Judô

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Judô

Mensagem por gus77 » 20 Dez 2014 17:53

A queda deste último gif que o tori de branco passa demais e até fas um rolamento é uma técnica aplicada num contexto de demonstração com ele exagerando o movimento (overthrowing) e deixando o corpo passar de uma maneira solta e diminuindo o impacto de ambos. Se fosse uma competição de Judo talvez ele até exagerasse no movimento também, já prevendo que o adversário fosse tentar resistir e travar um pouco, mas mesmo assim acabar levando o Ippon. É como no boxe que os lutadores socam como se fossem acertar alguém mais atrás, acertando o adversário com força mesmo quando ele recua.

Numa outra situação como defesa pessoal ou algum tipo de competição que a queda não encerra o combate, o tori (judoca de branco) daria uma travada no adversário quando este já estivesse no ar e direcionaria o movimento do corpo do uke (judo de azul) completamente para baixo (talvez até de cabeça primeiro), e ainda aterrisando com seu peso diretamente no peito do adversário (de preferência da boca do estomago). É aquele tipo de queda que o adversário demora um bom tempo para levantar.

O-soto gari combina com harai goshi, ko-ouchi gari combina com uchi-mata na perna de fora, e O-uchi-gari com uchi mata na perna de dentro.

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 20 Dez 2014 18:26

O Gus explicou tudo, não há nada a dizer :)

O Harai-goshi quando é feito fora de contexto de demonstração, em randori/shiai, por vezes é como certas mulheres... deixa-nos sem ar :D

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 20 Dez 2014 18:32

Outra boa combinação para usarem no JJB:

Imagem

Morote-seoi-nage -> Tai-otoshi... e se ainda assim não der, ainda pode fazer Kosoto-gake :)
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 20 Dez 2014 18:36

Para os "ninjas" de plantão... observem bem a preparação para este Yoko-tomoe-nage.

Imagem

Este senhor é um dos judocas com melhor jogo de Newaza na história do Judo.
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 21 Dez 2014 15:58

PortugaBJJ escreveu:

Nuno aprendi a fazer esta queda partindo de pega na manga do lado esquerdo e na lapela do lado direito fazendo o desiquilibrio puxando a manga e empurrando a lapela... ai faço sobre passo girando o quadril até colar no adversário para dp o projectar... esta correto fazer desta forma? ou é outra projecção mesmo?
O que tu estás a dizer parece ser um Tai-otoshi, mas o Uke deve preferencialmente girar sobre a perna que fica quase esticada para trás e não sobre a anca.
Fica aqui um video com o Tai-otoshi clássico (que é um técnica de braços e é das mais dolorosas formas de ser projectado... acreditem):

phpBB [video]


É isto que fazes?
É que se fazes o Uke rodar por cima da anca em vez da perna, estás a colocar-te em desequilíbrio já para não falar que tens de fazer mais esforço para o projectar.
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 21 Dez 2014 16:02

duduceolim escreveu:Antecipação as vezes se antecipar ao ataque do adversario é uma das opções.

Imagem
Esta luta de ancas no Judo é muito comum, embora este salto não seja assim tanto :)

Isto acontece tanto quando um judoca tem pega alta para Uchimata e o outro faz pega baixa para O-goshi.
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 21 Dez 2014 16:07

Até parece fácil... de Tomoe-nage para Juji-gatame!

Imagem

Agora imaginem um tipo com 130kg a fazer isto...
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
PortugaBJJ
Mensagens: 294
Registrado em: 25 Jul 2014 11:56
Contato:

Re: Judô

Mensagem por PortugaBJJ » 22 Dez 2014 07:46

Judo Pitbull escreveu:
O que tu estás a dizer parece ser um Tai-otoshi, mas o Uke deve preferencialmente girar sobre a perna que fica quase esticada para trás e não sobre a anca.
Fica aqui um video com o Tai-otoshi clássico (que é um técnica de braços e é das mais dolorosas formas de ser projectado... acreditem):

phpBB [video]


É isto que fazes?
É que se fazes o Uke rodar por cima da anca em vez da perna, estás a colocar-te em desequilíbrio já para não falar que tens de fazer mais esforço para o projectar.
Vês qd digo que nos faz falta aprender quedas da forma correta!!! Acabei de perceber dp do video e da tua explicação que faço da forma errada!!! Agr é apagar o que aprendi e fazer da forma correta!!! :) mais uma vez mto obrigado Mestre... qd voltar a Portugal irei com certeza á cidade dos arcebispos (Braga) e irei fazer-te uma visita!!!
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Marques
Mensagens: 1376
Registrado em: 24 Jul 2014 10:04
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Thiago Marques » 25 Dez 2014 18:44

As projeções do judô sao belas artes! :artist:

Uma queda muito boa pro Jiu-jtsu é a safada do Terere:

phpBB [video]


Foi com ela que ele quedou o Roger! B-)
Imagem

"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Hall » 26 Dez 2014 15:32

traduzindo os artigos do Meu Judô do kimura fiquei com uma dúvida:

qual a diferença do o soto gari para o soto otoshi?
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 26 Dez 2014 17:40

Hall escreveu:traduzindo os artigos do Meu Judô do kimura fiquei com uma dúvida:

qual a diferença do o soto gari para o soto otoshi?
A diferença está na perna que provoca a queda e na forma como o corpo entra para provocar o kuzushi (desequilibro).

No Osoto-gari (grande [o] ceifa [gari] exterior [soto]) clássico a perna entra a apontar para a frente e depois faz o movimento de ceifa para trás (perna de bailarina como nós lhe chamamos na gíria) e o corpo entra em linha recta, procurando bater ombro com ombro. Os braços por sua vez provocam um desequilibro quase que a 45º (costumamos dizer que temos de ver as horas no relógio do nosso pulso neste movimento).

No Osoto-otoshi (otoshi também tem o significado de queda) o corpo do Tori (quem projecta) entra num movimento de subida, acompanhado pela perna que depois desliza pela perna do Uke abaixo até o pé bater no chão. Ai o peso do tronco do Tori já está sobre o do Uke (quem é projectado) e a perna deste já foi consequentemente arrancada do solo.

Mas mais fácil do que falar é ver :)

Osoto-gari
phpBB [video]


Osoto-otoshi
phpBB [video]
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Thiago Marques
Mensagens: 1376
Registrado em: 24 Jul 2014 10:04
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Thiago Marques » 27 Dez 2014 18:53

Judo Pitbull escreveu:Este até já vai dedicado a ti Dano :D

Repara que o judoca de branco ataca em Kouchi-gari e quando vai a passar para Kouchi-makikomi (mas podia ser muito bem um Morote-gari / Double Leg), leva um contra-ataque do judoca de azul em Tani-otoshi.

Imagem
L-)

Imagem
Imagem

"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 27 Dez 2014 21:32

Thiago Marques escreveu:
L-)

Imagem
Boas Thiago!

Embora possam parecer parecidas, são projecções diferentes :)
O que o Machida fez foi um Sasae-tsurikomi-ashi e em cima temos um Tani-otoshi.

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Dano Cardoso
Mensagens: 208
Registrado em: 14 Jun 2014 23:42

Judô

Mensagem por Dano Cardoso » 27 Dez 2014 22:44

Judo Pitbull escreveu:Este até já vai dedicado a ti Dano :D

Repara que o judoca de branco ataca em Kouchi-gari e quando vai a passar para Kouchi-makikomi (mas podia ser muito bem um Morote-gari / Double Leg), leva um contra-ataque do judoca de azul em Tani-otoshi.

Imagem
Carca que top! Estava viajando nesse gif só depois q li a dedicatória lkkkkk!!!! Muito legal'n

Qse igual ao movimento q faço!'
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 28 Dez 2014 13:07

Estava aqui a preparar uns gifs para o meu blog e este encheu-me as medidas!

Isto deve ser na categoria Open... vejam a subtileza da simulação de entrada em Ouchi-gari (ele nem sequer entra, só simula) para projectar em Kosoto-gake!

Imagem
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 58 visitantes