Carioca SBC escreveu:
Cara, tu acha que eles foram pra GB pq? Lá o apoio era outro, a estrutura era outra!
Eu sou suspeito pra falar, pq nao gosto da LL, eu cresci na zona sul dos anos 90 irmão, época onde o bicho pegava entre o JJ e a LL.
Minhas histórias eu contei no grupo, internet já não é mais anônima, e hoje nem vivo mais do Jiu Jitsu, não sou mais professor, apenas um praticante; Jiu Jitsu é minha cachaça!
Sobre troca de informações, é claro que isso aconteceu, isso é a coisa mais natural num treino.
Mas entre troca de informações á ser treinado em LL é beeeeem diferente!
Mas não acho que o Elton tenha inventado isso, apenas a informação chegou assim pra ele.
Abs
Pessoas,
Vamos lá. Eu novamente vou voltar a bater numa tecla aqui. Esta sendo feito nesse tópico um trabalho bem legal que está trazendo informações do século passado a tona. Informações sobre a família Gracie, sobre o kimura e outras pessoas que são chave para o desenvolvimento do jj aí no Brasil. Até aí está otimo. Porém vamos a um fato: se hoje no século 21 com toda a globalização, Internet e etc a midia já manipula um monte de informações o que dirá jornais do inicio século passado. Vou repetir o exemplo da luta hélio x kimura. O lado brasileiro descreve kimura como um gigante. Coisa que ele não era. Era baixinho mas bem mais forte e pesado que o hélio. Já o próprio kimura descreveu o hélio como maior e também como se fosse mais pesado que os seus 60 e poucos kilos. Cada um puxa sardinha pro seu lado. E a escassez de fotos e de pessoas pra relatar os fatos dificulta ainda mais. Quem aqui conhece uma pessoa que esteve na luta hélio x kimura? Digo assistindo? Tirando a família Gracie e os alunos não conheço ninguém que tenha ido assistir assistir luta e aquilo la estava lotado.
Vamos ao papo da luta livre: no final dos anos 90 e início desse século a LLE deu uma caída enorme. Sem contar nas brigas entre federações. Um exemplo é que em uma federação o atleta lutava de calça de kimono e faixa. Na outra era short ou Sungao. Por causa disso a LLE deu uma "quebrada". Então a galera da Nova geração da luta livre liderados pelo cromado e o Pequeno resolveram se mexer. Foram treinar na BTT durante um tempo. E evidentemente rolou uma troca de informações. Já a GB com o empresário que acho que era o Malta resolveu investir no MMA. O técnico da equipe era o gordo. Isso foi antes do gordo abrir e criar a gordo jiu Jitsu. Daí o patrocinador trouxe os atletas da RVT pra representar a equipe, uma vez que o ruas não vinha mais ao Brasil e eles estavam meio largados lá na upper com o Rizzo. O que não quer dizer também que ensinaram LLE. Foram como atletas profissionais. É como falar que o Lyoto ensina carate quando vai fazer camp com uma galera. Nada a ver.
Uma última coisa sobre a LLE. Os tops dela lutaram o ADCC. Cromado, pequeno ... chocolate fez seletiva e perdeu pro Denis Gomes de Brasília ( eu vi ao vivo em botafogo) e sinceramente não vejo como o Hugo Duarte por mais casca grossa que fosse ganhar de um cara da elite do jj. Então a LLE meio que se perdeu por conta dos seus próprios mestres e praticantes. Eles inclusive estão tentando criar um movimento pra trazer a LLE de volta. Vi um encontro no meu fb com o pessoal da antiga (Hugo, eugenio) junto com a nova geração (cromado, chocolate) e por aí vai.
Pra voces terem uma ideia eu vi o chocolate dando aula de BOXE numa academia do meier nas minhas férias. O cara tinha talento pra estar dando aula nos EUA e fazendo uma graninha legal... mas tá aí no Brasil na correria...
O que eu quero que vocês entendam é que mesmo um jornal requer cuidado pois as informações podem não ser tão corretas assim. O próprio Elton pegou uma falha em um. Colocaram o nome do hélio e na verdade era o George que fez a luta. Se rolou um engano desse tamanho imagina com outras informações? ??
Fica aqui meu registro. Eu não fazia parte da GB. Mas já era azul ou roxa na época desses acontecimentos da LLE. competia, tinha todas as revistas da época, conhecia o baixinho e o beição de noitadas pois quem é do RJ sabe que eles trabalharam como segurança de boates durante um bom tempo. Assim como o lendário The Pedro e alguns outros atletas das antigas.