Diria que a força que faço não é pra travar o rola, mas procurar ganhar as posições o mais rápido possível kkk.
Outra dúvida, pra vcs o que é mais dificil, desenvolver um jogo de passagem ou de guarda? Nesse pouco tempo fiquei com a impressão que desenvolver um jogo de passador, como um todo seria mais complicado pois além da questão da exigência atlética, que aparentemente tem que ser maior que a de um guardeiro, tem também a preocupação com o controle de quadril/posição pra evitar raspagens e finalizações.
Não sei se essa questão da dificuldade tem mais a ver com o biotipo de cada um(eu mesmo acho que tenho um biotipo melhor pra fazer guarda, já que sou alto e tenho braços e pernas compridas), de qualquer forma tô começando a achar mais 'divertido' jogar por cima tentando passar, apesar de focar mais nesse inicio no jogo de guarda pra me acostumar com os amassos. Alias essa questão de amasso, me gerou uma terceiro questionamento
Como vocês fazem pra administrar a situação quando o colega de treino está botando pressão nos 100 kg ou na montada? Ainda não estou conseguindo administrar bem essa situação, de modo que quando alguém ganha essas posições, e já estou cansado e o ar não vem daquela maneira quando você o chama, meio que bate um desespero e até pensamentos negativos e auto sabotadores vem a tona como: "Não vou conseguir sair dali" e que "deveria desistir". Não vou mentir que já chequei a bater algumas vezes nessa situação, principalmente nos últimos rolas, onde o gás já foi pro beleleu hahahah...
Meu professor costuma sempre falar que no jiu jitsu, assim como na vida, é necessário que se saiba gerenciar crises. E aí, como vocês fazem pra lidar com essas 'crises'?
Não sei se os colegas já abordaram esses temas em outros pontos do tópico(que pretendo ler todo quando tiver mais tempo), mas são dúvidas/considerações minhas existentes nessa fase inicial de treinos e que gostaria de compartilhar com os colegas daqui. Desde já agradeço pela atenção