Raul Nutti escreveu:Acho complicado realmente a parte de quedas dos atletas brasileiros. Ainda mais se você contar que não temos nossas crianças fazendo wrestling, e sim Jiu jitsu.
Quem eu gosto de ver quedar é o Demian, um Single Leg super simples mas que uma hora entra.
Não precisa ser aquele Double Leg explosivo de wrestler olimpico, basta alguem que saiba quedar do clinch, realmente o Judô talvez desse cabo dessa área
Vai ficar um pouco longo.
A maioria atletas do Judo não costumam se adaptar muito melhor ao Wrestling no livre.Quedas de quadril são ''atalhos''mas elas não melhoram significativamente um jogo completo.Para se quedar bem é necessário muitos ,mais muitos fundamentos.Postura , movimentação em posição neutra que tem que ser fluida eu diria que é mais semelhante ao boxe ou muay thai.... que ao Judo ou Sumo em que ficam quase agachados... sem trocadilhos....''penetração','que é o equivalente a entrada nas pernas...
Mudança de base é algo muito complicado de se fazer.Eu demorei uns 3 , 4 anos pra aprender a fazer um single leg decente.Eu até achei engraçado meu professor falar teu single ta bom,muito bom mas tu precisa aprender a fazer pra trás,quando se move pro lado no clinch.....eu acredito que vou demorar mais 3 ou 4 anos pra fazer isso.eu mal sei fazer parado indo pra frente e geralmente só pra uma perna ainda por cima.
Sequencias e transições de uma queda pra outra são muito difíceis de se aprender.Isso só excelentes wrestlers aprendem bem.No Brasil geralmente só os atletas que disputam o Brasileiro de wrestling conseguem fazer isso decentemente.
Pra nossos atletas aprenderem a quedar como aos americanos é necessário uma cultura de wrestling como a de futebol,mas isso se acontecer vai demorar décadas.