Royce se diz incomodado com sistema de pontos no Jiu-Jitsu:
-
Re: Royce se diz incomodado com sistema de pontos no Jiu-Jit
.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 02:04, em um total de 1 vez.
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Um bom DVD,alias o melhor que encontrei sobre o assunto foi ess: http://www.budovideos.com/products/kiot ... sco-mansur" onclick="window.open(this.href);return false;
do mestre Mansour.
O Combatives do Ryron e Renner tb é muito bom, mas só trata do aspecto briga e não de situações especificas.
Por ultimo, o Episode One com o Mestre Hélio é obrigatório.
O meu, qdo tiver pronto, eu passo o link...
do mestre Mansour.
O Combatives do Ryron e Renner tb é muito bom, mas só trata do aspecto briga e não de situações especificas.
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
esse do helio q o senhor fala é do combatives?Marcel Firefighter escreveu:Um bom DVD,alias o melhor que encontrei sobre o assunto foi ess: http://www.budovideos.com/products/kiot ... sco-mansur" onclick="window.open(this.href);return false;
do mestre Mansour.
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!
Na minha opinião:
Gracie Jiu Jitsu (foco em defesa pessoal) > Brazilian Jiu Jitsu (modalidade esportiva)
Gracie Jiu Jitsu (foco em defesa pessoal) > Brazilian Jiu Jitsu (modalidade esportiva)
o jj tá muito maneiro como tá, sem neuras.
O que não pode é entrar pras olimpíadas
dae vira dança... o espirito do jj é o underground
da garotada e gostosinhas que aparecem pra treinar
ou é judo ou ''thai'',pra ralar a cara num tatame encardido
tem que ser diferente msm,não se pode comparar o jj
só com arte marcial ou esporte , é um estilo de vida,
porque dae vem uma Reboque da vida e fode ,estraga td
O que não pode é entrar pras olimpíadas
dae vira dança... o espirito do jj é o underground
da garotada e gostosinhas que aparecem pra treinar
ou é judo ou ''thai'',pra ralar a cara num tatame encardido
tem que ser diferente msm,não se pode comparar o jj
só com arte marcial ou esporte , é um estilo de vida,
porque dae vem uma Reboque da vida e fode ,estraga td
#BeGentle
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Não Magrinho, esse aqui
Todo sistema de pontos, em qualquer luta, traz problemas.
Primeiro, incentiva os praticantes a jogar com livro das regras debaixo do braço;
Segundo (como consequência do primeiro), enseja situações que, numa situação de defesa, não faz o menor sentido. Por exemplo, cara virar de costas no chão, no Judô, para não ser pontuado ou desfazer imobilização. Única utilidade disso é no contexto esportivo, em defesa pessoal seria um erro grave.
Por outro lado, apesar de no jiu jitsu tais consequências também existirem, por conta do sistema de pontos, acho a pontuação até bem coerente com a essência da luta e da defesa pessoal, pois:
- posições de domínio, em que há maior oportunidade de finalização ou, pelo menos, de controle do adversário (costas, montada, joelho na barriga) valem pontuação maior;
- as progressões são pontuadas conforme levam o praticante a chegar ou se aproximar de uma posição de domínio, ou, ainda, levando em conta a dificuldade; não por acaso, passagem de guarda, que em tese, pode levar a acabar uma luta em situação de defesa ou mma (vide Belfort x Weidman), vale mais que uma raspagem em que se permaneça, ao final, dentro da guarda.
Enfim, acho um sistema bem justo e coerente, porém, não livre das mazelas e problemas inerentes a qualquer pontuação, lutas amarradas, com sujeito esperando pra ganhar na vantagem, guarda 50/50 (pode ser bom pra competição, mas não curto mesmo), estão aí para demonstrar.
Primeiro, incentiva os praticantes a jogar com livro das regras debaixo do braço;
Segundo (como consequência do primeiro), enseja situações que, numa situação de defesa, não faz o menor sentido. Por exemplo, cara virar de costas no chão, no Judô, para não ser pontuado ou desfazer imobilização. Única utilidade disso é no contexto esportivo, em defesa pessoal seria um erro grave.
Por outro lado, apesar de no jiu jitsu tais consequências também existirem, por conta do sistema de pontos, acho a pontuação até bem coerente com a essência da luta e da defesa pessoal, pois:
- posições de domínio, em que há maior oportunidade de finalização ou, pelo menos, de controle do adversário (costas, montada, joelho na barriga) valem pontuação maior;
- as progressões são pontuadas conforme levam o praticante a chegar ou se aproximar de uma posição de domínio, ou, ainda, levando em conta a dificuldade; não por acaso, passagem de guarda, que em tese, pode levar a acabar uma luta em situação de defesa ou mma (vide Belfort x Weidman), vale mais que uma raspagem em que se permaneça, ao final, dentro da guarda.
Enfim, acho um sistema bem justo e coerente, porém, não livre das mazelas e problemas inerentes a qualquer pontuação, lutas amarradas, com sujeito esperando pra ganhar na vantagem, guarda 50/50 (pode ser bom pra competição, mas não curto mesmo), estão aí para demonstrar.
Muito legal. Você e de que cidade?Marcel Firefighter escreveu:Eu sou focado em defesa pessoal. Gosto muito, pesquiso e estudo pra caramba. Sou militar, como a maioria sabe e ja dei aula pra escola de soldado, reciclagem, socorrista, gm e etc.
Aqui a gente toca da seguinte maneira: tem um horario paralelo onde a gente só faz taparia e defesa pessoal e, no treino ordinário, eu faço todos meus aquecimentos alternando um dia quedas (Nague waza) e outro dia defesa pessoal (goshin jitsu no waza). O restante do treino é normal.
Umas 4 vezes no mes eu faço os rolas começando em pé e duas vezes por mes eu faço Shiai - quem é do Judô sabe o que é. Modelo quem ganha fica, com arbitragem.
A academia e a equipe são pequenas e as aulas são segunda, quarta, sexta e sabado. O sabado é livre, sem kimono, defesa pessoal e taparia, mas se vc quiser treinar de kimono, tb pode.
Montei um curriculo do básico do básico, aquilo que acredito que qualquer faixa azul deva saber e que qualquer faixa preta tb. O minimo pra dizer que sabe jiu jitsu. To filmando pra referencia dos alunos, se alguem quiser ver é só falar...
Sobre a questãpo dos pontos, defesa pessoal e competição, eu penso assim: O que vai te ajudar a controlar sua adrenalina e, se um dia precisar, se defender, é o randori (rola) e a competição. Não adianta treinar só repetição de posição (uchikomi) ou treino combinado tipo coreografia ( yakussoku gueiko).Vai te dar uma falsa ilusão de que sabe a técnica. Você sabe qdo consegue fazer sob tensão e resistencia.
O que eu penso é que, mesmo quem só quer aprender a se defender ou faer um social, precisaria lutar uma competição pelo menos umas duas vezes na vida pra sentir o que é o nivel de stress e auto controle.
E eu concordo que o BJJ tah virando um grande esporte e que tem cara vivendo muito bem disso. Então vale a pena, pra quem tem tempo ou talento, se dedicar especificamente ao aspecto esportivo sim - livro de regra debaixo do braço e tudo mais - mas quando o cara se predispuzer a ser professor tinha que demonstrar conhecimento pelo menos desse basico do basico.
Em equipes pequenas como a nossa eu levo aquela metodologia "jogo do bicho" e descarrego as grandes apostas num bicheiro maior. Eu sei que, depois da faixa azul, pra competidor, o bicho pega e é dedicação exclusiva. Por isso não me meto a dono de atleta. No caso das equipes grandes, acho que ja rola o treino dos competidores e dai, é aquela coisa: passou na peneira é só aquilo.
Enfim, essa é a minha visão da coisa. Não tem certo nem errado, depende do foco de cada um...
-
- Contato:
Re: Royce se diz incomodado com sistema de pontos no Jiu-Jitsu:
Na minha opinião o problema não é o sistema de pontos e sim transformar uma arte marcial em esporte. O jiujitsu esportivo vai te dar técnica, velocidade e resistência mas não aborda condições de um combate real, concordo com os amigos que fazem aulas completamente separadas.
Agora com relação a pontuação das federações eu acho que elas são excelentes métodos de avaliar o lutador que está usando o seu jiujitsu de maneira progressiva em uma luta. Tanto que ensino o pessoal desde a branca todas as regras e pontuações, isso ajuda eles a entender que quando estão por cima não podem simplesmente "sentar" e chamar o cara pra cima, quando estão disputando uma posição em pé não podem querer cair e fazer guarda ao menor sinal de desequilíbrio, etc...
Agora com relação a pontuação das federações eu acho que elas são excelentes métodos de avaliar o lutador que está usando o seu jiujitsu de maneira progressiva em uma luta. Tanto que ensino o pessoal desde a branca todas as regras e pontuações, isso ajuda eles a entender que quando estão por cima não podem simplesmente "sentar" e chamar o cara pra cima, quando estão disputando uma posição em pé não podem querer cair e fazer guarda ao menor sinal de desequilíbrio, etc...
TEAM CONDE ASSOCIATION
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Postei isso aqui ontem no tópico de defesa pessoal do Grappler. Dai tô só copiando e colando, pq achei pertinente:
Galera, pelo que dá pra notar pela participação neste tópico, o pessoal não curte muito o aspecto de defesa pessoal do BJJ, preferindo mais o contexto esportivo. Em todo caso, deixo o link de um seminário recente que ministrei essa semana em uma cidade aqui próxima. É meio longo, quase duas horas, mesmo assim cortei boa parte das técnicas da defesa pessoal especifica pq tinha um bando de curioso que ficou na frente da camera e não dava pra ver nada. Em tempo, filmagem amadora, o pai de um participante que filmou, achei legal postar pq é uma parada que n se ve muito....https://www.youtube.com/watch?v=B9m7Gi6KJnA
Galera, pelo que dá pra notar pela participação neste tópico, o pessoal não curte muito o aspecto de defesa pessoal do BJJ, preferindo mais o contexto esportivo. Em todo caso, deixo o link de um seminário recente que ministrei essa semana em uma cidade aqui próxima. É meio longo, quase duas horas, mesmo assim cortei boa parte das técnicas da defesa pessoal especifica pq tinha um bando de curioso que ficou na frente da camera e não dava pra ver nada. Em tempo, filmagem amadora, o pai de um participante que filmou, achei legal postar pq é uma parada que n se ve muito....https://www.youtube.com/watch?v=B9m7Gi6KJnA
Muito legal sua iniciativa, Marcel.
O que norteia uma arte marcial financeiramente é o aspecto competitivo. O judô mesmo sofreu bastante descaracterização devido o aspecto competitivo, mas isso ajudou o esporte a entrar nas olimpíadas. Infelizmente é utópico o professor viver de arte marcial apenas do aspecto marcial. Afinal nenhuma empresa investe em alguém que se defende na rua, investe em atletas.
Concordo com o Royce, só que ele está em uma situação privilegiada e não pode comparar ninguém a ele no quesito viver do jiu jitsu.
O que norteia uma arte marcial financeiramente é o aspecto competitivo. O judô mesmo sofreu bastante descaracterização devido o aspecto competitivo, mas isso ajudou o esporte a entrar nas olimpíadas. Infelizmente é utópico o professor viver de arte marcial apenas do aspecto marcial. Afinal nenhuma empresa investe em alguém que se defende na rua, investe em atletas.
Concordo com o Royce, só que ele está em uma situação privilegiada e não pode comparar ninguém a ele no quesito viver do jiu jitsu.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!
Acesse: Papo no Tatame
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Concordo com vc, meph e com o café com leite...Treino esportivamente toda semana tb...e esse treino ai é tipo uma vez a cada 15 dias que a gente faz. Taparia rola mais pq a galera gosta. Mas seria interessante mesmo que, pra federar alguem como professor faixa preta ele passasse por uma avaliação de um conteudo minimo de defesa pessoal. Não só, mas arbitragem e primeiros socorros tb.-meph- escreveu:Muito legal sua iniciativa, Marcel.
O video realmente é longo, a primeira parte é a taparia a la Royce e no finalzinho tem algumas tecnicas de defesa pessoal especifica - não botei o seminario inteiro pq acabou a bateria do cara e n filmou tudo e tb pq muita tecnica ficou uma galera na frente - mas eu agradeceria bastante se quem se dispuzesse a assistir deixasse um feedback aqui.
Na realidade é quase um resgate isso ai, pq vi muito pouco fora do rio de janeiro e, no momento, não conheço quase ninguem que leva esse tipo de treino, então avaliação de fora é bem interessante pra mim.
-
- Colaborador
- Contato:
Fiz um evento ano passado q as lutas tinham.seis minutos e em caso de empate qm pontuava por último vencia, n vi luta feia.
Muito legal mesmo! Vamos ver esse material aí!Marcel Firefighter escreveu:Concordo com vc, meph e com o café com leite...Treino esportivamente toda semana tb...e esse treino ai é tipo uma vez a cada 15 dias que a gente faz. Taparia rola mais pq a galera gosta. Mas seria interessante mesmo que, pra federar alguem como professor faixa preta ele passasse por uma avaliação de um conteudo minimo de defesa pessoal. Não só, mas arbitragem e primeiros socorros tb.
O video realmente é longo, a primeira parte é a taparia a la Royce e no finalzinho tem algumas tecnicas de defesa pessoal especifica - não botei o seminario inteiro pq acabou a bateria do cara e n filmou tudo e tb pq muita tecnica ficou uma galera na frente - mas eu agradeceria bastante se quem se dispuzesse a assistir deixasse um feedback aqui.
Na realidade é quase um resgate isso ai, pq vi muito pouco fora do rio de janeiro e, no momento, não conheço quase ninguem que leva esse tipo de treino, então avaliação de fora é bem interessante pra mim.
Essas são as regras do Abu dhabi pro inclusive, não é?Gardenal_JJ escreveu:Fiz um evento ano passado q as lutas tinham.seis minutos e em caso de empate qm pontuava por último vencia, n vi luta feia.