Eduardo,eduardom escreveu:
Poderia nao ser um atropelo, mas com certeza o Buchecha iria pegar. O Buchecha tambem e' um monstro e tem um jogo misto de tradicional e moderno, e o pessoal do Judo nao tem o habito de treinar ataques de pe e perna, ponto fortissimo do Buchecha. O proprio pessoal do BJJ quando pega um sapateiro bom da LL ou Catch-Wrestling passa aperto, imagina os judocas. Invariavelmente em uma dessas levantadas que voce alega que Teddy iria fazer Buchecha daria o bote em algum leg-lock.
Numa luta com judogi ou sem judogi, afirmo-te a 99% que o Buchecha seria incapaz de levar para o chão o Teddy, com ou sem ataques às pernas e relembro que o Teddy foi campeão do mundo em 2007, 2008 e 2009 com os ataques directos às pernas ainda a serem legais.
Este ponto para mim está arrumado.
No que toca à questão das chaves às pernas e pés, como é evidente, ai o Buchecha leva vantagem e certamente atacaria forte, mas muita gente aqui, salvo o Winstrol que tocou bem neste ponto, não faz ideia dos niveis de rigor, exigência e competitividade de quem anda num desporto olimpico, independentemente de ser o Judo, a Greco-Romana ou o Taekwondo.
O JJB ainda está muito restrito a 2 ou 3 paises capazes de produzir atletas de ponta, e isso reflete-se quando vemos os podios e titulos em que é quase tudo Brasil ou USA, havendo um ou outro pais que às vezes faz uma gracinha.
No Judo, Greco ou Taekwondo, a quantidade de atletas de topo, com jogos e tacticas diferentes não tem qualquer tipo de comparação. Todos os anos surgem "máquinas" novas, basta ver no Judo que nos -48kg, a campeã do mundo senior, a japonesa Kondo, sagrou-se agora em novembro... campeã mundial junior!!!
A piscina de talento não tem comparação possivel.
Tudo isto que aqui falei apenas é para demonstrar a pressão que é colocada aos atletas destas modalidades de forma constante e a forma como isso molda e cria uma mentalidade competitiva e vencedora que só quem lá anda é capaz de perceber.
Alguém aqui acredita que se uma luta destas fosse acontecer que o Teddy não treinar exclusivamente defesas de ataques de pernas? Se o Buchecha o poderia apanhar? Claro que sim, mas não pensem que ia ser no primeiro rola ou na primeira chance.
Eu não treino chaves às pernas no Judo, mas sempre que rolei com cintos azuis de JJB (e já foram alguns), nunca levei uma chave ou botinha... mas já dei algumas. O facto de eu não as treinar, não quer dizer que não saiba ou não tenha estudo o processo de sair das mesmas... e o processo de as executar.
Agora extrapolemos isto para o nivel de um tipo como o Teddy.
Continuo a defender que numa luta com judogi, em regras da IBJJF, o Teddy muito provavelmente iria vencer, pois iria jogar com o livro das regras debaixo do braço. Iria projectar, pontuar, tentar passar guarda e depois levantar.
Querem um bom exemplo disto em MMA? Vejam a última luta do Fedor com o Minotauro em que ele basicamente trocou golpes, mandava para o chão mas não se punha a inventar ou arriscar na guarda do Minota como na primeira luta.
A estratégia seria esta, eu não estaria à espera de ver o Teddy a finalizar o Buchecha, apenas usar as regras de forma inteligente para vencer.
Se a luta fosse no Metamoris, sem pontos, e atendendo a que esta se desenvolveria de certeza em grande parte no solo e sem judogi, ai eu colocaria o meu dinheiro no Buchecha.
Eu compreendo que isto abale o mundinho de muita gente, mas é a tal questão, eu não vejo highlight's de Judo ou JJB e depois mando uns bitaites, nem ando nisto à dois ou três dias. Sei bem a complexidade e quantidade de soluções que uma guarda de JJB tem, mas também sei que não é preciso fazer coisas mirabolantes para se ser campeão do mundo, e o melhor exemplo disso é o Roger, com aquele jogo clássico, justo e extremamente inteligente.
O Toquinho é o melhor exemplo "Taylorista" do "One best way" com a sua chave de calcanhar...
Abraço