Graduação no Jiu Jitsu: Exame, merecimento ou tempo?
-
- Contato:
Re: Graduação no Jiu Jitsu: Exame, merecimento ou tempo?
Isso só comprova a diferença entre TER uma faixa X e SER um faixa X.
Na minha percepcao, a transicao de instrutor para mestre comeca a ocorrer quando a sua integracao na arte eh tal que a separacao entre a arte e a vida diminuem ao ponto que voce passa a enxergar a vida atraves da arte. Nesse momento, involuntariamente, ao ensinar seus alunos voce nao mais esta ensinando uma arte, voce esta ensinando a viver. Nao havendo mais uma separacao clara, a arte eh ensinada visando corrigir deficiencias nao somente de aspecto tecnico... E eh exatamente ai que voce para de treinar alunos e passa a forjar homens.
Dito isso, as vezes tenho que pensar se vale a pena escrever alguma coisa quando chego a um topico depois do Lawyer...
Dito isso, as vezes tenho que pensar se vale a pena escrever alguma coisa quando chego a um topico depois do Lawyer...
Editado pela última vez por armlock em 16 Jun 2015 11:39, em um total de 2 vezes.
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
-
- Apoiador
- Contato:
Mestre é aquele que te orienta não só no tatame, mas fora.
Lembro quando eu ferrei meu tornozelo na branca, com duas semanas de jiu-jitsu. Mestre Paulo Maurício Strauch foi lá em casa duas vezes perguntar se estava tudo bem.
Isso é de uma grandeza absurda!
Lembro quando eu ferrei meu tornozelo na branca, com duas semanas de jiu-jitsu. Mestre Paulo Maurício Strauch foi lá em casa duas vezes perguntar se estava tudo bem.
Isso é de uma grandeza absurda!
GFTEAM
Ser faixa preta não te garante ser professor.
Nem bom professor.
JJiujitsu é absurdamente democrático.
Você pode chegar a faixa preta se especializando em pouquíssimas técnicas, ou sendo bom em várias.
Sendo gordo, magro, novo ou velho.
O tempo é importante e o merecimento é principal, porque só tempo também não dá.
Exame de faixa é uma piada.
Se fizeram ou fazem, eu te garanto que necessário não é.
Nem bom professor.
Você pode chegar a faixa preta se especializando em pouquíssimas técnicas, ou sendo bom em várias.
O tempo é importante e o merecimento é principal, porque só tempo também não dá.
-
- Contato:
Essa parada de chamar qualquer um de mestre nada mais é do que falta de maturidade dentro da arte, pode ver que geralmente parte de faixa branca ou azul.
E claro, parte do graduado referido a mestre explicar que não é mestre.
E claro, parte do graduado referido a mestre explicar que não é mestre.
perfeito comentario..Xande Fan escreveu:Ser faixa preta não te garante ser professor.
Nem bom professor.
sempre achei o JJ o esporte mais democratico que existe..
se vc é flexivel pode ser bom lutador, mas se for pequeno, alto, magro, gordo, forte..
enfim..apenas terá caracteristicas diferentes.
tb não concordo c exame de faixa, sobretudo cobrar..
o teu professor te ve todo dia, ele tem que saber se vc esta apto ou não..sua avaliação é diaria..treino após treino (ou competição após competição)
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!
Tava indo bem até dizer q exame é uma piada. Não concordar é uma coisa, mas daí a dizer q é piada não da.Xande Fan escreveu:Ser faixa preta não te garante ser professor.
Nem bom professor.
Eu sou a favor do exame, vários mestres adotam esse critério, outros não...JJ democrático? Meio contraditório, não?
Fala pro Grande Mestre Flávio Behring, faixa vermelha, que o exame dele é uma piada.
-
- Colaborador
- Contato:
Legal pra kct a opiniao da galera sobre o que significa ser um mestre, mas gostaria de saber qual a graduação que vocês acham que cabe ser chamado de mestre.
Pra mim pro kra ser chamado de mestre ele tem que ter pelo menos um faixa preta, pela federação vejo que o kra tem que ter mt grau na faixa.
Pra mim pro kra ser chamado de mestre ele tem que ter pelo menos um faixa preta, pela federação vejo que o kra tem que ter mt grau na faixa.
Acho que a Gabi Garcia não passa em um exame de faixa roxa.
Mas acho que eela é faixa preta.
E acho que o Gurgel não precisa de exame pra isso.
Acho que nem o Behring precisa.
E acho que vários não competidores tem essa características.
Admiro muito o JJ por não ter exame.
Mas acho que eela é faixa preta.
E acho que o Gurgel não precisa de exame pra isso.
Acho que nem o Behring precisa.
E acho que vários não competidores tem essa características.
Admiro muito o JJ por não ter exame.
Exame de faixa não vai ser o critério de graduação de um aluno, o que acontece por exemplo é que GM Flavio Behring viaja pelo mundo todo dando seminários e graduando alunos da equipe dele, ele não tem contado diário com os alunos e a unica forma dele ver como o professor que carrega o nome dele está formando seus alunos é por meio de um exame/apresentação, e se não tiver do agrado dele é algo que ele vai orientar o professor a melhorar e vai cobrar essa melhorar numa próxima visita, e se o erro persistir um professor qualificado vai até essa academia ajudar no desenvolvimento do que está faltando.
Uma escola de jiu jitsu não se resume a rola e campeonato, é esse ponto de vista, o que não deixa de ser importante, mais a formação do aluno vai da defesa pessoal, queda e também o jiu jitsu esportivo.
Uma escola de jiu jitsu não se resume a rola e campeonato, é esse ponto de vista, o que não deixa de ser importante, mais a formação do aluno vai da defesa pessoal, queda e também o jiu jitsu esportivo.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
A maioria dos grandes professores começaram a dar aula na faixa roxa.
Até o Zé Radiola.
Até o Zé Radiola.
Outros temposXande Fan escreveu:A maioria dos grandes professores começaram a dar aula na faixa roxa.
Até o Zé Radiola.
Se for puxar no tempo, quem comandava treino antigamente era faixa azul ( instrutor)
Responsável pelo tatame tem q ser um preta, mas nada impede de aprender com um roxa ou marrom
Eu aprendo até hoje com faixa azul por exemplo, os muleques ficam o dia todo no youtube e vem com umas posições bacanas
PALMARES NÃO TEM MUNDIAL
RIQUELME >>>>>>>>>>> zico
RIQUELME >>>>>>>>>>> zico
- Carioca SP
- Contato:
Mestre não é aquele que ensina somente o Jiu, mas que ensina aos seus alunos a ser a melhor pessoa que puderem, dentro e fora do tatame.
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]
Meu professor foi aluno do mestre Flavio e do Mestre Sylvio, sempre tem exame por aqui com queda, defesa pessoal e etc.. Quem vai fazer o exame já está pronto para a próxima graduação, não chega a ser um teste, como já citaram no tópico é uma forma de tirar a pessoa da zona de conforto mesmo.RDSANTOS escreveu:Exame de faixa não vai ser o critério de graduação de um aluno, o que acontece por exemplo é que GM Flavio Behring viaja pelo mundo todo dando seminários e graduando alunos da equipe dele, ele não tem contado diário com os alunos e a unica forma dele ver como o professor que carrega o nome dele está formando seus alunos é por meio de um exame/apresentação, e se não tiver do agrado dele é algo que ele vai orientar o professor a melhorar e vai cobrar essa melhorar numa próxima visita, e se o erro persistir um professor qualificado vai até essa academia ajudar no desenvolvimento do que está faltando.
Editado pela última vez por CaioBJJ em 19 Jun 2015 14:32, em um total de 1 vez.