Aulas de Jiu-Jitsu para crianças

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Tartaruga
Contato:

Aulas de Jiu-Jitsu para crianças

Mensagem por Tartaruga » 29 Jan 2016 01:53

Fala galera,

Uns anos atrás, um colega faixa preta me ligou e pediu para que eu desse uma aula da qual ele era o responsável. Ele te um contratempo e não pode ir trabalhar mas não quis deixar a turma na mão.

Eu estava com tempo livre e disse que sem problemas, mesmo depois de ouvir que era uma aula de jiu-jitsu para crianças.

O fato é que dar aulas para crianças pequenas é completamente diferente de dar aulas para adultos.

Enfim, o treino começou e tinha uma porrada de pais e mães assistindo, alguns deviam estar agradecendo por alguem tentar gastar as energias de seus filhos hiperativos.

Comecei o treino fazendo duas filas e achando que a molecada ia aquecer que nem os marmanjos.

Depois de 5 minutos eu percebi que aquilo não ia dar certo, então montei a fila de rolamentos achando que se eles gastassem 15 minutos fazendo cabalhotas a coisa podia tomar um rumo melhor. Essa talvez tenha sido a melhor ideia que eu tive durante a aula.

O fato é que o tempo que você consegue manter a atenção deles é muito pequeno. Você vai mostrar uma posição, olha pro lado e nenhum deles está olhando para você.

Um tá olhando pro teto, outro sentou e tá viajando no mundinho dele, outro tá tirando uma meleca do nariz, outro tirou o kimono e voce tem que fazer ele colocar de novo, enfim parece algo fácil, mas se voce não está acostumado vai ficar perdido.

Teve um gordinho inclusive que saiu correndo pra outra sala e eu não sabia se corria atras dele e deixava o restante da turma ou desencanava dele e deixava por conta dos pais.

Depois dessa experiencia com esses monstrinhos, eu passei a prestar atenção em como os outros professores fazem. Na verdade são um conjunto de brincadeiras e fica nisso.

Por isso a pergunta pra quem ja deu esse tipo de aula ou estudou na faculdade de Educação Física ou qualquer outro lugar, como voces fazem? Que tipo de brincadeiras usam?

Valeu mais uma vez,

abraço.

Turtle
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Alemartins
Contato:

Re: Aulas de Jiu-Jitsu para crianças

Mensagem por Alemartins » 29 Jan 2016 08:33

Grande Turtle!

Demora pra sair desse estado, precisa de uns meses desse trabalho pra começar a ficar parecido com uma aula de adultos, e ainda assim fica bem longe. Aqui a gente faz a tríade posição-brincadeira-água até acabar a aula. Com uns 8 meses de aula, tem criança que a gente nem pensava que era possível fazer um treino, rolando com colega de treino. É um desafio, e não é pequeno não.

Aquaman
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Aquaman » 29 Jan 2016 08:36

Oi Tartaruga...
No Jiu eu sou branca ainda, mas no TKD sou vermelha-ponta preta (equivalente à marrom). E por algum tempo tomei conta de uma classe de crianças...
Dependendo da idade da criança (abaixo de 10) é realmente muito difícil ter a atenção delas... E a aula acabava mais sendo uma série de brincadeiras que estavam embutido os movimentos do TKD... Por exemplo, para a parte física, as vezes eu fazia uma fila e ia na frente fazendo movimentos e todos tinham que repetir (tipo trenzinho), ai eu fazia sequencias curtas de pulinhos para frente, para o lado... corria em volta do tatame de lado... andava de jacaré, fazia pulo de sapo e por ai vai. Outra atividade interessante era quando eu enchia uma bexiga para cada criança eles jogavam a bexiga para cima e tinha que ficar chutando a bexiga e mantendo-a no alto sem tocar o chão (objetivo era fazer a criança se acostumar com movimentos de chute, mirar e acertar o alvo). Atividades com bola, como queimada (treinavam o reflexo, movimentação), fazíamos um pique-estatua diferente, tipo se a criança fosse pega só poderia ser salva se outra criança desse um Bandal (chute lateral) bemmm de leve no amigo que estava de estatua, ou se passase por debaixo da perna da criança que era estatua.
Vc comentou do gordinho... Já tive situação muito parecidas, eu sempre deixava a criança sair (ir com os pais, banheiro e etc...), exceto beber água, eu fazia intervalos à cada 30 minutos, para todo mundo beber água juntos (aula tinha entre 1:00~1:30), depois da aula eu ia falar com o pais e ver se estava tudo bem, depois de algum tempo ou a criança entre no ritmo ou para de treinar.
Para mim crianças entre 5 até uns 8 , 9 anos estão mais para brincar mesmo do que outra coisa.
Mas uma coisa que fazia uma diferença absurda mesmo no ambiente da turma era a meditação... mas uma forma bem simples. Antes de começar a aula todos entravam em forma, ajoelhados e eu pedia para eles fecharem os olhos e pensassem um pouco no dia que tiveram e no que iriam fazer... era era bem pouco o tempo mesmo tipo 30 segundos... no final da aula fazíamos a mesma coisa... Era muito diferente as aulas que tinham essa atividade. Eu fazia isso sempre quando percebiam que estavam eufóricos além da conta rsrsrsrsr
Eles só vão começar a prestar atenção em você e a assimilar as coisas depois que vc tem uma BOA conexão com eles, com os pais deles, e eles veem em vc um amigo e professor.
É muito legal ver a evolução das crianças... elas crescendo, os pais falando que elas melhoraram na escola, que estão respeitando mais... Embora cansativo foi muito gratificante...
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

wild007
Contato:

Mensagem por wild007 » 29 Jan 2016 09:06

Meu amigo, esse negocio de dar aulas pra crianças é fogo, tive uma experiência é só! Fiquei traumatizado :cry:
Este ano vou tentar pegar um "estágio" com o casal que dá aula pra criançada porque realmente a didatica é diferente.
Imagem

malaca
Contato:

Mensagem por malaca » 29 Jan 2016 12:54

Ouvi falar que o programa da GB é muito bom!
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

CaioBJJ
Contato:

Mensagem por CaioBJJ » 29 Jan 2016 18:21

Sou faixa roxa e as vezes puxo os treinos das crianças, Realmente é totalmente diferente de uma aula para adultos, primeiramente pq geralmente crianças nessa faixa de idade 6,7,8 anos estão ali pq foram obrigadas pelos pais, eles não sabem o que é jj direito, não tem noção dos benefícios da atividade física, é completamente chato pra eles aquela idéia de ficar repetindo um movimento obrigatoriamente.

Em uma aula dessas não se pode cobrar muito, você tem que ensinar o Jiu Jitsu básico, principalmente defesa pessoal e os princípios das artes marciais: respeito, hierarquia... Muito mais que um filho lutador, pais que colocam a criança nessa idade no Jiu Jitsu querem ver uma evolução no seu comportamento.

Quando eu puxo o treino geralmente o aquecimento é com brincadeiras relacionadas ao Jiu, por exemplo aqui na academia a gente tem o "pique queda", é um pique que quando um pega o outro, o que foi pego fica parado e alguém aplica uma queda nele para "descongelar", brincadeiras em que eles tem que jogar a bola um para o outro deitado fazendo uma fuga de quadril, uso também cones e aquela escada de treino funcional para estimular a coordenação. Vale também usar movimentos mais simples da ginástica natural que imitam animais só isso já serve de estímulo para eles.

Contudo o mais essencial é criar um laço com a criança, isso faz com que eles tenham muito mais vontade de ir para academia, aprender as técnicas e te respeitar.

mestrinho
Contato:

Mensagem por mestrinho » 30 Jan 2016 02:04

Dou aulas para crianças a pouco mais de 4 anos e é bem cansativo. O modo como as crianças são tratadas fora do tatame influencia muito no comportamento deles, muitos pais dizem que querem colocar os filhos no jiu jitsu para aprender disciplina mas fazem tudo que a criança pede.

Quanto às aulas o ideal é que as crianças sejam divididas por idade e nivel tecnico. Uma turma de 3,4,5, e 6 anos, outra de 7, 8, 9 e 10 e assim por diante. Nível técnico também pode ser entendido como interesse, as crianças que estão ali obrigadas normalmente tendem a ser as que dão mais trabalho, choram muito, não gostam de fazer as lutas e isso acaba por prejudicar os outros.

Aulas muito grandes não funcionam, no máximo 1hora para os maiores e para os menorzinhos 50 minutos.

Não corrigir muitas vezes também é importante, o excesso de correção pode deixar a criança estressada e até desmotivada.

Quanto numero de professores/instrutores acho que o ideal é 1 para cada 5 crianças.

Que eu lembrei no momento foi isso

-meph-
Contato:

Mensagem por -meph- » 30 Jan 2016 14:46

Anotando aqui também! Valeu galera!
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Responder