Os dois se declaram vencedores. Existem alguns casos que não, como Mendes e Ary Farias no mundial de 2011 que eu não consigo nem mesmo entender... aliás, me incomoda muito o que aconteceu naquele ano. Em 2011 o Gui Mendes já tinha um título mundial e o Ary Farias não, ambos chegaram na final e o Ary abriu pro Guilherme ficar com mais um título. No ano seguinte a Atos misteriosamente decidiu que sempre que houvesse uma final entre membros da equipe os membros lutariam entre si. Por que não lutaram em 2011? Pra mim Ary Farias é campeão mundial de Jiu Jitsu. Naquela situação, sob qualquer circunstância, para mim a conduta correta era o Gui Mendes abrir pro Ary Farias, independente de quem era o dono da equipe ou quem chegou primeiro.Lugano escreveu: Mas me responda uma coisa: Quando dois atletas da mesma equipe fecham a final, os dois se declaram campeões em seus "currículos"?
Fechamento de finais.. E ai? Concordam?
- Tony Ferraz
- Contato:
Re: Fechamento de finais.. E ai? Concordam?
Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
Então, não é um critério estranho? Vai dar preferência pra qual? O que é cria da equipe ou o agregado? Não são da mesma equipe?Tony Ferraz escreveu:
Os dois se declaram vencedores. Existem alguns casos que não, como Mendes e Ary Farias no mundial de 2011 que eu não consigo nem mesmo entender... aliás, me incomoda muito o que aconteceu naquele ano. Em 2011 o Gui Mendes já tinha um título mundial e o Ary Farias não, ambos chegaram na final e o Ary abriu pro Guilherme ficar com mais um título. No ano seguinte a Atos misteriosamente decidiu que sempre que houvesse uma final entre membros da equipe os membros lutariam entre si. Por que não lutaram em 2011? Pra mim Ary Farias é campeão mundial de Jiu Jitsu. Naquela situação, sob qualquer circunstância, para mim a conduta correta era o Gui Mendes abrir pro Ary Farias, independente de quem era o dono da equipe ou quem chegou primeiro.
Por essas e outras sou a favor de que seja decidido no tatame.
- Thiago Marques
- Contato:
O que provavelmente perderia a final adora a idéia de fechar com o amigo.Lugano escreveu:
Então, não é um critério estranho? Vai dar preferência pra qual? O que é cria da equipe ou o agregado? Não são da mesma equipe?
Por essas e outras sou a favor de que seja decidido no tatame.
"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói
A pessoa acha que ser campeão é levar a medalha de ouro e ter o nome registrado na federação em primeiro lugar.
Po ,Xande !!!
Não vamos exagerar .Campeão só tem 1 e ponto final ,se começarmos a contar a vida pessoal de cada lutador e tal e julgarmos o campeão moral ,vamos ter diversos campeões .Mas não seria esse o objetivo do esporte .Busca-se coroar o melhor atleta no âmbito esportivo.
Abs,
Junior
Não vamos exagerar .Campeão só tem 1 e ponto final ,se começarmos a contar a vida pessoal de cada lutador e tal e julgarmos o campeão moral ,vamos ter diversos campeões .Mas não seria esse o objetivo do esporte .Busca-se coroar o melhor atleta no âmbito esportivo.
Abs,
Junior
Tony Ferraz escreveu:Eu acho que a palavra "FINAL" é superestimada. Acho interessante as pessoas preferirem marmeladas, ou que os melhores do campeonato saiam no começo pra ter uma luta chamada final. Eu, como lutador, preferiria sempre ver os dois melhores lutando contra o máximo de gente possível ainda que isso não se desdobre em os dois se enfrentarem.
Ah, mas Jiu Jitsu é "negócio". Bom, a maioria dos patrocinadores oferece compensações financeira irrisórias, te fazem vendedor de kimonos, e quando dois da mesma equipe fecham, tal qual Marcelo Garcia e Sérgio Moraes, ambos são considerados campeões do torneio, pq são mesmo (me lembro bem, inclusive, da keiko continuar patrocinando os dois. Não me recordo do número de seminários que eles dão ter caído com essa decisão, e nem que a capacidade e ensinar Jiu Jitsu tenha diminuído pra justificar terem menos alunos ou darem menos aulas...). Lutar contra um companheiro de treinos, tirar o sonho da vida dele e expor os erros que ele possui para todos os adversários não vale um pedaço de ferro dourado. Enquanto vc não for pago pra lutar e puder organizar bem seu dinheiro para treinar profissionalmente, lutar contra um companheiro de treinos nunca vai ser a principal atitude do lutador.
Em torneios profissionais os caras lutam e normalmente dividem o dinheiro, o perdedor tem uma compensação pelo esforço e pelos anos dedicados ao tatame. De forma diferente ele não recebe nem o que investiu na inscrição, passagem, suplementação e em anos custeando o próprio treinamento antes de ter qualquer tipo de ajuda. Qto vcs acham que um lutador profissional de JJ recebe de patrocínio? Divide em 12 meses passa longe de um salário de uma pessoa independente, a maioria mal paga alimentação e suplemento. Tem q viver de seminários.
O Jiu Jitsu que eu aprendi envolve fraternidade, ajuda e prosperidade mútua. Isso não é um bando de gladiadores lutando pela vida num circo romano pros patrícios. Arte marcial não é só entretenimento, show, é sobre valores e fazer a sua vida e dos outros o melhor possível.
No meu primeiro campeonato eu era faixa branca e arrogante e tinha o desejo de lutar contra meus companheiros de equipe que competiam na mesma divisão. Eu queria pq eu sabia que eu era o melhor. Chegamos em três da equipe na semi final, e o Guigo me disse nós não lutaríamos entre nós. Eu me ofereci pra lutar contra os cara que faltava e venci. Decidimos em conjunto que eu ficaria com o nome no site em primeiro daquela vez e a medalha de bronze, um dos meus colegas com a medalha de ouro, e o outro com a de prata. Eles pararam de competir tempos depois, e volta e meia lembram daquele torneio com carinho e felicidade, e têm orgulho daquelas medalhas. Hoje eu vejo que não ter lutado foi a melhor coisa que eu fiz, eu dei a eles a oportunidade de ter algo pra lembrar e se orgulhar com mérito pelo resto da vida. Só um competidor sabe o que é o sonho de um mundial de Jiu Jitsu, não tiraria isso de um amigo por quem quer ver o PPV comendo pipoca e tomando coca-cola.
Perfeito, muito bem colocado.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
Claro q eh.Xande Fan escreveu:A pessoa acha que ser campeão é levar a medalha de ouro e ter o nome registrado na federação em primeiro lugar.
Em qualquer esporte, em qualquer lugar do mundo.
E em esportes profissionais eh dai q vem os maiores patrocínios.
Agora se não estivermos falando de esporte aí não precisa nem competir.
Acho bem romântica a visão do Tony.
Quem vê uma competição quer saber quem eh o campeão. Eh só ver a audiência da final da copa do mundo comparado com os demais jogos.
Estou falando de esporte profissional, se misturar a marcialidade da arte, a filosofia e tals nem precisa competir.
Competição profissional serve para ter um campeão.
Quem vê uma competição quer saber quem eh o campeão. Eh só ver a audiência da final da copa do mundo comparado com os demais jogos.
Estou falando de esporte profissional, se misturar a marcialidade da arte, a filosofia e tals nem precisa competir.
Pois é. Seria bi-campeão se não tivesse feito bobagem no ano seguinte, dessa forma. Não sei o que rolou, mas se continuasse na Checkmat, não teria concorrencia no peso. Foi pra Atos onde os pesos mais leves tavam cheiose com uma concorrencia um pouco complicada...Tony Ferraz escreveu:
Os dois se declaram vencedores. Existem alguns casos que não, como Mendes e Ary Farias no mundial de 2011 que eu não consigo nem mesmo entender... aliás, me incomoda muito o que aconteceu naquele ano. Em 2011 o Gui Mendes já tinha um título mundial e o Ary Farias não, ambos chegaram na final e o Ary abriu pro Guilherme ficar com mais um título. No ano seguinte a Atos misteriosamente decidiu que sempre que houvesse uma final entre membros da equipe os membros lutariam entre si. Por que não lutaram em 2011? Pra mim Ary Farias é campeão mundial de Jiu Jitsu. Naquela situação, sob qualquer circunstância, para mim a conduta correta era o Gui Mendes abrir pro Ary Farias, independente de quem era o dono da equipe ou quem chegou primeiro.
Xande Fan escreveu:A pessoa acha que ser campeão é levar a medalha de ouro e ter o nome registrado na federação em primeiro lugar.
Se não for isso, é o quê então?
Essa estória de que o importante é competir é linda, mas não paga as contas!
Patrocinador quer ver seu atleta no topo do pódio, ou estou errado?
Lugano escreveu:
Se não for isso, é o quê então?
Essa estória de que o importante é competir é linda, mas não paga as contas!
Patrocinador quer ver seu atleta no topo do pódio, ou estou errado?
Você está errado, o patrocinador quer ver sua marca exposta, um pódio coloca a marca em evidencia, coloca o atleta em evidencia, o que vai gerar oportunidade de trabalho, no jiu jitsu um campeonato é apenas uma vitrine e fechar uma categoria vai expor os dois atletas, vão dar entrevistas e seminários através dessa exposição ou seja beneficia os dois.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
- Tony Ferraz
- Contato:
Onde IBJJF é competição profissional? Só se for por parte do treino dos atletas, pq até o Carlinhos fala que é amadora.Hall escreveu:Acho bem romântica a visão do Tony.
Minha visão não é romântica, é tradicional e atrelada aos princípios do Jiu Jitsu. Quem inventou o modelo de competição que conhecemos (shiai) foi Jigoro Kano, com objetivos bem definidos que nada tem a ver com o que vc propõe. Abaixo texto de um grande mestre da Kodokan, que teve a honra de treinar com Kano, MINORU MOCHIZUKI.
Em uma ocasião, participei de um torneio de judô promovido pela Nihou University. Participei e venci. Na tarde do mesmo dia, estava sendo realizado um torneio de judô na mesma universidade, do qual também participei e venci. Lá estava eu, ganhando duas medalhas no mesmo dia. Eu era ainda uma criança, e, feliz com o acontecido, que me esqueci completamente de meu compromisso com o Sensei Kano e voltei correndo para casa. Quando lá cheguei, minha irmã me perguntou sobre meu compromisso com o Sensei Kano. Saí correndo de casa e pulei em um trem, de volta à cidade, antes que me desse conta que havia esquecido a carteira. De cabeça baixa, eu poderia pedir ao condutor que me deixasse saltar, mas o problema é que não havia como mudar de trem no meio do caminho. Enquanto eu não sabia que estava sem dinheiro, não tive nenhum problema em tomar o trem, como habitualmente. Agora, entretanto, eu sabia de antemão que não poderia pagar o bilhete foi muito difícil conter meu nervosismo. (risos) Eu hesitava, mas finalmente expliquei ao novo condutor o que havia acontecido, e ele gentilmente permitiu que eu completasse a viagem. Eu nunca vou esquecer aquela terrível sensação.
Enfim, eu corri para a casa do Sensei, chegando às 16:30hs para um encontro marcado para as 14 horas. O Sensei era um homem muito ocupado. Ele é do tipo que planeja seu dia de trabalho segundo a segundo, então eu estava preocupado sobre quão duramente eu seria repreendido desta vez. Foi com pensamento desse tipo que fui ao seu encontro. O Sensei tinha 70 anos naquela época, e assim que soube que eu chegava, vestiu um hakama para me receber. Na realidade, ele se vestiu formalmente apenas para receber uma pessoa 50 anos mais jovem. Ele me encarou por alguns segundos e depois me perguntou se estava doente. Eu comecei a lhe contar com havia ganhado duas medalhas. Acho que havia um certo tom de orgulho em minha voz, pois o tom de voz do Sensei mudou completamente. “O que você pensa que esses torneios são, afinal de conta?”. Eu havia vencido, então não podia atinar com o motivo pelo qual ele não estava contente com isso. Ele continuou: “Nós escrevemos a palavra shiai (torneio) com caracteres que significam "tentar juntos". Shiai´s são parte do treinamento em artes marciais e servem para você medir periodicamente os limites de seus pontos fortes. Você precisa fazer isso duas vezes no mesmo dia?”. Eu havia participado para vencer. Não havia nem pensado em meus pontos fortes. O Sensei voltou à carga: “Você tem uma idéia errada sobre o judô. Competição não é algo de que se participe por diversão. Com esse tipo de atitude, você nunca será um bom instrutor”. A despeito da grande diferença de idade entre nós, o Sensei Kano tinha começado a me educar para que me tornasse um instrutor.
Editado pela última vez por Tony Ferraz em 31 Jan 2015 18:22, em um total de 1 vez.
Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
- Thiago Marques
- Contato:
É uma pena, mas é a verdade.Tony Ferraz escreveu:
Onde IBJJF é competição profissional? Só se for por parte do treino dos atletas, pq até o Carlinhos fala que é amadora.
Sob essa mentalidade de manada a IBJJF e similares irão continuar sendo organizações dum esporte amador.
"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói
Tony,
Como falei visão romantica.
Jigoro Kano disse isso 110 anos atrás.
Olha o judo profissional e vê se se encaixa nessa definição aí.
De novo, estou falando de esporte e não de arte marcial.
Tambem não estou falando q o IBJJF eh o ideal e nem q eh mega profissional, mas eh oq tem no momento.
Se os jiujteiros querem ser reconhecidos como atletas profissionais tem de se portarem como atletas profissionais
Enviado do meu Tijorola X
Tambem não estou falando q o IBJJF eh o ideal e nem q eh mega profissional, mas eh oq tem no momento.
Se os jiujteiros querem ser reconhecidos como atletas profissionais tem de se portarem como atletas profissionais
- Thiago Marques
- Contato:
"O Circuito Mundial de Judô entregou uma quantia superior a R$ 4,8 milhões (U$2 milhões) em premiações referentes ao ano de 2013. Os maiores valores foram distribuídos para os campeões do Mundial do Rio e do World Masters." - Fonte: Globo Esporte.Hall escreveu:Tony,
http://globoesporte.globo.com/judo/noti ... a-fij.html