das lutas e iam aperfeiçoando até desenvolver a que fosse mais eficiente, aprenderam com um pouco de cada.

Acho que dessa galera que critica, o motivo principal é o fato da família gracie sempre dizer ter aprendido com o Maeda, e o fato do Helio dizer que aprendeu sozinho assistindo.
O ego do Helio parecia ser gigante. Depois que o Carlos morreu até começou a se referir ao jiu-jitsu como algo inventado por ele, antes era algo criado pelos dois. A parte de aprender sozinho assistindo deve entrar nessa conta do ego ai.
Imagem

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2924
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: O Livro Proibido do Jiu Jitsu

Mensagem por Sambo » 19 Jan 2019 22:36

Gracies não inventaram o jiu jitsu... apenas difundiram de uma forma bem organizada e aguerrida ... os Faddas nunca treinaram com eles e mesmo assim também sabiam o mesmo jiu jitsu
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: POBRELOKO e 257 visitantes