Marcel Firefighter escreveu:
E é aí, que eu acredito que o que mais machuca é o judô.E o menos lesivo, o bjj.
Abraço, irmão.
Boas Marcel!
Sim, concordo que o BJJ é menos lesivo para o corpo que o Judo, e como o disseste e bem, o Kosen surgiu já a pensar mais nos judocas mais velhos (ainda este verão, quando estoirei pela segunda o ligamento cruzado num estágio internacional, tive esta conversa do Kosen com outro treinador).
Relativamente à questão de quem começa mais cedo ser melhor coordenado e ter uma mecânica corporal, não concordo totalmente contigo. É certo que as crianças tem uma maior facilidade nos processos de aprendizagem que os adultos, mas eu conheço ainda bastantes judocas que começaram em miúdos e que no entanto estão longe de ser um primor técnico. Tudo se resumo à qualidade e quantidade de treino.
Eu noto essa diferença quando vejo miúdos, por exemplo, de Coimbra e Lisboa (onde o Judo é mais forte) quando lado a lado com miudos de outras zonas do pais. A diferença em muitos casos é que os miudos de Coimbra e Lisboa treinam 4 ou 5 vezes por semana em clubes com treinos de bom/alto nivel, enquanto os outros treinam 2 ou 3 vezes por semana com treinadores que não tem a mesma bagagem técnica ou os mesmo objectivos. Eu incluo-me neste ultimo grupo de treinadores.
Um dos meus dois mestres, é 5º Dan, começou também já em adulto, e apenas te posso dizer que o homem com 60 anos é um animal técnico e faz tudo de uma forma que parece fácil. Quando fiz o meu exame para 1º Dan, quem me ajudou imenso no Nage No Kata foi um 2º Dan que esteve aqui durante cerca de um ano a treinar na universidade. Era um senhor com 50 anos, que tinha começado a fazer Judo por causa dos filhos... depois os miudos desistiram e ele continuou
Ele começou o Judo já para lá dos 30 anos e era também super técnico e metódico.
Portanto, a minha opinião empirica difere um pouco da sua no quesito da aprendizagem.
Eu por exemplo, neste momento, estou quase em modo Kosen no que toca a randori. Como tenho o ligamento estoirado só posso fazer trabalho de Newaza.
Abraço