Antes de postar, um ligeiro background. Tenho 43 anos, dois filhos, praticante de musculação (na sussa) três vezes por semana há anos, comecei Muay Thai há alguns meses e estou gostando pra caramba.
Meus dois filhos fazem judô há dois anos.
A de nove anos faz nas segundas quartas e sextas das 18h30 às 19h30 enquanto eu faço musculação.
O de quatro (quase cinco) anos faz terças e quintas enquanto eu faço Muay Thai.
Tanto o Judô quanto o BJJ me fascinam há muitos anos. O plano com as crianças é dar uma base sólida no Judô, sem pressa, e mais adiante colocar os dois no BJJ. A mais velha já está achando a possibilidade bem interessante, já disse pra ela que ela não sai de casa pra noite enquanto não conseguir derrubar e imobilizar os pretendentes...

Enfim, meu plano pessoal era o de começar o BJJ mais adiante. Não tenho tempo nem vocação pra competir, o que eu tenho é vontade e persistência. Sou cabeça dura, se gosto de uma coisa eu estudo sobre ela, converso, tento entender e experimentar.
Problema é que a "coceira" está grande... a rotina das crianças é prioridade e não tem mais BJJ na academia onde treino, tem outras opções pela cidade. Abandonar o Muay Thai também não é opção porque minha parceira de treino é a esposa e nos organizamos para ter esse cardio mais puxado nas terças e quintas.
Eu estava pensando no seguinte... começar a coisa de leve, no sentido de ir tomando um contato lento, até que a minha rotina permita treinar mais vezes na semana.
Pergunto a vocês, que conhecem bem a arte suave, é possível treinar uma vez por semana?
Não pergunto no sentido de estar preocupado em evoluir para azul, roxo etc no mínimo tempo possível, meu objetivo é outro.
A questão é mais quanto a acompanhar os treinos. É possível ou mesmo uma evolução lenta e planejada fica prejudicada? Sendo iniciante, treinar uma vez por semana causaria algum tipo de inconveniente aos instrutores?
E quanto a lesões? Eu não sou sendentário, mas o tipo de movimentação do BJJ não é bem o mesmo de musculação e Muay Thai, estaria muito exposto a lesões?