Mensagem
por Elton » 16 Dez 2014 18:18
1915-Maeda e Satake desenvolvem um grande trabalho de ensino do Judô no Amazonas, de lá saem alunos como Jacinto Ferro que ficaria até , Donato Pires, Carlos, Oswaldo, Gastão Gracie e muitos outros.
1925-Geo Omori, aluno direto de Hajime Isogai, que era aluno direto de Jigoro Kano, abre uma academia no RJ, eu tenho quase certeza que é nessa Academia que Carlos e seus irmãos começam a treinar em 1925. Ainda não posso provar, mas estou bem perto, depois Geo Omori fecha essa Academia e vai para São Paulo, Donato Pires leva Carlos para Minas Gerais, Carlos assume o treinamento da Guarda Mineira por algum tempo, fica desempregado e vai para São Paulo direto a procura de Geo Omori.
Lá eles treinam juntos, o George aprende seus primeiros passos lá...
Geo Omori deu aulas pra muita gente lá, tinha uma Academia onde ensinava a luta, era muito famoso.
1930-Donato Pires abre a Academia de Jiu-jitsu no RJ, Carlos e George são seus instrutores.
1932-A Academia só passa a ser definitivamente do Carlos após essa data, ele e o Donato já não se entendem e acabam brigando, Donato vai embora e Carlos assume a direção da Academia juntamente com George.
É aqui que os Gracie passam a ser importantes como escola, começam a ensinar e formar alunos, George começa a ensinar Hélio a lutar, Oswaldo se interessa na divulgação da luta, vai ensinar em Teresópolis e depois em Minas, onde acaba por fixar residência.
Carlos começa a agitar o circuito de lutas no RJ, muitos lutadores aparecem vindo de SP, Geo Omori é um deles.
Com a chegada de Geo Omori no RJ, muitos cursos são abertos para o ensino da arte, o japonês se torna um,a celebridade.
1935 é a vez de Takeo Yano, foi enviado por Maeda para dar aulas na Marinha do RJ, também abre cursos de "Jiu-jitsu" no RJ em vários Clubes.
Em seguida os Irmãos Ono, que já davam aulas em SP.
Jacinto Ferro dá aulas de 'Jiu-jitsu" até 1929, quando vem a falecer...
me 1934 já havia outro aluno de Conde Koma dando aulas d e"Jiu-jitsu" em Minas Gerais chamado Loanzi, deus aulas pra muita gente, Oswaldo, George...ensinou muita gente por lá...levou George e Yano para lutar e ministrar aulas em Minas.
Depois foi para o Rio Grande do Sul, onde montou a Federação Gaúcha de Judô, também levou Yano e Geroge para dar aulas por lá...morreu ensinando Judô em idade bem avançada.
George e Yano foram verdadeiros desbravadores na arte de ensinar, rodaram praticamente todo o Brasil ensinando a arte da luta, tem muita cria dos dois espalhados pelo país, Yano montou uma Federação de "Jiu-jitsu" em Minas Gerais...estou levantando muita coisa desses caras.
Como podem ver, existiu muita gente, mas muita gente na divulgação do "Jiu-jitsu" pelo Brasil, só que quem unifica tudo é o Hélio a partir de 1952, com o racha com o Judô, Hélio treinou com judocas japoneses, participou de competições de Judô da colônia de São Paulo e chegou a se apresentar como "professor de Judô", mas em 52 segue um caminho diferente, que deu origem a uma segunda linha de Judô no Brasil que se torna o BJJ.