Ora bem, vamos lá começar
O que nós estávamos aqui a tentar apurar inicialmente era quem seria o melhor grappler do mundo na atualidade, correcto?
Como sempre, estas avalições são perigosas, como o decorrer do tópico o tem demonstrado, mas também são muito interessantes.
Para determinar este facto inicial (do melhor), da forma mais objectiva possivel, e atendendo ao facto de ser impossivel coloca-los a todos num mega-evento de grappling, resta-nos comparar titulos e a importancia destes.
Ai, o Teddy, acaba por ser provavelmente a escolha nº1 seguido de perto pelo Taymazov. Os três titulos olimpicos são impressionantes, mas depois não vemos aquele dominio avassalador nos mundiais e europeus como o Teddy tem, ou como o Karelin (para mim o maior da história) teve.
A discussão depois evoluiu para outro patamar, um patamar no qual eu não coloquei frente a frente Judo vs Ju-Jitsu Brasileiro, mas sim, atleta contra atleta e estratégia contra estratégia.
Lá está, na minha opinião, e eu tenho direito a uma por mais absurda que possa aqui parecer a alguns, o Teddy, jogando com o livro das regras debaixo do braço e com o estudo prévio que esta luta implicaria, teria fortes probabilidades de vencer. Eu nunca afirmei que iria batucar ou fazer trinta por uma linha com o Buchecha, ou que um judoca era capaz de vencer um jujiteiro ou o diabo a quatro.
Eu acredito que efectuando de forma inteligente a transição pé/solo, o Teddy poderia vencer aos pontos, sobrevivendo na guarda/meia-guarda ou guarda passada devido a essa transição.
Se a luta fosse apenas no solo, sem projecções, não duvidem, o meu dinheiro iria ser colocado no Buchecha, pois as hipóteses de ele pontuar ou até finalizar (essa hipótese existe sempre) aumentariam.
Por vezes as pessoas falam isto e aquilo de A e B e nunca estiveram nessas situações. Eu sei o que é uma guarda de JJB e sei que não tem comparação possivel com a nossa em termos de finalizações e processos, mas também sei que é bem, muito bem mais fácil sobreviver dentro de uma guarda do que finalizar a partir de uma guarda.
E se eu dissesse aqui que o maior nome de sempre do JJB (pelo menos para muita gente) demorou vinte minutos a finalizar um wrestler que nunca tinha feito ou visto JJB? Pois é, o Rickson demorou vinte minutos a finalizar o Mark Schultz. É o Mark Schultz que o diz numa entrevista ao site BJJ Eastern Europe e que vocês podem ler aqui na integra:
http://www.bjjee.com/articles/olympic-w ... ive-faced/" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas há mais exemplos de sobrevivência, como foram os casos das lutas entre o Arona e o Kerr ou entre o Couture e o Jacaré.
Se wrestlers de um nivel que não tem comparação ao do Teddy, contra tipos "créme de la créme" do JJB, conseguem sobreviver, porque é que é tão absurdo assim o Teddy sobreviver ao Buchecha?
E reparem noutra coisa, eu num combate nas regras do Metamoris disse que colocava o meu dinheiro no Buchecha, porque acredito que sem judogi e com a luta a decorrer maioritariamente no chão (não me acredito e nem quero acreditar que o Teddy fosse fazer a mesma cena do Schaub), este pudesse eventualmente ganhar as costas e estrangular o Riner.
Eu não espero que todos concordem comigo, e ai é que está a beleza da coisa, as discussões que surgem, o que aprendemos com isto e as pesquisas que nos obrigam a fazer como foi a minha discussão respeitosa com o Ska no tópico do Judo. Eu estava errado num assunto, ele estava correcto e não tive problemas em admitir isso... e devido à nossa discussão acabei por descobrir, por exemplo, que o Ura-Gatame voltou a ser permitido no Judo.
Não sou nenhum anjo, nem sou mais que ninguém aqui no fórum, mas também não tenho é que responder a post idiotas e a outros usuários que se julgam senhores de tópicos e que certos assuntos são dogmas.
Como por vezes dizia no outro fórum:
"Abraço para quase todos"