Fechamento de finais.. E ai? Concordam?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
magrinho
Contato:

Re: Fechamento de finais.. E ai? Concordam?

Mensagem por magrinho » 26 Jan 2015 14:33

A ideia do nofun é boa, MAS PRA MELHORAR MESMO...é só o carlim tirar o escorpião do bolso e dar premiação pro vencedor ai rola q nem ADCC ou luta ou não ganha, porem nas Confederação HueBr de jiu-jitsu como ninguem paga (quer dizer carlim embolsa tudo) não pode reclamar...tem q aceitar.
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

icejar
Contato:

Mensagem por icejar » 26 Jan 2015 15:48

Esse assunto é complicado ,de tempos em tempos ,voltamos a ele .É sempre importante debater e ir evoluindo o pensamento e atualizando .Eu antigamente achava que era um absurdo lutarem entre si ,mas de uns anos para cá ,com a mudança do mundial para os EUA e entrada de patrocinadores gringos no mercado ,acho que o sistema não permite mais uma situação dessas .

Entendo a posição do Tony ,difícil abrir o jogo quando envolve dinheiro ,mas não tem jeito ,se quiser evoluir você precisa enfrentar dificuldade e para ter dificuldade seus adversários precisam ser capacitados .Então bem ou mal vc tem que ajuda-los a se desenvolver também .

Minha idéia de como vejo a situação hoje :

Vamos imaginar a situação ,final do mundial lutador A patrocinado pelo Kimono X e Lutador B patrocinado pelo Kimono Y .Por serem da mesma equipe o Lutador B abre para o amigo ser campeão .com isso a patrocinadora KIMONO X ,lança campanha na Graciemag e demais revistas Americanas e sites com ele informando que ele ( lutador A ) é o Campeão Mundial .

Resumo da história :

Campeonato não teve prêmio em dinheiro ,Carlinhos não dividiu o bolo ( rsrsrs) , mas o lutador A ,teve retorno financeiro da seguinte forma ;

- Renovou Patrocínio ,com bases melhores ,por ter sido Campeão mundial ;
- Seu patrocinador teve um retorno maior para sua marca ;
- Assinou diversos Seminários como Campeão Mundial ;
- Poderá conseguir outros patrocinadores ,com esse título ;

Prejuízos do Lutador B

- Não poderá capitalizar em cima do título de campeão ;
- Provavelmente será cobrado ,pelo seu patrocinador ,por ter cedido o título ;
- Sempre é mais dificil prospectar novos contratos ,sem grandes conquistas ;

Mas essa é uma situação que já tem que ser definida na equipe ,muito antes de qualquer campeonato ,para evitar magoas e ressentimentos e claro prejuízos e cobranças de patrocinadores .

Abs,

Junior

TuPeT
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por TuPeT » 26 Jan 2015 16:23

Agora, me tirem uma dúvida, mesmo quando fecham, tem um vencedor e um segundo colocado, certo? Não podem então lutar?

Se um campeonato tem premiação, sempre vai ter um primeiro e um segundo, se a equipe quiser fechar, luta e decide um campeão, e depois divide a grana.

Não poderia ser uma alternativa?
“Go then, there are other worlds than these.”

-meph-
Contato:

Mensagem por -meph- » 26 Jan 2015 17:37

icejar escreveu:Esse assunto é complicado ,de tempos em tempos ,voltamos a ele .É sempre importante debater e ir evoluindo o pensamento e atualizando .Eu antigamente achava que era um absurdo lutarem entre si ,mas de uns anos para cá ,com a mudança do mundial para os EUA e entrada de patrocinadores gringos no mercado ,acho que o sistema não permite mais uma situação dessas .

Entendo a posição do Tony ,difícil abrir o jogo quando envolve dinheiro ,mas não tem jeito ,se quiser evoluir você precisa enfrentar dificuldade e para ter dificuldade seus adversários precisam ser capacitados .Então bem ou mal vc tem que ajuda-los a se desenvolver também .

Minha idéia de como vejo a situação hoje :

Vamos imaginar a situação ,final do mundial lutador A patrocinado pelo Kimono X e Lutador B patrocinado pelo Kimono Y .Por serem da mesma equipe o Lutador B abre para o amigo ser campeão .com isso a patrocinadora KIMONO X ,lança campanha na Graciemag e demais revistas Americanas e sites com ele informando que ele ( lutador A ) é o Campeão Mundial .

Resumo da história :

Campeonato não teve prêmio em dinheiro ,Carlinhos não dividiu o bolo ( rsrsrs) , mas o lutador A ,teve retorno financeiro da seguinte forma ;

- Renovou Patrocínio ,com bases melhores ,por ter sido Campeão mundial ;
- Seu patrocinador teve um retorno maior para sua marca ;
- Assinou diversos Seminários como Campeão Mundial ;
- Poderá conseguir outros patrocinadores ,com esse título ;

Prejuízos do Lutador B

- Não poderá capitalizar em cima do título de campeão ;
- Provavelmente será cobrado ,pelo seu patrocinador ,por ter cedido o título ;
- Sempre é mais dificil prospectar novos contratos ,sem grandes conquistas ;

Mas essa é uma situação que já tem que ser definida na equipe ,muito antes de qualquer campeonato ,para evitar magoas e ressentimentos e claro prejuízos e cobranças de patrocinadores .

Abs,

Junior
Ótimo ponto.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 26 Jan 2015 20:10

Tony Ferraz escreveu:Se não houver remuneração, não existe razão nenhuma pra lutarem (considerando atletas que são irmãos de tatame, que treinam juntos, não de filiais diferentes).

Se vc puder lutar contra seu companheiro de equipe, que razão você tem para ensinar seu jogo pra ele, pra ajudar ele a melhorar? Vai só ser um salve-se quem puder todo o dia, sem fraternidade envolvida.

Quando tem dinheiro é trabalho, os dois estão sendo remunerados por aquela luta. Isso sim é um esporte profissional, pq aí, vc não treina com quem é seu irmão de tatame contra o qual vai lutar, contrata sparring, viaja pra treinar, contrata treinadores e preparadores físicos. Mas, enquanto vc lutar por uma honra e uma medalha, não existe razão de sair na mão com um companheiro.

Jiu Jitsu não é natação, ou corrida, que ganha quem tem físico mais adaptado e dá mais braçada. O que é ensinado pelos seus parceiros é fundamental pra vitória. Atleta q pensa o contrário, pra mim, ou não valoriza a técnica, ou esconde o jogo com todo mundo que treina.
Lembrei de um camarada de treino que cada vez que pergunto/perguntam como ele fez tal técnica ele disfarça e vai pro outro lado do tatame, não tenho esse espírito não.
Octacampeão Brasileiro

Hollywood Dangerous
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Hollywood Dangerous » 26 Jan 2015 23:10

Acho que deve fechar quando treinam juntos, mas há casos que não tem o menor cabimento.

O Jt torres é atos, mas ele nem tem convívio de treino com o davi ramos, pois o davi treina no Brasil, então eles poderiam ter feito a final.
GFTEAM

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 26 Jan 2015 23:35

Ao meu ver a final tem que existir! Se o jiu-jitsu quiser ser levado a sério, seja campeonato mundial ou torneio de verão realizado na praia, a luta final da categoria precisa acontecer.

Concordo que é difícil lutar com companheiros, mas independente de como foi a preparação para o evento, isso é um esporte individual.

Colocar na semi também é sacanagem caso a final aconteça no mesmo dia. Pegar um atleta descansado na final, depois de fazer uma guerra pra chegar nela é uma desvantagem absurda.

Então eu acho que deveria fazer como no ADCC ou criar uma regra, que desclassifica ambos os atletas em caso de fechamento.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Tony Ferraz
Contato:

Mensagem por Tony Ferraz » 27 Jan 2015 00:08

Acho mto relativo esse negócio de Jiu Jitsu ser esporte individual, considerando que as equipes pontuam nos campeonatos e recebem troféus de colocação tal qual os atletas individualmente...
Imagem

Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

malicia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por malicia » 27 Jan 2015 02:52

Acho que as chaves tinham que ser montadas de uma forma que não pudesse existir fechamento na final, principalmente na faixa preta...

E dar dinheiro não é a solução, os caras iam rachar a grana....

O ponto é, se os atletas realmente forem parceiros de treinos e não quiserem lutar, eles não vão lutar, mesmo que o professor deles mandem, eles não vão... eles vão dar migué, vão fingir e etc...

Pelo bem do esporte não podem haver fechamentos, principalmente nas finais de faixa preta que é a que tem mais visibilidade do publico..... por isso que coloquem na semi, ai se quiserem dar migué ou escolher um para ir para final, beleza.. mas pelo menos a final vai existir...
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 27 Jan 2015 10:42

Eu ficaria muito chateado de viajar para um campeonato e ter que abrir.

Deve até ter gente que torce para os caras da mesma equipe não passarem para não correrem o risco de ter que abrir.

Exemplo para mim foi o Fedor e o irmão que lutaram entre si no sambo e ainda rolou um crocodilagem épica do Aleksander. :gunthug:
Spoiler:
phpBB [video]

Crosss
Contato:

Mensagem por Crosss » 27 Jan 2015 11:36

Pra mim é uma mescla do post do Tony e do Icejar. É meio foda lutar com amigo, mas nesses campeonatos maiores, como mundial, mesmo que não tenha remuneração direta tem muitos outros ganhos indiretos, tem que lutar sim.

E a equipe, os parceiros de treino podem ter um papel fundamental na conquista, mas falem o que quiserem, jiu-jitsu é um esporte individual. Alguém lembra de quem são os parceiros de treino do Buchecha, Rodolfo, Lo? Podem ter sidos essenciais na preparação, mas os ganhos, principalmente materiais ficam só com os campeões. E, tirando o cara do finado que era Alliance fanático, ninguem dá a minima para qual equipe é campeã de tal campeonato. :)

E quem não compartilha o que sabe com os colegas de tatame é muito babaca viu?

B.o.B.
Contato:

Mensagem por B.o.B. » 27 Jan 2015 14:18

Matéria divulgada pelo Facebook do ADCC justamente sobre o assunto, tá em inglês mas deu pra entender tranquilo aqui.

http://www.attacktheback.com/close-outs ... jiu-jitsu/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço

Xande Fan
Contato:

Mensagem por Xande Fan » 28 Jan 2015 15:27

Não entendo um praticante de Jiu jitsu ser contra o fechamento !
Até preferir uma encenação, a ver 2 semifinais pegando fogo pra no final uma equipe sair vencendo e não o atleta.

RodrigoSilva
Contato:

Mensagem por RodrigoSilva » 28 Jan 2015 15:42

Falando em futuro e profissionalização, hoje em dia eu prefiro que o Jiu Jitsu passe a ser mostrado mais na TV (continuando esporte amador) do que ele ir para as Olimpíadas, por exemplo. E para estar na TV tem que ter a luta final. Creio que se o canal combate quiser transmitir o mundial ele o fará somente com as finais da preta adulto, para não tomar mais que 2~3 horas da grade de programação, aí quero ver se não arrumam essa parada de final aí do dia pra noite. Tudo é questão de interesse.
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport

✰ 1987 ✰ 2008

Imagem

Hefe
Contato:

Mensagem por Hefe » 29 Jan 2015 13:36

http://bjjstyle.com/what-role-do-teams-play-in-bjj/" onclick="window.open(this.href);return false;

Artigo legal sobre o assunto também, meio extenso, mas vale dar uma olhada. Sobre o papel dos times no Jiu Jitsu.

Responder