História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fechadas

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Hall
Contato:

Re: História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fech

Mensagem por Hall » 26 Dez 2014 12:52

Elton escreveu:"Fiquei com uma duvida que o Mestre Lawyer me poderia ajudar... Kimura sendo um símbolo do Japão treinando Kyokushin???

Ha? Qual o problema de Kimura treinar Kyokushin?
Por Oyama ser Coreano?
É isso mesmo?
No livro de Kimura ele afirma ter treinado Shorinji-ryu com mestre Funakoshi, estilo do qual foi baseado o karatê shotokan

Suas palavras exatas:

"Mais tarde, eu fiquei interessado no Karate e aprendi Shorinji-ryu sobre a tutela do Mestre Funakoshi por um pouco mais de 2 anos"
Imagem

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 26 Dez 2014 14:43

Molotov escreveu:Esse Elton não é aquele forista do finado chamado 'Takeo Yano' que sempre diz que tem um recorte de jornal pra qualquer história da familia gracie, mais uma vez tu vai perder tempo aqui meu irmão, eles faz do mesmo jeito que fazia no pvt, em vez de quotar a pessoa ele copiava o que ela falou e sai respondendo todo mundo, aqui tu não se cria cara, nem perde teu tempo com teu papo furado.

É o mesmo pelo que me parece, foi chutado do finado após sucessivos ataques aos Gracies.

Essa história que o pessoal da finada RVT foi pra GB ensinar foi um dos maiores absurdos que li nesses mais de 10 anos em fórum de luta.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

AndrewJJ
Contato:

Mensagem por AndrewJJ » 26 Dez 2014 16:18

Se vcs me disserem o nome de algum campeão do ADCC oriundo da luta livre eu até entenderia esse lance dos ex-Ruas....mas os tops da lle q ja lutaram o ADCC foram devidamente atropelados no maior torneio sem kimono do mundo,ao passo q os tops do jiu jitsu tiraram o pano e sagraram-se campeões. Seria então mais coerente os caras da lle aprenderem a fazer submission com a galera do jiu jitsu.
Si vis pacem, para bellum

Imagem

DEVGRU TEAM SIX

PTC - Partido Tonyano Conservador

NelsaoJJ
Contato:

Mensagem por NelsaoJJ » 26 Dez 2014 16:30

AndrewJJ escreveu:Se vcs me disserem o nome de algum campeão do ADCC oriundo da luta livre eu até entenderia esse lance dos ex-Ruas....mas os tops da lle q ja lutaram o ADCC foram devidamente atropelados no maior torneio sem kimono do mundo,ao passo q os tops do jiu jitsu tiraram o pano e sagraram-se campeões. Seria então mais coerente os caras da lle aprenderem a fazer submission com a galera do jiu jitsu.

concordo plenamente, mais fala isto para um old schol da LLE, meu Deus, a capaz de vc tomar um tiro...
Gracie Barra Pantanal Campo Grande MS

Imagem

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 26 Dez 2014 16:34

Po mas o Elton ate q ta fazendo algo bacana. Po galera se ele falou bobagem Manda sua versao da historia. Tem gente q foi testemunha ocular de algumas coisas po conta sua versao da historia. o topico e o forum em si e justamente pra isso debate. So pq uma pessoa tem pouco tempo de treino nao pode questionar algumas historias contadas?

Carioca SP
Contato:

Mensagem por Carioca SP » 26 Dez 2014 16:40

Dano Cardoso escreveu:
KKkkkk verdade Hendo, eu aprendi a ter paciência tem muita coisa que converso mais no grupo do wazup do aqui, pq não tem como relatar por questão de ética e respeito mesmo, alguns sabem o que eu vivi no começo e meados dos anos 90 dessa questão de JJ x LL!!! com relação aos Gracies, principalmente ao Rickson, é muito desconhecimento na verdade, a melhor a maneira de descobri-la é tendo a oportunidade de colocar um kimono e ir treinar com um, não tem como editar nem deletar no meio do treino, entendeu?? maior absurdo foi alguém que quis comparar Buchecha com Rickson, um rapaz de 24 contra um de 56 anos, tem que ter paciência!!!
Por essas e outras que comentei que estou ficando velho!
Não tenho mais paciência pra mimimi de que ouviu falar, ficou sabendo e etc. Assim como vcs, eu estava lá, inclusive na GB!
Acho o trabalho do Elton sensacional, apesar de não concordar com alguns detalhes, que eu vivenciei, mas se deturparam através do tempo, e já chegaram ao conhecimento do elton devidamente deturpado,s igual aquela brincadeira do telefone sem fio.
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]

Imagem

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 26 Dez 2014 16:49

Conta ai Carioca vc e o Elton deixaram curioso rsrs. Rolou treino da lle na Gracie Barra ou nao? Tipo nem um intercambio, troca de informacoes essas paradas?

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 26 Dez 2014 17:21

Opa. Calma la galera.

O Elton não esta sendo desrespeitoso em momento nenhum ai.

Está contando uma versão da história.

Vou dar exemplo bem prático: graças a esse tópico q eu descobri q Carlos e Helio eram instrutores da academia do Donato Pires.

Isso diminuiu os Gracie? Claro q não!!!!!

Mas quem eh curioso eh sempre bom ver histórias antigas.

Tb não sabia direito da existência de Takeo Yano.

Não da para simplesmente apagar a história galera!

Tem muitos mestres esquecidos por ai. Se o trabalho aqui resgatar um só que seja já me sinto realizado como o forum como um todo.

Por favor parem de discutir nesse tópico, vamos manter agradável para mais pessoas, assim como eu, se inspirarem e começarem a treinar jiu jitsu.
Imagem

Carioca SP
Contato:

Mensagem por Carioca SP » 26 Dez 2014 17:24

PHDookie escreveu:Conta ai Carioca vc e o Elton deixaram curioso rsrs. Rolou treino da lle na Gracie Barra ou nao? Tipo nem um intercambio, troca de informacoes essas paradas?
Cara, tu acha que eles foram pra GB pq? Lá o apoio era outro, a estrutura era outra!
Eu sou suspeito pra falar, pq nao gosto da LL, eu cresci na zona sul dos anos 90 irmão, época onde o bicho pegava entre o JJ e a LL.
Minhas histórias eu contei no grupo, internet já não é mais anônima, e hoje nem vivo mais do Jiu Jitsu, não sou mais professor, apenas um praticante; Jiu Jitsu é minha cachaça!

Sobre troca de informações, é claro que isso aconteceu, isso é a coisa mais natural num treino.
Mas entre troca de informações á ser treinado em LL é beeeeem diferente!
Mas não acho que o Elton tenha inventado isso, apenas a informação chegou assim pra ele.

Abs
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]

Imagem

Hendo BJJ
Contato:

Mensagem por Hendo BJJ » 26 Dez 2014 18:53

Carioca SBC escreveu:
Cara, tu acha que eles foram pra GB pq? Lá o apoio era outro, a estrutura era outra!
Eu sou suspeito pra falar, pq nao gosto da LL, eu cresci na zona sul dos anos 90 irmão, época onde o bicho pegava entre o JJ e a LL.
Minhas histórias eu contei no grupo, internet já não é mais anônima, e hoje nem vivo mais do Jiu Jitsu, não sou mais professor, apenas um praticante; Jiu Jitsu é minha cachaça!

Sobre troca de informações, é claro que isso aconteceu, isso é a coisa mais natural num treino.
Mas entre troca de informações á ser treinado em LL é beeeeem diferente!
Mas não acho que o Elton tenha inventado isso, apenas a informação chegou assim pra ele.

Abs
Pessoas,

Vamos lá. Eu novamente vou voltar a bater numa tecla aqui. Esta sendo feito nesse tópico um trabalho bem legal que está trazendo informações do século passado a tona. Informações sobre a família Gracie, sobre o kimura e outras pessoas que são chave para o desenvolvimento do jj aí no Brasil. Até aí está otimo. Porém vamos a um fato: se hoje no século 21 com toda a globalização, Internet e etc a midia já manipula um monte de informações o que dirá jornais do inicio século passado. Vou repetir o exemplo da luta hélio x kimura. O lado brasileiro descreve kimura como um gigante. Coisa que ele não era. Era baixinho mas bem mais forte e pesado que o hélio. Já o próprio kimura descreveu o hélio como maior e também como se fosse mais pesado que os seus 60 e poucos kilos. Cada um puxa sardinha pro seu lado. E a escassez de fotos e de pessoas pra relatar os fatos dificulta ainda mais. Quem aqui conhece uma pessoa que esteve na luta hélio x kimura? Digo assistindo? Tirando a família Gracie e os alunos não conheço ninguém que tenha ido assistir assistir luta e aquilo la estava lotado.

Vamos ao papo da luta livre: no final dos anos 90 e início desse século a LLE deu uma caída enorme. Sem contar nas brigas entre federações. Um exemplo é que em uma federação o atleta lutava de calça de kimono e faixa. Na outra era short ou Sungao. Por causa disso a LLE deu uma "quebrada". Então a galera da Nova geração da luta livre liderados pelo cromado e o Pequeno resolveram se mexer. Foram treinar na BTT durante um tempo. E evidentemente rolou uma troca de informações. Já a GB com o empresário que acho que era o Malta resolveu investir no MMA. O técnico da equipe era o gordo. Isso foi antes do gordo abrir e criar a gordo jiu Jitsu. Daí o patrocinador trouxe os atletas da RVT pra representar a equipe, uma vez que o ruas não vinha mais ao Brasil e eles estavam meio largados lá na upper com o Rizzo. O que não quer dizer também que ensinaram LLE. Foram como atletas profissionais. É como falar que o Lyoto ensina carate quando vai fazer camp com uma galera. Nada a ver.

Uma última coisa sobre a LLE. Os tops dela lutaram o ADCC. Cromado, pequeno ... chocolate fez seletiva e perdeu pro Denis Gomes de Brasília ( eu vi ao vivo em botafogo) e sinceramente não vejo como o Hugo Duarte por mais casca grossa que fosse ganhar de um cara da elite do jj. Então a LLE meio que se perdeu por conta dos seus próprios mestres e praticantes. Eles inclusive estão tentando criar um movimento pra trazer a LLE de volta. Vi um encontro no meu fb com o pessoal da antiga (Hugo, eugenio) junto com a nova geração (cromado, chocolate) e por aí vai.

Pra voces terem uma ideia eu vi o chocolate dando aula de BOXE numa academia do meier nas minhas férias. O cara tinha talento pra estar dando aula nos EUA e fazendo uma graninha legal... mas tá aí no Brasil na correria...

O que eu quero que vocês entendam é que mesmo um jornal requer cuidado pois as informações podem não ser tão corretas assim. O próprio Elton pegou uma falha em um. Colocaram o nome do hélio e na verdade era o George que fez a luta. Se rolou um engano desse tamanho imagina com outras informações? ??

Fica aqui meu registro. Eu não fazia parte da GB. Mas já era azul ou roxa na época desses acontecimentos da LLE. competia, tinha todas as revistas da época, conhecia o baixinho e o beição de noitadas pois quem é do RJ sabe que eles trabalharam como segurança de boates durante um bom tempo. Assim como o lendário The Pedro e alguns outros atletas das antigas.
"One World. One Fight."

Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 26 Dez 2014 19:19

Eu concordo com o Hendo. Tem de tomar cuidado com as infos, mas eh muito legal esses jornais antigos :d
Imagem

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 26 Dez 2014 19:49

Hall escreveu:Opa. Calma la galera.

O Elton não esta sendo desrespeitoso em momento nenhum ai.

Está contando uma versão da história.

Vou dar exemplo bem prático: graças a esse tópico q eu descobri q Carlos e Helio eram instrutores da academia do Donato Pires.

Isso diminuiu os Gracie? Claro q não!!!!!

Mas quem eh curioso eh sempre bom ver histórias antigas.

Tb não sabia direito da existência de Takeo Yano.

Não da para simplesmente apagar a história galera!

Tem muitos mestres esquecidos por ai. Se o trabalho aqui resgatar um só que seja já me sinto realizado como o forum como um todo.

Por favor parem de discutir nesse tópico, vamos manter agradável para mais pessoas, assim como eu, se inspirarem e começarem a treinar jiu jitsu.

Exatamente isso que me deixa puto. Não rolou qualquer forma de desrespeito. Pessoal mente na cara dura pra tentar dar uma de rolo compressor, em algo que não desmerece em nada a família Gracie.

Donato Pires mesmo, não era um cara de cair pra dentro como o Hélio e George. Na verdade ele tinha o mesmo curso de defesa pessoal, simplificado, como vários outros alunos, incluindo aí o Carlos.

Eu achava que o Hélio fazia uma puta sacanagem com o Carlos ao diminuir a importância dos irmão. Hoje eu vejo que essa postura tem lá sua razão, pois Hélio foi o cara que peitou todo mundo, dentro e fora do ringue, pra manter a independência do JJ, em termos de padronização de regras, porradaria, federalização e afins.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 26 Dez 2014 20:47

ska4fun escreveu:
Eu achava que o Hélio fazia uma puta sacanagem com o Carlos ao diminuir a importância dos irmão. Hoje eu vejo que essa postura tem lá sua razão, pois Hélio foi o cara que peitou todo mundo, dentro e fora do ringue, pra manter a independência do JJ, em termos de padronização de regras, porradaria, federalização e afins.
Eu nunca tinha pensado por esse lado ...
Po ... sacanagem do Hélio ... mas ... pensando por esse lado ... talvez eu tivesse feito igual ele !
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 26 Dez 2014 21:29

Acho que nenhum revisionismo histórico sério pode reduzir o papel de Carlos e Hélio Gracie. Com certeza, podemos resgatar mestres importantes, pouco lembrados, subestimados ou esquecidos, mas essa História não é um jogo de soma zero, em que para alguém crescer de importância outro tem que diminuir.

Carlos Gracie fez a ponte entre o Jiu-jitsu e a sociedade da então capital brasileira. Filho da aristocracia, quebrou vários tabus ao abraçar a cultura da luta e fazer dela o sentido para sua vida e de sua família. Para quem gosta de recortes da época, há uma matéria interessante, do início dos anos 30, que mostra o lugar de Carlos na sociedade. Quando os príncipes ingleses vieram ao Brasil e quiseram nadar no Arpoador, foi Carlos e um amigo que foram verificar as condições do mar.

Também é sabido que obtiveram um indulto presidencial, por clamor da sociedade, num caso polêmico que envolvia um acerto de contas. Respeitando ou odiando a família, é preciso reconhecer seu protagonismo indiscutível na história do BJJ. A relação quase simbiótica entre Os Mestres Carlos e Hélio pode ser assunto para muitas discussões, mas é uma grande tolice acreditar que é preciso diminuir a figura de um para enaltecer o outro. Formaram uma união perfeita, o patriarca e o campeão, que colocaram o Jiu-jitsu no mapa mental dos brasileiros.

Por tudo isso, penso que estas relações merecem respeito máximo, principalmente quando envolvem supostos elos de professor e aluno. Acho complicado, por exemplo, afirmar que Carlos e os irmãos tiveram outro Mestre, reconhecido como tal, que não Maeda. Com certeza, a relação deles com Omori devia ser complexa, mas daí a provar que foram alunos, e alunos ingratos, que não reconheceram posteriormente a importância do mestre - vai um abismo. Como nos mostra o episódio GB x RVT debatido pelos foristas, em que algumas testemunhas oculares tiveram de se manifestar para corrigir os rumos de um revisionismo torto, é preciso muito cuidado para falar de Mestres e Grandes Mestres do passado.

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 26 Dez 2014 21:45

Nao é diminuir é apenas debater sobre outro ponto de vista, so isso. E ai cada um tira suas conclusoes. Exemplo a Reyla escreveu um livro contando a sua versao a versao de Carlos pq segundo ela Helio diminuiu a importancia de Carlos. E ai quem esta certo? Dependendo de qyem vc goste vai ficar com Helio ou Carlos. É so isso. somos observadores, interessados na historia do jiu jitsu e questionadores apenas isso.

Responder