Judô

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 24 Nov 2014 17:21

ska4fun escreveu:Rapaz, eu vi o estrangulamento descrito assim gravata peruana com a lapela. Se for assim, tem uma infinidade de fontes erradas.

Por sinal, o golpe que ela fez foi considerado ilegal, teve até um aditivo da FIJ pra auxiliar a arbitragem, segundo o comissário da federação Sheldon Franco-Rooks. Então, se tornaram ilegal, não era okure-eri-jime, qual seria a técnica? Fica até fácil confirmar pq esse comissário é notório participante no mundo on-line. Meus colegas praticantes de BJJ devem conhecer bem a técnica, serve como uma bom contra ataque contra single-legs mal-feitos. Eu já fiz a técnica, com uma pequena variação. As duas pernas no mesmo lado, com uma mão estrangulando e a outra na calça do oponente, pra não deixar girar. Geralmente é golpe de uma vez só. Todavia, me corrijam se estiver errado, nunca que o golpe entraria se não fosse com a parte de baixo da lapela.

Se eu não pratico a arte regularmente, só vou pra treinar ashi-waza. vou buscar conhecimento onde? É uma fonte válida, poxa através dela eu vejo Tsunetane Oda fazendo De La Riva, Jegueplata, Anaconda e algo fenomenal que duvido que vc até conheça: uma saída de kata-gatame lateral, finalizando o oponente em gyaku-ude-garami. Coisa finíssima, que mesmo eu que tenho o Judo em altíssima estima, não esperava. Newaza de altíssima qualidade, assombroso pra ser sincero. Por sinal, teve professor de BJJ, dizendo que inventou a saída, sem dizer como aprendeu.

Certamente a maioria vai concordar com vc, ou pelo menos uma maioria vai se manifestar, pq gosta do esporte, ou pelo menos essa nova versão. Em relação a ser uma ilha, pra mim que não sou praticante costumaz, não faz a mínima diferença, embora este seja o rumo de todos os judokas tradicionalistas, desde muito tempo, começando com Yaichibei Kanemitsu, passando por Kastriot Mehdi, Lebell, Jimmy Pedro, Gokor Chivichyan, dentre outros. Quem perde é a arte, não eles.
Ska,

Percebeste de forma errada a metáfora da ilha, mas não faz mal, siga para bingo. O que me traz aqui outra vez a esta discussão é o facto de tu estares certo ao afirmares que o estrangulamento foi proibido e eu errado ao julgar que ainda era permitido.

Em janeiro de 2014, a IJF organizou um seminário para debater assuntos ligados à arbitragem e alterações às regras que irão vigorar durante os anos de 2014-2016 (a IJF costuma fazer isto de 2 em 2 anos, sendo que a primeira prova do ano onde estas medidas são testadas é o mitico Torneio de Paris).

Até essa data, o estrangulamento era permitido, só então passou a ser oficialmente proibido (o que para mim, até me explicarem ou eu encontrar uma explicação plausivel, é um erro).

Relativamente à terminologia da técnica, ela nunca poderia ser okuri-eri-jime, pois o termo okuri significa "deslizar, deslizante". O movimento de estrangulamento com a lapela neste caso não é efectuado a deslizar, mas sim a pressionar com a perna para baixo (talvez por isso o tenham proibido) e puxar a lapela para cima.

Também não poderia ser suso-jime (esse sim já proibido há muito tempo) pelas razões já descritas anteriormente.
Para se perceber o "vazio terminológico" desta técnica em japonês, no documento elaborado pela IJF eles apelidam-no de "Gerbi Choke".

A técnica, como bem referenciaste, é semelhante à "gravata peruana", mas não consigo encontrar nenhuma terminologia em japonês para o movimento, nem sequer consigo encontrar videos antigos com a técnica. Mas a questão que agora aqui se coloca é se é a mesma técnica é permitida mas na sua forma original, utilizando os braços.

E coloco esta questão porque graças ao processo de investigação que efectuei fiquei a saber (está no documento saido dessa reunião) que o Ura-Gatame voltou a ser permitido, ora se esta posição volta a ser permitida, resta saber se o estrangulamento usando a perna para fazer pressão na cabeça também é permitido ou não (ver o video no minuto 0:45). Se o for, na minha opinião, também deve ser permitida a "gravata peruana" com os braços. O motivo pelo qual a guilhotina é proibida no judo é por causa da pressão na cervical, e eu recordo-me de há uns bons anos atrás o meu professor me ter dito que o estrangulamento a partir de Ura-Gatame com a perna também o era... no entanto, ao pesquisar nas regras não encontrei referência a isto, bem como não encontrei referência à guilhotina embora toda a gente saiba que é proibido. Vou ter de mandar email para a Federação Portuguesa para tirar esta dúvida.

EDIT: Video do Ura-Gatame:
phpBB [video]


Para quem quiser ler o documento da IJF, vão ao google (através do Chrome) e pesquisem com os seguintes termos: "gerbi choke judo usa". O primeiro resultado na segunda página é um link que efectua o PDF do documento.

Como podes ver, se a IJF quisesse realmente tirar a vertente de Newaza do Judo, não dava ordens aos árbitros as ordens que deram (dar mais tempo e permitir a transição sem controle) nem voltava por exemplo a deixar ser legal o Ura-Gatame.

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 24 Nov 2014 19:05

Realmente não devo ter entendido.

Em relação ao estrangulamento, continuo achando um absurdo. A garota fez tudo certinho, derrubou, com transição direta pro newaza. Não precisava proibir nada, na minha opinião.

Em relação a Ura-gatame, não conhecia a posição, achava que era jigoku-jime. Realmente a técnica dá muito espaço pra estrangulamento com a perna, ude-garami/gatame...
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 25 Nov 2014 11:41

Para quando tiverem dúvidas ou quiserem saber um pouco mais acerca de Judo: o site oficial do Kodokan

http://www.kodokan.org/" onclick="window.open(this.href);return false;

Para quem gosta de Newaza e para os Jujiteiros de plantão, este video é obrigatório:

phpBB [video]
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 26 Nov 2014 15:25

Vejam este documentário a uma das maiores rivalidades de sempre do Judo japonês: Sato vs Yamashita.

phpBB [video]
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
duduceolim
Mensagens: 351
Registrado em: 05 Jul 2014 22:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por duduceolim » 03 Dez 2014 10:40

Finalmente ela chegou depois de um sábado inteiro de exames e o domingo pela manhã.
Saiu o resultado do meu exame de faixa e consegui uma das maiores notas do estado.

JUDO BLACK BELT.

Imagem

Avatar do usuário
Fefo
Mensagens: 1799
Registrado em: 13 Jun 2014 20:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Fefo » 03 Dez 2014 10:41

duduceolim escreveu:Finalmente ela chegou depois de um sábado inteiro de exames e o domingo pela manhã.
Saiu o resultado do meu exame de faixa e consegui uma das maiores notas do estado.

JUDO BLACK BELT.

Imagem
Porra Dudu !!! Animal !!!

Parabéns !!!
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Avatar do usuário
Fefo
Mensagens: 1799
Registrado em: 13 Jun 2014 20:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Fefo » 03 Dez 2014 11:03

Ontem pra mim foi um dia especial tb, devido ao Judô !

Meu filho de 5 anos está treinando e ontem foi o exame de faixa dele.

Mas tinha que rolar um drama nisso.

Na madrugada do dia anterior, ele acordou de madrugada para ir ao banheiro, mas, vomitou pra caralho, isso 2 da manhã.
Puta que pariu, a gente já fica com o cu na mão.
Demos um banho nele, tranquilizamos ele, e ele já soltou:
- Pai, amanhã eu vou estar bom ? Porquê tem o exame de faixa de judô ... eu não quero faltar.
Falei pra ele que sim, que devia ser algo que ele comeu, que tudo iria ficar bem.
Mas a noite não foi fácil, ele estava visivelmente desconfortável, não conseguia dormir direito, só cochilava e acordava, até que 5 da manhã, vomitou de novo.
Péssimo sinal, mas, depois disso o corpo dele relaxou e ele dormiu, imaginei que fosse rebote de alguma porcaria no estômago.
Mandei ele na casa da minha mãe ontem de manhã, expliquei a situação pra ela, e ela tentou alimentar ele de forma saudável.
9:30 da manhã ela me liga:
- O Gabriel tá mal, vomitou de novo e soltou o intestino.
Caralho, saio correndo do trabalho, pego minha esposa, e levo ele pro hospital.
Chegando lá ... é constatado o mal do século, a tal da virose.
Toca furar o braço do muleque, e meter soro pra hidratar, e mandar um Dramin pra cortar o vomito.
Depois de 3 horas de internação, ele respondeu bem a parada, comeu alguma coisa, e foi liberado.
Deixei de novo na minha mãe, e pedi pra ele descansar, aí nós veríamos se ele conseguiria fazer algo a noite.
No trabalho liguei umas 3x pra minha mãe pra acompanhar, e ele já tinha comido de novo ... ja fiquei aliviado.
Saí do trampo mais cedo, o exame dele era as 18:30. as 18:00 eu estava na minha mãe.
Cheguei pra ele com o kimono em baixo do braço e falei:
- E aí cara ? Tá afim de ir ? Tá se sentindo bem ?
Ele:
- Lógico pai !!! Hoje eu tenho que trocar de faixa !!!

Coloquei o kimono nele, e fomos até o clube, e tudo deu certo !!!
Ao sentar com os amiguinhos e amiguinhas, eu só via ele mostrando a marca da agulha no braço ... hahah ... e comentando algo.
Ele fez o exame, mandou um puta Seoi lindo, e ao final da cerimônia, estava ele com a faixinha cinza na cintura.

Ao ir embora, ele me fez passar na casa dos avós, pois queria mostrar a faixa pra eles, a felicidade dele era latente !

No caminho de casa, a madrugada mal dormida, a internação, os medicamentos fizeram a vítima ... ele estava completamente nocauteado no banco de trás !!! Mas com a faixa nas mãos.

Tirei o cinto de segurança dele, e quando peguei ele no colo a faixa começou a cair das mãos dele, ele meio que acordou ... pegou ela de novo, abraçou bem forte, e voltou a dormir no meu colo.

Assim que eu coloquei ele pra dormir na cama dele, nem fiz questão de tirar a faixa das mãos dele, era algo que ele queria tanto, lutou tanto por ela (mesmo sem ele perceber), pensei ... que se foda ... dorme com a faixa que você merece.

Tá aqui meu guerreirinho, que passou por uma grande avaliação no dia de ontem, e tirou de letra como se fosse algo normal !!!
Imagem
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Grappler
Mensagens: 619
Registrado em: 12 Jul 2014 21:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Grappler » 03 Dez 2014 17:30

Parabéns Dudu!

E para o seu filho também Fefo, tem raça o miúdo!
Grappling way of life!

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 03 Dez 2014 20:44

Dudu, muitos parabéns! :)

É uma sensação incrível quando a apertamos pela primeira vez e nos olhamos ao espelho... até parece que ao andar nos sentimos mais fortes e altos :D

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 03 Dez 2014 20:46

Fefo,

É por isso que as artes marciais são tão importantes para o desenvolvimento das crianças, para as motivar, para lhes criar responsabilidade, para procurarem atingir objectivos, para aprenderem a lutar por algo!

Tou a ver que vamos ter homem! :)

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
duduceolim
Mensagens: 351
Registrado em: 05 Jul 2014 22:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por duduceolim » 03 Dez 2014 21:24

Vlw pessoal e parabéns Fefo pelo guerreirinho.

Avatar do usuário
magrinho
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2014 15:24
Contato:

Re: Judô

Mensagem por magrinho » 04 Dez 2014 07:37

Fefinho Jr. representando o Brasil em 2020 porraaa
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Judô

Mensagem por -meph- » 04 Dez 2014 15:21

Parabéns, Dudu!!! Mais um blackbelt na casa!

E parabéns ao Fefinho! Foi um guerreirão! E história do Fefo sem um drama é que nem luta do Roger sem ele levar queda, hahahaha!

Parabéns aos guerreiros!
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Avatar do usuário
Fefo
Mensagens: 1799
Registrado em: 13 Jun 2014 20:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Fefo » 04 Dez 2014 15:33

-meph- escreveu:Parabéns, Dudu!!! Mais um blackbelt na casa!

E parabéns ao Fefinho! Foi um guerreirão! E história do Fefo sem um drama é que nem luta do Roger sem ele levar queda, hahahaha!

Parabéns aos guerreiros!
Tomar no cu né ? Pq as coisas não poderiam ser mais de boa ? Tem sempre que dar uma zica de última hora !!! hahaha
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Judô

Mensagem por -meph- » 04 Dez 2014 16:59

Fefo escreveu:
Tomar no cu né ? Pq as coisas não poderiam ser mais de boa ? Tem sempre que dar uma zica de última hora !!! hahaha
Hahahahahahaha! Mas isso aí engrandece o espírito!
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 59 visitantes