Fechamento de finais.. E ai? Concordam?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Hall
Contato:

Re: Fechamento de finais.. E ai? Concordam?

Mensagem por Hall » 29 Jan 2015 18:50

Pitbulldog escreveu:Se isso de colocar atletas da mesma equipe, no mesmo lado da chave é tão mais simples, então por qual motivo os organizadores não o fazem?
Algum motivo deve ter.
Pelo q sei as chaves são fechados em uma reunião das grandes equipes.

Ou seja, as grandes eh q mandam na porra toda.

Só o sheik q está cagando e faz oq quer (afinal eh sheik kkk)
Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 29 Jan 2015 18:53

Xande Fan escreveu:Não entendo um praticante de Jiu jitsu ser contra o fechamento !
Até preferir uma encenação, a ver 2 semifinais pegando fogo pra no final uma equipe sair vencendo e não o atleta.
Eh simples: ninguém gosta de pagar para ver dois caras levantando a mão como coleguinhas sem haver um campeão.

Não eh futebol, eh luta, óbvio q o público quer ver os caras lutando.

Se fosse campeonato coletivo ai tanto faz.
Imagem

Tony Ferraz
Contato:

Mensagem por Tony Ferraz » 29 Jan 2015 22:03

Eu acho que a palavra "FINAL" é superestimada. Acho interessante as pessoas preferirem marmeladas, ou que os melhores do campeonato saiam no começo pra ter uma luta chamada final. Eu, como lutador, preferiria sempre ver os dois melhores lutando contra o máximo de gente possível ainda que isso não se desdobre em os dois se enfrentarem.

Ah, mas Jiu Jitsu é "negócio". Bom, a maioria dos patrocinadores oferece compensações financeira irrisórias, te fazem vendedor de kimonos, e quando dois da mesma equipe fecham, tal qual Marcelo Garcia e Sérgio Moraes, ambos são considerados campeões do torneio, pq são mesmo (me lembro bem, inclusive, da keiko continuar patrocinando os dois. Não me recordo do número de seminários que eles dão ter caído com essa decisão, e nem que a capacidade e ensinar Jiu Jitsu tenha diminuído pra justificar terem menos alunos ou darem menos aulas...). Lutar contra um companheiro de treinos, tirar o sonho da vida dele e expor os erros que ele possui para todos os adversários não vale um pedaço de ferro dourado. Enquanto vc não for pago pra lutar e puder organizar bem seu dinheiro para treinar profissionalmente, lutar contra um companheiro de treinos nunca vai ser a principal atitude do lutador.

Em torneios profissionais os caras lutam e normalmente dividem o dinheiro, o perdedor tem uma compensação pelo esforço e pelos anos dedicados ao tatame. De forma diferente ele não recebe nem o que investiu na inscrição, passagem, suplementação e em anos custeando o próprio treinamento antes de ter qualquer tipo de ajuda. Qto vcs acham que um lutador profissional de JJ recebe de patrocínio? Divide em 12 meses passa longe de um salário de uma pessoa independente, a maioria mal paga alimentação e suplemento. Tem q viver de seminários.

O Jiu Jitsu que eu aprendi envolve fraternidade, ajuda e prosperidade mútua. Isso não é um bando de gladiadores lutando pela vida num circo romano pros patrícios. Arte marcial não é só entretenimento, show, é sobre valores e fazer a sua vida e dos outros o melhor possível.

No meu primeiro campeonato eu era faixa branca e arrogante e tinha o desejo de lutar contra meus companheiros de equipe que competiam na mesma divisão. Eu queria pq eu sabia que eu era o melhor. Chegamos em três da equipe na semi final, e o Guigo me disse nós não lutaríamos entre nós. Eu me ofereci pra lutar contra os cara que faltava e venci. Decidimos em conjunto que eu ficaria com o nome no site em primeiro daquela vez e a medalha de bronze, um dos meus colegas com a medalha de ouro, e o outro com a de prata. Eles pararam de competir tempos depois, e volta e meia lembram daquele torneio com carinho e felicidade, e têm orgulho daquelas medalhas. Hoje eu vejo que não ter lutado foi a melhor coisa que eu fiz, eu dei a eles a oportunidade de ter algo pra lembrar e se orgulhar com mérito pelo resto da vida. Só um competidor sabe o que é o sonho de um mundial de Jiu Jitsu, não tiraria isso de um amigo por quem quer ver o PPV comendo pipoca e tomando coca-cola.
Editado pela última vez por Tony Ferraz em 29 Jan 2015 22:41, em um total de 3 vezes.
Imagem

Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

viniciusfs
Contato:

Mensagem por viniciusfs » 29 Jan 2015 22:37

Legal desse tópico que as resposta variadas já me fizeram pensar a respeito.
Para ajudar no amadurecimento das ideias na minha cabeça, vou fazer umas perguntas que me fazem refletir:

Se lutar e ganhar é tirar de um parceiro o sonho da vida dele, abrir e deixar ele ser o campeão não é abandonar os seus próprios sonhos?
Se o jiu-jitsu e a arte marcial são tão grandes, dois amigos não podem lutar em nome dela?

E talvez a mais importante, como vocês encaram uma luta de jiu-jitsu?

É um teste de habilidade pessoal (você contra você mesmo)?
É um teste entre dois oponentes (quem é o melhor lutador)?
É uma guerra, você é um guerreiro, e por isso não se sente a vontade para apontar 'suas as armas' para um amigo?
Imagem

Tony Ferraz
Contato:

Mensagem por Tony Ferraz » 29 Jan 2015 22:49

Se lutar e ganhar é tirar de um parceiro o sonho da vida dele, abrir e deixar ele ser o campeão não é abandonar os seus próprios sonhos?
Se ele for campeão mundial sozinho, sem que vcs fechem, é óbvio. E eu nunca fecharia com alguém que não quer fechar. Se o cara quer lutar, eu luto, mas minha preferência com companheiros de treinos é sempre fechar.
Se o jiu-jitsu e a arte marcial são tão grandes, dois amigos não podem lutar em nome dela?
Se luta em nome dela numa luta beneficente que os ganhos sejam revertidos para a caridade. Lutar a final de um campeonato não remunerado, onde a única compensação é o status do vencedor não é lutar em nome da arte marcial. Pode até ser lutar em nome de uma federação talvez, ou em nome dos negócios do Carlinhos Gracie, mas não em nome do Jiu Jitsu.
E talvez a mais importante, como vocês encaram uma luta de jiu-jitsu?

É um teste de habilidade pessoal (você contra você mesmo)?
É um teste entre dois oponentes (quem é o melhor lutador)?
É uma guerra, você é um guerreiro, e por isso não se sente a vontade para apontar 'suas as armas' para um amigo?
Uma luta de Jiu Jitsu é uma oportunidade de vc testar sua principais técnicas contra as principais técnicas de outros lutadores. É uma luta de cavalheiros que envolve demonstrar respeito, valores e ética como referência pros demais praticantes de Jiu Jitsu, lutando com garra e honestidade. Se eu já sei, na academia, como minhas técnicas interagem com a de meu companheiro, não há razão pra lutar. A não ser que AMBOS sejam realmente beneficiados com isso.
Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 30 Jan 2015 06:48

Tony, negocio eh q o cara q compra PPV e toma coca cola eh q faz o mundo girar.

Sem esse cara o competidor vai ter apenas duas fontes de renda: 1. Aulas 2. Seminários.

Para isso ainda vai ter de ter público, ou seja, popularizar o esporte eh o único caminho para quem quer viver dele.

Até entendo o porquê do fechamento, mas pode ter certeza que o jiu jitsu não ganha absolutamente nada com isso em termos de aumento de visibilidade e desenvolvimento como esporte.

E não tenha dúvida de que a maioria esmagadora vê campeonato para saber quem é o campeão, a final eh o clímax de qualquer competição esportiva.

Ah mas jj não eh esporte, não paga as contas e o Carlinhos eh um mercenário q caga para os competidores. Daí é outra questão.

E, na boa, sempre q vc ganha alguem perde. Destroçar sonhos eh o princípio básico de qualquer competição.
Imagem

Thiago Marques
Contato:

Mensagem por Thiago Marques » 30 Jan 2015 07:53

Hall escreveu:Tony, negocio eh q o cara q compra PPV e toma coca cola eh q faz o mundo girar.

Sem esse cara o competidor vai ter apenas duas fontes de renda: 1. Aulas 2. Seminários.

Para isso ainda vai ter de ter público, ou seja, popularizar o esporte eh o único caminho para quem quer viver dele.

Até entendo o porquê do fechamento, mas pode ter certeza que o jiu jitsu não ganha absolutamente nada com isso em termos de aumento de visibilidade e desenvolvimento como esporte.

E não tenha dúvida de que a maioria esmagadora vê campeonato para saber quem é o campeão, a final eh o clímax de qualquer competição esportiva.

Ah mas jj não eh esporte, não paga as contas e o Carlinhos eh um mercenário q caga para os competidores. Daí é outra questão.

E, na boa, sempre q vc ganha alguem perde. Destroçar sonhos eh o princípio básico de qualquer competição.
Exato.

Você não assisti uma bizarrice dessas em campeonatos internacionais de judô, só pra citar exemplo. É bizarro imaginar um fechamento num mundial de judô, imagina numa olimpíada? O All Japan é o campeonato mais importante de judô dentro do Japão, o sonho de tido judoca japonês é vencê-lo. É inimaginável um fechamento em qualquer luta, imagina na grande final.

A ironia é que os amigos se matam nos treinos, mas não lutam numa eventual final [como assim?!] ou se lutam fica parecendo WWE. Felizmente Rodolfo e Bochecha não são amigos de treino, são só amigos e caem pra "porrada". Entenderam? Ha fechamentos em função do espirito de manada. E o Roger, salvo engano, nunca quis fechar finais, exemplo de competidor.

Eu como árduo defensor da liberdade individual e de livre associação sou contra imposições, se nao quiser lutar nao lute, mas depois não chora pela falta de interesse do publico médio.
Imagem

"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói

viniciusfs
Contato:

Mensagem por viniciusfs » 30 Jan 2015 08:35

Como o jiu-jitsu não é profissional, realmente é inviável ficar lutando com amigos a troco de nada. Porém, se querem que ele se torne um esporte profissional, se querem viver dele vão ter que mudar essa postura.

Quem tem grana pra investir e não é do meio não quer saber de bancar um campeonato para que na final dois amigos levantem as mãos e se abracem. Alguém do meio consegue entender, um investidor dificilmente. Os árabes fazem evento bonito, bancam passagem, pagam o campeão e claro, cobram que os atletas lutem a final. Devem pensar 'se querem continuar se abraçando na final, que lutem de graça no Brasil e nos EUA mesmo'.

Entendo como esse investidor pensa, também entendo como o competidor que não quer enfrentar um amigo pensa. Só que na minha visão uma coisa exclui a outra e cabe a cada um dos lados ver o que é melhor pra si. O investidor coloca o dinheiro dele onde quiser, não só no jiu-jitsu. O atleta que quer ser profissional precisa do dinheiro. O dinheiro não esta no meio do jiu-jitsu, não tem ninguém do meio com capacidade ou interesse financeiro para transforma-lo em profissão. Se alguém do meio tivesse já teria feito.

Talvez para viver do jiu-jitsu os competidores vão ter que começar a ser menos 'artistas marciais' e mais 'atletas profissionais'. Precisam começar a pensar isso.
Imagem

Helvio
Contato:

Mensagem por Helvio » 30 Jan 2015 08:59

Acho errado quando atletas de equipes diferentes fecham. Mesmo amigos não representam a mesma equipe e, se treinam juntos sempre, é uma opçao. Logo não deveriam fechar. Posso estar errado mas acredito que sem esse fechamento injustificável e com uma organização eficiente de chaves o numero de fechamentos seria pequeno e nao mexeria com o business. Inclusive valorizaria os fechamentos que viessem a acontecer.

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 30 Jan 2015 10:23

Uma coisa que pode doer para muitos e que temos que engolir é que aos olhos de um leigo, o jiu jitsu é um esporte muito chato de se assistir.

Além da falta de entendimento dos leigos, temos a amarração tradicional (infelizmente permitida pelas regras atuais) e o grande risco dos dois finalistas não realizarem a FINAL por serem da mesma equipe.

Quando que nesse formato atual vocês acham que esse esporte vai conseguir atingir um público maior?

Já assisti luta de faixa preta que foi decidida nas vantagens, o placar não saiu do zero!

Quem tem paciência para assistir dez minutos de berimbolo? Arrasta bunda pra cá, arrasta bunda pra lá, ninguém quer ver isso! Quer quedas, raspagens, passagem de guarda e finalizações, um negócio dinâmico.

Se o esporte quiser alavancar de verdade, acho que deve passar por mudanças profundas. Li recentemente que até os grandes mestres tem percebido isso, um exemplo é a federação nova que o Rickson está montando, mas se já não tinha união com as federações existentes, imaginem com outra mais nova e com regras diferenciadas, provavelmente vai ser mais uma para dividir ao invés de somar.

Acredito que para a evolução do esporte, os cabeças que mandam mesmo no esporte, deveriam se unir e partir para um consenso único, sei que é difícil, pois como sabemos há muito "intere$$e" na estória.

Tony Ferraz
Contato:

Mensagem por Tony Ferraz » 30 Jan 2015 13:01

Bom, vcs podem ter certeza que não é o fechamento que está atrapalhando a evolução do esporte. Vê se alguém fecha um ADCC?
A dinâmica da IBJJF permite a inscrição de dois lutadores de uma equipe em cada peso de lados diferentes da chave. As colocações somam ponto para equipes e definem o ranking delas no final. Isso é um esporte amador, a IBJJF gerencia um esporte amador onde os atletas se matam de treinar como profissionais. As regras tem mto o que mudar para ser um produto de massa. Sendo um produto de massa os atletas receberão a devida compensação pelo seu treinamento e pode ter certeza que o fechamento acabará naturalmente, mas não tentem colocar a carroça na frente dos bois. É o mesmo que querer que cada país envie um representante por categoria de peso no mundial de Jiu Jitsu, acabariam os fechamentos também.... Só que as lutas q vcs iam assistir (inclusive as finais) seriam Bochecha vs Zé das Couves, Rodolfo vs Xang Xi Chung.

A evolução do esporte passa por uma remodelagem no formato que envolva um tempo mais curto, valorize a movimentação e deixe as regras mais claras para o público leigo. Isso sem perder a essência da arte marcial. Talvez um contrato de TV, e videos curtos explicativos das principais formas de fazer ponto durante a transmissão. Dessa maneira não haveria fechamento, estaria todo mundo trabalhando. Como vc chama alguém que entra pra trabalhar e não recebe nada? Amador ou escravo, profissional não é... Se a transmissão quer que o atleta não feche com um companheiro de treinos tem q oferecer para os dois algo além de realização pessoal, porque é por realização pessoal que se luta hoje em dia. Campeonato não-profissional não paga conta.

"Ah, mas o status te permite abrir uma academia ou dar seminários" Vc consegue status pra dois, e alimenta dois fechando a final.

É como o Rickson Gracie disse uma vez: Se a gente lutar por dinheiro eu paro de bater quando você me pedir, se a gente lutar por honra eu paro de bater quando eu achar que está bom.
Editado pela última vez por Tony Ferraz em 30 Jan 2015 13:50, em um total de 7 vezes.
Imagem

Thiago Marques
Contato:

Mensagem por Thiago Marques » 30 Jan 2015 13:14

Lugano escreveu:Uma coisa que pode doer para muitos e que temos que engolir é que aos olhos de um leigo, o jiu jitsu é um esporte muito chato de se assistir.
São as palavras do chefão do UFC, que inclusive sequer é leigo.
Lugano escreveu:Além da falta de entendimento dos leigos, temos a amarração tradicional (infelizmente permitida pelas regras atuais) e o grande risco dos dois finalistas não realizarem a FINAL por serem da mesma equipe. Quando que nesse formato atual vocês acham que esse esporte vai conseguir atingir um público maior?
A IJF é muito atenta ao aspecto artístico da marcialide do judo nas competições, vide as alterações realizadas ao longo dos anos. Os atletas estão voando, literalmente, com as projeções de quadril.
Lugano escreveu:Já assisti luta de faixa preta que foi decidida nas vantagens, o placar não saiu do zero! Quem tem paciência para assistir dez minutos de berimbolo? Arrasta bunda pra cá, arrasta bunda pra lá, ninguém quer ver isso! Quer quedas, raspagens, passagem de guarda e finalizações, um negócio dinâmico.
O problema é que muito atleta de alto nível não consegue quedar nem os adversários do próprio peso.
Lugano escreveu:Se o esporte quiser alavancar de verdade, acho que deve passar por mudanças profundas. Li recentemente que até os grandes mestres tem percebido isso, um exemplo é a federação nova que o Rickson está montando, mas se já não tinha união com as federações existentes, imaginem com outra mais nova e com regras diferenciadas, provavelmente vai ser mais uma para dividir ao invés de somar.
Antes tarde que nunca!
Lugano escreveu:Acredito que para a evolução do esporte, os cabeças que mandam mesmo no esporte, deveriam se unir e partir para um consenso único, sei que é difícil, pois como sabemos há muito "intere$$e" na estória.
Os eventos de lutas casadas, na tentativa e erro, aos poucos vão se aproximando dum modelo bom para o publico médio. É preciso plantar, regar e só depois colher os frutos.
Imagem

"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 30 Jan 2015 15:29

Tony Ferraz escreveu:
Spoiler:
Bom, vcs podem ter certeza que não é o fechamento que está atrapalhando a evolução do esporte. Vê se alguém fecha um ADCC?
A dinâmica da IBJJF permite a inscrição de dois lutadores de uma equipe em cada peso de lados diferentes da chave. As colocações somam ponto para equipes e definem o ranking delas no final. Isso é um esporte amador, a IBJJF gerencia um esporte amador onde os atletas se matam de treinar como profissionais. As regras tem mto o que mudar para ser um produto de massa. Sendo um produto de massa os atletas receberão a devida compensação pelo seu treinamento e pode ter certeza que o fechamento acabará naturalmente, mas não tentem colocar a carroça na frente dos bois. É o mesmo que querer que cada país envie um representante por categoria de peso no mundial de Jiu Jitsu, acabariam os fechamentos também.... Só que as lutas q vcs iam assistir (inclusive as finais) seriam Bochecha vs Zé das Couves, Rodolfo vs Xang Xi Chung.

A evolução do esporte passa por uma remodelagem no formato que envolva um tempo mais curto, valorize a movimentação e deixe as regras mais claras para o público leigo. Isso sem perder a essência da arte marcial. Talvez um contrato de TV, e videos curtos explicativos das principais formas de fazer ponto durante a transmissão. Dessa maneira não haveria fechamento, estaria todo mundo trabalhando. Como vc chama alguém que entra pra trabalhar e não recebe nada? Amador ou escravo, profissional não é... Se a transmissão quer que o atleta não feche com um companheiro de treinos tem q oferecer para os dois algo além de realização pessoal, porque é por realização pessoal que se luta hoje em dia. Campeonato não-profissional não paga conta.

"Ah, mas o status te permite abrir uma academia ou dar seminários" Vc consegue status pra dois, e alimenta dois fechando a final.

É como o Rickson Gracie disse uma vez: Se a gente lutar por dinheiro eu paro de bater quando você me pedir, se a gente lutar por honra eu paro de bater quando eu achar que está bom.
Então Tony, acabei meio que desvirtuando o tópico, falando em alteração de regras, chatice do jiu-jitsu, etc.

Mas complementando o que disse, uma vez ouvi um judoca (não me lembro qual) comentando sobre o que era mais difícil, o Mundial de Judô ou a Olimpíada? Ele disse que sem dúvida era o Mundial, pois ali eram os melhores do mundo e não o melhor de cada país como ocorre na olimpíada.

Mas me responda uma coisa: Quando dois atletas da mesma equipe fecham a final, os dois se declaram campeões em seus "currículos"?

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 30 Jan 2015 15:35

Tony Ferraz escreveu:Eu acho que a palavra "FINAL" é superestimada. Acho interessante as pessoas preferirem marmeladas, ou que os melhores do campeonato saiam no começo pra ter uma luta chamada final. Eu, como lutador, preferiria sempre ver os dois melhores lutando contra o máximo de gente possível ainda que isso não se desdobre em os dois se enfrentarem.

Ah, mas Jiu Jitsu é "negócio". Bom, a maioria dos patrocinadores oferece compensações financeira irrisórias, te fazem vendedor de kimonos, e quando dois da mesma equipe fecham, tal qual Marcelo Garcia e Sérgio Moraes, ambos são considerados campeões do torneio, pq são mesmo (me lembro bem, inclusive, da keiko continuar patrocinando os dois. Não me recordo do número de seminários que eles dão ter caído com essa decisão, e nem que a capacidade e ensinar Jiu Jitsu tenha diminuído pra justificar terem menos alunos ou darem menos aulas...). Lutar contra um companheiro de treinos, tirar o sonho da vida dele e expor os erros que ele possui para todos os adversários não vale um pedaço de ferro dourado. Enquanto vc não for pago pra lutar e puder organizar bem seu dinheiro para treinar profissionalmente, lutar contra um companheiro de treinos nunca vai ser a principal atitude do lutador.

Em torneios profissionais os caras lutam e normalmente dividem o dinheiro, o perdedor tem uma compensação pelo esforço e pelos anos dedicados ao tatame. De forma diferente ele não recebe nem o que investiu na inscrição, passagem, suplementação e em anos custeando o próprio treinamento antes de ter qualquer tipo de ajuda. Qto vcs acham que um lutador profissional de JJ recebe de patrocínio? Divide em 12 meses passa longe de um salário de uma pessoa independente, a maioria mal paga alimentação e suplemento. Tem q viver de seminários.

O Jiu Jitsu que eu aprendi envolve fraternidade, ajuda e prosperidade mútua. Isso não é um bando de gladiadores lutando pela vida num circo romano pros patrícios. Arte marcial não é só entretenimento, show, é sobre valores e fazer a sua vida e dos outros o melhor possível.

No meu primeiro campeonato eu era faixa branca e arrogante e tinha o desejo de lutar contra meus companheiros de equipe que competiam na mesma divisão. Eu queria pq eu sabia que eu era o melhor. Chegamos em três da equipe na semi final, e o Guigo me disse nós não lutaríamos entre nós. Eu me ofereci pra lutar contra os cara que faltava e venci. Decidimos em conjunto que eu ficaria com o nome no site em primeiro daquela vez e a medalha de bronze, um dos meus colegas com a medalha de ouro, e o outro com a de prata. Eles pararam de competir tempos depois, e volta e meia lembram daquele torneio com carinho e felicidade, e têm orgulho daquelas medalhas. Hoje eu vejo que não ter lutado foi a melhor coisa que eu fiz, eu dei a eles a oportunidade de ter algo pra lembrar e se orgulhar com mérito pelo resto da vida. Só um competidor sabe o que é o sonho de um mundial de Jiu Jitsu, não tiraria isso de um amigo por quem quer ver o PPV comendo pipoca e tomando coca-cola.
bom texto tony..
lendo deu p se colocar no lugar na situação, parabens
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 30 Jan 2015 15:44

Tony Ferraz escreveu:Bom, vcs podem ter certeza que não é o fechamento que está atrapalhando a evolução do esporte. Vê se alguém fecha um ADCC?

Bem nessa Tony, a real que podem falar o que quiser da federação do sheik, mas é a que melhor remunera..a CBJJ/IBJJF do carlim não tá nem ai pra "evolução" nem porra nenhuma, pq mesmo ambos fechando, os mesmo pagaram a inscrição que p ele é o que vale..

se ele quisesse resolver era facil.."quem quer rir, tem que fazer rir"..o europeu nego pagando cem dolares por uma medalha...pro leigo tanto faz vc ganhar o mundial na california ou o "mundial" daqui
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Responder