Graduação no Jiu Jitsu: Exame, merecimento ou tempo?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Zearomm
Contato:

Re: Graduação no Jiu Jitsu: Exame, merecimento ou tempo?

Mensagem por Zearomm » 15 Jun 2015 11:05

Acho que a primeira pergunta ai é o que deve representar a faixa do praticante, a meu ver pode representar três coisas:

1-conhecimento para portar a faixa (o praticante possui conhecimento suficiente para portar a faixa e pode competir de igual para igual com outros da mesma faixa caso treine para isso).

2-habilidade para portar a faixa (o praticante "pega" os níveis inferiores e da trabalho para o mesmo nível)

3-habilidade e conhecimento (os dois acima combinados)

...

O item dois eu descarto logo de cara, já vi bastante roxa que não sabe sair da montada, que trava na meia-guarda, nas costas, não sabe aplicar direito finalizações básicas mas tem um jogo muito bom e por isso consegue pegar a galera no mesmo nível. (O Saulo fala disso no livro dele).

A maioria vai concordar com o item 3, mas nessa situação, o cara que fica 1 ano parado, volta na marrom e toma sufoco da roxa teria que voltar na roxa, ou o faixa preta 4 graus que ta ficando velho e começa a apanhar dos marrons por causa da idade teria que voltar na marrom...

O correto pra mim é a primeira opção.

...

Partindo dai é fácil, o atleta precisa mostrar domínio das técnicas (e conceitos, acho que quanto maior a faixa, mais conceitual deve ser o conhecimento) esperadas para a faixa.

Acredito na combinação dos três.

-Acho o tempo essencial pra gravar os conhecimentos e pra não virar festa

-O exame (o mesmo não precisa ser feito antes da troca, mas ao longo do tempo, o professor pede para demonstrar pra classe determinada técnica, ou ajudar os menos graduados... qualquer situação onde o aluno deve mostrar o conhecimento)

-E o merecimento (não precisa pegar todo mundo da faixa, longe disso como comentei acima, mas mostrar que é capaz de usar as técnicas em uma situação de pressão, pode ser rola livre, pode ser treino de posição...).

Em resumo é isso :)

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 15 Jun 2015 14:41

Eu venho de um tempo onde as graduações eram quase inexistentes. O cara chegava na azul e era solenemente esquecido ali por quatro, cinco, seis anos.... Quando chegava na roxa já era um assombro... Quando Carlson, Carlinhos, Royler, Jacaré graduavam um cara preta, o Rio inteiro ficava sabendo. Ser “preta de jiu-jitsu” era uma coisa de outro mundo, ninguém mais mexia com o cara, havia medo, respeito, veneração pelo novo preta.

Corte no tempo. Após uns 13 anos sem treinar, eu voltei a treinar com seriedade, em fins de 2008... O meu nível era de azul, nada além disso. Foi necessário reaprender, sofrer, machucar, entender mais sobre humildade, readaptar, preparar o corpo com a musculação e a fisioterapia, fazer seminários, buscar entender as transformações, até que... eu passei a me sentir um preta novamente! E a sensação disso é indescritível!

Mas o tempo, dizem, é o senhor da razão. Nivela tudo, transforma meninos em homens, homens em velhos, transforma o que vê pela frente... Meus 50 anos estão pesando e não está fácil acompanhar o ritmo, eu sinto isso a cada treino... Eu ainda tenho aquela força estranha de olhar pro quimono pendurado na varanda e bater a adrenalina doida de ir treinar, mas a caminho do treino minha cabeça já está divagando e é difícil me concentrar sobre jiu-jitsu. Há dias bons e dias muito ruins, como na vida.

Estou ajudando a preparar um pequeno grupo. Um dos meninos era um camundongo assustado, desses que sofre bullyng na escola... Eu ajudei a lapidar esse menino, em incontáveis rolas... Hoje esse menino é azul e está medalhando em todos, todos os campeonatos! Vocês falam de azul não poder finalizar preta, hehehe... Se no início eu bagunçava a vida do moleque, hoje ele só não me finaliza por respeito, é óbvio que eu percebo isso...

Devo entregar minha faixa? Talvez o Carlinhos também deva, né? Ou o Jacaré, Fábio Santos, Pinduka... Ou vocês acham que os alunos top rolam de igual pra igual com eles? Hehehe...

Ou talvez, Seu Hélio tenha sido tão sábio – e o velho era foda mesmo – que percebeu isso e passou a usar a azul, não em protesto como se diz, mas ao perceber que o rio do tempo corre inexoravelmente, vai lavando a faixa a caminho do mar e quando chega lá, a cor que resta na faixa é um profundo e único azul...

Vou pensar mais a respeito disso!

Até a próxima!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

MAU
Contato:

Mensagem por MAU » 15 Jun 2015 16:42

LAWYER escreveu:Eu venho de um tempo onde as graduações eram quase inexistentes. O cara chegava na azul e era solenemente esquecido ali por quatro, cinco, seis anos.... Quando chegava na roxa já era um assombro... Quando Carlson, Carlinhos, Royler, Jacaré graduavam um cara preta, o Rio inteiro ficava sabendo. Ser “preta de jiu-jitsu” era uma coisa de outro mundo, ninguém mais mexia com o cara, havia medo, respeito, veneração pelo novo preta.

Corte no tempo. Após uns 13 anos sem treinar, eu voltei a treinar com seriedade, em fins de 2008... O meu nível era de azul, nada além disso. Foi necessário reaprender, sofrer, machucar, entender mais sobre humildade, readaptar, preparar o corpo com a musculação e a fisioterapia, fazer seminários, buscar entender as transformações, até que... eu passei a me sentir um preta novamente! E a sensação disso é indescritível!

Mas o tempo, dizem, é o senhor da razão. Nivela tudo, transforma meninos em homens, homens em velhos, transforma o que vê pela frente... Meus 50 anos estão pesando e não está fácil acompanhar o ritmo, eu sinto isso a cada treino... Eu ainda tenho aquela força estranha de olhar pro quimono pendurado na varanda e bater a adrenalina doida de ir treinar, mas a caminho do treino minha cabeça já está divagando e é difícil me concentrar sobre jiu-jitsu. Há dias bons e dias muito ruins, como na vida.

Estou ajudando a preparar um pequeno grupo. Um dos meninos era um camundongo assustado, desses que sofre bullyng na escola... Eu ajudei a lapidar esse menino, em incontáveis rolas... Hoje esse menino é azul e está medalhando em todos, todos os campeonatos! Vocês falam de azul não poder finalizar preta, hehehe... Se no início eu bagunçava a vida do moleque, hoje ele só não me finaliza por respeito, é óbvio que eu percebo isso...

Devo entregar minha faixa? Talvez o Carlinhos também deva, né? Ou o Jacaré, Fábio Santos, Pinduka... Ou vocês acham que os alunos top rolam de igual pra igual com eles? Hehehe...

Ou talvez, Seu Hélio tenha sido tão sábio – e o velho era foda mesmo – que percebeu isso e passou a usar a azul, não em protesto como se diz, mas ao perceber que o rio do tempo corre inexoravelmente, vai lavando a faixa a caminho do mar e quando chega lá, a cor que resta na faixa é um profundo e único azul...

Vou pensar mais a respeito disso!

Até a próxima!
^:)^ ^:)^ :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
Somos uma geração sem peso nenhum na história.

Carioca SP
Contato:

Mensagem por Carioca SP » 15 Jun 2015 17:01

Lawyer sempre nos presenteando com suas belíssimas palavras, e nos fazendo entender o Jiu Jitsu de forma diferente.
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]

Imagem

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 15 Jun 2015 17:27

depoimento do lawyer como sempre marcante!

Carioca SP
Contato:

Mensagem por Carioca SP » 15 Jun 2015 17:36

Não li todos os posts do tópico, mas me parece que estão esquecendo que um faixa preta deve estar pronto psicologicamente para repassar seus conhecimentos, ser uma referência, não somente ser um professor, mas um mestre.

Isso é da personalidade e maturidade, tanto pessoal quanto dentro do esporte.

Existem muitos faixas preta, mestres são poucos!
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]

Imagem

-meph-
Contato:

Mensagem por -meph- » 15 Jun 2015 17:50

E assim como existem muitos com faixa preta, poucos são faixa preta!
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 15 Jun 2015 18:14

LAWYER escreveu: Corte no tempo. Após uns 13 anos sem treinar, eu voltei a treinar com seriedade, em fins de 2008... O meu nível era de azul, nada além disso. Foi necessário reaprender, sofrer, machucar, entender mais sobre humildade, readaptar, preparar o corpo com a musculação e a fisioterapia, fazer seminários, buscar entender as transformações, até que... eu passei a me sentir um preta novamente! E a sensação disso é indescritível!
Eu hoje passo exatamente por isso, em grau muito menor. Chego no tatame de faixa roxa, fora de forma, sem gás, tendo esquecido minhas posições boas, piorado nas que eu já era ruim e passo vergonha com os azuis e roxas.

Saio do treino querendo usar minha faixa roxa pra me enforcar no vestiário.

Ler esse tipo de coisa de um cara como o LAWYER ajuda demais.
Imagem

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 15 Jun 2015 18:20

Carioca SBC escreveu:Não li todos os posts do tópico, mas me parece que estão esquecendo que um faixa preta deve estar pronto psicologicamente para repassar seus conhecimentos, ser uma referência, não somente ser um professor, mas um mestre.

Isso é da personalidade e maturidade, tanto pessoal quanto dentro do esporte.

Existem muitos faixas preta, mestres são poucos!
Tocando nesse assunto, vejo que a palavra Mestre está banalizada. Na sua opiniao(e da galera fx preta aki do bjjf), quando um faixa preta deve ser chamado de mestre?

Vejo comédia no FB chamando faixa roxa e marrom de mestre, recé, preta de "mestrão", faixa preta sem grau de "grande mestre" e etc.

Tenho 2 quadros no meu quarto, um do Grande Mestre Hélio e outro do Grande Mestre Carlos, vira e mexe ao olhar faço a "reverência" e fico pensando o que eles achariam disso.

Leco_BJJ
Contato:

Mensagem por Leco_BJJ » 16 Jun 2015 03:04

Na minha opinião, acredito que a avaliação do atleta no dia a dia é a melhor forma, verificando seu desempenho durante os treinos.

Eu assisti uma entrevista com o mestre Silvio Bering que antigamente quando o Helio Gracie começou a ensinar o Jiu-jitsu só haviam duas faixas, a Branca ou a Azul de instrutor. Abaixo segue o link da entrevista.

https://www.youtube.com/watch?v=QWOY0Ma2I1Y" onclick="window.open(this.href);return false;
Leco_BJJ
Imagem

"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar - Socrates"

wild007
Contato:

Mensagem por wild007 » 16 Jun 2015 08:14

Gardenal, não sei porque mas tenho notado isso mesmo, para mim mestre é aquele sujeito que já tem muito tempo de preta e tem algo para acrescentar na evolução do individuo além da parte técnica, na parte moral, tipo relatos do Alm, Lawyer, que tem experiências de vida e de jiu-jitsu que nos ajudam na caminhada.
No site tem este artigo http://bjjforum.com.br/a-importancia-da ... jiu-jitsu/" onclick="window.open(this.href);return false; não sei quem escreveu mas o cara está no caminho de ser chamado de mestre.
Imagem

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 16 Jun 2015 09:39

wild007 escreveu:Gardenal, não sei porque mas tenho notado isso mesmo, para mim mestre é aquele sujeito que já tem muito tempo de preta e tem algo para acrescentar na evolução do individuo além da parte técnica, na parte moral, tipo relatos do Alm, Lawyer, que tem experiências de vida e de jiu-jitsu que nos ajudam na caminhada.
No site tem este artigo http://bjjforum.com.br/a-importancia-da ... jiu-jitsu/" onclick="window.open(this.href);return false; não sei quem escreveu mas o cara está no caminho de ser chamado de mestre.
Só se for mestre Salgadinho ...

Esse excelente texto foi escrito por nosso amigo Carioca !!!
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

RZCJJ
Contato:

Mensagem por RZCJJ » 16 Jun 2015 09:46

O grande Lawyer matou a pau no comentário, acho que foi no ponto certo.... Como o amigo NoFun , eu também retornei agora, estava parado de todas as atividades desde 2009, sedentarismo total, cheguei aos 95 kg de banha e bunda, quando o maximo que havia pesado tinha sido 78kg...Sou faixa marrom, voltei de marrom e é lógico que a garotada fica sedenta em pegar um cara mais graduado mesmo que fora de forma...Ler um relato de um casca grossa, com historia e importancia nas artes marciais , como esse que o Lawyer deu, só me faz ter mais vontade de continuar a caminhada, o retorno é duro demais, mas 15 kg já foram embora (tou com 80kg), sinto-me mais confiante e confortavel no dia dia, acho que havia me esquecido de como o jiu-jitsu faz bem...Com relação a chamar de mestre, ficou igual a chamar um cara rico de "doutor",ou seja, se o cara é rico tem muita gente que chama de "doutor" por essa simples condição social, a mesma coisa, tem gente que chama instrutor e professor de "mestre" pelo simples fato do cara o ensinar algo....
Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 16 Jun 2015 09:59

Fefo escreveu:
Só se for mestre Salgadinho ...

Esse excelente texto foi escrito por nosso amigo Carioca !!!
KKKKKKKKKKKKKK fefooo é foda..ahahahha
Agora PQP o Lawyer não é advogado, é poeta, escritor, pensador!!
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 16 Jun 2015 10:18

Só pra constar, eu provavelmente não teria motivação pra ir treinar ontem.

Mas esse post do Lawyer mudou meu dia, e eu fui lá tomar minha surra necessária.
Imagem

Responder