Diário de um Faixa Branca
-
- Contato:
Re: Diário de um Faixa Branca
Se tem uma coisa que me IRRITA é filho da puta resistir quando estou treinando posição. O treino não é resistido, é pro corpo entender o movimento, porra. Resiste no específico, no rola, mas treinando posição não, puta bagulho de zé buceta.
-
- Colaborador
- Contato:
Sou seu fa parceiro, nao e qqr um q tem a disposição de viajar td fds so pra poder fazer um treino de jj nem q seja uma vez na semana.Cuca escreveu:Opa, boa tarde pessoal !
Primeira postagem, mas sou daqueles de longa data que migraram de lá pra cá.
Parabéns pelo BJJ, muito bom mesmo ! To sempre aqui olhando.
Vou dar minha contribuição pra esse tópico, e ao mesmo tempo tentar me inspirar também. Contextualizando:
Comecei no jiu com 38 anos, treinei durante 2 anos apenas 1 vez na semana, aos sábados pela manhã, em torno de 2 a 3 hs por treino. Eu viajava 120 km pra ir e 120 km pra voltar todo santo sábado, minha cidade não tinha academia. Treinávamos eu, meus 2 filhos e mais 2 irmãos.
Ao final dos dois anos estava com 3 graus na faixa branca e abriu uma academia em minha cidade. Eu, com 40 anos vibrei e comecei a treinar. Infelizmente, logo após 3 meses, ganhei o quarto grau na faixa mas tive o azar de machucar a cervical em um rola de fim de semana com meus irmãos...
Parei 2 anos e agora, aos 42,5 anos voltei. Fiz apenas 3 treinos e gostaria de destacar algumas coisas, para seus comentários ou para simples desabafo:
1- Com o ganho de 20kg ( hj com 120 kg...1,88 ) perdi totalmente a agilidade e preparo...pior de tudo é que nenhum golpe encaixa mais, seja pela faltra daquele ajuste que se perdeu ou pela dificuldade com o corpo mesmo...
2- Tomo maior atraso direto...gurizada em ótimo nível, participando e ganhando campeonatos...começo o rola bem, em bom nível...passa 2 min, viro presa fácil e o festival de sarandeio é demais...tomo todas plata que existe...
3- Meu ego sempre ficou em casa, mas é inevitável a essa altura do campeonato me perguntar se vale a pena...não faço por objetivos de graus, faixas...nem campeonatos...é por saúde, por prazer mesmo...mas ter de empenhar esforço de quem compete, pra ao menos equilibrar os rolas, me desanimam um pouco.
A galera é gente boa demais, me acolheram de braços abertos...mas eles querem rolas que os preparem, então é tempo ruim direto. Minha motivação é acreditar que em algumas semanas ou meses, sei lá...isso vai passar e estarei naturalmente em bom nível.
É aquela história que aprendi aqui mesmo com vcs: tem de ligar no automático e simplesmente ir, não se perguntar porra nenhuma, simplesmente ir e treinar.
Abraço a todos !
N desista agora nao, pode ter ctz absoluta q qd vc pegar sequencia de treino vai pegar um ritmo q jamais teve e o seu jj vai evoluir muito!
Abs e bons treinos
Rapaziada, Esse lance do uso da força e tals, na minha opinião é o seguinte, basta a rapaziada que é faixa branca entender que estão ali pra treinar, pra ganhar conhecimento técnico e que ficar que nem louco resistindo ou se debatendo a toa nas posições não adianta, basta entender que não estão ali para bater nos mais graduados e que é normal "baterem" para os mais graduados pelo fato dos mesmos terem mais técnica, que se treinarem normal, o mais graduado vai dar espaço e o jj vai evoluir, parece que falando assim é papo q graduado que tem medo de ser pego por branca, mas quando tiverem mais técnica, entenderão o que eu falo... Não existe tirar a força da pessoa, obviamente quem é mais forte, utilizará mais a força, é normal, e não precisa aliviar em 100kg ou utras posições, o que falo com a rapaziada é para tentar utilizar os movimentos aprendidos nas aulas, tentar executar com a devida pressão necessária para ter perfeição no movimento e não ficar segurando ou se sacudindo feito um maluco, tem faixa branca que mal sabe executar o básico e já quer aprender movimentos mais rebuscados e fazer preparação fisica e suplementação dos campeões mundiais faixa preta, vai ficar bem preparado, fortão, com gás, mas com muitas lacunas técnicas....Acredito que foi isso que o amigo Gardenal quis dizer do treinamento, que para quem ta começando é mais importante passar e repassar posições basicas do jiu jitsu do que se matar pulando corda ou fazendo outro tipo de exercicio visando apenas o preparo fisico

Pessoal mais graduado, duas dúvidas:
1) O que fazem quando estão a dar guarda e o oponente está em pé? Que guardas e ataques é que vocês costumam procurar nessa situação? E quando o oponente já tem as vossas pernas dominadas?
2) Quando estão a dar guarda e o adversário só está amarrando, com a cabeça encostada no peito e tal, que ataques costumam procurar?
1) O que fazem quando estão a dar guarda e o oponente está em pé? Que guardas e ataques é que vocês costumam procurar nessa situação? E quando o oponente já tem as vossas pernas dominadas?
2) Quando estão a dar guarda e o adversário só está amarrando, com a cabeça encostada no peito e tal, que ataques costumam procurar?
Grappling way of life!
-
- Contato:
Grappler:
1 - Guarda é domínio. Tem uma porrada de guardas pra fazer com o oponente em pé, vai depender do que você tem aí de "truques" pra usar. Eu gosto muito de guarda de gancho, guarda aranha e guarda X/One legged X. Nessas guardas sempre tento raspar. Se o oponente tem distância suficiente pra dominar minha perna, eu tenho distância suficiente pra dominar a manga dele, e daí você pode se ajeitar numa guarda aranha, por exemplo....
2 - Se o cara para com a cabeça no peito, vai depender do tamanho do peao, e da tua facilidade. Dali sai estrangulamento, sai omoplata, voce pode abrir guarda, botar pé no quadril e o outro no bíceps pra raspar... vai do gosto do fregues
1 - Guarda é domínio. Tem uma porrada de guardas pra fazer com o oponente em pé, vai depender do que você tem aí de "truques" pra usar. Eu gosto muito de guarda de gancho, guarda aranha e guarda X/One legged X. Nessas guardas sempre tento raspar. Se o oponente tem distância suficiente pra dominar minha perna, eu tenho distância suficiente pra dominar a manga dele, e daí você pode se ajeitar numa guarda aranha, por exemplo....
2 - Se o cara para com a cabeça no peito, vai depender do tamanho do peao, e da tua facilidade. Dali sai estrangulamento, sai omoplata, voce pode abrir guarda, botar pé no quadril e o outro no bíceps pra raspar... vai do gosto do fregues

É, parece que vou ter que começar a explorar essas guardas também, DLR e invertida, guarda X, por aí... Sempre gostei de manter jogo básico mas há algumas situações (como essa que falei) em que uma pessoa fica sem soluções se não adoptar essas guardas. Quando fazia Luta Livre normalmente nessas situações embolava nas pernas e tentava finalizar, daí saio muito bem para americana no pé, mas nas regras do JJ é proibido.Alemartins escreveu:Grappler:
Em relação à 2ª questão, isso costuma-me acontecer mais sem kimono, o adversário já topa a raspagem de gancho e torna-se difícil atacar o pescoço ou o braço. Com kimono normalmente costumo abrir e passar para a aranha.
Grappling way of life!
- Washington
- Contato:
Depois de 3 meses e meio de treino veio o primeiro grau na branca!
Mesmo sabendo que os graus ou a cor da faixa não são importantes, e sim o conhecimento e a filosofia de vida adquirida fiquei feliz
Mas o que vem me motivando mais nesse tempo, é algo que alguns amigos de treino e o pessoal aqui do fórum sempre comenta, e eu não tinha certeza se iria mesmo acontecer, que é o cara se sentir perdido nos treinos e rolas, não conseguir fazer praticamente nada, e de uma hora pra outra começar a fluir os movimentos, encaixar posições, saber sair de outras e por ai vai. Nas ultimas semanas isso começou a acontecer de forma natural, e estou bem contente com isso

Mesmo sabendo que os graus ou a cor da faixa não são importantes, e sim o conhecimento e a filosofia de vida adquirida fiquei feliz

Mas o que vem me motivando mais nesse tempo, é algo que alguns amigos de treino e o pessoal aqui do fórum sempre comenta, e eu não tinha certeza se iria mesmo acontecer, que é o cara se sentir perdido nos treinos e rolas, não conseguir fazer praticamente nada, e de uma hora pra outra começar a fluir os movimentos, encaixar posições, saber sair de outras e por ai vai. Nas ultimas semanas isso começou a acontecer de forma natural, e estou bem contente com isso

-
- Contato:
Parabéns Washington.....inicio de julho vai rolar graduação na minha academia....troca de faixa e grau.....não sei ainda se vou pegar grau....to com 3 meses de treino....treinando de 2 a 3x na semana....não to conseguindo fazer muita coisa ainda....morrendo no gás.....o bom é que perdi 2kg.....e continuo comendo de tudo....tmj nesta caminhada.Washington escreveu:Depois de 3 meses e meio de treino veio o primeiro grau na branca!![]()
Mesmo sabendo que os graus ou a cor da faixa não são importantes, e sim o conhecimento e a filosofia de vida adquirida fiquei feliz![]()
Abração

- Washington
- Contato:
Amaral1981 escreveu:...to com 3 meses de treino....treinando de 2 a 3x na semana....não to conseguindo fazer muita coisa ainda....morrendo no gás.....o bom é que perdi 2kg.....e continuo comendo de tudo....tmj nesta caminhada.
Abração
Valeu Amaral! Brigadão!
Cara, também treino de 2 a 3x na semana, e te contar que foi de umas 2 ou 3 semanas pra cá que percebi alguma mudança, vi que os movimentos começaram a fluir e ''encaixar'' de uma hora pra outra digamos hehe. Tem dia que não treino bem, mas tem dias que as posições vão saindo meio que no automático

Bons treinos ai e força que logo as coisas mudam e o reconhecimento virá!

Obrigado a todos pelos esclarecimentos! Pessoal aqui é nota 10!
-
- Contato:
Na alliance matriz e em algumas outras não se rola antes do primeiro grau.
Aqui na GB que eu treino é o mesmo sistema...Alemartins escreveu:Na alliance matriz e em algumas outras não se rola antes do primeiro grau.
E quando o cara está sentindo muita dificuldade em alguma posição que o professor passa, enquanto os rolas estão rolando, o próprio professor vai lá e mostra pro aluno.
Por ex: esses dias um rapaz com duas semanas de treino, não estava acertando fazer umas reposição de guarda, partindo da meia.
Tipo, ele não estava entendendo direito o que é esgrima, abrir o cadeado da meia e trocar para apontar o joelho para cima.
O Professor foi lá, entrou na meia do rapaz e falou: esgrima é quando o braço fica assim (e mostrou), abrir o cadeado é isso (e mostrou) e assim foi...
Mas la tbm, só rola depois do primeiro grau. E de início é o próprio professor que diz quem vai rolar com ele e já avisa, olha, é o primeiro rola, é a primeira semana...

“Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”. – Invictus. Henley, William Ernest.
Sou do tempo que o cara pegava no tranco, não tinha esse negócio de rolar so depois de não sei quanto tempo...meu mestre até hj coloca pra rolar logo nos primeiros dias, geralmente com um graduado, instrui o graduado no que fazer, pra ir com tranquilidade, "cavar" as posições que foram ensinadas ao novato, para q ele tente executá-las e vai seguindo o barco....

-
- Contato:
Alguma dica para fazer um boneco caseiro....aquele que vende tá fora do meu orçamento

outro dia eu lembrei de um fato ... treino não se comenta mas nesse caso... o ''competidor'' azul da equipe num róla comigo
quando eu era bem desavisado esticou meu braço e eu bati, vendo que eu bati aliviou um pouco e ainda com meu braço esticado no armlock deu outro tranco olhou pra mim e perguntou se eu ia desistir do jiujitsu... olha o clima da ''acadimia''
num tempo depois,botou eu e ele no centro do tatame(era pra um quedar o outro se me lembro bem)pelo meu
trampo na época acho que tinha um pouco de força na lombar, então ele tentava queda de judo e eu era só single e baiana no máximo
grudava a perna e não soltava quadril baixo e ponta de pé tipo naquela ''escalando'' o tatame , até que uma hora o Mestre falou
baixo no meu ouvido - deixa ele ''fazer'',pra eu aliviar pro figura hehehe-não guardo mágoa de ninguém até comprimento tds , mas isso não é legal
desde isso eu me policio muito no jeito que eu vou treinar com os outros , afinal se tds não são amigos tem que haver ao menos o respeito.Então, pra mim o bjj é um estilo de vida,isso é nocivo pro esporte / arte marcial
ps ... faz tempo já
quando eu era bem desavisado esticou meu braço e eu bati, vendo que eu bati aliviou um pouco e ainda com meu braço esticado no armlock deu outro tranco olhou pra mim e perguntou se eu ia desistir do jiujitsu... olha o clima da ''acadimia''
num tempo depois,botou eu e ele no centro do tatame(era pra um quedar o outro se me lembro bem)pelo meu
trampo na época acho que tinha um pouco de força na lombar, então ele tentava queda de judo e eu era só single e baiana no máximo
grudava a perna e não soltava quadril baixo e ponta de pé tipo naquela ''escalando'' o tatame , até que uma hora o Mestre falou
baixo no meu ouvido - deixa ele ''fazer'',pra eu aliviar pro figura hehehe-não guardo mágoa de ninguém até comprimento tds , mas isso não é legal
desde isso eu me policio muito no jeito que eu vou treinar com os outros , afinal se tds não são amigos tem que haver ao menos o respeito.Então, pra mim o bjj é um estilo de vida,isso é nocivo pro esporte / arte marcial
ps ... faz tempo já
Editado pela última vez por isilva8 em 19 Jun 2015 13:37, em um total de 1 vez.
#BeGentle