História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fechadas
Re: História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fech
Helio treinando chave de perna
seria Carlos e George treinando
- Maurício Sousa
- Contato:
gus77 escreveu:Esse negócio de não sentir na hora, mas depois mijar sangue não é golpe, é doença venérea.
Sobre o golpe eu já vi uma variação do triângulo com este movimentoalicate das pernas, depois que o adversário posturar para defender o triângulo, faz uma pegada com os braços abraçando o adversário, para não deixar ele tirar o braço de dentro do triângulo, aí muda a posição das pernas do triângulo para as pernas esticadas com os pés entrelaçados e aperta o pescoço. Tem até um vídeo de um cara da Paragon mostrando esta variação, vou procurar para ver se eu acho.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu já esse vídeo.
melhor que está tendo no momento !! (Loco Abreu)
Jiu Jitsu (Sem rounds) e fora do Ring:
Todos os choques entre irmãos acordam na gente uma resonancia biblica. De fato, nada mais angustiante, mais lamentavel. A verdade é que uma guerra fraticida, sem limite de "ronda",começa a se desenvolver entre dois nomes conhecidos: criaturas
que usam o mesmo sobrenome. O fato passaria despercebido se não fosse o nome famoso:Gracie....
Aqui e no inferno Hélio e carlos tem amigos que os transportam ao sétimo céu; inimigos que os despacham ao purgatório. Mas eles não podem ser ignorados. Nesta Altura, quando falamos nos pioneiros de Jiu Jitsu, omitimos um nome que também
colaborou para o sucesso da família: George Gracie. Contaremos um pouco de sua história.
O modesto George Gracie
Corria o ano de 1941 quando George .. resolveu levantar ferros. Dono de um temperamento impulsivo, George não concordava muito com os irmãos. Ou talvez estivesse cansado de trocar socos e misturar sangue, dentro do ringue
. No aeroporto, ele colocou as malas no chão e pensou em seus feitos. E mentalmente , viu, numa especie de filme, seus momentos de gória. Quando Tico Soledade,80 kg de musculos, caiu ante seus parcos 56 kg. Foi o que caracterizou o sucesso do Jiu Jitsu sobre a força bruta.
Depois, a capoeira. Naquele época, foi o moço George encarregado de acabar com a máscara dos reis da pernada. falar em capoeira era tocar no nome do demonio. Pois bem, George derrotou, primeiramente, o campeão, a figura máxima da capoeiragem.
Depois , os que sobraram. Um a u am iam pedindo "soda". Em suas mãos ágeis e possantes.
Outras figuras desfilaram num retrospecto de sangue. Eram rostos deformados pelas pancadas cientificamente aplicadas pelo jovem Gracie. A verdade é que George solidificou o nome da familia, deu -lhe a consistência que faltava.
No aeroporto, George segurou as malas e sorriu."Estou quites com o Jiu Jitsu"-pensou-"posso dar um giro por esse mundo de Deus"
. E durante 15 anos esteve ausente. Hélio e Carlos, fiéis a cidade maravilhosa, continuaram ministrando ensinamentos do que se transformara na religião da familia:Jiu Jitsu.
A volta de George
È verdade que George Gracie esteve ausente do Rio um punhado de anos. Por outro lado seus feitos inundaram a cidade e permaneceram vivos na recordação dos patricios.Tanto sucesso não poderia ser facilmente esquecido. Em sua volta George verificou o seguinte: os irmãos, Carlos e Hélio, haviam tomado conta do ambiente. E quem quisesse falar em
"Jiu Jitsu" na capital do Brasil, precisava tiram o chapéu aos dois rapazes. Casado e ja pai de um lindo garoto. George sentia que as pernas ja não o ajudavam.Viajar era para jovens e aqui no lugar que o celebrizara, ele passaria os ultimos dias. Não como lutador ja perdera a vaidade: mas como professor.
E instalou sua Escola. Foi quando a coisa começou. Nesta altura, damos a palavra ao campeão George Gracie. Ultima HORA é uma tribuna do povo e está aqui também, ás ordens dos Gracies, Carlos e Hélio. Nada mais fazemos do que retratar
fielmente as palavras de um homem que merece o respeito da imprensa e do povo brasileiro.
A palavra do outro Gracie
"- Toda a serie de incoveniencias de que acusam a familia Gracie, dizem respeito, apenas aos meus irmãos.
São eles que com aquela auto-suficiencia acintosa e injustificavel provocaram essa tremenda onda de antipatia.
Não esqueçam que estive ausente durante um longo periodo e que a minha mentalidade é bem diferente. Minhas
ideias não coadunam com a política agressiva e egoista de Hélio e Carlos."
Lamenta que seja obrigado a prestar tais declarações e justifica.
"- Eles mesmos me levaram a assumir essa atitude. Há muito vem agindo no sentido de desmoralizar
aquele que tem o mesmo sangue e que tanto fez pelo sucesso do Jiu jitsu. Fui sem duvida, o verdadeiro
pioneiro uma vez que , enquanto eu demonstrava nossa eficiencia através de fato, dentro do ringue, meu irmão Carlos
apenas fazia o papel de controlador. Só posso crer que eles. meus irmãos, lancem mão de tão estranho expediente com o intuito
de evitar a concorrencia.
A Gota D'agua
George Gracie, visivelmente contrariado, por precisar falar de pessoas ás quais está ligado por laços fraternais, explica o que deu motivo a tal atitude:
- Por ocasião da luta Carlson x Waldemar, fui solicitado por um jornalista , a emitir minha opinião.
Ora, como técnico de Jiu Jitsu, não vi incoveniente em tratar do assunto. Disse, e repito, que Carlson não soube terminar a luta. Disse ainda, que se meu sobrinho
desconhecia certos angulos técnicos. Como o reporter insistisse, declarei que em se tratando de uma luta entre Helio e Waldemar , o resultado seria o mesmo,
istp é m meu irmão não venceria Waldemar. Dei essa opinião baseado no seguinte: se ele tivesse conhecimentos para derrotar o "Leopardo Negro" na certa os teria transmitido ao "Garotão"
e isto é a pura verdade.
Mais adiante George declarou que , na preliminar provou que sua técnica é superior à dos irmãos. Citou a luta Guanair X Luiz Naum.
- Mesmo com uma diferença de dez kg, meu aluno levou nitida vantagem sobre um adversário tarimbado e que é , inclusive treinador de Carlson Gracie:
um lutador que pertence a primeira fila da Academia Gracie. Quantos anos tem de Jiu Jitsu? Vários. Luiz Naum, entretanto, é um aluno de pouco mais de um ano.
O caso Hemérito
Lamenta que Hélio (?) Carlos tivessem lançado mão de Hemérito para provoca-lo:
- è a eterna mania de tentar humilhar , os que procuram trabalhar honestamente.
Esquecem - acredito que eles estejam temendo a concorrencia, que o sol nasceu para todos e que ensinar "Jiu Jitsu"
não é um privilégio. A declaração de Pedro Hemerito não tem o mínimo valor. Ele diz por exemplo, que eu fui derrotado pela técnica do Carlos e Hélio". de saída uma mentira salta aos olhos.
Não fui derrotado pelo Homem Quiabo e sim pelo cansaço. Tanto isto é verdade que só desisti depois de ter passado 22 minutos sobre Hemerito, dominando inteiramente o encontro,
Quando senti que os anos me esmagavam, que o folego fugia, desisti da luta. Não estava, entretanto, vitima de nenhum estrangulamento....
Esclarece George que o fato de não mais lutar não quer dizer que ele ou outro lutador deixe de ser técnico. Faz referencia a Zezé Moreira, Flavio Costa, homens que ja não mais estão na ativa
e continuam treinando craques e acrescenta:
- Nesse caso, sendo derrotado por Waldemar, o meu irmão Hélio não teria
o direito de dar palpite na luta de seu sobrinho com o mesmo Leopardo. E fez mais:
alem de dar opinião, ainda prognosticou um tempo "X" para uma vitória que não veio.
Se Carlson lutasse sobre minha orientação, não teria empatado. Na minha mão ele deveria
vencer o valente Waldemar.
Falou-se numa proxima luta que teria dez rounds e George observa:
- Isto torna evidente o seguinte: não podendo derrotar o Waldemar nos
cinco rounds convencionais, que são o suficiente para demonstrar uma superioridade técnica
(veja o caso Kimura) querem vencer o rapaz pelo cansaço. Pois mesmo assim garanto>
nem lutando dez rounds Carlson derrotara Waldemar!
Não sou homem de andar em redações sem necessidade, Que me desculpem e compreendam os leitores deste
grande Vespertino.
Editado pela última vez por PHDookie em 24 Dez 2014 17:02, em um total de 1 vez.
Seria dessa confusão por querer abrir uma academia de Jiu Jitsu sem o consentimento de Helio e Carlos, que George teria sido afastado da familia e meio que esquecido ou difamado na história do Jiu jitsu?
Hélio teria participado de torneio de luta livre?
Acho q ai siginkfica vale-tudoPHDookie escreveu:Hélio teria participado de torneio de luta livre?
A treta deles é antiga, vem dos anos 30, nos anos 50 só piora, até 1937 o George ajudava a treinar Hélio para as lutas, depois de 37 se separa de vez, rola desafio a Hélio, mas o Carlos proíbe, seu envolvimento com outras modalidades e treinadores começa a ser cada vez maior separando definitivamente dos irmãos Carlos e Hélio. George treinou Luta Livre com Mário Aleixo e Dudu, treinou Judô com Yano e Loanzi, chegou a marcar uma viagem ao Japão, mas acabou desistindo...
"Hélio teria participado de torneio de luta livre?"
Ele lutou contra o Fred Ebert nas regras do Catch, e só, com Zibisko foi nas regras do "Jiu-jitsu"...
Ele treinou Luta Livre, mas não participou de campeonatos, só de Judô...
Ele lutou contra o Fred Ebert nas regras do Catch, e só, com Zibisko foi nas regras do "Jiu-jitsu"...
Ele treinou Luta Livre, mas não participou de campeonatos, só de Judô...
Essa contra o Dudu foi vale-tudo então? Tem mais detalhes?