Faixa Preta - O que ela representa?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Carioca SP
Contato:

Faixa Preta - O que ela representa?

Mensagem por Carioca SP » 10 Out 2014 00:31

Em resposta ao pedido dos faixas preta se pronunciarem, vou começar, e peço que os outros também participem.

Meu depoimento:

Não, não esperava receber a faixa naquela graduação, e quando recebi a notícia, confesso que desceram gotas de suor hétero do meu olho. Impossível não reagir de forma emocionada e sem embargar a voz, quando se recebe uma notícia dessas!

Foram quase 20 anos desde que iniciei no Jiu Jitsu, sendo destes 20, 8 parados em função de estudos, trabalho, casamento, filhos e etc.
Neste quase 20 anos defendi a bandeira do Jiu Jitsu contra a LL, quando ainda era um garoto de 17 anos, defendi a honra de nós brasileiros e também dos praticantes de Jiu Jitsu.

Fui um dos primeiros brasileiros a ensinar nossa arte marcial evoluída no Japão, terra dos criadores da primeira versão desta. Ganhei dinheiro, conheci integrantes da elite do MMA na época do Pride e tive contato muitíssimo próximo de alguns Gracies, sendo tradutor/motorista/guia turístico deles em vários momentos.
Vivi, lutei, venci, perdi, bati e apanhei; e mesmo quando fiquei afastado, não deixava de acompanhar o que acontecia no mundo dos "pescoçudos" ou "orelhas de repolho/couve-flor".

Na minha assinatura tem a frase: "Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!"; e acho que a maioria esmagadora tem o mesmo sentimento.

Respondendo a minha própria pergunta, eu diria que hoje, de faixa preta na cintura sou infinitamente mais humilde do que quando era faixa marrom; até fico tímido quando chego no tatame e todos os menos graduados param para me cumprimentar; deixei de ser pedra e virei vidraça; mas eu diria que além da humildade que automaticamente nos incorpora, creio que a faixa preta representa maturidade, aquela sensação de querer cuidar dos menos graduados, seja ensinando, pegando leve em um treino ou se comportando como um exemplo a ser seguido, não como lutador, mas como pessoa.

Abraços e passo a palavra ao próximo faixa preta:
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]

Imagem

AndrewJJ
Contato:

Re: Faixa Preta - O que ela representa?

Mensagem por AndrewJJ » 10 Out 2014 05:56

A faixa preta me trouxe mais responsabilidade. Hoje tenho alunos, pessoas que olham pra mim almejando, um dia, chegar onde estou. Por isso, tomo muito cuidado com qualquer atitude q eu tenha no tatame e até fora dele, pra q o exemplo seja sempre o melhor possível.
Si vis pacem, para bellum

Imagem

DEVGRU TEAM SIX

PTC - Partido Tonyano Conservador

vagnereoberto
Contato:

Mensagem por vagnereoberto » 10 Out 2014 08:54

EU SÓ TENHA A DIZER QUE RALEI MUITO PARA CHEGAR ONDE ESTOU HJ, E É MUITO BOM QUANDO VEJO ALUNOS MEUS OLHANDO PARA A MINHA HISTORIA DE LUTA E SUPERAÇÃO, E USANDO COMO EXEMPLO E MOTIVO PARA ALCANÇAREM OS SEUS PROPOSITOS!

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 10 Out 2014 11:52

Boooa galera! Achei que vcs não fossem se animar com a sugestão.
Imagem

Carioca SP
Contato:

Mensagem por Carioca SP » 10 Out 2014 11:56

NoFunAtAll escreveu:Boooa galera! Achei que vcs não fossem se animar com a sugestão.
É noixxx!!!
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]

Imagem

jj4life
Contato:

Mensagem por jj4life » 10 Out 2014 12:21

Pô bicho, é difícil falar... No meu caso, eu já tinha 4 anos de marrom, com 4 graus, eu tinha certeza que a faixa preta iria sair na graduação de final de ano. Mesmo assim, quando ouvi meu nome, porra cara, é foda. Não dá pra não chorar... É muito mais emocionante que uma graduação de faculdade, nem se compara! 13 anos de "sangue, suor e lágrimas". Lesões, sacrifícios, campeonatos e amizade sincera.

Eu invejo (no bom sentido), quem vive do esporte, pois não tem tanta trairagem quanto no mercado de trabalho formal. Eu sinceramente, deveria ter investido nisso a alguns anos.
Imagem

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit´s time!
Pegaleve escreveu:Nossa , ja vi buceta acabar com muita coisa , com um forum de lutas eh a primeira vez !

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 10 Out 2014 16:06

Foram duas. Duas vezes.

Pela primeira eu bati e apanhei severamente, desde criança. Já crescido, participei do temido exame de faixa-preta. Foi realizado em um ginásio, fechado aos olhos do público. Um clima de verdadeiro medo transpirava de mim e dos outros seis caras. Éramos sete. Éramos conhecidos, amigos, mas estávamos calados, quietos, só respiração e transpiração, sabedores de que nas próximas duas, três horas, diante de Mestres que eram nossos ídolos, iríamos demonstrar nossas capacidades. As demonstrações não seriam problema. O nervosismo persistente residia no fato de sabermos que em determinado ponto do exame, iríamos nos enfrentar. E o pau ia comer de verdade ali dentro. Não tinha pra onde correr. Ninguém ia ver, nem acudir. Íamos nos machucar, lutar um contra o outro, em sessões intermináveis.... Uma palavra na mente: Resista! Resista!

Não a recebi naquele dia, só recebemos o resultado do exame: Conseguimos! Os sete conseguiram! Eu me lembro de estar tão machucado que não conseguia raciocinar direito. Fomos para uma churrascaria com os Mestres para comemorar, mas nosso estado era tão deplorável, que nenhum dos sete conseguia comer nada.

Não me lembro da primeira vez que a amarrei, já faz tempo... Mas sei que um dia me vesti para o meu pai, dentro de casa. Ele nunca tinha participado de nada e eu queria que ele me visse, visse a minha conquista!

Ele me olhou de rabo de olho e resmungou:

- Karate, né? Bom mesmo é Jiu-Jitsu!!!

Era o jeito dele de me dar os parabéns, hehehe... Passei um bom tempo tratando de lesões advindas daquele dia e dos meses de preparação rígida para o exame. Meus ombros estavam um lixo. Bom, acho que estão até hoje...

Com a segunda eu não fiz exame. Isso não existia, ou não era necessário. Foram anos, longos anos, a ponto de eu esquecer que isso poderia acontecer. Na minha cabeça era como se fosse uma arte pela arte. Não deveriam nem existir faixas, de tão bonito que a coisa era... Eu me refinei. Eu me tornei um artista! Era isso, agora eu era um artista!

Quando a recebi, era coisa rara, éramos uns poucos em um Rio do passado. Ninguém sabia direito o que era. Eu tinha certeza de uma coisa. Ali, naquele reino que agora era meu também, eu tinha sido admitido em um clube de poder ilimitado nas mãos. E “com grandes poderes, vem as grandes responsabilidades...”

O tempo passa... E com o tempo, a visão que se tem sobre a faixa vai mudando. Tudo muda.

A gente não percebe, é preciso que acontecimentos exteriores revelem a visão que os homens comuns têm sobre nós: Eles têm medo, amigos... Sim, medo. A faixa-preta tem um simbolismo ainda muito forte. Já está impregnado no inconsciente das pessoas comuns: - Cuidado! Aquele homem é perigoso! É um guerreiro! Saia do caminho dele! Os samurais pavimentaram um caminho de temor para quem usa uma faixa-preta...

Minha esposa foi a primeira pessoa que me alertou sobre isso: - Lawyer, cuidado com o seu jeito... Cuidado como você fala com as pessoas... As pessoas têm medo de você, até nossos amigos tem medo de você!

Tomei um grande susto quando ela me disse isso... Eu ????? Mas eu não fiz nada ????

Não precisamos nem fazer...

A minha “iluminação” veio numa festa do dia dos pais, no colégio das crianças... Os professores sugeriram a participação dos pais em atividades físicas com os meninos. Futebol, natação, Judô... Opa! Judô?? Perguntei ao Professor dos meninos se eu podia usar minha faixa-preta de Jiu-Jitsu, e ele topou na hora: - Lógico, vai ser uma honra, adoro Jiu-Jitsu!

Chequei lá, troquei o kimono no vestiário e fui pro tatame me alongar... Cena absolutamente comum para todos nós, nada de novo nisso, certo??? Errado...

Os pais foram chegando, ficando de pé em volta do tatame e só eu e o Professor de adultos no centro, combinando o que faríamos como demonstração... Claro que eu ia dar uns rolinhas com meus filhos também!

A apresentação foi um sucesso total, eu e o Professor demonstrando quedas básicas e depois com a criançada... Mas o que me despertou, definitivamente, foi a cara de espanto, os olhos mesmerizados daqueles pais para mim, de kimono com uma faixa negra na cintura! Acostumados volta-e-meia ver-me de terno na porta da escola para pegar as crianças, ver-me ali suado, vestindo um kimono já sambado de treino e com a tal faixa... Alguns não se contiveram e vieram me cumprimentar, com o clássico: - Eu jamais poderia imaginar!!!!

Sim, amigos! Essas faixas que devido ao tempo, parecem sempre ter sido minhas; que hoje amarro à cintura como o gesto mais trivial, também estão se transformando e continuam transformando o homem que as veste!

Carioca falou em humildade. Isso irmão! E acrescento tolerância, respeito, paciência... Porque esse caminho de aprendizado não termina e vai se transformando na medida em que passamos adiante nosso conhecimento.

E cuidado, Irmãos Faixas-Pretas e Coloridas, para que a impressão externa sobre vocês não seja a do medo! Num passado remoto era isso o que buscávamos, era o aço da guerra, e isso, sinceramente, fora do profissionalismo das lutas, não tem mais lugar do mundo! Um verdadeiro Mestre é um homem da paz, que constrói um mundo melhor, chega de guerras nesse mundo!

A faixa-preta é uma faixa-branca que escureceu. O que ela representa? A sua vida vai dizer...

Uma boa sexta-feira a todos! Vou treinar!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

NelsaoJJ
Contato:

Mensagem por NelsaoJJ » 10 Out 2014 16:26

LAWYER escreveu:Foram duas. Duas vezes.

Pela primeira eu bati e apanhei severamente, desde criança. Já crescido, participei do temido exame de faixa-preta. Foi realizado em um ginásio, fechado aos olhos do público. Um clima de verdadeiro medo transpirava de mim e dos outros seis caras. Éramos sete. Éramos conhecidos, amigos, mas estávamos calados, quietos, só respiração e transpiração, sabedores de que nas próximas duas, três horas, diante de Mestres que eram nossos ídolos, iríamos demonstrar nossas capacidades. As demonstrações não seriam problema. O nervosismo persistente residia no fato de sabermos que em determinado ponto do exame, iríamos nos enfrentar. E o pau ia comer de verdade ali dentro. Não tinha pra onde correr. Ninguém ia ver, nem acudir. Íamos nos machucar, lutar um contra o outro, em sessões intermináveis.... Uma palavra na mente: Resista! Resista!

Não a recebi naquele dia, só recebemos o resultado do exame: Conseguimos! Os sete conseguiram! Eu me lembro de estar tão machucado que não conseguia raciocinar direito. Fomos para uma churrascaria com os Mestres para comemorar, mas nosso estado era tão deplorável, que nenhum dos sete conseguia comer nada.

Não me lembro da primeira vez que a amarrei, já faz tempo... Mas sei que um dia me vesti para o meu pai, dentro de casa. Ele nunca tinha participado de nada e eu queria que ele me visse, visse a minha conquista!

Ele me olhou de rabo de olho e resmungou:

- Karate, né? Bom mesmo é Jiu-Jitsu!!!

Era o jeito dele de me dar os parabéns, hehehe... Passei um bom tempo tratando de lesões advindas daquele dia e dos meses de preparação rígida para o exame. Meus ombros estavam um lixo. Bom, acho que estão até hoje...

Com a segunda eu não fiz exame. Isso não existia, ou não era necessário. Foram anos, longos anos, a ponto de eu esquecer que isso poderia acontecer. Na minha cabeça era como se fosse uma arte pela arte. Não deveriam nem existir faixas, de tão bonito que a coisa era... Eu me refinei. Eu me tornei um artista! Era isso, agora eu era um artista!

Quando a recebi, era coisa rara, éramos uns poucos em um Rio do passado. Ninguém sabia direito o que era. Eu tinha certeza de uma coisa. Ali, naquele reino que agora era meu também, eu tinha sido admitido em um clube de poder ilimitado nas mãos. E “com grandes poderes, vem as grandes responsabilidades...”

O tempo passa... E com o tempo, a visão que se tem sobre a faixa vai mudando. Tudo muda.

A gente não percebe, é preciso que acontecimentos exteriores revelem a visão que os homens comuns têm sobre nós: Eles têm medo, amigos... Sim, medo. A faixa-preta tem um simbolismo ainda muito forte. Já está impregnado no inconsciente das pessoas comuns: - Cuidado! Aquele homem é perigoso! É um guerreiro! Saia do caminho dele! Os samurais pavimentaram um caminho de temor para quem usa uma faixa-preta...

Minha esposa foi a primeira pessoa que me alertou sobre isso: - Lawyer, cuidado com o seu jeito... Cuidado como você fala com as pessoas... As pessoas têm medo de você, até nossos amigos tem medo de você!

Tomei um grande susto quando ela me disse isso... Eu ????? Mas eu não fiz nada ????

Não precisamos nem fazer...

A minha “iluminação” veio numa festa do dia dos pais, no colégio das crianças... Os professores sugeriram a participação dos pais em atividades físicas com os meninos. Futebol, natação, Judô... Opa! Judô?? Perguntei ao Professor dos meninos se eu podia usar minha faixa-preta de Jiu-Jitsu, e ele topou na hora: - Lógico, vai ser uma honra, adoro Jiu-Jitsu!

Chequei lá, troquei o kimono no vestiário e fui pro tatame me alongar... Cena absolutamente comum para todos nós, nada de novo nisso, certo??? Errado...

Os pais foram chegando, ficando de pé em volta do tatame e só eu e o Professor de adultos no centro, combinando o que faríamos como demonstração... Claro que eu ia dar uns rolinhas com meus filhos também!

A apresentação foi um sucesso total, eu e o Professor demonstrando quedas básicas e depois com a criançada... Mas o que me despertou, definitivamente, foi a cara de espanto, os olhos mesmerizados daqueles pais para mim, de kimono com uma faixa negra na cintura! Acostumados volta-e-meia ver-me de terno na porta da escola para pegar as crianças, ver-me ali suado, vestindo um kimono já sambado de treino e com a tal faixa... Alguns não se contiveram e vieram me cumprimentar, com o clássico: - Eu jamais poderia imaginar!!!!

Sim, amigos! Essas faixas que devido ao tempo, parecem sempre ter sido minhas; que hoje amarro à cintura como o gesto mais trivial, também estão se transformando e continuam transformando o homem que as veste!

Carioca falou em humildade. Isso irmão! E acrescento tolerância, respeito, paciência... Porque esse caminho de aprendizado não termina e vai se transformando na medida em que passamos adiante nosso conhecimento.

E cuidado, Irmãos Faixas-Pretas e Coloridas, para que a impressão externa sobre vocês não seja a do medo! Num passado remoto era isso o que buscávamos, era o aço da guerra, e isso, sinceramente, fora do profissionalismo das lutas, não tem mais lugar do mundo! Um verdadeiro Mestre é um homem da paz, que constrói um mundo melhor, chega de guerras nesse mundo!

A faixa-preta é uma faixa-branca que escureceu. O que ela representa? A sua vida vai dizer...

Uma boa sexta-feira a todos! Vou treinar!
Me arrepiei aqui todinho mestre, muito sinistro e emocionante seu texto....

Lembrei de uma coisa que minha esposa me contou... sabado de manha tem uma feira pertinho da minha casa, e minha esposa vai todos os sabados ne, um dia passou um grupo de meninos por ela e ela escutou... nao mexe com ela nao por que o marido dela e professor de jiu jitsu.... o Bjj faz a gente ser respeitados e nao temos esta nosçao
Gracie Barra Pantanal Campo Grande MS

Imagem

Codeço
Contato:

Mensagem por Codeço » 10 Out 2014 16:47

Belo texto! Obrigado.
Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 10 Out 2014 16:49

AndrewJJ escreveu:A faixa preta me trouxe mais responsabilidade. Hoje tenho alunos, pessoas que olham pra mim almejando, um dia, chegar onde estou. Por isso, tomo muito cuidado com qualquer atitude q eu tenha no tatame e até fora dele, pra q o exemplo seja sempre o melhor possível.
Aee andrew suas atitudes te honram..o mundo estará melhor se seus alunos aprenderem os ensinamentos e pegarem sua atitude..ossss
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 10 Out 2014 17:16

Muito boa a historia de todos vcs, a do lawyer foi boa demais.

Esse negocio de graduacao e de lutar jiu-jitsu em si eu costumo dizer que ando disfarçado. Não tenho porte físico que as pessoas comuns imaginam que um lutador de jiu-jitsu tenha, minhas orelhas são zeradas e se eu ou ninguém falar, as pessoas nem desconfiam.

Pego metrô todos os dias pra trabalhar, de roupa social aparento ser mais magro do que sou, quando saio a noite as pessoas também nao desconfiam, mas sinceramente? as pessoas qd sabem q vc luta te tratam diferente, e eu acho isso chato pra kct, um pseudo-puxa saquismo.

Kueka
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Kueka » 10 Out 2014 17:42

Belos textos! Excelente tópico, uma inspiração.
OSS.
Valar Morghulis

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 11 Out 2014 19:42

Excelente mestre Lawyer!

Ate suou meus olhos.
Imagem

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 12 Out 2014 18:48

Lawyer, Tony, Carioca e muitos estao contribuindo com posts que ilustram o significado unico que uma faixa preta para cada lutador. Como estou numa disposicao “light” hoje, e particularmente pensativo. Olhando para tras nestes mais de 35 anos de lutas, com um corpo que mal pode andar hoje em dia, resolvi fazer algo diferente.

Apresento-lhes…

A jornada ilustrada ate uma faixa preta… para criancas. :lol:

A faixa preta eh considerada pela maioria dos que comecam, o apice de uma arte marcial. Aquele topo da montanha, a qual a trilha que comecam a percorrer conduz.

Imagem
Para voce, calouro, a trilha inicialmente eh algo diferente do seu dia a dia. Algo “selvagem e excitante” a ser desbravado. Uma aventura que sem duvida o faz sentir-se orgulhoso de sua decisao em perseguir um caminho tao diferente dos outros colegas “acomodados”, que nunca experienciarao esse desafios que jazem escondidos na nossa natureza humana.

Imagem
Os meses passam, e com eles os anos chegam. O terreno eh mais desafiador, mas a experiencia ainda eh impar. Alguns dos que com voce comecaram, por uma razao ou por outra desistiram. Alguns cansaram, outros nao tinham prepare fisico ou se machucaram, outros sentiram falta do conforto. Mas voce, assim como varios colegas perseveraram. E ao longe sempre mantem o foco naquele topo.. naquela sonhada faixa preta.

Imagem
Mais meses, anos, e o terreno continua ingreme, cada vez mais. Mas os detalhes mudam, assim com o panorama ao seu redor. Voce comeca apreciar os detalhes agora visiveis que antes nao vislumbrava. As vezes em meio a isso tudo, tanta "beleza", ate perdes de vista o fim, o topo, a famigerada faixa preta.

Imagem
Mas perseveras. Com menos companheiros. Porem os que ainda o acompanham nao lhe devem nada em disposicao. Estas cansado. Olhas em frente, e fortunadamente, mesmo que a trilha lhe pareca cada vez mais dificil, vez por outra vislumbras indicios daquele topo chegando.

Imagem
Essa faixa nao chega nunca.. a vida corre, voce esta cansado, e o caminho vira e mexe se torna arido. Quantas vezes achaste que estava proximo ao topo somente pare descobrir que era uma ilusao, e que muito ainda falta ser trilhado. Nessas horas lembraste que outros ja seguiram na tua frente, passaram pelos mesmos sonhos e amarguras, e ajudaram a tracar essa trilha que agora cobres. E assim encorajando seus colegas e sendo por eles encorajado, segues em frente o melhor que podes.

Imagem
Ah…sera esse finalmente o ambicionado momento? Parece estarmos finalmente chegando ao topo. E este ate parece estar proximo.. pouco falta… , para aquela sonhada reta final. Voce e outros comecam a notar como te tornaste paciente. Sem esta paciencia, ja terias desistido ha muito tempo.

Imagem
Ugh.. falso alarme. Aquele topo era uma ilusao! O cansaco e vontade de desistir sao enormes. Tanto ainda a percorrer.. De uma forma estranha todo esse esforco, dor e persistencia de dao uma estranha sensacao de paz quando enfrentas os pequenos problemas mundanos do seu dia a dia. E gradualmente voce nota como poucas coisas no mundo realmente sao importantes o suficiente para te irritar. Voce se torna reconhecido pela sua tolerancia.

Imagem
Mais anos se passam, seu corpo ja nao tem a mesma vitalidade e andas mais lentamente.. mas estas proximo agora… falta pouco e Agh.. novamente decepcao. Ainda nao era o topo, ledo engano. Previamente invisivel, agora vislumbras novamente algo mais alto e desafiador mais a frente. O previo apice tambem nao passava de outra ilusao.

Falsas esperancas. Muito ainda a ser caminhado. E o topo continua invisivel e ainda inalcancavel. #^%@(!#%@#(@ Eh uma longa jornada essa do bushido. Pouquissimos colegas ainda lhe acompanham. Pelo menos esses sao companheiros forjados para uma vida toda. Estas cansado. Olhas para baixo em desapontamento. Mas espera! Que ves? Para sua surpresa, estas usando uma faixa preta. Alias, eh quase cinza…Esta desgastada e desfiada. Estranho! Nem lembras mais quando a recebeste, tao ocupados estavas procurando chegar ao topo.

E entao lembras vagamente que em algum momento na jornada, o foco da viagem passou a ser subir cada vez mais, superar cada vez mais seus desafios. E nesse momento voce repara que dessa trilha tao inesquecivel e de rara beleza, que soh voce seus poucos companheiros de viagem presenciaram, suas unicas lembrancas que contam foram os inumeros cenarios majestosos presenciados, a camaradagem compartilhada, e os momentos de dor, agonia e superacao. Aquela faixa preta, que foi amarrada na sua cintura em algum momento esquecido, ja quase branca e suja, foi um mero detalhe quase esquecido ao longo do caminho.

`Aqueles que iniciam nesse caminho, lembrem-se que antes de mais nada, o mais importante de uma longa jornada eh apreciar o panorama e a trilha, e nao somente uma ficticia linha de chegada.

Boa sorte.
Editado pela última vez por armlock em 13 Out 2014 16:23, em um total de 5 vezes.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Grappler
Contato:

Mensagem por Grappler » 13 Out 2014 06:58

Espetacular armlock! ^:)^
Grappling way of life!

Responder